No conforto e segurança do lar, ter um ponto de encontro para momentos de confraternização, é sem dúvidas, garantia de muita diversão, e para isso, uma churrasqueira externa pode fazer toda diferença na sua casa.

Nada melhor do que reunir a família e amigos em um ambiente agradável, compartilhando conversas, risadas e é claro, aquela comida especial, muito bem representada pela paixão nacional, o bom e clássico churrasco.

Independente do espaço ou infraestrutura da área externa; há sempre uma versão de churrasqueira ideal, que certamente trará mais funcionalidade para este ambiente, que por muitas vezes acaba sendo pouco utilizado pelos moradores.

Alguns modelos, inclusive, compõem a decoração do local de churrasco, seja pelo design mais contemporâneo, ou mesmo, mais rústico; um dos estilos mais priorizados para churrasqueira externa.

Confira mais detalhes destes e mais outros tipos de churrasqueira externa, que inspirarão seu projeto de área gourmet.

Churrasqueira Externa Pequena

Cada vez mais, a integração e compacidade dos ambientes estão se tornando preferência nos projetos de construção mais modernos.

Aproveitar todos os espaços e ainda deixar o ambiente visualmente agradável, também faz parte dessa tendência arquitetônica, inclusive, em locais como a área, varanda ou quintal, que podem integrar uma churrasqueira externa pequena, por exemplo, de forma muito funcional e prática.

Para quem possui pouco espaço, tem família menor ou recebe poucas pessoas em casa, uma churrasqueira externa pequena já cumpre com excelência toda expectativa de apreciar um bom churrasco, de forma mais íntima.

Além disso, a churrasqueira externa pequena possui uma grande vantagem em relação às maiores, a agilidade. O espaço mais limitado garante que o fogo acenda bem mais rápido, e logo, o tempo de cocção das carnes também.

churrasqueira

churrasqueira

churrasqueira externa pequena

Churrasqueira Externa Moderna

Outra grande tendência para as áreas gourmets é a churrasqueira externa moderna, que em algumas versões, pode vir com recursos elétricos ou funcionamento a gás também.

Geralmente estas versões são embutidas na parede, de forma bem integrada ao restante da decoração.

Muitas, inclusive, são quase imperceptíveis, devido às placas de proteção que isolam o ambiente após o uso.

As mais avançadas, possuem um assador rotativo, que dispensa aqueles cuidados básicos de virar os espetos e conferir cada lado da carne.

Entre os materiais mais utilizados neste tipo de churrasqueira externa moderna estão o vidro e inox. Outras possuem design bem diferenciando, lembrando até esculturas contemporâneas.

churrasqueira externa moderna

 

churrasqueira moderna

churrasqueira de vidro

 

Churrasqueira Externa Rústica

Umas das mais comuns e desejadas, a churrasqueira externa rústica já é um clássico. Ela pode vir em variados materiais e revestimentos mais naturais, sem muito acabamento ou detalhes refinados.

Compõe perfeitamente a decoração da área, varanda ou quintal, devido aos materiais mais in natura, como por exemplo, as pedras, tijolos ou até madeira.

Estes elementos, além de proporcionarem um visual muito agradável, garantem também uma resistência ideal para estes ambientes que sofrem com fatores naturais como vento, sol e algumas vezes até respingos de chuva.

churrasqueira gourmet

Rústica de Alvenaria

A churrasqueira externa de alvenaria com estrutura de tijolos à vista; é um bom exemplo deste estilo rústico, que facilita muito na hora da construção, visto que ela preserva a estrutura e cor do material sem necessidade de mais aperfeiçoamentos.

Este modelo é tão popular, que atualmente possuem versões pré-moldadas ou até em outros materiais que fazem alusão aos tijolinhos visualmente.

Uma opção bem original para a churrasqueira externa de alvenaria é a utilização de tijolos de demolição, como podemos ver na foto abaixo, que torna o estilo ainda mais rústico e bem original.

churrasqueira de tijolos demolição

alvenaria

churrasqueira d etijolinho

Rústica de Pedras

Outra opção que se encaixa no estilo rústico é a churrasqueira externa de pedras. Esse material pode tanto compor parte da estrutura, como também vir apenas em revestimento.

