Cores que Combinam com Azul na Decoração (Claro e Escuro) – Guia!

O azul é uma das cores favoritas para a decoração de um imóvel. Afinal, a cor é atraente e bonita, além de contar com variados tons. Combiná-las com outras cores também é fácil, e por isso ela aparece tanto nas paredes, objetos e até pisos. Mas você sabe as cores que combinam com azul? Escolher a mais adequada é fundamental para garantir que a sua decoração não se tornará uma “bagunça”!

De modo geral, as cores mais abertas combinam mais facilmente com o azul. Uma cor aberta transmite calor, alegria e movimento. Isso não significa, contudo, que cores fechadas não possam ser utilizadas: o cinza e o marrom, por exemplo, são incríveis opções! Elas transmitem sobriedade e tranquilidade, e podem combinar inclusive com o uso de mais alguns tons na decoração.

O segredo para utilizar o azul em casa é associar tons leves com tons leves, e cores mais intensas com outras também intensas. Ou seja, não há um tom de azul específico que combine com o amarelo ou o laranja. Todos os azuis combinam, seja ele o azul turquesa, azul marinho, azul royal, azul tiffany ou outro. A chave é associar a coloração intensa com outra cor intensa, e os mesmos tipos de azul, em um tom suave, com cores igualmente suaves.

Além disso, o azul pode ser utilizado em qualquer ambiente. Sala, quarto, cozincha, banheiro, varanda: todos ficam ótimos com a tonalidade. É importante apenas saber balancear o tom no cômodo, inserindo-o em objetos ou paredes, mas nunca nos dois. Acompanhe no texto como fazer a sua decoração!

Azul e branco

A mistura entre azul e branco é clássica. Afinal de contas, o azul marinho associado ao branco remete muito à decoração náutica. Assim, se o seu objetivo é uma combinação de azul sem medo de errar, essa será sua melhor opção.

Já tons mais claros e abertos do azul criam a sensação de tranquilidade. Enquanto isso, os tons abertos, mas de tonalidade mais intensa, dão vivacidade e alegria ao ambiente.

Uma ótima pedida é pintar as paredes de branco, e investir em detalhes em azul. Já para a pintura em azul das paredes, o consumidor deve ter o cuidado de não tingir todos os muros. Do contrário, o espaço se tornará muito fechado, podendo causar desconforto.

Azul e vermelho

Outro modo de obter um visual náutico é combinar o vermelho mais aberto, o azul marinho e o branco. Já que são três as cores, é mais interessante tingir a parede de branco, e investir nos outros dois tons colocando-os em móveis e objetos.

Ao combinar apenas o azul e o vermelho, por outro lado, o resultado é sempre aconchegante e harmônico. Desde que, como já citado, seja respeitada a associação de tons leves com leves, e intensos com intensos. Nestes casos, o resultado visual costuma também remeter à moda urbana.

Azul e Rosa

Em tempos passados, o azul e o rosa eram considerados opostos: azul para os meninos, rosa para os meninos. Agora, porém, a associação das duas colorações é uma grande tendência na decoração. Para um clima de romantismo, o ideal é misturar tons claros. Se a opção é por tonalidades intensas, o resultado será vibrante.

Azul e amarelo

Não importa a intensidade das cores: o azul e amarelo são, naturalmente cores mais alegres, e sua combinação, com certeza, cria um ambiente também alegre. Por isso, é fundamental ter atenção na forma como as opções são combinadas.

O exagero de alguma coloração pode “pesar” o ambiente, e torná-lo incômodo visualmente. Na dúvida, a melhor alternativa é colocar ambas as cores em objetos, e não nas paredes do cômodo. O que não significa, é claro, que você não possa fazer essa opção mais “ousada”: só tenha atenção para não exagerar na combinação.

Azul e laranja

Usar o azul e o laranja em um mesmo ambiente é, sem dúvida, uma opção ousada. Por isso, é fundamental que você tenha a certeza dessa escolha. Se sim, a associação dos tons vai gerar um ambiente vibrante e cheio de vida. Para que o ambiente não fique muito “carregado”, é sempre interessante utilizar uma terceira cor, mais neutra, como o branco. Assim, haverá maior harmonia no cômodo.

Azul e cinza

Para quem quer investir no azul, mas sem deixar a sobriedade de lado, a solução é juntar o azul e o cinza. O cinza funciona como uma base neutra, e inserir o azul no cômodo cria a sensação necessária de alegria. Independentemente dos tons escolhidos, o resultado é sofisticado e equilibrado.

Azul e bege

Colocar o azul e bege juntos tem a mesma ideia da opção anterior: oferecer uma base simples para que o azul possa se destacar. Caso as cores escolhidas sejam em tons pastéis, o resultado da combinação é mais leve, e transmite paz. Já as alternativas mais intensas reforçam a sofisticação do ambiente.

Azul e marrom

Finalmente, há a combinação entre azul e marrom, que já se tornou marca de ambientes elegantes. O marrom é um tom muito neutro, e o azul consegue balancear essa característica dando vida ao espaço. O equilíbrio criado é belo e incrível!

Agora que você sabe as cores que combinam com azul, pode investir na tonalidade. Qual a sua escolha?

Veja também: A melhores cores para quarto de casal

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais