Você acorda num lindo dia ensolarado e a primeira coisa lhe da uma grande vontade de tomar uma boa xícara de café com leite para começar o seu dia com bom humor. Abre a geladeira para pegar o seu tão esperado leite e se depara com um terrível odor ao ponto de querer vomitar. Isso não é bom sinal, afinal, cheiro ruim normalmente significa que algo estragou ali e as bactérias ainda persistem em ficar dentro da geladeira. Daí que entra a pergunta: Como tirar esse cheiro ruim da geladeira?  

Durante nossa correria do dia a dia nós cometemos deslizes aqui e ali, muitas vezes despercebidos por vários dias. Sim, estamos falando daqueles casos onde a comida ficou na geladeira por dias, começando a estragar e a causar mau odor dentro do eletrodoméstico. 

Primeiramente, não se desespere! Todo mundo comete erros e é relativamente fácil retirar o mau odor da geladeira. Necessitando um pouco de trabalho, apenas.

Quer saber como você pode tirar o mau cheiro de dentro da sua geladeira? Então é só continuar com a leitura!

O que provoca o mau cheiro na geladeira?

Uma porção de carne estragada pode impregnar toda a geladeira com mau cheiro mesmo após o alimento estragado já ter sido retirado. Mas o que causa isso? Quando a comida entra em decomposição, as bactérias começam a liberar gases dentro da geladeira causando um terrível odor.

Por isso, o seu alvo principal é a comida que ficou muito tempo na geladeira, a validade dos produtos que já tenha passado do prazo e alimentos que já possuam um odor forte naturalmente. Agora, tudo o que você precisa saber é como tirar o mau cheiro da geladeira de uma vez por todas.

E aproveitando, confira também: Como deixar a casa cheirosa!

Como tirar o mau cheiro da geladeira

Antes de mais nada, precisamos seguir alguns passos preparatórios para limpar a geladeira da maneira mais eficiente possível.

  1. Desligue a geladeira e a esvazie completamente;
  2. Verifique o vencimento dos alimentos e se eles estão estragados;
  3. Descarte qualquer alimento estragado;
  4. Tenha em mãos o detergente neutro, esponja de lava louça, balde com água e um pano;
  5. Evite usar desinfetantes e outros tipos de produtos químicos fortes na limpeza da sua geladeira. Isso pode danificar o eletrodoméstico e ainda contaminar os seus alimentos. 

Com tudo preparado, agora nós podemos começar a limpar a nossa geladeira!

Limpando a geladeira

  1. Retire as grades, gavetas, prateleiras e suportes para lavá-los na pia;
  2. Encha o balde com água, misture o detergente neutro e molhe a esponja nela;
  3. Passe a esponja nas paredes da geladeira, não é necessário criar espuma. Não se esqueça de limpar as borrachas da porta;
  4. Enxague o detergente com um pano seco;

E claro, nós não podemos deixar de matar todas as bactérias responsáveis pelo mau cheiro da geladeira!

Matando as bactérias da geladeira com vinagre

  1. Em um recipiente, coloque um copo de água e outro copo de vinagre, misture-os bem;
  2. Pegue um pano seco e molhe um pouco ele na solução;
  3. Passe em toda a geladeira para desinfetá-la. 

Como tirar cheiro o mau da geladeira após a limpeza

O que usar para tirar o mau cheiro da geladeira?
Você pode usar alguns itens que encontra em casa mesmo para tirar o mau cheiro da geladeira!

Se, mesmo após a limpeza, o mau cheiro da geladeira ainda persistir, então você pode usar para tirá-lo de vez:

1 – Café

Você pode usar tanto o café em pó como em grãos dentro de um vasilha com uma superfície larga na geladeira. O café irá absorver o mau cheiro e deixará sua geladeira livre desse desconforto, jogue fora e o troque após passar 30 dias. 

2 – Limão

Misture uma colher de pó de café com o caldo de limão, e coloque num recipiente com superfície larga dentro na geladeira. Esse é um método que funciona rapidamente, deixe-o na geladeira por, no máximo, 3 dias. 

3 – Maçã

Cortar uma maçã no meio e deixa-la dentro do eletrodoméstico é o suficiente para tirar o odor. A maçã tem a capacidade de absorver as moléculas de mau odor, portanto funciona muito bem!

4 – Carvão ativado

O carvão ativado também tem o poder de absorver o mau odor dentro do banheiro. Isso é graças aos seus poros microscópicos pelo qual retém moléculas de mau odor. Na geladeira coloque o carvão numa vasilha funda e deixá-la aberta na geladeira por alguns dias. 

Você encontra o carvão ativado em lojas de ferragens e loja de produtos de animais. 

5 – Essência de baunilha

Nesse caso o processo é relativamente simples:

  1. Arrume um pedaço de algodão que esteja limpo e seco;
  2. Uma colher de sopa de essência de baunilha.

Para preparar essa receita basta apenas colocar o algodão em pote pequeno e depois o molhe com a essência de baunilha. Coloque o pote aberto dentro da geladeira e deixe-o lá até o mau cheiro sumir.

Como se prevenir do mau cheiro da geladeira?

O mau cheiro da geladeira pode voltar a qualquer momento que um alimento estiver vencendo, e você terá novamente de voltar aos métodos acima para tirar o mau cheiro. Por isso é importante se precaver para que esse terrível incomodo não volte a aterrorizar o seu eletrodoméstico favorito da cozinha.

Abaixo vão algumas dicas que poderão te ajudar a evitar que o mau cheiro de sua geladeira retorne:

  • Armazene seus alimentos em potes com tampas. Essa dica é fundamental para carnes no geral, já que o sangue começa a vazar pela sacola plástica fazendo uma bagunça carmesim na sua geladeira;
  • Procure colocar os alimentos mais perecíveis, ou que estejam perto da data de vencimento, à frente, assim facilitando a visualização desses itens e evitando que eles sejam esquecidos no fundo da geladeira;
  • Mantenha uma rotina de limpeza de, pelo menos, duas vezes ao mês;
  • A temperatura da geladeira deve estar ideal para que os alimentos se conservem por mais tempo;
  • Cuidado com alimento com cheiro forte como queijos, peixe, alho, cebola, frutos do mar, brócolis, couve-flor, repolho e ovos. Eles não devem ser armazenados em conjunto com outros alimentos, e devem ser guardados em potes fechados para evitar que o cheiro deles infecte os produtos da geladeira. 

A geladeira é o eletrodoméstico mais utilizado na cozinha, ligada dia e noite pra esfriar os alimentos e diminuir a velocidade de proliferação das bactérias. Tudo certo até aí.

Contundo, vale lembrar: a geladeira NÃO impede que as bactérias se proliferem, ela apenas diminui a multiplicação delas. 

O pior? Mesmo que você retire a causa do odor, o mau cheiro pode continuar lá por dias e ainda pode infectar outros produtos e até mesmo alterar o gosto de algum deles. 

Por isso, saber como tirar o mau cheiro da geladeira é um conhecimento essencial, afinal de contas, todos nós cometemos algum deslize aqui ou ali, esquecendo alguma comida no fundo da geladeira e tornando o local ideal para a proliferação do cheiro ruim dentro do seu eletrodoméstico. 

Restaram dúvidas sobre como tirar o mau cheiro de sua geladeira? Pois então é só perguntar pra gente nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder!

Escreva um Comentário