A pedra também remete mais durabilidade, excelente material para ser utilizado em ambientes externos, por isso, vem sendo muito empregada nas churrasqueiras.

churrasqueira de pedra

revestimento pedra

pedra

Rústica de Madeira

Usada como revestimento, a madeira também combina perfeitamente com ambientes externos e representa o estilo rústico de forma mais contemporânea.

A cor marrom da churrasqueira externa de madeira propicia uma sensação de conforto e aconchego. Quando usado com outros elementos do mesmo material, como por exemplo, mesas, cadeiras ou balcões podem tornar o ambiente com aspecto mais planejado e personalizado.

churrasqueira madeira

revestimento madeira

churrasqueira madeira

Mais Mobilidade com a Churrasqueira Externa Portátil

A mobilidade é a principal vantagem da churrasqueira portátil. A cada churrasco, você pode posicioná-la onde preferir, inclusive, levar para outros lugares, como por exemplo, em viagens.

Os tamanhos, assim como o design variam em estilos mais clássicos, retrô e até mais modernos, como veremos abaixo mais detalhados.

portatil

Portátil com Rodas e Grelha

Com estes itens a mais, a churrasqueira externa portátil com roda e grelha fica muito mais prática. A locomoção é facilitada, inclusive, o visual fica muito mais charmoso.

Esta versão remete muito as clássicas americanas de jardim e aliam eficiência à beleza em um só produto.

churrasqueira portatil

Portátil de Mesa

Ainda mais compacta, este tipo de churrasqueira pode ser usada sob a mesa, propiciando ainda mais comodidade durante os preparos da refeição.

Além da flexibilidade que este modelo garante, podendo ser levando facilmente para qualquer lugar, ela também não interfere na decoração do local, visto que após o uso poderá ser acondicionada discretamente.

Apesar de pequena, seu uso fica indicado para a área externa devido à fumaça gerada, exceto se for de funcionamento elétrico ou possuir um abafador.

churrasqueira de mesa

churrasqueira externa de mesa

Carnes Macias com a Churrasqueira Externa a Bafo

Um dos maiores incômodos do churrasco pode ser resolvido com este tipo de churrasqueira, a fumaça.

Com a churrasqueira externa a bafo é possível assar a carne sem se preocupar com a fumaça e o cheiro se espalhando no ambiente, inclusive, defumando os convidados.

Seu grande diferencial é a tampa, que proporciona um funcionamento parecido com o do forno convencional garantindo uma cocção por igual da peça da carne. Dispensa, inclusive, a necessidade de virar e conferir o assado a todo momento, se tornando assim, uma opção bem prática.

Outra vantagem desta versão é que ela consome menos carvão do que os outros modelos, e  bafo ocasionado, deixa a carne mais macia, realçando seu sabor.

a bafo

a bafo

bafo

Menos Fumaça com a Churrasqueira Externa Ecológica

Também com a vantagem de reduzir a fumaça do ambiente, a churrasqueira externa ecológica é ideal para quem se preocupa com a emissão de gases na atmosfera.

Como seu próprio nome já diz, ela é ecologicamente correta por reduzir o nível da fumaça do carvão lançado ao Meio Ambiente, evitando assim, o aumento da poluição do ar.

Mesmo sem fumaça, essa churrasqueira garante um sabor impecável às carnes e devido ao tamanho, fica indicada para áreas maiores. Geralmente seu funcionamento é a gás.

a gas

Uma Pitada de Sofisticação com a Churrasqueira Externa Gourmet

Para quem prefere um pouco mais de requinte durante as preparações do churrasco, esta versão com mais aparatos certamente irá satisfazer todas as suas expectativas.

A churrasqueira externa gourmet vem com coifa de exaustão, por isso precisa de uma estrutura mais específica com uma conexão de saída para o tubo.

Geralmente vem também com braseiro de embutir na bancada ou parede e grill para grelhas.

