Você sabia que a decoração de barbearia pode ser uma parte muito importante da atração dos seus clientes?

O visual do espaço, o posicionamento de objetos, o bem-estar que o cliente vai encontrar no ambiente são especiais para mantê-lo confortável e visitando-o sempre a sua loja.

Tradicionalmente, espaços de beleza eram voltados para mulheres. Mas os homens perceberam que também poderiam contar com locais para cuidar do seu bem-estar. Só que eles também buscam conforto, atenção e atendimento personalizado para as suas necessidades .

Até porque, o segmento de beleza masculino é um dos que mais cresce no Brasil. Para se ter uma ideia, entre 2012 e 2017, o ramo cresceu 70%, chegando a um faturamento de R$ 19,8 bilhões. A previsão é que essa rentabilidade chegue a R$ 26 bilhões em 2021. Os dados são da agência Euromonitor.

E a decoração é algo que eles avaliam já que vão passar determinado tempo no espaço. Ninguém quer realmente estar em um ambiente mal iluminado, sujo ou desarrumado, não é mesmo?

A decoração de barbearia vai atrair o cliente de acordo com as intenções que você pretende. Qual o público da sua barbearia? Se você planejar bem a decoração do espaço, vai atrair exatamente o público que deseja.

É possível investir em diferentes tipos de decoração. Nós falamos sobre elas abaixo, além de dar várias dicas sobre como estabelecer o melhor visual pra sua barbearia. Acompanhe!

Passo a passo para fazer decoração de barbearia

Basicamente, o homem não se sente confortável em espaços super delicados ou muito coloridos. Afinal, esse é o conceito de masculinidade que ainda vigora na sociedade. Pensando nisso, você deve investir em uma decoração que reflita o que os homens esperam de um ambiente como o seu negócio.

Mas isso não significa que você precisa apelar para o tradicional conceito cerveje/futebol. Na verdade, existem várias opções que podem atrair os homens, de forma que eles se sintam confortáveis e aproveitem do bem-estar que os serviços de beleza da sua barbearia vão proporcionar.

Até porque, você pode oferecer serviços diversos. Como cortes de cabelo, barba, manicure e podologia e outros.

A seguir, apresentamos o passo a passo para você seguir e definir uma bela decoração.

1. Defina um estilo de decoração

Para estabelecer a decoração da sua barbearia, você deve começar pensando no estilo dos objetos, pinturas, papéis de parede e outros que estarão presentes no seu ambiente.

Nós vamos apresentar, logo mais, algumas dicas de estilos de decoração para barbearia. Mas já vale dar alguns exemplos. Você pode escolher temas baseados em décadas passadas, como a década 1980, que tem características retrô. Pode também transformar o espaço em um ambiente temático, baseado em filmes, em esportes, um estilo musical etc. Use sua criatividade!

É essencial pensar em uma decoração que vai atrair o seu cliente e mantê-lo confortável no ambiente.

2. Capriche na iluminação

O tema recorrente na decoração de barbearias são espaços como aqueles bares de filmes americanos, em que o ambiente fica à meia-luz com uma mesa de sinuca e pessoas bebendo ao redor.

A ideia pode parecer atrativa, mas a iluminação será um problema. Especialmente porque, para trabalhar, você vai precisar de uma iluminação bem focada. Os clientes também não querem ficar em um espaço escuro, pois podem se sentir cansados e propensos a tirar um cochilo.

Ou seja, para garantir o bem-estar das pessoas e a boa visualização de toda decoração, você vai precisar investir na iluminação do espaço. Não apenas do local onde você vai trabalhar, cortar o cabelo e fazer a barba dos clientes, mas também do restante da loja.

decoracao de barbearia

O escuro pode parecer acolhedor, mas ele também vai dificultar a execução do serviço e a interação dos consumidores. Inclusive pensando que a barbearia costuma ser um local de relaxamento para os homens. Um ambiente muito escuro vai dificultar a interação entre todos e o relaxamento pretendido.

Por isso, invista na instalação de lâmpadas e toda a iluminação necessária. Só não exagere, porque o espaço iluminado demais pode causar cansaço para os olhos.

Você também pode aproveitar do uso dos espelhos, pois eles vão refletir a luz e deixar o espaço muito mais agradável visualmente.

3. Crie um espaço de convivência

Como dissemos antes, é comum que a barbearia seja um espaço de relaxamento para os homens. Por isso, eles precisam de um ambiente que proporcione também diversão.

