Quem procura dar uma renovada na decoração de casa, mas não quer gastar muito, uma saída é apostar nas almofadas. De tamanhos, tecidos, cores e estilos diferentes, elas são capazes de mudar a aparência de qualquer ambiente em questão de segundos. Além disso, são muito fáceis de fazer e você ainda pode fazer uma renda extra com elas. Quer aprender como fazer almofada para a sua casa ou até para vender? Pode deixar que a gente ensina!

As almofadas são as grandes responsáveis por promover um charme à mais a qualquer que seja o cômodo. Além disso, elas trazem conforto e aconchego ao lar, unindo outros objetos decorativos e acentuando qualquer design de interiores.

Para que você possa usufruir de todas as vantagens das almofadas na decoração, vamos oferecer abaixo dicas e um passo a passo para aprender como fazer almofada, além de vários tutoriais práticos e muitos fáceis de seguir.

Você vai aprender como fazer almofada com zíper, quadrada, de retalhos, de futon entre outros modelos, num piscar de olhos. E se a ideia é começar a vender as suas criações, melhor ainda, pois o sucesso é garantido.

Confira abaixo!

Passo a passo de como fazer almofada simples

como fazer almofada simples
Se você aprender como fazer almofada simples ocnsegue fazer todas as outras.

Nada como poder dar um toque especial à sala sem graça apenas adicionando algumas almofadas ao sofá e poltronas. Caso você esteja enjoado da decoração da sua casa, as almofadas são capazes de dar aquela repaginada no ambiente rapidamente.

Com elas, você consegue adicionar mais cor, mudar a paleta da decoração e trazer uma atmosfera totalmente diferente em pouco tempo. Sem falar que não é preciso investir muito dinheiro de você aprender como fazer almofada você mesmo.

Basta separar todo o material necessário e mãos à obra. Para começar, você vai precisar de:

  • Tesoura
  • Tecido
  • Agulha
  • Linha
  • Enchimento de almofada
  • Máquina de costura

Obs.: A máquina de costura permite dar um acabamento mais bonito na almofada, além de ser mais rápida a confecção. Porém, ela não é essencial. Se você não tiver uma máquina de costura, mas tiver habilidade para costurar à mão, é possível aprender como fazer almofada sem problemas.

Agora, siga os passos abaixo para aprender como fazer almofada rapidinho:

  • Corte o tecido no tamanho que você deseja a sua almofada, lembrando de deixar alguns centímetros à mais para o acabamento (ela costuma diminuir de tamanho com enchimento e costura);
  • Dobre o tecido ao meio;
  • Na máquina de costura, vire o tecido do avesso e costure apenas duas das bordas, deixando uma aberta;
  • Com o auxílio da borda aberta, desvire o tecido para o lado direito;
  • Costure a borda aberta, mas deixe um espaço aberto para poder colocar o enchimento;
  • Agora preencha toda a almofada com o enchimento aos poucos;
  • Costure o espaço aberto para poder finalizar a almofada.

Passo a passo de como fazer almofada para paletes

É fáci aprender como fazer almofada para paletes.
É fáci aprender como fazer almofada para paletes.

As paletes estão cada vez mais em alta. Além de serem muito versáteis e terem um custo bem mais baixo que os móveis tradicionais, eles são feitos de materiais muito resistentes, já que são muito utilizados em transportes de mercadorias pesadas.

Se a sua onda é a sustentabilidade e você deseja dar um ar moderno, rústico e criativo à sua casa, o palete é uma solução bastante viável. Mas como o palete é feito de uma material bem duro, as almofadas são necessárias para o móvel fique confortável.

Para aprender como fazer almofada para o palete, você vai precisar de:

  • Máquina de costura
  • Agulha de tapeceiro
  • Tecido de sua preferência
  • Espuma para enchimento
  • Tesoura
  • Linha grossa
  • 8 Botões (4 para cada lado)
  • Alfinetes
  • Manta acrílica

Agora siga o passo a passo de como fazer almofada para palete:

  • Escolha uma espuma para o enchimento no tamanho/espessura do assento do sofá (tente escolher uma boa densidade para que fique confortável ao sentar e deitar);
  • Encape a espuma do enchimento com a manta acrílica;
  • Corte duas partes do tecido com 15 cm a mais que o tamanho da espuma;
  • Com o auxílio da máquina de costura, costure os tecidos deixando apenas uma das bordas abertas;
  • Costure o restante e dê os acabamentos nos quatro cantos;
  • Coloque a espuma encapada com a manta acrílica pela abertura que ficou após costurar os tecidos;
  • Feche a abertura;
  • Para costurar os botões, passe a agulha de um lado a outro da almofada, até prendê-lo, repetindo em todos os botões da almofada, são 4 de cada lado da almofada.

Como fazer almofada personalizada

Saber como fazer almofada personalizada poder ser uma ótima ideia para ganhar um dinheiro extra.
Saber como fazer almofada personalizada poder ser uma ótima ideia para ganhar um dinheiro extra.

Se a sua ideia é vender almofadas, o ideal é que elas tenham mais personalidade. Para isso, além de combinar tecidos e fazer almofadas que ornam entre si, você pode também personalizá-las.