Pode ser usado tanto em áreas maiores como também em menores, visto que a coifa de exaustão diminui a propagação de fumaça pelo ambiente.

gourmet 2

churrasqueira balcão

gourmet

Balcão Funcional e Decorativo para Churrasqueira Externa 

Para deixar o ambiente ainda mais confortável e bonito, uma funcional e agradável opção é acrescentar um balcão à churrasqueira externa.

Além de facilitar a disposição e o preparo do churrasco, o balcão garante uma interação maior entre quem faz e quem participa, sem dividir o ambiente.

A churrasqueira externa com balcão pode vir em várias versões e estilos, como os já citados acima, inclusive, com as posições do balcão alternadas, no canto, ao redor ou até como ilha, em frete à churrasqueira.

churrasqueira externas balcão

balcão

balcão

Pergolado Como Cobertura da Churrasqueira Externa 

Outra opção para deixar sua área gourmet ainda mais bela é a integração de uma churrasqueira externa com pergolado.

Este tipo de cobertura de madeira, além de decorar, tem a função de proteger a churrasqueira da iluminação direta, chuva, vento, inclusive, garante mais conforto térmico.

Junto à estrutura de madeira podem ser combinados forros com materiais diferentes, como o bambu ou vidro.

Ideal em estilos mais rústicos, a churrasqueira externa com pergolado também pode ser ornamentada com plantas trepadeiras, tornando o visual ainda mais atrativo e original.

churrasqueira externa com pergolado

churrasqueira pergolado

pergolado

Estilo Industrial para Área da Churrasqueira

A decoração industrial é um estilo que tem como principal característica o uso de elementos presentes em indústrias. Por isso, a fiação da luz por fora da parede, canos expostos e tijolos são elementos bem comuns nesse estilo de decoração.

Por muitas pessoas gostarem desse modelo, outra ideia de churrasqueira externa que trouxemos é a com o estilo industrial. Essa opção fica linda nesse espaço porque a churrasqueira já remete este tema naturalmente, completando ainda mais a decoração do espaço.

Neste ambiente é indicado que você coloque outros elementos que lembram a decoração industrial também. Como, por exemplo, você pode fazer uma das paredes do espaço de tijolos ou cimento queimado, que também funcionam bem.

Além disso, quanto às mesas do ambiente, o ideal é que você escolha opções de ferro, pois assim o resultado ficará ainda mais incrível no espaço.

Churrasqueira Externa Estilo Industrial

Churrasqueira Externa Estilo Industrial

O legal dessa alternativa é que existem várias formas de você fazer esse ambiente, por isso, a escolha do piso, do tamanho da área e outros elementos que fazem parte do espaço, precisam ser muito bem pensadas.

Revestimento em Azulejo para Churrasqueira

Se você quer deixar a sua churrasqueira com um novo visual, uma opção é revestir ela com azulejo. Na hora de escolher qual azulejo revestir, busque por um que combine com o restante da decoração.

Além disso, uma outra opção é que você insira esse mesmo azulejo em outros locais do ambiente, seja na área da pia ou em outro lugar que achar interessante.

Revestimento de Piso de Madeira para Churrasqueira

A escolha do piso na área da churrasqueira precisa ser escolhida com total atenção, pois é necessário um piso que seja resistente e adequado para o espaço. Embora muitas pessoas têm dúvidas se da ou não para usar o piso de madeira nesta área, isso é possível. Porém, hoje, tem vários modelos de pisos de madeira, por isso, você precisa avaliar as opções e escolher um que seja mais resistente.

Além disso, caso você queira utilizar esta opção, o ideal é que você opte por utilizar o piso de madeira em uma área coberta, para que ele não esteja em contato direto com o sol e a chuva.

Se a sua área for toda aberta, existem também os pisos que imitam a madeira, como o porcelanato. Ele é muito mais resistente e consegue se adaptar melhor ao contato direto com o sol e a chuva.

Área Externa com Edícula e Churrasqueira

Atualmente, existem várias maneiras e locais para você criar um ambiente com uma churrasqueira externa.

