Como Eliminar Baratas Domésticas Naturalmente: Diversas Dicas!

As baratas são insetos nojentos e que podem transmitir doenças. Com uma aparência asquerosa, antenas longas, perninhas com cerdas e carapaças, vivem nos esgotos e levam fungos, vírus, vermes e bactérias por onde andam.

São um grande problema quando começam a aparecer em grande número, causando doenças e alergias.  Sua casa está nessa situação? Confira nossas dicas práticas de como se livrar dessa praga urbana.

Por que as baratas aparecem na minha casa?

Elas podem aparecer na sua casa por vários motivos. São atraídas por lixo, restos de comida e conseguem facilmente entrar por frestas e até pelo ralo. Mas nos dias mais quentes e chuvosos, a quantidade desse inseto aumenta. Sabe porquê? Nessas épocas, elas se proliferam mais pois as altas temperaturas facilitam a reprodução, além de acelerarem o metabolismo e permitirem que as baratas se tornem adultas atingindo a fase sexual com maior facilidade.

Como eliminar baratas guia completo!

Você vai perceber que não é uma tarefa tão difícil acabar com esses inquilinos de uma vez por todas. São necessárias algumas medidas mais efetivas do que simplesmente o uso de sprays para controle de pragas. Selecionamos algumas formas que vão te ajudar a acabar com essas visitas permanentemente.

1 Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é um grande auxiliador em várias questões que envolvem uma casa. Ajuda a tirar manchas, acabar com chulé, faz desgrudar alimentos de louças sujas com maior facilidade e limpa até lugares muito engordurados.

Quando ele é ingerido pelas baratas, reage com o organismo do inseto e libera gases que culminarão com a sua morte.

Para utilizá-lo, basta misturar açúcar e bicarbonato em quantias iguais. Coloque a mistura em um recipiente dentro de algum armário da cozinha.

Elas serão atraídas pelo açúcar e cairão em uma armadilha mortal.

É recomendado que você troque a mistura de tempos em tempos e realize a limpeza das baratas mortas o quanto antes.

2 Óleo essencial de lavanda

A lavanda é uma flor muito cheirosa e que perfuma os ambientes. Além disso, pode ser usada para cicatrização de machucados, calmante, alívio para picadas de mosquitos e abelhas.

Ele também funciona como um repelente natural e vai fazer com que as baratas fiquem bem longe da sua casa.

Faça uma mistura com 20 gotas de óleo essencial de lavanda e meio litro de água. Coloque em um recipiente com borrifador e espirre nas janelas e soleiras das portas. Um outro método é pingar 2 gotas em alguns chumaços de algodão e espalhar pelos cantos da casa. Reaplique a fórmula a cada dois dias.

3 Vinho Tinto

Quem é que não gosta de um bom vinho, não é mesmo? Saiba que ele também pode ter funções práticas que vão além da apreciação e culinária.

Essa bebida conta com um alto potencial de repelir insetos pois seu aroma não é agradável para eles.

Para utilizá-lo como repelente, despeje 250 ml de vinho tinto em uma vasilha e coloque-a dentro do armário onde ficam os alimentos. A cada 2 ou 3 dias, substitua o conteúdo e limpe o local. Assim, as baratas vão se manter longe da sua cozinha.

4 Folha de Louro

A folha de louro é mais um item da culinária que pode ser usado para afastar pragas. O cheiro da folha espanta as baratas fazendo com que elas fiquem bem longe e procurem por novos ambientes.

A dica é: opte por folhas de louro em pó.

Então, escolha os armários com alimentos, embaixo da pia e se tiver mais algum lugar que você suspeita que elas estejam andando. Coloque as folhas dentro deles. Adicione mais do conteúdo pelo menos uma vez por semana.

5 Naftalina

A naftalina é um composto químico muito usual. É usada para produzir outros produtos químicos e repelir pragas.

É de sabedoria popular que colocá-las dentro dos armários vai afastar traças, baratas e formigas, mas é preciso tomar cuidado porque essa substância pode ser tóxica.

Para manter as baratas bem longe da sua cozinha, basta espalhar pequenas porções de naftalina pelos armários, mas lembre-se de deixá-la protegida dentro de um plástico e não muito próxima aos alimentos. Assim, você espanta as pragas e mantem sua família livre de doenças.

6 Utilize uma solução simples de água e sabão

A junção de água e sabão é uma das maneiras mais simples e fáceis de matar baratas adultas. Essa mistura consegue matar o inseto ao formar uma camada fina sobre os poros usados para respiração, fazendo com que ele sufoque. A técnica serve para quando a barata aparecer e você conseguir vê-la.

Use sabão ou sabonete e água. Misture bem e coloque em um borrifador. Espirre na barata, duas ou três vezes. Ela tentará correr mas logo morrerá pois a ação da mistura é rápida.

7 Use potes perto das paredes e cantos

Uma forma muito simples e que vai atrair as baratas para um local onde elas conseguirão entrar mas não estarão aptas a sair.

Coloque o pote próximo a cantos ou paredes. Use água com açúcar ou café para atrai-las. Elas caíram no pote e irão morrer lá dentro.

Troque a mistura a cada dois dias e jogue as baratas mortas fora. Essa técnica vai ser eficaz para matar os insetos adultos, mas não chegará até o ninho e os ovos.

8 Inseticidas

Essa é a alternativa para ser usada em último caso quando nenhuma das outras parecer ter funcionado. Para realizar uma dedetização mais completa, será necessário tirar todos os utensílios, panelas, alimentos e potes de dentro dos armários.

Nesse caso, contrate algum especialista que saiba realizar a aplicação do produto e conheça quais são mais efetivos dependendo da espécie da barata e o tipo de infestação.

Melhor prevenir do que remediar

A boa e velha frase que ouvimos dos mais velhos é a mais pura verdade. Prevenir é o melhor remédio. Então, se as baratas insistirem em aparecer, você precisa pensar o que está atraindo esses insetos para a sua casa. Veja algumas dicas infalíveis de manter essa praga afastada e prevenir o aparecimento de outros inquilinos indesejados.

1- Vedando frestas e brechas

Você já deve ter percebido o quanto elas são ligeiras, né? Andam bem rapidinho e conseguem se esconder em buracos bem pequenos. Então, qualquer buraquinho que sua casa tenha, vede e impeça a entrada delas. Feche os buracos embaixo das portas, frestas de janelas, canos, entre outros.

2-  Feche sempre o lixo

O lixo é um grande atrativo para esses insetos peçonhentos. Então é melhor não facilitar. Mantenha os cestos sempre fechados e retire diariamente depositando no lugar adequado. Assim, ele não vai acumular e as baratas não vão invadir a sua casa.

3-  Use telas protetoras em ralos

As baratas gostam de umidade e vivem nos ralos. Mesmo deixando-os limpos, elas tendem a aparecer e usar esse espaço para entrar na sua casa. Podem ser os ralos dos banheiros e da cozinha. Para evitar que elas passem por ele, use telinhas com pequenos buracos, assim elas não conseguirão passar e não entrarão na sua casa.

Não existe uma fórmula mais eficaz do que outra. Você pode escolher a que mais agradou e segui-la à risca.

Mas lembre-se: a prevenção continua sendo a melhor solução. Mantenha sua casa limpa, livre de lixo e evite deixar pacotes de comida abertos dentro dos armários.

 

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais