Os centros de mesa são essenciais na decoração, tanto no dia a dia da casa quanto para ocasiões especiais, como festas, casamentos e eventos importantes. Na sala de jantar, conseguem elevar a beleza do ambiente e deixá-la mais aconchegante e charmosa.

Existem diversos modelos que podem ser usados, como modernos, rústicos ou clássicos. Sua confecção pode ser feita com flores naturais ou artificiais, vidro, madeira ou metal. Com relação ao tamanho, encontramos grandes, médios ou pequenos. Tudo vai depender do seu gosto pessoal e o estilo que deseja inserir no cômodo.

No entanto, é necessário bastante cuidado para não poluir sua mesa de jantar e criar o efeito contrário proposto pela peça. Para te ajuda na missão de escolher o centro de mesa de jantar que mais combina com você, fizemos uma seleção de dicas e inspirações. Confira!

Dicas para escolher o arranjo de mesa ideal

A principal regra para escolher o seu arranjo de mesa é baseá-lo no seu gosto e no estilo da sua casa, para que combine com o restante dos itens decorativos presentes no ambiente.

Em mesas retangulares ou quadradas, com um tamanho médio para grande, invista em arranjos altos e finos ou pequenos arranjos enfileirados. Se a sua mesa for redonda, uma ótima ideia é organizar três arranjos no seu centro.

Para um evento especial que acontece durante o dia, as cores vivas podem tomar conta da sua mesa, assim como flores como girassóis. Durante a noite, dê preferência por opções mais elegantes e glamourosas, como vasos ou garrafas douradas e prateadas com rosas e velas.

Tenha em mente que o seu centro de mesa não pode atrapalhar o campo de visão de quem estiver sentado próximo á mesa, isso atrapalha a conversa e acaba com a intimidade e praticidade do momento.

Enfeites de Mesa: Além do Básico

Os enfeites de mesa podem ser de todos os estilos, desde os mais básicos e tradicionais, como vasos de flores e esculturas e mais ousados e modernos, como vasos de suculentas.

Eles podem ser usados quando a mesa não está sendo utilizada ou durante uma refeição, já que uma mesa posta e enfeitada com criatividade pode surpreender todo mundo. Para uma decoração cheia de estilo, faça um caminho de centro, utilize velas, pedras, frutas e até mesmo flores e folhas espalhadas pela toalha.

Tudo vai depender da ideia que você deseja transmitir. Não tenha medo de abusar do minimalismo, camadas, cores, flores e velas.

Para fugir do tradicional, que tal montar uma mesa com motivos marítimos? As cores seguirão uma cartela de azul, vermelho e branco e os centros de mesa podem ser feitos com cordas e folhas mais escuras.

Na varanda gourmet ou nas áreas externas das casas, fruteiras elegantes ou peças com detalhes rústicos são ótimas ideias para escolher.

Centro de mesa de crochê

O artesanato e os produtos feitos a mão são super tendência na decoração. O crochê é uma técnica muito tradicional e pode ser usada para criar tapetes, caminhos de mesa e centros de mesa sensacionais.

Hoje em dia, existem opções mais modernas como os cachepôs feitos em crochê de malha. Além disso, você pode usar seu centro de mesa de crochê sozinho ou como base para outros objetos. Eles podem ser quadrados, ovais, redondos, coloridos, ou em uma cor só. O que vai determinar a escolha do estilo do seu centro de mesa de crochê é o seu gosto. Mas lembre-se de levar em consideração o formato da mesa e o tipo de decoração que pretende criar no ambiente.

Centro de mesa para casamento

Em festas, o centro de mesa é parte essencial da decoração. Em um casamento, ele costuma ser mais sofisticado, sendo usado tanto nas mesas dos convidados quanto nas mesas de doces e do buffet.

Normalmente, as peças são decoradas com flores e o que irá mudar será o estilo do item. Podendo ser em vidro, madeira, metal, tudo vai depender do estilo da decoração, podendo ir do rústico ao moderno.

