Saber como instalar um chuveiro é um conhecimento que todo mundo deve possuir, principalmente se você possui uma casa própria.

Isso pois, infelizmente, cedo ou tarde o seu chuveiro irá lhe deixar na mão e será necessário que você saiba como instalar um chuveiro novo. Claro, você pode chamar um profissional para fazer isso por você, mas o tempo que ele demorará para chegar até você, e a quantia por ele cobrada, são coisas que podem ser facilmente evitadas com o bom e velho “faça você mesmo”.

Então que tal aprender de uma vez por todas como instalar um chuveiro? Pois vamos lá!

Como instalar um chuveiro elétrico

Aqui nós iremos focar na instalação de um chuveiro elétrico, e como sempre quando falamos sobre elétrica aqui no Total Construção, novamente vamos recorrer ao Mundo da Elétrica para nos ajudar aqui.

E nós recorremos até eles pois, antes de efetivamente lhe ensinarmos a como instalar um chuveiro, tem algumas coisinhas que precisamos discutir, e então vamos a elas.

1 – 127V ou 220V?

Qual a tensão do chuveiro que você pretende instalar? É 127V ou 220V? Esta é a primeira informação que você precisará ter em mãos na hora de instalar um chuveiro.

Isso é importante, pois você precisa casar bem a tensão de seu chuveiro com sua residência, se por um acaso você acabar instalando um chuveiro não compatível, ele apresentará um mau funcionamento ou até mesmo vir a queimar. Utilizar um multímetro aqui pode lhe ajudar a identificar a tensão ideal.

Um erro bastante comum que vale a pena explicarmos aqui é com relação ao fato de que algumas pessoas pensam, erroneamente, que uma tensão de 220V gasta menos energia elétrica, quando na verdade isso não tem nada a ver.

2 – Qual disjuntor utilizar na hora de instalar um chuveiro?

A escolha do disjuntor é outro fator importante para quando formos instalar um chuveiro. É importante que o disjuntor escolhido possua a curva correta, e que sua correte esteja sempre de acordo com a corrente nominal do chuveiro escolhido. Caso você dimensione erroneamente um disjuntor, diversos são os problemas que isto poderá lhe trazer, sendo o mais comum deles que o disjuntor desarme.

Quer uma ajudinha para escolher o disjuntor ideal para o seu chuveiro em específico? Pois então vamos lá.

Vamos supor que você queira instalar um chuveiro que possua uma potência máxima de 5500W e uma tensão de 127 V. Nesse cenário, qual seria o disjuntor ideal? Simples, basta que você divida sua potência máxima pela tensão:

5500/127 = 43,4

Então, de acordo com a continha feita acima, neste cenário seu disjuntor deve ser de, no mínimo, 43A, nunca menor e também nem um valor muito elevado a este. Neste caso o disjuntor com valor mais próximo seria o de 50A, o ideal para você.

3 – Qual cabo utilizar n hora de instalar um chuveiro?

O cabo utilizado também faz diferença aqui, e assim como o condutor, caso ele seja mal dimensionado também apresentará vários problemas, e só para citar um destes problemas, o derretimento dos condutores não está fora de cogitação aqui.

É necessário que você leve em conta a distância do seu quadro de distribuição de circuitos e de onde você irá instalar o chuveiro. Já para se ter uma noção da seção ideal do cabo, é necessário que você verifique as recomendações do fabricante, levando em conta dados como potência, distância e tensão.

Passo a passo para instalar um chuveiro

Agora sim você já está pronto para começar a instalar o seu chuveiro, e acredite, é bem mais fácil do que parece. Se liga só no passo a passo abaixo que nós trazemos para você:

Passo 1 – Comece separando o material que será utilizado

A primeira coisa a se fazer para qualquer serviço, é organizar as ferramentas que iremos utilizar, e na hora de instalar um chuveiro não é diferente. Muita atenção na hora de manusear as ferramentas, pois o uso inadequado pode até mesmo danificar o seu chuveiro.

