Até certa idade, é comum que as crianças façam xixi na cama. Mas aí, logo vem o “sofrimento” dos pais. Afinal, como tirar cheiro de urina do colchão?

A primeira boa notícia é que o processo para se livrar do cheiro não é tão trabalhoso. Mesmo assim, é preciso escolher bem sua receita caseira, já que algumas precisarão de um pouco mais dedicação.

Outro aspecto importante é verificar os produtos utilizados. Isso porque, pode ser que, após tirar o cheiro de urina do colchão, o tecido fique com algum resquício dos materiais utilizados. Se for esse o caso, os resíduos poderão provocar alergia, caso a pele ou narinas do indivíduo sejam sensíveis.

Ou seja, é essencial escolher bem sua técnica e produtos, e ainda garantir que você irá retirar com cuidado os resquícios do que for utilizado para a limpeza.

Para te ajudar nesse processo, listamos, a seguir, uma série de dicas sobre como tirar cheiro de urina do colchão da melhor forma possível.

Antes de apresentá-las, porém, vale destacar que as técnicas são válidas não apenas para a limpeza da urina humana. Na verdade, caso seu animal de estimação faça suas necessidades no colchão, as técnicas abaixo também poderão ajudar. Confira!

Descubra como tirar cheiro de urina do colchão com 5 passos!

Passo 1: tire o excesso da urina

É bastante provável que você perceba o acidente no colchão pouco depois que ele acontecer. Seja após o seu pequeno acordar, seja por causa do cheiro forte da urina do seu pet. E isso é uma coisa boa!

Dizemos que a descoberta é uma coisa boa porque, quanto mais rápida ela acontecer, menos a urina vai penetrar no colchão. E se o líquido permanecer longe das espumas, será bem mais fácil limpar o tecido.

Então, assim que você perceber a urina sobre o colchão, corra para tirar o excesso dali. Isso pode ser feito com papel toalha, que tem alto poder de absorção.

Mas atenção: não pressione o papel toalha sobre a superfície. Ao fazer isso, você pode acabar favorecendo a penetração ainda mais funda do líquido.

O melhor é passar o absorvente na superfície com leves batidinhas, até que o papel fique quase seco. Quando isso acontecer, será hora de ir para a próxima etapa.

Passo 2: use bicarbonato de sódio

Se você leu este texto até aqui, talvez ainda esteja se perguntando “ok, mas como tirar o cheiro de urina do colchão?”. Afinal, nós apenas secamos a superfície com o papel toalha. Mas calma! Esse segundo passo vai exatamente trabalhar para eliminar o odor.

Usar o bicarbonato para essa tarefa é bastante simples. Basta espalhar o pó por toda a superfície molhada pela urina e deixá-lo agir. O bicarbonato deve permanecer ali por cerca de uma hora e meia e, com o tempo, vai absorver a umidade.

Para remover o pó após os 90 minutos, é indicado utilizar um aspirador. Assim, tudo que ele absorveu vai ser retirado por completo.

Se isso não for possível, você poderá retirar o bicarbonato escovando o colchão com uma escova de roupas macia.

Passo 3: passe para o vinagre

No passo 3, será hora de eliminar por completo o cheiro da urina do colchão. Para isso, misture uma parte de álcool para uma parte de vinagre. Ou seja, se você precisar usar um copo com 200 ml de álcool, misture a ele um copo de 200 ml de vinagre. As medidas vão depender da extensão da mancha de urina.

Com a mistura feita, borrife-a sobre o colchão, ou então passe-a sobre a superfície com uma esponja macia. Só tenha cuidado para não encharcar o tecido! A solução deverá agir por 30 minutos.

Passe 4: coloque o colchão no sol

Passados os 30 minutos da aplicação do vinagre e álcool, você poderá secar a superfície. Normalmente, o melhor é expor o colchão ao sol por duas ou três horas. O calor vai ajudar na eliminação completa do cheiro de urina.

Caso a exposição ao sol não seja possível, você poderá optar pelo secador de cabelos. Nesse caso, coloque o aparelho a, pelo menos, 20 cm do tecido, e mantenha-o ali até a superfície estar completamente seca.

Lembre-se que todo esse cuidado é essencial para eliminar os resquícios de produtos e evitar irritações, principalmente na pele.

Se sentir que o colchão ficou com cheiro de álcool ou vinagre, você poderá aplicar uma solução de água morna e bicarbonato. Em seguida, será preciso secar o tecido novamente.

Agora, se após todo esse processo você ainda sentir o odor da urina no colchão, repita tudo do começo. A nova aplicação do bicarbonato e do vinagre, nas etapas explicadas, vai cuidar da eliminação do cheiro.

Você também poderá utilizar, em vez do bicarbonato, uma colher de água oxigenada misturada em um copo de água. O produto também é um poderoso removedor de manchas e odores. A mistura de água e sabão líquido, usado para lavar roupas, também será eficaz.

Vale lembrar ainda que você só deve expor o colchão ao sol após todos os passos de limpeza citados. Do contrário, o calor poderá agravar o cheiro e a mancha de urina.

Passo 5: lave a roupa de cama

Finalmente, um passo muito importante: a limpeza da roupa de cama. Essa etapa pode ser realizada ao mesmo tempo que outros processos de limpeza, já que você vai ter que esperar pela ação dos produtos no colchão.

Para lavar o lençol, edredom e o que mais estiver sujo de urina, use água morna, meio copo de vinagre branco e os demais produtos que você costuma utilizar na lavagem (como o sabão em pó).

Coloque tudo dentro da máquina e deixe bater no ciclo desejado. Depois, enxágue bem os tecidos e aplique o amaciante da sua preferência.

O que fazer depois de limpar o colchão?

Com o cheiro de urina eliminado, você poderá voltar com o colchão para o lugar dele, colocar novas roupas de cama e aproveitar todo o seu conforto.

Outra opção é prevenir novos acidentes. Nesse caso, existem duas opções principais:

  • Impermeabilizar o colchão, com a ajuda de uma empresa especializada no serviço; ou
  • Usar uma capa plástica, que vai evitar a penetração do líquido no tecido.

Pronto! Agora você já sabe como tirar cheiro de urina do colchão! Siga cada uma das nossas dicas, e será bem mais simples cuidar do tecido.

Mas atenção: se, após a repetição do processo, o cheiro de urina continuar, indicamos que você procure por uma empresa especializada em limpeza. A insistência no método caseiro em casos mais “graves” pode danificar o colchão permanentemente.

Escreva um Comentário