Muitas casas, por exemplo, possuem um espaço amplo no fundo que podem ser aproveitados para a integração deste item.

Para isso, é importante que você adapte o local, se atentando as cores e outros elementos da casa, a fim de que o ambiente fique agradável e integrado.

A escolha da churrasqueira que irá ficará na edícula ao fundo da casa, também precisa ser feita com atenção.

Como destacadas acima, existem churrasqueiras que podem ser construídas no espaço e também as portáteis. Para algo mais simples e econômico, as churrasqueiras portáteis podem ser uma boa opção.

Além disso, um outro fator fundamental; é se o espaço será muito aberto ou não, pois algumas churrasqueiras produzem muita fumaça, exigindo assim, mais ventilação.

churrasqueira externa quintal

churrasqueira externa quintal

 

 

Área Externa com Cobertura de Madeira e Churrasqueira

Na hora de montar a sua área de churrasqueira externa, uma outra alternativa é fazer uma cobertura de madeira. Ou seja, você coloca um tablado de madeira e uma estrutura na parede desse mesmo material, desse modo, irá deixar o espaço mais aconchegante.

Caso você escolha esta alternativa, seria interessante que você aproveitasse para também colocar uma rede e almofadas no espaço. A partir disso, a sua área de lazer com churrasqueira ficará propícia para receber amigos e mais agradável.

cobertura de madeira

Área Externa com Piscina e Churrasqueira

Colocar uma churrasqueira externa ao lado da piscina também funciona muito bem. O legal desta alternativa é que o espaço fica muito mais interessante, já que a família e os convidados poderão desfrutar da piscina enquanto saboreiam o churrasco.

Nesta alternativa, é interessante que você mantenha uma certa distância entre a churrasqueira e piscina por motivos de segurança e higiene.

piscina

Área Externa com Plantas e Churrasqueira

Por falar nas plantas, o modelo de decoração com várias plantas na área de churrasqueira externa é uma ótima opção. A diferença entre essa alternativa para a sugestão do uso das plantas – conforme citamos – é o fato de que neste modelo o elemento principal serão elas, por isso, o verde estará em grande quantidade no espaço.

Hoje, muitas pessoas tem optado por este estilo de decoração, já que as plantas trazem mais natureza para o espaço. Como estamos referindo a uma área externa, o legal é que existem uma variedade de plantas que adoram esse contato direto com o sol e gostam de lugares abertos.

Além disso, neste alternativa você também tem a opção de inserir plantas grandes no espaço, como o coqueiro, por exemplo. Atualmente, existem coqueiros dos mais variados tamanhos, então você pode escolher um que tenha um tamanho ideal para o espaço da sua casa.

Churrasqueira Externa

 

Área Externa com Grama e Churrasqueira

Colocar grama na área da churrasqueira externa é outra alternativa que você também pode apostar. O legal da grama é que ela é ótima para as crianças brincarem ou até mesmo para os amigos e familiares ficarem sentados.

Na hora de colocar, é importante que você avalie qual grama irá inserir na sua área, porque também existem mais de uma opção além da grama sintética.

Além disso, na hora de decorar, o ideal é que você coloque outras plantas no ambiente para completar a decoração junto com a grama. O uso das redes, balanços e almofadas também criam um ambiente lindo com esse tipo de decoração.

Área Externa com Sofá e Churrasqueira

Se você gosta de receber pessoas na sua área de churrasqueira e busca por algo mais confortável, colocar um sofá nesta área também é uma alternativa bem vinda. No caso do uso do sofá, ele também precisa estar inserido em uma parte fechada da área  para que assim, não se danifique em casos de dia de chuva.

A variedade de sofás para a área, hoje, também é grande, por isso, o ideal é que na hora de escolher um sofá, você opte por uma alternativa que combine com a decoração do espaço.

Além disso, para quem deseja economizar, o sofá de pallet é uma opção que funciona muito bem, então fica esta dica!

Churrasqueira Externa a Carvão, Elétrica ou a Gás?