Centro de mesa com garrafa

Fazer um centro de mesa com garrafa é uma ótima forma de reutilizar peças que iriam para o lixo. Assim, você consegue criar uma composição única e cheia de estilo, além de contribuir para o meio ambiente ao dar novas utilidades a itens que seriam descartados.

É possível fazer muita coisa com esse objeto, por exemplo, vale a pena reformá-la e usá-la como arranjo de flores. Também podem ser usadas como base para velas, para mostrar mensagens e muito mais.

Uma ideia bacana é unir várias garrafas de tamanhos diferentes e pintá-las de uma única cor. Coloque-as em cima da mesa e faça uma composição moderna e elegante ao mesmo tempo.

Centro de mesa de jantar chique

Um centro de mesa de jantar chique precisa combinar com a proposta do ambiente. Por isso, as cores devem seguir uma paleta mais sóbria, com tons claros, que variam na cartela do bege, que são neutros e lindos. Se a sua sala for toda nessa paleta, o seu centro de mesa pode ser o ponto de destaque, em tons escuros, como cinza e preto.

Invista em vasos nobres, como os de cristal. São peças muito elegantes e que ficam lindas sozinhas ou com flores e plantas, que potencializam sua beleza. Também vale a pena investir em uma pegada mais rústica, que não foge do elegante, como trigo ou sementes de café.

Em mesas pequenas, vasos finos e compridos com uma única rosa, valorizam a decoração e a refeição.

Enfeites de mesa de jantar modernos

Ambientes modernos seguem a regra do minimalismo e linhas retas. No entanto, algumas peças com um visual mais contemporâneo, são excelentes para contrastar com itens mais sóbrios.

Em salas de jantar com esse estilo decorativo, os centros de mesa podem ser em inox, espelhados, em tons mais fortes. Assim, são capazes de aumentar a luminosidade da sala e criar uma decoração moderna e encantadora.

Centro de mesa de jantar suculentas

Caso sua mesa fique em uma área externa, um arranjo mais descontraído e com suculentas pode ser uma alternativa incrível. São ótimas opções para mesas em áreas internas, desde que contem com uma boa dose de luminosidade natural. Esse tipo de planta, consegue se manter linda por muito mais tempo do que as outras.

Monte uma pequena selva de suculentas dentro de um centro de mesa, um cachepô ou um vaso mais aberto. Se essas peças forem de cimento, melhor ainda, pois suculentas e vasos de cimento são uma combinação que não tem erros.

Sua mesa de jantar terá um toque mais moderno, industrial e descontraído!

Centro de mesa para sala

Esse tópico é um extra para quem sabe a importância de deixar todos os ambientes da casa bonitos e bem decorados. A mesa de centro fica localizada na sala e é ideal que o seu tamanho seja adequado para apoiar os objetos de decoração e do seu dia a dia.

Por isso, invista em pequenos vasos, arranjos de flores, cachepôs para ficarem localizados no seu centro. Na mesa de centro da sala, também vale a pena investir em um centro de mesa que tenha mais de uma utilidade, por exemplo, tenha espaço suficiente para guardar os controles.

Não há uma regra específica para escolher o centro de mesa para sala, mas assim, como o centro de mesa para sala de jantar, leve em consideração o seu gosto pessoal e o estilo de decoração do restante do ambiente. A peça deve sempre combinar com o restante dos objetos distribuídos no cômodo.

Caso a sala de jantar e a sala de estar estejam em um espaço integrado, tente combinar os dois centros de mesa.

50 fotos de centro de mesa de jantar que vão te impressionar

Agora que você já viu várias dicas incríveis de como escolher o seu centro de mesa para sala de jantar, chegou a hora de conferir várias fotos que vão te inspirar. Fizemos uma seleção com diversos modelos e estilos. Escolha o que mais combina com você!

O centro de mesa de jantar é um item que não pode faltar na sua casa. Ele é capaz de dar um up no visual do cômodo e deixar qualquer refeição mais elegante e sofisticada. Lembre-se sempre de escolher um modelo que combine com as outras peças do ambiente e que tenha a sua personalidade embutida. As flores e suculentas são opções que contribuem para aprimorar o visual do objeto.

Write A Comment