Cobogó: O que é? Onde Comprar? Concreto, Vidro, Etc

Você já ouviu falar no cobogó? Ele é um elemento construtivo tipicamente brasileiro. Surgiu em Recife no final da década de 1920 e se popularizou em 1950. Seu nome faz referência aos seus criadores e as primeiras sílabas de seus sobrenomes, sendo Amadei Coimbra (Co), Ernest Boeckman (bo) e Antônio de Góis (gó), os engenheiros pernambucanos que projetaram um tijolo vazado que permitia a passagem do ar.

Esse revestimento vazado pode ser encontrado em diversos modelos, formatos e materiais. A paleta de cores também conta com uma vasta variedade. Com ele, você conseguirá fazer com que a luminosidade atravesse os ambientes. Para saber mais sobre esse elemento, confira nossas dicas e inspirações:

Tipos de cobogó

Os cobogós podem ser feitos em cerâmica, vidro, concreto e gesso. Confira as principais características de cada um desses materiais.

Cobogó de cerâmica

Um dos tipos mais comuns de cobogó, a cerâmica pode ser esmaltada ou não. Seu uso vai variar conforme essa definição. Os que forem esmaltados ficam ótimos em divisórias internas, e os de argila pura, podem ser utilizados em paredes, garantindo um visual mais rústico ao ambiente.

Cobogó de concreto

Os cobogós de concreto funcionam muito bem em áreas externas, já que substituem os tijolos na construção de paredes. Garantem um visual mais industrial e ficam ótimos ao lado da piscina ou na cozinha.

Cobogó de vidro

Já os feitos de vidro, conseguem deixar os ambientes mais leves, puxando para uma decoração mais moderna e clean. Sua instalação mais comum é em áreas internas e como divisórias de ambientes.

Cobogó de gesso

A maior vantagem do gesso é a sua coloração. Sua cor branca garanta um visual moderno e muito bonito aos ambientes onde for colocado.

Formatos de Cobogó

O cobogó pode ser encontrado nos mais diferentes formatos e vai agradar todos os públicos. Os mais tradicionais são feitos em formas geométricas, como círculos, quadrados e retângulos. Existem outros mais elaborados com formas de flores, plantas, estrelas do mar, sol, cruz, “x” e muito mais.

Como decorar usando cobogó

O cobogó, quando foi criado, era usado em fachadas, no entanto, ele se modernizou e se tornou um elemento decorativo que pode ser usado em qualquer ambiente. Conseguimos encontrar cobogós em quartos, salas, escritórios, cozinhas e até banheiros. Deixe sua casa mais iluminada com essa peça tão incrível. Confira alguns usos comuns do cobogó.

Cobogó para fachada de casas

Nas fachadas das casas, o cobogó de concreto é o mais comum. Ele pode ser usado diretamente na parede, ajudando com a iluminação e a passagem de ar para toda a casa. Sua aplicação fica sensacional em decorações mais modernas e tradicionais.

Você pode usá-lo em cores neutras ou investir em tons mais vivos e modernos, como o amarelo. Crie composições modernas e harmônicas.

Cobogó para hall de entrada e corredores

O cobogó é a solução perfeita para casas que não possuem um hall de entrada, mas que você gostaria muito de ter. Ele pode ser usado como divisória, separando a porta da sala de estar. Além disso, esse elemento também pode ser usado para criar corredores de casa, dando um toque de criatividade e elegância ao ambiente.

Cobogó para cozinha

Na cozinha, esse item é utilizado para compor a decoração. Nesse cômodo, você pode inovar nas formas e nas cores. O material mais comum é o cobogó cerâmico. Ideal para ambientes pequenos e para separar a cozinha da lavanderia ou da sala de jantar. E se você quiser ousar mais, que tal criar um balcão com a base de cobogó?

Cobogó para quarto

Não é muito comum usar o cobogó em quartos, mas isso não quer dizer que você não pode inovar. Ele vem para acrescentar a decoração do ambiente, possibilitando dividir o quarto e montar um closet. Nesses casos, invistas nos elementos feitos em cerâmica ou vidro, pois dão um toque delicado e leve ao cômodo.

Cobogó para banheiro

O banheiro também pede por um cobogó mais sutil e leve, então, os feitos em vidro e cerâmica são os mais indicados. A forma mais comum da sua utilização é na divisória entre o box e restante do banheiro. Sua cor pode variar conforme o seu gosto e a decoração do seu banheiro.

Vantagens do cobogó

Os cobogós apresentam muitas vantagens na sua utilização. Apresentam uma variedade muito grande de modelos e estilos, facilitando que você encontre um que combine com a sua personalidade e harmonize com o restante da decoração da sua casa.

Com eles, você conseguirá dividir ambientes e ainda manter uma sensação de continuidade, graças as suas partes vazadas. Também podem ser utilizados para renovar a fachada da sua casa de forma simples e gastando pouco.

A maior vantagem desse item é a iluminação que ele permite passar para os ambientes, assim, você consegue aproveitar a luz solar em locais que seriam mais escuros. Fora isso, ele ainda aproveita bem a ventilação, pois seus vãos permitem que o vento passe, criando correntes de ar.

Desvantagens do cobogó

Embora seja um item com muitas vantagens, você precisa estar atento as suas desvantagens antes de investir nesse elemento. Por causa dos seus vãos, podem acumular mofo e sujeira, por isso, você precisa tomar muito cuidado com a manutenção e limpeza.

Limpeza e manutenção

Para que o seu cobogó continue sempre brilhando e muito bonito, você precisa realizar uma limpeza periódica, então, use um pano macio e umedecido com água e sabão neutro e limpe dentro dos vãos com muito cuidado.

Cobogó e construção sustentável

Além de bonitos e modernos, eles são amigos do meio ambiente. Os cobogós permitem a passagem do ar e da luz, fazendo com que você reduza o uso de dispositivos para iluminação e ventilação, assim, gastando menos energia.

Fotos de ambientes com cobogós que vão te inspirar

Agora que você já sabe o que é o cobogó, sua origem e com quais materiais ele pode ser feito, chegou a hora de conferir algumas inspirações que vão te deixar apaixonado por esse revestimento. Confira:

1- Um pouco de cor ao dividir os ambientes

2- A combinação perfeita com a parede de tijolinho

3- O cobogó em forma de folha fica incrível perto de plantas

4- A mistura entre dois formatos de cobogó

5- Uma ideia para deixar a área da piscina mais bonita e leve

6- Fica incrível quando usado para separar a sala do hall de entrada

7- Em casas do estilo studio, o cobogó pode ser usado para separar o quarto do restante do ambiente

8- Um banheiro estiloso e colorido

9- Tons de preto combinam muito bem com paredes de cimento queimado

10- Que tal esse cantinho externo e cheio de vida?

+30 fotos de cobogó que são modernas e sensacionais

O cobogó é um revestimento vazado 100% brasileiro. Sua aplicação permite que o ambiente receba mais luz natural criando um efeito visual incrível com as luzes solares. Escolha o material que mais se encaixa ao seu projeto e invista em cores e formatos diferentes para deixar sua casa ainda mais bonita e elegante.

E lembre-se de manter o seu cobogó limpo para evitar que poeiras indesejadas entrem na sua casa.

Agora que você já conhece os cobogós, invista nesse item para deixar sua casa mais iluminada, fresca, arejada e estilosa.

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais