Entre as principais estratégias de marketing digital para engenheiros estão:

  • marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • e-mail marketing;
  • links patrocinados;
  • redes sociais.

De maneira geral essas são boas estratégias para engenheiros, arquitetos, bem como para outros profissionais da construção e de outros setores.

Além de serem estratégias que exigem um investimento de capital menor do que as ações mais tradicionais como televisão, elas alcançam o público que você deseja, quando deseja e levam a sua marca – e o seu nome – para onde seus clientes estão.

A maneira como cada setor usa essas ferramentas é diferente e deve considerar o público para o qual está se dirigindo e, principalmente, entender o que é realmente valioso para o cliente e em que etapa do funil de vendas ele está. Tudo isso, antes mesmo de conhecer pessoalmente esse tal potencial cliente.

A estratégia de funil de vendas faz parte do modo de pensar o marketing denominado: inbound marketing.

O inbound marketing quer conquistar o cliente e não interrompê-lo. Quer criar confiança e não empurrar um serviço goela abaixo.

Toda essa linha de pensando surgiu a partir da transformação digital que resultou em uma grande mudança do comportamento do consumidor.

Não importa se um usuário vai reformar uma casa, construir um edifício ou comprar um sofá para a sala nova, todas essas escolhas passam, em algum momento, por um mesmo canal: as plataformas digitais.

É na internet que o potencial cliente encontra as primeiras respostas para suas dúvidas.

Por isso, não criar uma presença dentro das novas tecnologias representa estar praticamente fora da disputa com a concorrência.

Mas afinal, quais são as dicas práticas de marketing digital para engenheiros? A seguir você confere um guia com o que acreditamos ser essencial para seus primeiros e importantes passos.

Marketing digital para engenheiros: 6 estratégias para alcançar clientes

1. Defina suas personas

Personas é um nome dado a um público alvo muito bem delimitado. Quando você estabelece sua persona você entende mais do que os dados demográficos desse público, você compreende suas necessidades e seus comportamentos.

Esse é o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing digital para engenheiros porque sem saber com quem você está falando você também fica sem saber o que falar.

Além disso, quando você sabe o que o seu cliente quer saber fica mais fácil responder a pergunta dele logo no início e estabelecer uma relação entre você e ele.

Já que esse assunto é tão importante, separamos um vídeo que vai ajudar você a entender melhor todas as questões sobre as personas e como definir as suas. Assista!

2. Crie os conteúdos certos

Criar conteúdo é uma das formas de alcançar seus potenciais clientes, simplesmente pelo fato de que é pelo conteúdo que ele se informa ao acessar os canais digitais.

Para criar um bom conteúdo alguns passos são fundamentais:

  • faça uma pesquisa de palavras-chaves usadas por suas personas nas plataformas digitais para buscar o tipo de conteúdo que vai levá-lo até você. O Google Keyword Planner é uma ferramenta para isso, assim como um software de automação de marketing que oferece essa funcionalidade;
  • crie um blog para armazenar os artigos que você produzir e criar um fluxo de visitas maior em seu site; lembrando que para ter um site rápido é necessário ter uma boa hospedagem, neste post você encontra as melhores opções.
  • use vídeos porque eles são poderosas ferramentas de comunicação. Uma dica é criar um canal no Youtube e fazer uma produção de conteúdo relevante;
  • busque parcerias para guest post e conquiste mais backlinks espontâneos
  • crie conteúdos para as diferentes etapas do funil de vendas, ou seja, para as diferentes fases da jornada do consumidor.

3. Invista em SEO

SEO é um conjunto de estratégias para otimizar as páginas dos sites das empresas e de profissionais com o foco em conquistar melhores posições no ranking de resultados das principais plataformas de pesquisas do mundo, principalmente no Google.

Quando uma página está rankeada ela aparece como resultado da pesquisa do usuário de maneira orgânica, ou seja, você não vai precisar pagar para ela aparecer.

Quanto melhor for a posição de uma página no mecanismo de pesquisa mais chances de receber um clique a página tem.

4. Links Patrocinados

Os links patrocinados são os anúncios pagos usados para alcançar mais usuários digitais.

Entre as principais plataformas de anúncios estão:

  • Google Ads, que oferece anúncios para a Rede de Pesquisa e banners em display em sites parceiros;
  • Google Shopping: não é indicado para a área de engenharia, mas você pode se interessar em conhecer;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Youtube Ads;
  • Linkedin Ads.

Nesses canais, normalmente, o pagamento é feito por CPC, ou seja, custo por clique. Isso quer dizer que você só paga quando alguém clica no seu anúncio.

É possível delimitar o perfil do público que você deseja, as palavras-chaves, o orçamento e o prazo da campanha.

Tudo isso é novo para você? Confira esse vídeo de introdução sobre o que é Facebook ADS:

5. Redes sociais

As redes sociais são canais de relacionamento, por isso evite publicações muito comerciais que tenham apenas intuito direto de fazer uma venda.

Aproveite o canal para criar uma marca forte, que gere interesse com assuntos criativos e mostre suas qualificações.  

Use as redes sociais no marketing digital para engenheiros para:

  • ampliar sua rede de contatos;
  • apresentar conquistas profissionais, usando isso como uma prova social de seu trabalho;
  • seja criativo ao abordar temas do seu campo de atuação;
  • seja profissional e evite polêmicas em suas redes.

6. Captação de leads e e-mail marketing

Todo o seu esforço de marketing para atrair usuários para suas páginas e canais digitais pode ser melhor aproveitado se você oferecer um local para esse visitante se converter em um lead, ou seja, compartilhar seus contatos como telefone e e-mail para manter a relação com sua marca.

É claro que para ele fazer isso você vai precisar oferecer alguma coisa em troca. Essa “alguma coisa” depende principalmente da etapa do funil de vendas que esse cliente está. Você pode supor isso de acordo com o conteúdo que atraiu o usuário para seu site, por exemplo.

Crie uma landing page e inclua um formulário oferecendo alguma vantagem, como um e-book sobre algum assunto relevante, uma planilha de custos ou um webinar exclusivo, por exemplo.

A partir da conversão do visitante em lead você vai poder continuar a ter contato com esse usuário.

Uma das formas de fazer isso é usar o e-mail marketing e o SMS para continuar a distribuir conteúdo de qualidade e que vai fazer com que esse lead caminhe pelas etapas do funil de vendas, até a conversão dele em cliente.

Entretanto, para tornar todo esse processo possível, gerenciável e eficaz, é importante contar com o apoio de um software de Inbound Marketing e automação.

A LAHAR é um software de Inbound Marketing e escreveu este artigo para apresentar alguns insights sobre como aplicar o marketing digital para engenheiros.

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