Assim, para aprender como fazer almofada personalizada, basta usar as técnicas descritas acima e incorporar algumas das dicas que daremos abaixo.

Uma opção é usar tecido liso e fazer desenhos, escrever frases ou grafismos com canetas de tecido. Outra opção é combinar tecidos diferentes em cada lado da almofada ou usar a técnica de patchwork, que utiliza retalhos de tecidos diferentes costurados um ao outro criando.

Os acabamentos também dão um toque de personalidade, como franjas e pompons em volta dela.

Assim, basta separar o mesmo material dos passo a passos acima, como tecidos, espuma para preenchimento, agulha, linha, entre outros e seguir com o passo a passo básico abaixo:

  • Costure três lados da capa de sua almofada no avesso;
  • Desvire a almofada para o lado direito;
  • Coloque o enchimento na almofada;
  • Costure a borda ainda aberta para finalizar.

Tutoriais para aprender como fazer almofada

Os tutoriais abaixo ensinam como fazer almofada de vários estilos diferentes.
Os tutoriais abaixo ensinam como fazer almofada de vários estilos diferentes.

Depois de aprender como fazer almofada com os tutoriais básicos acima, você vai estar pronta para criar almofadas diferentes e usar outros materiais. Selecionamos abaixo diferentes tutoriais em vídeo que ensinam como fazer almofada de diferentes estilos, veja só:

Como fazer almofada com zíper

De forma prática, o vídeo abaixo como fazer almofada com zíper no tecido, como se fosse uma capa. É um modelo bastante prático já que pode ser desfeito para lavar.

Como fazer almofada redonda

O vídeo tutorial abaixo mostra como fazer almofada redonda para fugir do habitual. Esse modelo exige um pouco mais de habilidade para manusear os materiais necessários, mas é super bacana para ser misturada a outros estilos e formatos.

Como fazer almofada grande

Almofadas grandes são perfeitas para complementar com outras de diferentes tamanhos no sofá ou colocá-las no chão. O ambiente fica super despojado e aconchegante. Você pode até usá-las para o seu animal de estimação, se quiser.

Como fazer almofadas decorativas

As almofadas decorativas dão todo o charme na sua composição com outros tamanhos e estilos. Uma alternativa para o bordado é usar as canetas próprias para tecido para criar o design que você quiser.

Como fazer almofadas quadradas

Se você acha que apenas com o passo a passo acima ainda não deu para adquirir a habilidade necessária, o tutorial abaixo ensina como fazer almofada quadrada de forma bem simples e prática.

Como fazer almofadas de retalhos

O tutorial abaixo vai te ensinar como fazer almofada a partir de retalhos. Apesar de exigir um pouco mais de paciência, o método de patchwork é sustentável ao dar um novo uso aos retalhos que seriam jogados fora. Uma excelente ideia de reaproveitamento, além de você poder combinar com o restante das almofadas utilizadas nestes tecidos.

Como fazer almofadas de futon

O processo para a confecção de uma almofada de futon requer materiais como no passo a passo para almofada de paletes. Como por exemplo, uma agulha grande e barbante, que são mais fortes e resistentes.

Como fazer almofadas sem costura

Esse tutorial de como fazer almofada é perfeito para quem não tem uma máquina de costura ou habilidade em manusear uma linha e agulha. Com ele você vai usar cola para tecido e o ferro de passar roupa para fixar.

Como fazer almofada em formato de nó

Esse modelo já é uma enorme tendência em decorações contemporâneas. O vídeo é simples e fácil de compreender e você pode utilizar diferentes texturas de tecidos para agregar cor e muito charme ao seus ambientes.

Como fazer almofadas sem zíper

Aqui o tutorial explica como fazer almofada sem zíper de um modo bem prático. Basta ter um pedaço de tecido mais comprido, além dos outros materiais de costura.

Agora veja algumas imagens de almofadas de todos os tipos, tamanhos e estilos para se inspirar ainda mais:

como fazer almofada de crochê
Almofada de crochê combinada à uma outra almofada de tecido liso
como fazer almofada com apliques
Almofada com apliques para dar mais charme.
como fazer almofada de nó
Almofada de nós em tecido estampado.
como fazer Almofadas infantis de vários tamanhos, estilos e formatos
Almofadas infantis de vários tamanhos, estilos e formatos
como fazer almofada em tecido branco e preto.
composição de almofadas de tecidos e tamanhos diferentes em branco e preto.
como fazer Almofada com aplique de fuxico
Almofada com aplique de fuxico
como fazer almofada para quarto de menina
Almofadas em formato de lábios e cupcakes são excelente spara quarto de menina.
como fazer almofada com patchwork
Almofada que combina técnicas de patchork com apliques
como fazer almofada de coração
Almofadas de coração em tecido liso e felpudo.
como fazer almofada de diferentes estilos
Composição de diferentes almofadas dão um toque especial e moderno.

Pronto! Viu como nem é tão complicado assim saber como fazer almofada? Em todos os tutoriais e passo a passos você pode utilizar a fibra siliconada, espuma ou outro material de sua preferência para os enchimentos.

Experimente! Depois venha nos contar qual foi o resultado!

Write A Comment