Assim, é ideal criar um espaço de convivência, com uma mesa de sinuca, um espaço para bebidas, sofás confortáveis e mais.

Também são boas opções jogos de tabuleiro, carteado e outras atividades que vão distrair os clientes nos momentos em que eles esperam o seu atendimento.

Integrar um ambiente de convivência na sua decoração vai tornar o espaço da sua barbearia um local mais atrativo. A vantagem será a volta dos consumidores, talvez toda semana ou, pelo menos, algumas vezes no mês. Afinal, o usuário, além de cuidar da aparência, terá momentos agradáveis na sua loja.

Além disso, não se esqueça de disponibilizar bebidas alcoólicas ou não, como café e água, e snacks. Tudo isso vai tornar o momento da barbearia mais agradável e atrativo aos seus usuários. Tanto que o conceito de “barbearia bar” já é uma realidade em todo o Brasil.

4. Adquira móveis confortáveis

Outra dica que nós já citamos, mas que é importante reforçar. Os móveis da sua barbearia devem ser superconfortáveis.

Não apenas as cadeiras em que o cliente vai se sentar para o seu atendimento, mas também os espaços em que ele vai esperar por ele. Então, adquira sofás, cadeiras e outros objetos que vão tornar a espera do seu consumidor mais agradável.

Os móveis vão fazer parte da sua decoração. Por isso, eles devem combinar com o restante dos objetos e com o conceito que você definiu no começo do seu planejamento.

5. Cuide da fachada da barbearia!

Depois de todo o cuidado com o interior da barbearia, você vai precisar cuidar da fachada do negócio. Ela deverá refletir o que há dentro do espaço, atrair o cliente para o que ele vai encontrar.

Se o objetivo for deixar a decoração em destaque, invista em uma vitrine. Essa visualização do interior pode ser suficiente para atrair seus usuários.

Mas caso você não se interesse por essa ideia, há também várias formas de caprichar na fachada. Como investir em uma bela pintura, uma grande placa, grafites e mais.

Você só vai precisar manter o conceito do interior da barbearia, para que o usuário não tenha um “choque de realidades” ao comparar a decoração interna e externa do negócio.

Estilos de decoração de barbearia: dicas para fazer

Seguindo os passos que apresentamos antes, você vai conseguir estabelecer uma bela decoração à sua barbearia. Mas será importante, como explicamos na primeira etapa, definir um conceito para ela.

O estilo definido para a sua decoração vai ajudar a escolher os objetos necessários, as cores texturas, e tudo mais que vai diferenciar a sua barbearia de outros negócios. Veja abaixo algumas dicas de estilos e como fazer.

Decoração de barbearia Retrô

Pense em séries e filmes como Stranger Things, em ambientes com visual retrô dos anos 1950 e outras décadas. Esse tipo de visual pode ser incrível para uma barbearia, pois vai gerar um espaço mais arrojado e visualmente bonito.

Nesse caso, você vai precisar investir em alguns aspectos básicos. Começando pelas cores da parede. Normalmente, elas são pretas ou vermelhas, pois dão destaque ao visual mais retrô.

No chão, você pode optar por um piso que lembre lanchonetes norte-americanas de pequenas cidades. Ou seja, um piso quadriculado em preto e branco ou então de madeira envelhecida.

Para a decoração das paredes, você pode colocar vinis, quadros temáticos ou mesmo azulejos desenhados.

Os móveis também precisam ter um visual mais retrô. Então, escolha uma cadeira de barbeiro daquelas bem antigas e clássicas, sofás de couro e/ou com um visual vintage etc.

Espaços assim costumam ter o rock n’roll como música de fundo, seja ele tocado em uma vitrola ou por alto-falantes, mas com a vitrola como decoração.

Mas isso não significa que você deve se limitar a esse clássico. Escolha a trilha sonora que melhor se adequar aos seus clientes.

Não se esqueça que as cores do espaço devem ser os mais sóbrias possível. Também escolha móveis antigos para reforçar o visual retrô do ambiente.

Decoração Rústica

barbearia masculina

Já para decoração rústica da sua barbearia, você pode se inspirar em séries e filmes no estilo Viking, nas eras medievais. Então, animais empalhados (artificiais!) e tapetes de pele (artificial!) são alguns dos elementos que podem compor o espaço.

