A cola é um dos principais materiais escolares e também um artigo básico para se ter em casa para arrumar, de forma rápida, algo que quebrou. No mercado, existem diferentes tipos de cola e cada um conta com uma função específica, mas contam com a desvantagem de ter um preço mais elevado. Você sabia que existe uma forma de como fazer cola caseira e gastar pouco? Normalmente, são usados apenas três ingredientes e que você provavelmente tem em casa.

Por isso, o artigo de hoje vai te salvar nos momentos quando precisar de uma cola e não tiver como sair correndo para comprar uma. Selecionamos dicas e tutoriais com passo a passo para produzir diferentes tipos de cola. Confira!

Tipos de colas

tipos de cola

Existem três categorias principais de tipos de cola: colas com base em água, com base em solvente e as colas que reagem ao serem expostas ao ar, chamadas de colas químicas.

As que tem como base a água são laváveis e solúveis em água. Esse é o tipo mais indicado para ser usado por crianças porque não é nociva como as outras.

Cola caseira é uma alternativa sustentável

cola caseira é sustentavel

As colas tradicionais com base d’água, normalmente, são compostas por polímeros sintéticos, como acetato de polivinila, o famoso PVA, ou naturais, como a goma arábica. Sendo as feitas com PVA, as mais comuns, são obtidas a partir do etileno, um derivado do petróleo ou da hulha. É uma substância difícil de se degradar e que agride o meio ambiente.

Por isso, a cola caseira surge como uma alternativa sustentável, já que é feita com compostos naturais e evita a poluição advinda da extração do petróleo. Ela pode ser feita com farinha de trigo, maisena, leite e água.

Onde usar a cola caseira?

A cola branca caseira pode ser utilizada para colar tecidos, papéis e na arte da decoupage. O seu uso só não é indicado para objetos que entrarão em contato com umidade, porque são pouco resistentes à água, por tê-la como sua base.

É uma cola muito usada em artesanatos, para recobrir projetos e dar um brilho mais bonito e fixar melhor o trabalho.

Como usar a cola caseira?

A cola caseira tem os mesmos usos da cola tradicional. Pode ser aplicada em papel, alguns tecidos, madeira e outras superfícies próprias de artesanato ou trabalhos escolares. As que tem base em água contam com um desempenho melhor em superfícies porosas, como tecidos, papel e madeira.

O importante é que você aplique após a cola esfriar e espere que ela seque totalmente para mexer novamente no objeto colado, o que dura cerca de 10 a 20 horas. Se você não aguardar, ela pode estragar o trabalho, principalmente se for de papel, e pode até rasgá-lo.

Veja também: Cola para Madeira, conheça as melhores.

Como fazer cola caseira

como fazer cola caseira

Existem diferentes tipos de cola disponíveis para fazer em casa, algumas são a base d’água, outras com base de leite, algumas vão farinha de trigo, outras amido de milho ou bicarbonato. Selecionamos o passo a passo de todos esses tipos para você conferir e definir qual a melhor para você. Confira abaixo:

1- Cola de leite

A cola de leite é simples de fazer e conta com poucos processos, a vantagem dela é que você não precisará esperar esfriar para usar.

Ingredientes:

-200 ml de leite (de preferência desnatado);

-100 ml de vinagre;

-Três colheres de chá de bicarbonato de sódio;

-1 filtro de café (papel e suporte).

Modo de Preparo:

Primeiramente, pegue um copo de 250 ml e encha com 2/3 de leite. Use o vinagre para preencher o restante do conteúdo do copo até a borda. Mexa com delicadeza para misturar os dois ingredientes e não derrubar o conteúdo.

O leite vai talhar e se dividir em duas fases. A parte que precipitar é a caseína, a proteína do leite. Deixe a mistura de lado descansando por cerca de três minutos.

Em seguida, coloque o papel do filtro de café no suporte e filtre a mistura de leite com vinagre. Você vai levar mais ou menos quinze minutos para concluir este processo.

Quando todo conteúdo passar pelo filtro, você vai perceber que restou uma massa branca dentro dele. Coloque-a em um recipiente e descarte o líquido que foi filtrado na pia.

Adicione duas ou três colheres de chá de bicarbonato de sódio na massa e misture bem. Você vai perceber que a massa irá espumar e ficará mais líquida. Essa é a ação do bicarbonato de sódio reagindo com o restante do vinagre que ficou na massa e liberando gás carbônico, sal e água.

Misture bem até que a espuma pare e sua cola estará pronta para uso!

2- Cola de farinha

Essa é uma opção para quem não tem leite em casa ou for vegano e não usar materiais de procedência animal.

Ingredientes:

-2 xícaras de chá de água

-2 colheres de sopa de farinha trigo

-1 colher de sopa de vinagre branco

Modo de preparo:

Ferva 1 ½ de água e dissolva a farinha na ½ xícara de água que sobrou ainda fria.

Quando a água estiver fervendo, abaixe o fogo e derrame a mistura de água e farinha dentro da panela.