Visto as inúmeras opções de modelos, acessórios e estilos das churrasqueiras externas, fica a dúvida, qual  funcionamento escolher: carvão, elétrica ou a gás?

O combustível utilizado na churrasqueira pode sim, influenciar no resultado final do preparo da carne, seja em relação ao tempo, ponto e principalmente, no sabor. Diante disto é extremamente importante se atentar nesta escolha.

O local, a infraestrutura e o limite de espaço são os principais critérios que podem influenciar nesta sua decisão, já que alguns combustíveis emitem mais fumaça que outros, ou também pelo tamanho das churrasqueiras que estes oferecem.

Além do visual, estas churrasqueiras também podem ser diferenciadas pelo valor, já que algumas são mais acessíveis do que outras.

Para saber mais sobre cada tipo de funcionamento da churrasqueira externa, conheça os detalhes de cada modelo: a carvão, elétrica e a gás.

Funcionamento a Carvão

A churrasqueira externa a carvão, sem dúvidas é predileta dos amantes do verdadeiro churrasco.

Entre suas vantagens, o sabor que proporciona à carne durante a cocção faz todo o diferencial, visto que a fumaça do carvão acaba defumando-a, deixando seu gosto ainda mais acentuado.

A combustão da churrasqueira a carvão é outro ponto positivo deste tipo de funcionamento, pois ao assar a carne, a gordura que derrete sob o carvão estimula a força das chamas, mantendo sempre o calor produzido. Este fator torna o processo de assar bem mais rápido.

Ela também é considerada mais barata em relação às outras churrasqueiras, entretanto, requer mais cuidados tanto na hora de acender, quanto durante o preparo da carne, pois o fogo da brasa deve ser controlado constantemente para não exceder ou apagar de uma vez.

A desvantagem desta opção é a fumaça gerada, muito mais forte e abrangente do que nos modelos a gás ou elétrico. Porém, há opções com coifas, chaminés e abafadores que auxiliam na dispersão deste possível incomodo.

carvão

Funcionamento Elétrico

Sem fumaça e sem precisar de uma pessoa conduzindo diretamente o preparo, a churrasqueira externa elétrica é uma ótima opção para quem prioriza a praticidade.

Diferente do modelo a carvão, que necessita de alguém próximo da churrasqueira desde o acendimento até a cocção das carnes, com a churrasqueira elétrica, basta ligar o aparelho na tomada, colocar as carnes sob a grelha e pronto, em instantes a refeição estará pronta e sem fumaça no ambiente.

Já que o calor é gerado através de uma resistência, a fumaça gerada nesse processo é mínima, inclusive, toda a peça da carne recebe o calor por igual, sem ser necessário virá-la a cada momento.

Além de não garantir a defumação da carne, que deixa a refeição com sabor todo especial, a churrasqueira elétrica também tem a desvantagem do valor, tanto para a compra quanto durante seu funcionamento, devido ao consumo de energia alto desta versão.

elétrica

Funcionamento a Gás

Para quem se preocupa com questões ambientais, a churrasqueira a gás pode ser a solução.

Seu funcionamento é ecologicamente correto, pois não emite a fumaça do carvão, nem faz uso da eletricidade.

Além de ser menos agressiva ao Meio Ambiente, esta versão fica apta para receber a carne muito mais rápido. Em aproximadamente 15 minutos, já é possível colocar a carne sob a churrasqueira.

A segurança que este sistema propicia também é outro ponto positivo, visto que o acendimento é automático, dispensando o manuseio com fogo ou álcool como no método mais tradicional.

Com ela é possível, inclusive, controlar a temperatura e alguns modelos podem vir com até três zonas de chamas diferentes.

A limpeza deste tipo de churrasqueira também é facilitada, pois não há necessidade de remover as cinzas, por exemplo e para sua instalação é necessário que haja apenas uma saída de ar e um ponto de gás.

O valor mais alto, até do que as elétricas, faz este tipo de churrasqueira ser menos comum nas áreas de lazer.

a gas

Escreva um Comentário