Acredite, saber como tirar o ar do chuveiro é um conhecimento que pode até parecer banal, mas que pode lhe ajudar bastante futuramente!

Então, se você está com problema de ar no chuveiro ou em qualquer outro encanamento, é só vir com a gente que nós te ensinamos a como tirar esse ar e resolver este problema tão irritante de uma vez por todas.

Preparado para aprender? Pois então vamos lá!

Antes de mais nada, por que isso acontece?

Antes de já passarmos para lhe ensinar a como tirar o ar do chuveiro, você sabe dizer o que ocasiona este tipo de problema? Não faz nem ideia? Sem problemas, a gente te explica!

Este tipo de problema é comum em algumas casas, e ocorre devido a entrada de ar no encanamento, o qual atrapalha a distribuição de água da caixa d’água pela tubulação da casa. Isso faz com que a água não chegue até determinados pontos, o que pode ser um verdadeiro incomodo para você que chega cansado em casa, abre o chuveiro para tomar aquele banho relaxante e a água simplesmente não sai. Frustrante, não é mesmo? É por isso que saber como tirar o ar do chuveiro é tão importante.

“Tá, você explicou como isso ocorre, mas o que ocasiona este tipo de problema?”

Há diversos motivos que podem ocasionar na entrada de ar na tubulação, sendo o mais comum a limpeza periódica da caixa d’água, ou seja, caso você tenha limpado sua caixa d’água recentemente, é bem provável que tenha problemas com a entrada de ar na tubulação. A suspensão de água na rua, ou então quando você fecha o registro de água em seu imóvel para realizar algum serviço também são motivos que podem ocasionar problemas com a entrada de ar na tubulação.

Neste tipo de situação o ar acaba por entrada na tubulação, e no momento em que a água retorna, a presença do ar faz com que a água não consiga chegar até o chuveiro e as torneiras, e isso mesmo que sua caixa d’água esteja transbordando de cheia.

Como então tirar o ar do chuveiro e de torneiras? Pois é exatamente isso que iremos te ensinar aqui!

Como tirar o ar de… Diversos lugares

A proposta deste artigo é lhe ensinar a tirar o ar do chuveiro, mas é claro que não podemos nos ater apenas ao chuveiro, sendo que é comum este tipo de problema em vários outros pontos da casa.

Assim sendo, confira abaixo como tirar o ar de diversos lugares em sua residência.

1 – Como tirar o ar do chuveiro

Vamos começar então focando exclusivamente em como tirar o ar do chuveiro, e é bem mais simples do que você pode imaginar a um primeiro momento.

Em primeiro lugar, desligue o chuveiro, mantenha-o na opção de desligado (em alguns modelos o correspondente é a opção “fria”). Feito isso agora é a hora em que você abrirá bem o chuveiro, deixe as torneiras da pia aberta e puxe a descarga. Ao fazer isso você irá obrigar que o ar saia aos poucos e a água possa voltar para o seu chuveiro, ocupando o lugar deixado pelo ar.

Novamente, não se esqueça de desligar seu chuveiro, e isso pois sairá bastante ar pelo bocal de seu chuveiro, o que poderá acabar queimando sua resistência caso seu chuveiro esteja ligado (na posição “verão”).

2 – Como tirar o ar do encanamento

Acúmulo de ar no encanamento? Sem problemas, te ajudamos nisso também!

Caso o ar se acumule no seu encanamento, você poderá apenas retirar o registro de seu chuveiro, mas é bom estar bem preparado para a água que sairá de lá, ter um balde em mãos é essencial. No momento em que a pressão estiver bem forte, e assim que água estiver jorrando aos montes, é quando você poderá fechar o registro (o colocando novamente ali) e testar como está o fluxo de água no chuveiro, descargas e torneiras.

Caso no seu banheiro tenha aquela ducha higiênica, você poderá remover seu registro, e aí é só repetir o passo a passo do parágrafo acima.

3 – Como tirar o ar da tubulação

Acúmulo de ar em alguma tubulação de sua residência? A tratativa é similar a retirar ar do chuveiro, ou seja, vá até o ponto mais próximo que houver da tubulação que apresenta este excesso de ar, e abra o registro ali presente. Isso irá permitir que a água possa jorrar bastante, fazendo com que o ar saia da tubulação e o fluxo de água volte  se normalizar.

Um padrão sendo formado

Você percebe que independente se você quer tirar ar do chuveiro, de um cano, de uma tubulação ou do que quer que seja há um certo padrão a ser seguido, não é mesmo? Ainda não identificou este padrão? Pois sem problema, nós te ajudamos.

O padrão aqui, que se você reler as dicas acima poderá identificá-lo com uma maior facilidade, é o de forçar que o ar saia. Para isto por vezes você terá de identificar o registro mais próximo de onde este problema ocorre, retirá-lo e com isso forçar que a água empurre o ar para fora, isso pois: “dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo”.

Pensando assim parece bem óbvio, não é mesmo?

Como prevenir

É sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? E é claro que você também pode prevenir que isso ocorra com você, é fácil.

Nós falamos mais acima o que ocasiona este tipo de problema, então o melhor é que você aja preventivamente aqui. Como? Simples, caso cortes de água ocorram, ou você necessite realizar algum tipo de serviço ou limpar a caixa d’água, lembre-se antes de fechar o registro geral. Só volte a abrir o registro quando o conserto ou a limpeza da caixa d’água estiverem finalizados, ou então 20 minutos após a água ter retornado. Faze isso irá evitar com que a água acabe empurrando o ar para dentro da tubulação.

Conclusão

Aqui neste artigo nós te ensinamos o passo a passo para que você possa tirar o ar de seu chuveiro e curtir aquele banho quentinho que você tanto merece após um dia cansativo. Parece ótimo, não é mesmo?

Sobraram dúvidas? Pois então é só perguntar nos comentários abaixo que nós estaremos prontos para lhe responder! Agora, caso tenha gostado deste artigo e conseguido retirar suas dúvidas, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no percurso!

Escreva um Comentário