Manta asfáltica para laje

Manta Asfáltica Para Laje – Tudo O Que Você Precisa Saber!

A impermeabilização é um recurso construtivo, que emprega produtos específicos para construir uma camada de proteção em uma dada superfície ou estrutura de concreto em contato com a água. A manta asfáltica é um tipo de impermeabilização flexível muito usada em uma estrutura que esteja submetido ao surgimento de trincas e vibrações, por exemplo, ela é muito usada para laje de cobertura e terraços.

Nesse artigo iremos comentar especificamente sobre o uso da manta asfáltica para laje.  Ficou curioso? Continue lendo e aprenda mais sobre esse método.

Impermeabilização de lajes

Antes de já passarmos para a manta asfáltica, vamos primeiro focar na impermeabilização de lajes.

Impermeabilização de lajes é uma técnica usada para interromper o curso da água da superfície para a estrutura e encaminhá-la para os mecanismos que irão fazer o seu devido descarte ou reaproveitamento.

Normalmente as lajes de cobertura são submetidas ao sol e a chuva constantemente, por esse motivo o impermeabilizante para laje é um produto necessário para impossibilitar que a superfície deteriora-se com a ação da água.

Mas esteja atento, antes de você comprar um produto impermeabilizante é indispensável a contratação de uma empresa especializada na aplicação do mesmo para laje. Os impermeabilizantes para laje são produtos específicos que carecem de experiência e garantia do serviço prestado.

Encontra-se muitas opções de impermeabilização para lajes no mercado da construção civil, que usam diversos tipos de materiais como a manta asfáltica, manta aluminizada, impermeabilizante para laje a base de pintura líquida, entre outros.

A Manta Asfáltica

A  manta asfáltica é um dos métodos de impermeabilização mais utilizados no Brasil, ela é feita com material asfáltico alterado, nela é inserida elastômeros, plastômeros ou polímeros que prometem uma maior durabilidade e elasticidade, feita com diferentes materiais, sendo os mais comuns o filme polietileno, borracha, poliéster e fibras de vidro.

Anúncios

Qualquer um desses materiais com função estrutural possui propriedades próprias, sendo capaz de proporcionar à manta asfáltica maior resistência à rompimento, ou menor custo, ou maior resistência ao puncionamento, entre outras características.

Confira abaixo os tipos de manta asfáltica que mais são empregados:

  • Manta asfáltica aderida: Uma das mais utilizadas, pode ser aderida à superfície com asfalto ou maçarico e costuma ser usada em lajes, varandas descobertas ou piscinas;
  • Manta asfáltica flutuante: Empregada em superfícies planas que suportam grandes deformações, é colocada sem adesão à base, isenta de substrato.

Propriedades da Manta Asfáltica para Lajes

manta asfáltica

A manta é vendida em rolos, com largura e comprimentos pré-estabelecidos de 1 m x 10 m na maioria das vezes. Além de ser reforçada com materiais à tração, ela também é capaz de ter como acabamento uma camada protetora para a exposição do sol e às intempéries, através de folha de alumínio, flocos de ardosio ou outros materiais inorgânicos.

A manta asfáltica para laje foi criada para ser aplicada à superfície com a utilização de asfalto derretido. Esse ainda é um método bastante perigoso, em consequência das queimaduras graves que o asfalto derretido pode causar. Sendo assim, a manta asfáltica para laje acabou sendo aplicada através do aquecimento tanto da laje quanto da face inferior da manta com uso da chama de maçarico a gás. Apesar de ter menos perigo, ainda assim este método é perigoso, e a junção da manta à laje pode apresentar falhas, desde que o aquecimento seja imperfeito.

Através da evolução da tecnologia dos adesivos, hoje já existe a manta asfáltica para laje que é fabricada em versões autoadesivas, manuseadas a frio, eficazes, mais fáceis de aplicar e com adesivos de ótima qualidade que garantem uma boa aderência mesmo não precisando das pinturas de preparação, conhecidas como primers, inapropriadas por serem perigosas e poluentes.