Mexa sem parar por cerca de 10 minutos ou até a mistura atingir uma textura de mingau e começar a soltar da panela.

Desligue o fogo e adicione o vinagre branco mexendo bem.

Espere esfriar e coloque em um pote fechado.

A cola dura na geladeira por mais ou menos 15 ou 20 dias.

Uma dica importante para não liberar cheiro é usar um pote de vidro com tampa bem vedado.

Essa cola é ideal para trabalhos manuais que envolvam crianças, para realizar artesanatos com peças de MDF, decoupagem e colagem.

3- Cola caseira para restauração de livros com CMC

Sabe aquele livro antigo que está com as páginas caindo? Ele ainda tem solução. Vamos te ensinar a fazer uma cola caseira perfeita para reparar os estragos que o tempo causou no objeto.

Ingredientes:

-Água morna

-1 colher (sopa) de CMC (Carbox Metil Celulose)

Modo de Preparo:

Aqueça a água para que fique morna e reserve. Em seguida, separe um vidro de 1 litro e acrescente a água morna e uma colher de sopa de CMC. Misture bem até que a mistura fique homogênea.

Você pode observar que algumas bolas irão se formar, mas é normal, com o tempo de descanso elas desaparecerão e sua cola estará pronta.

4- Como fazer cola com amido de milho

O amido de milho, popularmente conhecido como maisena, também é um ingrediente que sempre temos em casa e que pode se transformar em uma cola caseira. Veja o passo a passo a seguir:

Ingredientes:

-1 xícara de água;

-2 colheres de sopa de maisena;

-1 colher de vinagre.

Modo de Preparo:

Em uma panela, adicione a xícara de farinha e as duas colheres de sopa de maisena. Leve ao fogo e mexa por cerca de 15 minutos sem parar. Quando a mistura desgrudar do fundo da panela você pode desligar o fogo. O ponto é como a consistência de uma papa bem grudenta, como se fosse um mingau.

Deixe esfriar por um tempo e adicione a colher de vinagre. É ele quem vai ajudar a conservar a cola e impedir o crescimento de fungos.

Coloque a mistura em um pote de vidro com tampa e leve a geladeira. Ela dura cerca de 15 dias quando armazenada desta forma.

Cuidados ao usar a cola caseira

A cola caseira precisa de alguns cuidados diferentes das colas tradicionais. Se perceber que ela endureceu na hora de usar, basta adicionar um pouco de água fria e ela voltará a ficar liquida e pronta para ser usada.

A cola com CMC ajuda a reforçar papéis desgastados, mas deve tomar cuidado para não aplicar em excesso, porque ela pode tornar o papel áspero. Passe apenas uma camada fina para não correr este risco. O ponto de uso dessa cola é quando ela estiver levemente transparente.

Mais um cuidado com a cola de CMC é que ela não funciona em papéis couché, então tome cuidado para não danificar as capas dos livros.

As colas devem ser aplicadas com pincel ou borrifador, nada de usar os dedos das mãos. Mantenha sempre a cola de restauração de livros longe do alcance das crianças, porque pode provocar problemas de saúde caso ocorra a ingestão.

A cola branca feita de farinha, amido de milho e leite não é nociva, mas também requer cuidados com a ingestão. Fique sempre atento e se ocorrer algum problema, procure um médico imediatamente.

4 vídeos de como fazer cola caseira

Fora os tutoriais de como fazer cola com passo a passo, também selecionamos vídeos que vão te ajudar a visualizar o processo. Confira!

1- DIY: Como fazer cola caseira simples

Com um tutorial curtinho e muito explicativo, esse vídeo te ensina a fazer a cola branca com base de água, farinha e vinagre branco. O processo também pode ser feito com amido de milho aproveitando o que você tem em casa.

2- Como fazer cola caseira para colar papel

Mais um tutorial de como fazer cola caseira usando farinha de trigo. Essa é específica para colar papel. Confira e siga o passo a passo para não ter erro.

3- Como fazer cola caseira feita de arroz

Aprenda com este vídeo a fazer cola caseira de arroz, que é muito usada pelos japoneses para colar tecidos, papéis e fazer vernizes em geral. O arroz usado foi o branco que é o mais indicado. A cola pode ser armazenada na geladeira.

4- Como fazer cola caseira para colar móveis de papelão

Para os móveis de papelão, o amido de milho é a melhor alternativa porque a cola fixa melhor e fica mais branquinha. Confira o tutorial acima e aprenda o passo a passo para ter móveis bem colados e cheios de estilo.

A cola é um material muito presente no nosso dia a dia. A cola caseira é uma alternativa para quando você não consegue ir comprar a cola tradicional ou para quem busca por uma alternativa sustentável e que não agrida o meio ambiente. Os processos de preparo são simples e com apenas alguns ingredientes é possível preparar uma mistura que dura quase 1 mês. Com as nossas dicas e tutoriais, nunca mais vai faltar cola em casa!

 

 

 

Escreva um Comentário