Eis que você está organizando tudo na sua casinha e chega a hora de definir qual será a altura do seu chuveiro, e aí? Qual é a altura?

Não há uma Norma específica que defina exatamente qual a altura do chuveiro você deverá instalar, o que há é umas espécie de consenso que irá te ajudar a definir a altura do chuveiro ideal para você e para toda sua família.

Se você se interessou em saber qual a altura do chuveiro é a correta, então é só continuar aqui com a gente neste artigo, pois iremos te ensinar exatamente isso! Vamos lá?

Qual a altura do chuveiro?

Não é como se houvesse uma NBR específica que irá regular qual a altura ideal do chuveiro, aqui há mais um consenso e uma noção das coisas.

Se você tiver que se abaixar para “caber” no seu chuveiro, já começamos errado, e o inverso também cabe aqui. Se você precisar subir num banquinho para regular a temperatura de seu chuveiro então também há algo de errado aqui. E claro, o mesmo princípio aqui também se aplica para as torneiras de seu chuveiro.

Pois então vamos por partes.

Definindo a altura das torneiras

Para as torneiras de seu chuveiro, dependendo de alguns modelos podem ser mais de uma, devem estar mais ou menos na altura de sua cintura, ou seja, cerca de 90 a 120 cm de altura com relação ao nível do chão. Esta é uma altura base para que você consiga acionar as torneiras de seu chuveiro sem se esforçar além da conta, nem muito alta e nem muito baixa.

Definindo a altura do chuveiro

Vamos voltar agora a falar sobre os chuveiros, que são o foco principal deste nosso artigo. Há uma certa “preferência”, digamos assim, de toda a indústria de posicionar os chuveiros a uma altura de 2,10 m até 2,40 m, mas no final das contas isso vai depender mais de suas necessidades.

A dica aqui é uma só, o chuveiro deve estar acima do maior membro de sua família, e possuir uma relativa folga para que esta pessoa possa ficar tranquilamente ali, qualquer valor acima disto é você que irá regular, de acordo com a sua preferência. Aconselhamos a não exagerar demais na altura, afinal de contas, ninguém gosta de ter que subir numa cadeira ou usar um cabo de vassoura quando precisa regular a temperatura do chuveiro.

Abaixo há uma imagem que pode te ajudar melhor a ter uma ideia com relação aos valores que citamos acima para a altura do chuveiro e também para altura da torneira.

altura de chuveiro
Repare nas medidas com relação ao que teoricamente é o membro mais alto desta família

Conclusão

Rápido, fácil e direto, após ler este artigo agora você já tem uma boa noção de como definir a altura ideal para o seu chuveiro. Lembrando sempre que cada caso é um caso, então vale a pena discutir isto com o arquiteto e o engenheiro responsáveis pelo seu projeto, caso você deseja uma altura específica diferente da convencional, ou caso em sua residência more um time de basquete.

Caso tenha achado este artigo instrutivo fique ligado no site, você encontrará muito mais artigos como este. Ah, e não deixe também de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, espalhar conhecimento para todos ao seu redor é sempre algo bom de se fazer!

Escreva um Comentário