Cada vez mais, os empreendimentos imobiliários estão menores e com espaço reduzido. Então, precisamos pensar em soluções de design que contribuam para a criação de ambientes práticos e cheios de estilo.

Um apartamento não pode ficar sem uma sala de jantar para fazer as refeições. A mesa de jantar pequena é essencial para trazer mais conforto e beleza ao seu lar. Ela precisa ser bem pensada para que leve em consideração a circulação ideal para que o cômodo fique aconchegante e prático.

Para te ajudar na missão de encontrar a mesa de jantar pequena para apartamento ideal, fizemos uma lista de dicas e inspirações. Confira!

Pequenos detalhes que fazem a diferença na sua sala de jantar

Antes de começarmos a falar sobre as mesas de jantar, é importante saber que existem alguns truques que contribuem para deixar o cômodo mais amplo e elegante. Selecionamos os principais para te ajudar.

Integração

Primeiramente, a maioria dos apartamentos conta com uma sala de estar integrada com a sala de jantar. O recomendado é que não altere essa configuração, evitando fazer separações com paredes de alvenaria ou painéis.

Dessa forma, o espaço fica melhor aproveitado e amplo. Em alguns projetos, ainda é possível acomodar um pequeno home office próximo aos dois ambientes. O ponto alto da integração é pensar em uma decoração que seja harmônica e tenha um visual agradável fazendo parecer que as duas salas são parte de um todo.

Iluminação

A iluminação, quando usada corretamente, ajuda a valorizar a decoração, desta forma, ela merece destaque. Na sala de jantar, escolha uma luminária pendente ou um lustre que fique no centro da mesa, oferecendo destaque e deixando o espaço mais elegante. Vale ressaltar que a iluminação branca deve ser sua preferência, pois ela dá a sensação de ampliar o espaço.

Espelhos

Quem está sempre lendo artigos de decoração e design já está cansado de saber da importância dos espelhos em ambientes pequenos. Ele é um item versátil e que pode ser usado em inúmeras propostas. Na sala de jantar, seu reflexo contribuiu para espelhar a mesa de jantar e trazer mais conforto visual a decoração e ampliar o ambiente. Pode ser aplicado em áreas delimitadas ou em toda a extensão da parede.

Canto Alemão

O canto alemão vem como uma sugestão para quem precisa economizar ainda mais espaço. Sua composição é um banco apoiado na parede que substitui as cadeiras comuns, fazendo com que o espaço para circulação seja mais apropriado e proporciona um maior conforto.

É uma ideia que vale a pena investir caso a sua sala de jantar não tenha espaço suficiente para colocar cadeiras.

Falando sobre as mesas

Agora chegou a hora mais esperada! Veja dicas sobre formato, design e composição dentro dos ambientes e escolha o modelo certo para você.

Formato

Com relação ao formato, as mesas podem ser retangulares, ovais, redondas ou quadradas. A escolha do formato vai depender de alguns fatores, como a sua rotina e se você gosta de receber amigos em casa para comer.

Retangulares

Se sua casa é movimentada e você adora preparar uma refeição e receber convidados, a mesa retangular é a escolha certa. Ela é mais fácil para acomodar seus amigos. Em uma sala pequena, a dica é colocá-la encostada na parede em um dos lados. Assim, ela ocupa menos espaço e deixa a sala mais moderna.

Uma outra forma de ocupar menos espaço com as mesas retangulares é usar um banco encostado na parede em um dos lados, como um canto alemão, substituindo as cadeiras.

Os estilos mais finos são perfeitos para salas pequenas e devem medir em torno de 80 a 90 centímetros de largura.

Redondas

As mesas redondas conseguem aproveitar o máximo espaço disponível porque ocupam menos espaço que as quadradas e retangulares, sendo sua principal vantagem.

O formato é indicado para locais com espaço mais aconchegante e reduzido. Por não terem quinas, conseguem comportar mais pessoas, conforme a rotina e necessidade da casa, sendo ideais para grupos de até seis pessoas.

Para conseguir o efeito de aproximar mais as pessoas, você deve prestar atenção ao diâmetro. Uma peça com diâmetro grande, pode deixar os convidados muito afastados. Em uma sala pequena, o ideal seria investir em um modelo de 80 a 90 centímetros de diâmetro.

Mas lembrando que existem mesas redondas para todos os tamanhos de ambientes.

Ovais

As mesas ovais são uma outra alternativa muito interessante. O formato possui uma largura menor nas pontas e não conta com quinas, tornando mais fácil sempre colocar uma cadeira a mais para os convidados.

Também ocupa menos espaço que a mesa retangular e é uma ótima opção para quem tem sala de jantar pequena.

Quadradas

Por último, mas não menos importante, existe a mesa quadrada. Ela pode ser grande, para oito pessoas, ou pequena, para quatro pessoas. Os modelos menores, é o mais indicado para espaços reduzidos, no entanto, limita o número de convidados que você poderá receber para uma refeição. É o formato menos indicado para salas pequenas por conta das suas pontas.

Dicas infalíveis para escolher sua mesa de jantar

Depois de delimitar o formato, existem outras duas coisas que você precisa ter em mente, como o tamanho apropriado para o seu apartamento e o tipo de design a ser escolhido.

Confira o tamanho apropriado

O tamanho é fundamental, porque de nada adianta comprar uma mesa estilosa se ela vai ficar desproporcional no espaço que você tem disponível. Então, meça detalhadamente sua sala de jantar e tenha 100% de certeza de que o móvel caberá perfeitamente e trará conforto e estilo ao ambiente.

Escolha o design

A escolha do design deve seguir o estilo decorativo do restante da sua casa, principalmente da sala de estar, já que os cômodos são compartilhados. As cadeiras também precisam ser levadas em consideração, porque o conjunto precisa ser funcional em espaços reduzidos.

É possível fazer a compra do conjunto de forma separada, assim, você consegue pensar em diversas possibilidades de combinações de assento. As cadeiras também poderão ser usadas como assentos extra para os convidados na sala de estar.

Tipos de mesa

Algumas mesas de jantar estão populares e recebem nomes dos designers que as criarão. Se você não sabe quais são, fique de olho que vamos te contar tudo.

Mesa Noguchi Ciclone

Essa mesa conta com o design assinado por Isamu Noguchi e foi criada em 1953. Seu design conta com mais de 60 anos, mas é atemporal e combina até com as decorações mais modernas.

Ela possui um tampo de vidro e que pode ser usado nas mais diversas cores. Esse tampo é muito interessante porque não causa uma interferência visual tão grande no ambiente.

O destaque fica por conta da base. Sua formação se dá por colunas de aço que terminam em um pé do mesmo material com um acabamento preto, mas pode ser encontrado em outras cores.

Mesa Warren Platner

A mesa Warren Platner foi criada pelo arquiteto e designer Warren Platner, juntamente com a equipe da Knoll na década de 1960. Sua criação é fruto da inspiração e contato com arquitetos como Eero Saarinem e Ieoh Ming Pei.

A peça possui destaque na base, que é feita com varas metálicas meticulosamente soldadas. Ela traz um ar moderno nos locais onde é colocada. E se você possui um pouco mais de espaço na sua sala de jantar, vale a pena investir no conjunto completo de mesas e cadeiras.

Mesa Torre Eames

Essa mesa foi inspirada na Torre Eiffel e foi criada pelo casal de designers Charles e Ray Eames. O modelo conta com uma base em aço cromado e é muito versátil. Seu tampo pode ser de vidro, quadrado ou redondo e ainda é possível escolher o tamanho que você deseja.

Quando combinada com o jogo de cadeiras Eames, cria um visual moderno e muito elegante para a sala de jantar.

Mesa Saarinen

Esse modelo de mesa é clássico e nunca sai de moda. O design da peça, assinado por Eero Saarinen também possui mais de 60 anos e é um ícone do Movimento Modernista. Seu tampo é oval e seu pé possui semelhança com a flor tulipa.

Graças ao formato da base, ela possibilita a entrada de um número maior de cadeiras, sendo perfeito par quem precisa receber convidados a mais em volta da mesa.

Sala de Jantar Pequena Com Mesa e Banquetas

As banquetas podem te auxiliar a ter mais pessoas sentadas ao redor da sua mesa. Elas podem ser posicionadas no canto e devem ser usadas com mesas quadradas ou retangulares. Vale a pena investir em uma pesa com elementos em madeira e os assentos em branco, criando uma composição de destaque que vai deixar todo mundo impressionado.

Se a ideia for transformar a mesa no centro das atenções da sua sala de jantar, não adicione muito elementos sobre ela, invista em um design mais minimalista.

Sala de Jantar Moderna

Uma sala de jantar moderna pede por cores brilhantes e design peculiar. Tente criar uma composição em que as cadeiras de jantar complementem as cores. Na parede, invista em um tom arrojada e pendure uma luminária no teto para criar um ponto de conversa entre os convidados dentro do espaço que você tem disponível. Não se esqueça de arrematar a decoração com um espelho na parede.

Mesa Para Ambientes Pequenos

Em um ambiente pequeno, tente investir em um mobiliário que seja linear, com linhas nítidas e limpas. Os assentos em acrílico transparente oferecem uma sensação minimalista e compacta para a decoração. Nas paredes e no piso, continue com a mesma abordagem tranquila e moderna. O resultado vai ser uma sala de jantar elegante e clean.

60 fotos de mesa de jantar pequena para apartamentos que vão te inspirar

As mesas de jantar pequena podem ter vários formatos e designs. Vale a pena conferir a aplicação delas em espaços decorados e com cadeiras para te ajudar a ter uma ideia do que dá para ser feito no seu apartamento. Confira nossa seleção e escolha a sua preferida para reproduzir em casa e criar um ambiente aconchegante e convidativo.

Arquitetura Residencial | Apartamento Mandarim Península

A escolha da mesa de jantar para um espaço pequeno não é tão difícil. Basta ter em mente o que você quer, qual design combina mais com você e saber todas as medidas que você tem disponível. Com as nossas dicas, você vai ser capaz de criar uma sala incrível para saborear refeições e receber seus convidados.

Write A Comment