Também é interessante usar da madeira e tons terrosos. Como o marrom ou o preto, e alguns leves toques de branco.

Outra característica acompanha a decoração rústica de barbearia é deixar tijolos aparentes em uma parede ou em várias delas. Só não esqueça que o exagero pode causar certo estranhamento. Então, é importante que os tijolos expostos sejam apenas um detalhe, não uma composição inteira da loja.

Outro erro comum é deixar o espaço pouco iluminado, já que esse visual remete ao rústico. No entanto, como explicamos antes, a iluminação na barbearia é essencial.

Tanto para o seu trabalho, como para o conforto dos usuários. Não se esqueça que ela deve ser bem pensada, inclusive combinando com esse tipo de decoração.

Decoração simples

A decoração de barbearia simples pode ser uma opção para quem prefere espaços mais claros, no estilo minimalista, ou para quem tem pouco dinheiro para investir neste momento.

A ideia de decoração é investir em paredes brancas e em cores apenas em alguns espaços. Especialmente preto e cores claras, como amarelo ou vermelho. Não utilize muitas cores escuras, pois isso pode pesar o ambiente e dificultar o aspecto minimalista dele.

Neste tipo de visual, será ainda mais importante investir na iluminação. É essencial que o espaço seja muito claro, tanto pela luz natural, quanto com a iluminação artificial.

Não se esqueça o minimalismo é um aspecto que destaca cores claras, brancas, e um visual simples mas atrativo.

Use ainda móveis simples, com linhas retas. Móveis com visual mais curvo e colorido são indicados para as galerias do estilo retrô.

Visual industrial da barbearia

No caso de uma barbearia com decoração industrial, você vai poder investir em características como paredes de tijolos expostos, tubulações expostas e detalhes em ferro.

Predominantemente, o espaço deve contar com cores como o preto, branco, marrom e o bege. Também é interessante usar paletes e caixotes, como móveis ou na decoração. Por exemplo, como apoio para um quadro, um vaso de planta ou um banco para a espera do consumidor.

Nessa decoração, vale a pena investir no piso queimado ou piso de madeira. Você pode contar com visual mais escuro, mais ainda assim com iluminação suficiente para o bem-estar dos seus consumidores e a facilidade do seu trabalho.

Decoração de barbearia Moderna

Que tal investir em uma decoração de barbearia moderna? Aqui, seu espaço vai contar com cores claras, como o bege, o branco e cinza. Também vale a pena investir em estruturas em inox e metal, que vai garantir um aspecto mais atual, ou mesmo futurista.

A decoração moderna é semelhante ao estilo minimalista, mas não significa que ela deve se enquadrar no visual simples que citamos antes. Para isso, é essencial que você dê destaque à cor cinza e às estruturas de metal.

As cores usadas devem ser sempre frias. Além disso, não use molduras nos espelhos. Tudo isso vai tornar o espaço visualmente mais amplo e atrativo.

Decoração Bar

Decorar sua barbearia inspirado por um bar pode ser uma ótima opção. Ao optar pelo visual, você vai dar destaque às bebidas que vai oferecer ao seu cliente.

Mas atenção: são várias as possibilidades de decoração com esse estilo. Por exemplo: você pode optar pelo visual de bares norte-americanos, ou então colocar mesas no seu espaço e deixar os clientes se divertirem enquanto esperam pelo seu atendimento.

Escolha um estilo de bar e faça com que a sua barbearia se pareça com ele. Só cuidado para não exagerar, pois seu negócio será uma barbearia. Se você exagerar no número de clientes que vai atender ou no consumo de bebidas alcoólicas dentro do espaço, tudo pode sair do controle.

Neste de barbearia, é muito importante disponibilizar jogos como sinuca ou futebol de mesa. Isso remete claramente a bares e dará alguns momentos de diversão aos seus clientes.

barbearia bar

Decoração de barbearia temática

Nossa última dica de decoração de barbearia é investir em um espaço temático. Você pode optar por “homenagear” um filme, uma série, um estilo de vida, o visual gamer etc.

Escolha a sua temática e pesquise bastante sobre decorações inspiradas nela. Sem dúvida, você vai encontrar boas opções de objetos e móveis que remetam ao desejado.

E então, qual estilo de decoração de barbearia é ideal para o seu negócio? Conte para gente nos comentários e compartilhe suas ideias com os nossos leitores!

Escreva um Comentário