espelhando no sketchup

Como Espelhar No Sketchup – Aprenda a Espelhar Objetos!

Você usa o sketchup com certa frequência e quer saber como espelhar no sketchup? Pois então veio ao lugar certo!

Aqui neste artigo nós iremos te ensinar a como espelhar no sketchup, você verá que é rápido e fácil, e em como essa função vai te ajudar profundamente em seus projetos, afinal de contas, ninguém gosta de ficar desenhando a mesma coisa mil vezes, não é mesmo? Ainda mais se você estiver com um projeto extenso em mãos…

Então, para te ajudar a contornar este empecilho, venha aprender de uma vez por todas a como espelhar no sketchup! É só continuar a leitura.

Aprenda a como espelhar no sketchup

Infelizmente espelhar objetos e elementos no sketchup não é tão simples quanto um “Ctrl + C / Ctrl + V”, nem basta que você selecione o objeto e clique em “espelhar”, como alguns outros programas fazem. Mas não deixe isto te desanimar, pois não se trata de um comando complexo.

E, fazendo uma pesquisa rápida pelo Google você encontrará mais de uma maneira para espelhar no sketchup, cabendo a você analisar todas elas e decidir qual a mais fácil para você. Abaixo nós iremos te apresentar duas maneiras diferentes que você poderá se utilizar para conseguir o espelhamento, qual utilizar caberá inteiramente a você decidir.

1 – Utilizando a ferramenta de escala

Você pode fazer uso da ferramenta de escala para conseguir espelhar um objeto no sketchup, e é bastante simples até.

Anúncios

Se você quer saber como conseguir espelhar objetos no seu sketchup com a função escala, é só seguir o nosso passo a passo abaixo:

  1. Comece copiando o objeto que quer espelhar para o lado e em seguida o selecione;
  2. Depois de selecioná-lo, aperte a letra S, ou então o comando Scale (escala em inglês);
  3. Agora selecione o eixo central que se encontra na lateral do objeto que você quer transpor;
  4. Digite “-1″ (menos um”);
  5. Pronto, agora o objeto que você quer espelhar irá inverter sua posição original.

Simples, não é mesmo?

2 – Espelhar no sketchup com base nos eixos

Este método para espelhar no sketchup é bastante simples também de ser realizado, mesmo que a princípio ele possa parecer complicado devido as opções que ele te apresenta. Mas nós iremos te explicar opção por opção, para que você consiga entender tudo direitinho como cada uma delas funciona.

Anúncios

Para começar, selecione o objeto que você deseja espelhar, e com o botão direito do mouse clique na opção “virar”, note que ao fazer isso você terá acesso a 3 opções:

  • Vermelho do componente
  • Verde do componente
  • Azul do componente

Espelhando objetos no sketchup

As cores Vermelho, Verde e Azul não estão ali por acaso, elas são assim de acordo com eixo (X, Y e Z) de sua figura. Observe atentamente o seu ponto de origem, e você irá notar que cada eixo possui uma cor em específico, certo?

Ou seja, ao escolher uma dentre as três opções para Virar sua figura, você estará virando a figura de acordo com o eixo correspondente aquela cor, deu pra acompanhar como funciona espelhar no sketchup por este comando? Ainda tá meio confuso? Então calma, vamos te ajudar a entender melhor!

Virando um objeto “Vermelho do componente”

Certo, dá só uma olhada como seria se você selecionasse um objeto e em seguida a opção “Vermelho do componente”

Observe que o espelhamento do objeto está sendo feito de acordo com o eixo vermelho, pois foi o escolhido, e que o objeto permanece “de frente”.

Virando um objeto “Verde do componente”

Agora olha só como seria se você selecionasse este mesmo objeto mas agora clicasse na opção “Verde do componente”

Seu objeto agora será espelhado para o eixo verde, que fico “nas costas” da posição inicial de seu objeto, então agora é como se você estivesse vendo apenas as costas deste objeto.

Virando um objeto “Azul do componente”

E por último, vamos ver como seria se você selecionasse novamente este mesmo objeto, mas agora fosse na opção “Azul do componente”

O objeto irá virar para o eixo azul, que neste caso é como se você o espelhasse de ponta cabeça.

Anúncios

Acredito que agora você tenha conseguido ter uma melhor noção de como funciona esta opção para espelhar no sketchup, certo?

Conclusão

Acima te apresentamos duas maneiras diferentes que você pode utilizar para espelhar no sketchup, e como dizemos, qual das duas utilizar depende inteiramente de você e de qual você achou mais simples, o importante é que ambas te levam ao mesmo resultado final. Dúvidas? É só perguntar pra gente nos comentários abaixo, estamos aqui para respondê-las!

E claro, se tiver achado este artigo instrutivo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos, afinal de contas, é sempre bom podermos espalhar conhecimento para as pessoas ao nosso redor!

Ah, e se quiser complementar seus conhecimentos sobre sketchup, então não deixe de conferir também todos os “macetes” que nós ensinamos na nossa categoria exclusiva sobre Sketchup!