As grades são essenciais para dar segurança as casas. Elas podem ser usadas em portões, janelas e até nas sacadas de sobrados e apartamentos. Existem muitos modelos de grades, com faixas horizontais, verticais, trabalhado, com desenhos, minimalistas, entre outros. Além disso, podem ser feitas em ferro, alumínio, metalon e madeira.

Esse recurso vai colaborar para deixar o seu lar mais seguro, mas ainda é capaz de contribuir com a decoração da fachada da sua casa. Selecionamos algumas dicas e inspirações para te ajudar nessa empreitada de encontrar a grade perfeita. Confira!

Materiais utilizados nas grades

Já que a função das grades é proteção, elas precisam ser feitas em materiais resistentes e fortes. Fizemos uma lista com as principais características de cada um deles.

Ferro

É muito comum encontrarmos grades feitas em ferro, pois esse é o material mais utilizado na confecção de grades de janelas e portões. Suas características físicas o fazem muito durável e resistente, sem contar que permite ser colorido em diversos tons. Mas seu custo costuma ser mais elevado quando comparado com outros materiais.

O ferro é ideal para decorações no estilo colonial e romântico, pois permite que sejam feitos desenhos mais elaborados e com contornos arredondados.

Metalon

Já ouviu falar no metalon? Esse material é composto por ferro chumbado e galvanizado em formato de tudo, podendo ser quadrado ou retangular. É muito durável e resistente. Sua versatilidade permite que você o pinte nas mais diversas cores. E sua vantagem em relação ao ferro é que seu custo é relativamente menor, além de ser mais leve.

No entanto, esse material não conta com a mesma versatilidade e facilidade para fazer desenhos como o ferro.

Alumínio

Dentre todos os materiais, esse é o mais leve, por isso, possui uma tendência para amassar e deformar. No entanto, é muito durável e seu custo é o mais acessível. É ótimo para áreas externas, já que não oxida.

A quantidade de cores que a grade de alumínio pode ter é reduzida e precisa de uma pintura específica que deve ser aplicada com um compressor.

Madeira

Os modelos nesse material não são muito comuns, mas é uma ótima ideia para quem quer criar uma fachada mais aconchegante e com um visual rústico. A madeira é sensível às condições climáticas, por isso, a grade deve ser impermeabilizada e precisa receber um tratamento especial para garantir uma boa durabilidade.

Modelos de grades: estilos

As faixas das grades podem ser horizontais, verticais, trabalhadas com desenhos e até xadrez. Todas são muito bonitas, mas você precisa escolher de acordo com o seu gosto e com o efeito desejado. Veja mais sobre elas:

Faixas na horizontal

As grades com faixas horizontais são mais simples e modernas. Elas deixam a sua casa em evidência e não tiram a visibilidade da fachada do seu lar.

Faixas na vertical

As faixas na vertical são mais clássicas e garantem um visual muito bonito as janelas e portões. Podem ser dispostas mais próximas, funcionando como um muro de grade ou separadas, dando uma maior visibilidade ao interior da casa.

Tralhada/ Com desenhos

A grade trabalhada ou com desenhos garante um visual mais elaborado. Podem ser losangos, círculos, em x e muito mais. São opções para quem busca inovar de forma especial e elegante.

Quadriculada/ Xadrez

Normalmente, esse estilo de grade é composto por laterais mais grossas e uma trama de metal interna mais fina formando um quadriculado. É indicada para quem tem animais de estimação em casa e quer evitar que ele passe pela grade e fuja. O visual é muito bonito e sua casa vai ficar incrível.

Grade para Janelas

As grades para janelas estão presentes em casas e apartamentos. Em ambos os casos, elas proporcionam uma maior segurança, pois evitam que coisas e pessoas caiam do lado de dentro para o lado de fora, prevenindo acidentes com crianças e pets, e protege contra perigos externos.

Compõem muito bem a decoração externa da casa, dando um toque a mais.

Grade para Portões

O portão e as grades externas são as primeiras coisas que as pessoas vão reparar ao chegar na sua casa. Esse é o seu maior cartão de visita. Por isso, é muito importante investir em modelos elegantes e bonitos.

Mas muito mais do que isso, esse conjunto oferece uma maior proteção e segurança aos moradores da residência.

Grades para Portas

A grade para porta é essencial para a segurança da sua família. Ela vai ajudar a proteger seus animaizinhos de estimação de sair de casa, mesmo quando a porta estiver aberta. A grade irá isolar o ambiente, impedindo que o cachorro, gato e até o seu bebê entrem em áreas não permitidas.

Podem ser pequenas ou do tamanho da porta. Verifique qual a sua necessidade e o local onde será colocada, pois isso vai interferir até no tipo de abertura da sua grade.

Grades para Sacadas

As grades para sacadas também podem ser chamadas de guarda-corpo. São itens indispensáveis para a segurança de lugares mais altos e aliam funcionalidade e design. Tome bastante cuidado ao determinar o material e a cor, pois essa escolha irá afetar diretamente no visual do cômodo onde será colocada.

O tamanho ideal dessa grade é de no mínimo 1 metro de altura e a distância máxima entre os perfis deve ser de no máximo 110 milímetros.

Como cuidar das grades

As grades fazem parte do visual externo da casa ou do prédio e por isso, precisam ser bem cuidadas para continuarem sempre bonitas.

Para isso, garanta a pintura desses itens e, dependendo do material, invista em impermeabilizantes. A cor da tinta pode ser a mesma da janela ou da pintura da casa ou outra, o seu gosto pessoal é o que vai determinar. A tinta mais indicada para grades de ferro ou metalon é a de esmalte sintético. Em modelos de madeira, use tanto o esmalte sintético quanto o verniz.

Veja também: Grade De Metalon; Segurança E Estética Tudo Em Um Só Produto

Com o passar do tempo, podem começar a surgir pontos de corrosão, já que a grade fica exposta às condições climáticas. Então, verifique com frequência se há a existência desses pontos. A oxidação faz com que o material enferruje e perca a segurança, ficando fácil de quebrá-las ou serrá-las.

No dia a dia, mantenha-a limpa e bonita. Para realizar a limpeza, utilize um pano úmido e remova o pó e outras sujeiras que tenham acumulado.

Onde encontrar grade para comprar

Os melhores lugares para comprar grades é depósitos de construção ou lojas de acabamentos. Procure as que mais se destacam na sua cidade, normalmente, elas contam com diversos modelos feitos nos mais variados materiais e cores.

Quando for comprar sua grade, se certifique de que ela irá proporcionar a segurança que você deseja, além disso, meça os espaços certinhos para não ter problemas.

41 fotos de modelos de grades que vão te deixar encantado com a beleza e versatilidade

As grades podem ser dos mais variados modelos e tamanhos. Para te inspirar e te ajudar a decidir qual estilo combina mais com você, fizemos uma seleção de fotos encantadoras. Confira:

Os modelos de grades disponíveis são muitos. Elas podem ser usadas em janelas, portas, portões e em sacadas. Lembrando que existem 4 materiais principais e com características diferentes para escolher. Verifique qual o local onde sua grade será colocada para escolher o material e a cor.

O importante é criar composições que deixem a fachada da sua casa ou apartamento ainda mais bonita e super protegida.

Escreva um Comentário