A manta asfáltica para laje também é utilizada em áreas transitáveis, na maioria das vezes é aplicada sobre a impermeabilização um contrapiso e posteriormente colocado um piso, ou em áreas não transitáveis, normalmente, é adotada uma manta asfáltica autoprotegida para laje com folha de alumínio puro.

A manta asfáltica para laje também pode ser utilizada na parte superior dos telhados, marquises, calhas de concreto, reservatórios, piscinas, fundações e outras aplicações.

Fatores importantes sobre Manta Asfáltica para Laje

Existem alguns fatores que não são tão considerados sobre a manta asfáltica, mas que mesmo assim são bastante importantes, saiba quais são eles!

1 – O tempo de vida útil da manta é limitado

Diferente do que muitos imaginam, o tempo de vida útil da manta asfáltica para laje não é ilimitado, além de necessitar de uma série de condições para que esse tempo seja maior, tal como a particularidade apropriada dos materiais, o dimensionamento da método de escoamento da laje e a manutenção eficaz.

Apesar de alguns fabricantes avisarem que a durabilidade média do produto é em média de 20 anos, normalmente a manta asfáltica exibe uma vida útil com estanqueidade total entre 5 a 10 anos, uma vez que ao passar dos anos ela perde a flexibilidade e fica quebradiça, retratando falhas na fixação e muitos outros problemas, como infiltrações e vazamentos.

Por essa razão, ao escolher pela manta asfáltica para laje no seu projeto de impermeabilização é necessário tem em mente também os gastos futuros com a sua substituição total, uma vez que, nesse modelo de cobertura, pequenas melhorias não são usadas como soluções eficazes nem duradouras, por causa da dificuldade de localizar o ponto do problema.

2 – Custos altos quando comparados a outros métodos de impermeabilizações

No início, a despesa que a manta asfáltica para laje no projeto de impermeabilização apresenta aparenta não ser muito alto, isso claro, se considerado somente o custo do rolo do produto no mercado. Todavia, é necessário ressaltar que presumir o valor do projeto tendo como referência somente essa variável, representará um erro importante de cálculo.

Isso acontece por um motivo, o custo do material precisa ser somado ao valor da contratação indispensável de mão de obra especializada e, como nós já falamos acima, é necessário que haja a substituição completa da manta em períodos tanto curtos.

Anúncios

Normalmente, os valores de impermeabilização na área da construção civil estão previstos entre 1 e 3% do valor total da obra. Todavia, esse custo pode chegar a uma diferença de 5 a 10% quando o projeto não alcançar seu objetivo e manifestar defeitos.

3 – Contratação de mão de obra especializada

Anúncios

 Apesar de ser famosa por ser uma técnica de impermeabilização um tanto quanto simples, à aplicação da manta asfáltica para laje ainda assim necessita da mão de obra especializada para que sua conservação seja garantida.

Esse tipo de método possui uma série de detalhes, em particular a que diz respeito ao cuidado com correções e pontos críticos, tais como desníveis, que necessitam ser cuidadosamente considerados pelos aplicadores.

Esses detalhes são importantes para impedir a aparição de goteiras e infiltrações, as quais são capazes de causar gastos extras a obra antes do tempo inicialmente esperado, o que traz uma série de transtornos.

Além do mais, o projeto de impermeabilização necessita ser feito por um profissional especializado, como um engenheiro ou um arquiteto, e precisa ser elaborado logo no começo da obra, para que todos os detalhes possam ser organizados considerando as normas técnicas relacionadas e abstendo de soluções improvisadas e custos desnecessários.

Mesmo apresentando algumas desvantagens, a quem procura por um bom conforto térmico ficará satisfeito, pois isso é uma das suas principais vantagens da manta asfáltica, devido ao seu isolamento de temperatura e redução da necessidade de um ar condicionado.

Se você esta considerando usar manta asfáltica na laje da sua construção, faça uma pesquisa de preço de todos os custos relacionados a ela e também analise outros meios de impermeabilização, considerando no final o mais viável e acessível a sua obra.

Restaram dúvidas sobre manta asfáltica para laje? Se sim, é só deixá-la nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder! Agora, caso tenha conseguido retirar suas dúvidas com este artigo, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você pode acabar ajudado no percurso!