A personalidade dos adolescentes é viva e enérgica. Por isso, eles demandam um quarto que seja aconchegante e tranquilo sem perder o toque originalidade e singularidade. O ambiente já não é mais para uma criança e também não pode ser pensado para um adulto.

O cômodo é composto pelos mobiliários básicos, como cama, armários e um canto para estudos, e não pode faltar um espaço para receber os amigos. Para te ajudar na missão de criar a decoração de um quarto de adolescente, fizemos uma seleção de dicas e inspirações. Vem com a gente!

Mas como acertar na decoração do quarto adolescente?

A principal coisa a se fazer nesse momento é deixar que seu filho ou filha façam parte do processo. O quarto vai ser deles, então, nada mais justo do que deixar que eles digam o que gostam e o que querem ter no cômodo.

Permita que ele escolha os aspectos fundamentais, como cor, papel de parede e a linha decorativa. Se ele for fã de algum cantor, banda, série de livros ou filmes, torne esse item como essencial no quarto.

E como os gostos estão em movimento e ele está crescendo, tente não investir em uma decoração com um custo tão alto, pois ele pode querer mudar dentro de 1 ou 2 anos.

Seguindo essas dicas e deixando que ele contribua nas escolhas, não vai ter erro na decoração e todo mundo vai ficar feliz.

Quais são os itens essenciais para o quarto de qualquer adolescente?

O quarto adolescente deve ter uma decoração criativa e alguns itens que deixarão o espaço único. No entanto, existem alguns itens que são essenciais e que não podem faltar.

A cama é um deles. Ela poderá fazer toda diferença e caso o espaço disponível comporte, opte por uma cama de casal. Mas se não der, troque a cama infantil por uma que tenha um estilo mais moderno ou com uma cabeceira criativa.

O armário precisa ser espaçoso para acomodar a troca de estilo do vestuário e o crescimento do adolescente.

Local para armazenamento é indispensável em um Quarto Adolescente

O local para armazenamento é essencial para que a bagunça fique sob controle. Aposte em alternativas extras, além do guarda-roupa e da tradicional cômoda. Invista em gavetões embaixo da cama para acomodar sapatos.

As roupas de cama e peças excedentes podem ser colocadas em um baú ou uma cama com baú. Caso o ambiente seja pequeno, aproveite os espaços verticais para colocar paredes e nichos.

As caixas organizadoras e os cestos são ótimos auxiliadores para manter a bagunça organizada. O criado-mudo e a mesinha lateral são alternativas para apoiar os objetos do dia a dia, como celular, livros e uma luminária.

Bancada de Estudo Adolescente

Todo adolescente ainda está na escola e posteriormente vai para faculdade. Por esse motivo, é necessário que seja criado um cantinho para estudo. Coloque uma escrivaninha ou uma bancada com uma cadeira confortável.

Local para recepcionar os amigos

Adolescentes adoram receber os amigos em casa para passar o tempo. Dentro do quarto, vale a pena criar um espaço próprio para isso. É importante ter uma cama extra, seja uma cama auxiliar, um beliche pequeno ou sofá. Também coloque pufes e cadeiras para uma visita rápida.

A importância da iluminação

A iluminação faz toda diferença na decoração do quarto. Seja para estudar, seja para tirar boas selfs., a iluminação precisa ser agradável e funcional. Invista em luminárias e abajures nos pontos necessários, como o teto, o criado-mudo e a bancada de estudos.

Quanto custa para decorar o quarto do meu filho ou filha?

Não existe um custo fixo para decorar o quarto, porque ele varia conforme o material e os itens que serão postos no cômodo. Algumas peças viraram moda e podem ser encontradas na internet por bons preços e vão deixar o quarto com um ar mais moderno.

É extremamente importante contratar um profissional, seja um arquiteto, um designer de interiores ou um projetista para fazer o projeto do quarto e te passar um orçamento. Só assim, você vai conseguir entender a melhor maneira de deixar o espaço melhor aproveitado com inteligência e estilo dentro do orçamento que você tem disponível.

Qual é o tamanho ideal para o quarto de uma criança ou solteiro?