Então já anota aí tudo o que você vai precisar para instalar o seu chuveiro.

  • Uma chave de fenda;
  • Uma chave Philips;
  • Uma chave teste;
  • Uma escada, nada de improvisar subindo em cadeiras, preze sempre pela sua segurança;
  • Fita veda rosca;
  • Fita isolante ou um conector elétrico;
  • Alicate;
  • Furadeira, é bom ter em mente que nem sempre será necessário uma furadeira, mas é sempre bom ter uma por perto para caso necessária.

Tudo em mãos? Pois então vamos para o próximo passo.

Passo 2 – Desligue a corrente elétrica

Antes de começar a instalar o seu chuveiro, desligue tanto a corrente elétrica quanto a água da residência.  Depois disso abra o registro do chuveiro, assim toda a água que estiver acumulada ali poderá escoar, verifique também se a corrente elétrica está realmente desligada.

Não se esqueça também de conferir se a tensão do chuveiro está de acordo com a de sua residência, conforme explicamos acima. E por último, olhe também se o fio terra do seu chuveiro está conectado a um sistema de aterramento.

Após tudo isso verificado, vamos a instalação.

Passo 3 – Agora sim, o inicio

A primeira coisa a se fazer é vedar a entrada de água do seu chuveiro com a fita veda rosca. Esta é a entrada que está na parede, e é nela que você colocará o cano de seu chuveiro.

Passo 4 – Redutor de pressão

O redutor de pressão normalmente já vem junto com o seu chuveiro, e é ele o responsável para evitar que seu aparelho se danifique. Ele parece um disco com um firo pequeno, e você pode instalá-lo logo na entrada de água do equipamento.

Instalar o redutor irá reduzir a entrada de água no chuveirinho, o que irá lhe ajudar a aliviar bastante a pressão.

Passo 5 – Hora de fixar o chuveiro

Agora é a hora de encaixar o seu chuveiro na entrada de água e girá-lo no sentido horário, para que ele possa ficar bem preso. Cuidado aqui para não acabar forçando demais o cano, lembre-se de que se trata de uma peça frágil.

Passo 6 – Hora de mexer com a fiação

Agora é a hora de conectar os fios de seu chuveiro na rede elétrica, e calma, você não precisa ser nenhum eletricista para conseguir concluir essa etapa.

É importante que aqui você instale cada fio de acordo com a sua cor:

  • Azul-claro = Fio neutro;
  • Amarelo/verde = Fio terra;
  • Vermelho/preto/marrom = Fio fase.

Não se esqueça de utilizar a fita isolante nesta etapa para poder isolar os fios.

Passo 7 – Encaixando os acessórios

E por último basta encaixar todos os acessórios para efetivamente instalar seu chuveiro, e por acessórios eu quero dizer o chuveirinho, suporte e etc. Mas calma, antes de correr e ligar a energia elétrica, deixe que a água escorra por alguns segundos, assim você evita que o seu chuveiro se danifique.

Tudo feito? Pois então você chegou ao fim e agora já pode curtir seu banho relaxante em seu mais novo chuveiro! E claro, caso você seja o tipo de pessoa que prefere aprender vendo do que lendo, nós também pensamos em você, e basta dar uma conferida no vídeo abaixo para conseguir instalar o seu chuveiro:

Conclusão

Após ler este passo a passo você já deve ter uma boa ideia de como instalar um chuveiro, não é mesmo? Nada mais agora de ligar para um profissional ou bater no vizinho desesperado, você mesmo pode dar conta do recado!

Ainda com dúvidas? Pois basta perguntar nos comentários abaixo que estaremos prontos para lhe responder! Acha que faltou alguma coisa neste nosso passo a passo? Pois então diz pra gente nos comentários abaixo!

E claro, caso tenha realmente conseguido aprender algo com esse nosso tutorial, então não deixe de compartilhá-lo com seu amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você pode acabar ajudando no caminho!

Leitura complementar: Como Tirar Ar Do Chuveiro; Aprenda Como Aqui!

Escreva um Comentário