Não, o concreto ciclópico não faz parte dos X-Men.

A piadinha foi ruim, eu sei, mas ao contrário dela, o concreto ciclópico tem diversas vantagens que podem ser úteis para você a para a sua construção. Quer saber quais são estas vantagens? Pois então é só ficar ligado neste artigo, pois aqui você irá aprender tudo sobre o concreto ciclópico. Então vamos lá!

O que é o concreto ciclópico?

Antes de mais nada, vamos esclarecer de onde vem o termo “ciclópico”. O termo ciclópico tem origem grega, e é basicamente a denominação para aquelas grandes construções que se utilizam de enormes blocos amontoados, sem a utilização de argamassa. E por que desse nome? Simples, os gregos acreditavam que apenas os ciclopes teriam força o suficiente para carregar estes grandes blocos.

Olha aí um exemplo de estrutura “ciclópica”, com blocos empilhados sem argamassa

E se você pensa que hoje em dia este tipo de “técnica” não é mais utilizada, é aí que você se engana. O que acontece é que atualmente utilizamos ciclopes na construção o concreto ciclópico entrou em jogo, diminuindo assim o tamanho das rochas utilizadas e, é claro, adicionando-se o concreto.

Ou seja, de uma maneira mais resumida, o concreto ciclópico nada mais é do que um concreto convencional, mas com a adição de pedras de mão em sua composição. E eu aposto que você já viu o concreto ciclópico em ação ao menos uma vez na vida, dúvida? Pois então veja só suas aplicações.

As aplicações do concreto ciclópico

Em primeiro lugar vamos responder a pergunta: “E por que alguém usaria o concreto ciclópico?”. E a resposta a esta pergunta é bastante simples, porque é mais resistente.

Resistência na construção civil é um dos fatores mais importantes a serem alcançados, e só pelo fato do concreto ciclópico apresentar isto já é um ponto positivo em sua composição. Mas é bom separarmos as coisas, não é pelo fato do concreto ciclópico ser mais resistente que você poderá construir uma casa todo com ela.

Na realidade este tipo de concreto possui algumas funcionalidades um pouco “únicas” por assim dizer, sendo que ele é mais comumente utilizado em fundações, muros, barragens, muros de arrimo e demais estruturas semelhantes.

O muro de arrimo é uma estrutura que utiliza-se bastante deste tipo de concreto

Percebe-se aqui que são apenas estruturas que necessitam da maior quantidade possível de resistência, porém que não estão totalmente visíveis, isto pois, a aparência final pode ser considerada um tanto quanto “rústica”, fazendo com que sua utilização como design se tornasse um verdadeiro desafio para a arquitetura… Que é claro resolver abraçar este desafio e correspondeu a altura.

A arquitetura não iria falhar em apresentar um design belíssimo para este tipo de concreto

As Vantagens

Após termos dado acima uma descrição breve do que realmente é este tipo de concreto, você deve já fazer uma boa noção de suas vantagens. Mas, caso ainda tenha dificuldades em colocar todos seus pensamentos em ordem, nós te ajudamos a enumerar todas as vantagens existentes.

Para começar sua resistência é maior. Nós estamos utilizando aqui grandes pedras nesta “receita de bolo” do concreto, o que, é claro, apenas ajuda a aumentar ainda mais a resistência mecânica deste tipo de concreto quando comparado aos demais.

Ele é mais barato quando comparado a demais concreto na mesma proporção. Isto se dá ao fato de que, ao utilizar as pedras em sua construção, que por si só são baratas, elas estarão ocupando o espaço que antes era apenas preenchido com a massa do concreto.

As Desvantagens

E, como não poderia deixar de ser, este tipo de concreto também possui suas desvantagens. Caberá a você pesar as vantagens e desvantagens e decidir quando será o melhor momento de utilizá-lo.

Ao aplicar o concreto ciclópico em muros de arrimo, isto faz com que a capacidade drenante do concreto seja eliminada. Ou seja, nestas situações, torna-se necessário a implementação de um sistema drenante no lado que está em contato direto com o solo, para que assim a pressão na estrutura possa ser aliviada.

Seu método de execução é bastante simples, porém sua utilização é maior recomendada para peças que possuam grandes dimensões, e com o auxílio de maquinários específicos. Sua utilização em obras de pequeno porte pode acabar gerando problemas desde seu recebimento, seu armazenamento e o transporte interno de suas rochas, tendo em vista que as rochas são de grande porte.

E, apesar de termos ditos acima que o design apresentado por este tipo de concreto não é dos mais bonitos, isso é parcialmente verdade. Pois, como também dizemos e mostramos acima, quando bem empregado o concreto ciclópico pode muito bem ser utilizado como auxílio na decoração do ambiente, assim sendo, apesar de seu design ser considerado em diversos sites como uma desvantagem, nós não achamos que seja o caso, basta acrescentar um pouquinho de imaginação e essa desvantagem torna-se uma vantagem facilmente.

Ok, mas e como fazer este concreto?

Certo, você agora já tem uma boa noção das vantagens, desvantagens e do que realmente é este concreto, então que tal agora botarmos a mão na massa (e nas pedras) e fazermos este concreto?

Seu método construtivo é similar ao concreto convencional, a única diferença aqui está na utilização das grandes pedras. Pedras estas que costumam alcançar grandes dimensões, geralmente de 10 até 40 centímetros e com mais de 5 Kg. E é claro que nem precisamos dizer que estas pedras jamais devem ser colocadas na betoneira (a não ser que você queira estragar sua betoneira), mas sim no local direto onde o concreto for aplicado.

Você é engenheiro(a)? Não está ganhando o quanto deveria?
Conheça essa oportunidade no mercado. Vistoria Cautelar de Vizinhança

Clique aqui

Seguindo seu método construtivo, após a fôrma ser montada, o concreto então será lançado em camadas de 50 cm, e em seguida vibrado. A pedra que você utilizará (que deve estar saturada de água e limpa) será incorporada manualmente, além de estar posicionada a uma distância de aproximadamente 15 cm entre elas.

E fique ligado, pois, dependendo do design que você deseja alcançar, a posição exata das pedras será importante para a pintura final do ambiente.

Conclusão

Então agora você já tem uma boa noção de como funciona o concreto ciclópico, e em que tipos de situações sua utilização é mais aconselhável.

Deseja um muro de arrimo? Pois então este concreto é uma boa opção. Quer um muro externo para sua casa que seja bem resistente e barato? Esta definitivamente é uma opção que você deve levar em consideração. Quer um design diferenciado em sua casa? Pois então converse com seu arquiteto a respeito e inove!

O objetivo deste artigo é abrir seus olhos e te mostrar que há muito mais opções do que apenas o concreto convencional, e, o que fazer com estas opções, isto só cabe a você decidir!

Write A Comment