Não existe um tamanho ideal, o importante é saber aproveitar o espaço que você tem disponível da melhor forma, no entanto, um quarto com dimensões de 10x10m² já consegue acomodar uma pessoa com estilo.

Caso seu espaço seja menor, não se desespere, é possível encontrar soluções que irão funcionar bem com a ajuda de um profissional.

Ensine a importância de cuidar da limpeza do quarto

Para que a criança cresça saudável, é preciso que ela aprenda a ter responsabilidades. Dessa forma, é preciso que os pais ensinem aos filhos que manter o quarto organizado é tarefa dele. Incentive, ensine, mostre como fazer e cobre.

Cores para Quarto de Adolescente

Criar uma parede de destaque é uma ideia muito bacana para dar um toque de personalidade ao cômodo. Aposte em uma tonalidade mais marcante e que contraste com o restante das outras ou invista em um papel de parede com alguma coisa que ele goste.

Existem opções como o que imita um “quadro negro” e permite que o adolescente escreva, faça desenhos e expresse a sua criatividade na parede.

Ainda é possível investir em um quarto com cores neutras, onde podem ser colocadas imagens ou fotos para criar um visual moderno e diferente.

Para quem não tem medo de ousar, uma decoração colorida com tons vibrantes e combinações inusitadas é uma ideia muito criativa.

Adolescentes normalmente são ativos e cheios de energia, portanto, apostar em uma decoração colorida pode ser uma ótima opção. A cor pode estar presente nos acessórios, que são mais fáceis de trocar se o adolescente enjoar.

Por fim, para quem gosta de uma decoração rústica ou industrial, vale a pena fazer uma parede com tijolos à vista ou de cimento queimado.

Itens decorativos para quarto de adolescente

Para chegar em um visual contemporâneo e descontraído, vale a pena investir em peças com um design diferenciado.

Cadeiras suspensas e balanços são ideias criativas para deixar o ambiente mais aconchegante. Uma cadeira estilosa também é uma alternativa interessante.

Nas paredes, invista em quadros grandes ou um letreiro de neon. Vale a pena colocar uma escultura na cabeceira para dar um ar mais despojado.

Decoração de parede moderna

Para repaginar o quarto, invista em prateleiras, adesivos ou acessórios nas paredes. Crie um espaço para que eles coloquem suas fotos, inspirações, pôsteres ou itens personalizados com coisas que eles gostem, como esportes, quadrinhos, games, mulheres importantes, cantores, bandas entre outras coisas.

Independente da sua escolha, pense em objetos que sejam fáceis de serem substituídos com o passar dos anos, como um mural magnético.

Almofadas para quarto teen

As almofadas são capazes de mudar totalmente a cara do ambiente e ainda trazem a sensação de aconchego. Faça um mix de almofadas combinando diferentes tamanhos, texturas, cores e estampas.

Tapetes para quarto

O tapete contribui para deixar o ambiente mais acolhedor e agrega valor estético. A peça pode ser colorida e com estampas diferentes.

Quarto compartilhado para adolescentes

Às vezes, o quarto precisa ser dividido com dois ou mais adolescentes. Nesses casos, alguns truques são necessários para fazer que o ambiente fique aconchegante para todos.

Em um quarto pequeno, escolha um beliche ou triliche, para que cada um tenha sua cama. Se o cômodo for maior, coloque camas de solteiro lado a lado e um criado-mudo no meio fazendo a separação.

Tente encontrar uma cor que transmita a personalidade dos dois e deixe que as paredes perto das camas sejam personalizadas por cada um.

100 fotos de quarto de adolescente para te inspirar

O quarto de adolescente é cheio de personalidade e estilo sem perder o conforto e o aconchego. Você já conferiu várias dicas de como criar um ambiente que atenda esses conceitos. Confira nossa seleção de fotos e tenha a inspiração que falta para escolher um estilo que combina mais com o seu filho.

A decoração de um quarto de adolescente deve ser cheia de personalidade, então, faça com que seu filho faça parte do processo e opine no que ele gostaria de ter no quarto. Outro ponto importante é criar um canto de estudos e um espaço para receber os amigos. Seguindo essas dicas, não vai ter erro!

Write A Comment