A Arquitetura Barroca é bastante conhecida do povo brasileiro. Afinal, ela é uma das mais comuns nas igrejas católicas espalhados pelo Brasil. Mas você sabia que é possível construir com influência desse tipo arquitetônico?

Esse tipo de arquitetura se se difundiu durante o período barroco, que foi entre os séculos 16 e 18. Mas hoje ainda é possível perceber suas influências, com características o uso da luz e da sombra e curvas nas construções.

Neste texto, nós falamos sobre essas características, a história da Arquitetura Barroca e dicas para estabelecer uma obra baseada neste estilo. Continue lendo!

História da Arquitetura Barroca

Como citado, a Arquitetura Barroca começou no século 16, mas se tornou ainda mais presente nas construções entre este período e o século 18.

Seu desenvolvimento aconteceu em paralelo com a expansão da Igreja Católica pela Europa. Isso já que as Igrejas eram as principais a utilizar o visual do tipo arquitetônico.

Nesse período da História, surgiu o Protestantismo. Ou seja, um movimento que questionava os dogmas do catolicismo.

Para evitar a perda de fiéis, a Igreja decidiu que a arte deveria ser utilizada como uma forma de divulgação das ideias católicas. Principalmente, deveria reforçar a imensidão de Deus e a pequenez do homem.

É por isso que grande parte da arte barroca representa cenas bíblicas, sacramentos e outros. As pinturas também são de fácil compreensão, sendo realistas e próximas às pessoas.

Além da arte, claro, o visual barroco influenciou as construções da época. Assim, as igrejas construídas no período são muito semelhantes entre si.

No Brasil, esse estilo arquitetônico chegou no século 18, tendo sido trazido pelos colonizadores. As construções ni território nacional foram inspiradas nas de países como Espanha, Portugal e Itália.

Ainda assim, os traços da Arquitetura Barroca tem traços mais simples e retilíneos, diferentes dos vistos na Itália. Os principais exemplares desse estilo de construção estão em cidades históricas, como noo estado de Minas Gerais.

MG é o estado com o maior acervo barroco do Brasil. Aleijadinho, um dos mais conhecidos barrocos brasileiros, realizou seus trabalhos em cidades como Ouro Preto e Congonhas.

Vale dizer que, no Brasil, os arquitetos e artistas barrocos se apropriaram dos materiais que tinham à disposição. Por isso, é comum ver nas construções pedras como o mármore, madeira e pedra-sabão. Esses materiais não eram utilizados na Europa, que tinha outros insumos para trabalhar.

As características da Arquitetura Barroca

São várias as características marcantes da Arquitetura Barroca. Conhecê-las é importante não apenas para reconhecer esse tipo de estrutura, mas também para se inspirar nelas. Utilizar de aspectos desse tipo arquitetônico em uma construção hoje pode gerar belos resultados.

Abaixo, explicamos uma série de características importantes do barroco. Elas estão intensamente presentes em igrejas católicas, mas podem ser adaptadas para os seus projetos. Acompanhe!

Formas e texturas

Na arquitetura barroca, formas e texturas eram utilizadas para dar a ideia de movimento nos espaços. Elas também tinham como objetivo gerar emoções e sensações, especialmente porque os ambientes eram pensados para a adoração a Deus.

Decoração extravagante

Com sua influência diminuindo no século 16, a Igreja Católica busco meios de se reafirmar. Não apenas como dona da verdade absoluta, de Deus, mas também como uma instituição poderosa.

Por isso, é uma característica marcante do barroco o uso de decorações extravagantes e ricas. Além de contar com muito ouro e belas pinturas, a arquitetura da época remetia à grandiosidade.

Formas ovais

Nas construções barrocas, dá-se bastante destaque a formas ovais. Como das janelas e portas e em abóbadas no interior dos ambientes.

O objetivo desse tipo de desenho, na época de destaque dessa Arquitetura, era remeter à ideia de centralização. Especialmente levando o homem a Deus, o centro do mundo.

Fachadas convexas

Na maior parte dos estilos arquitetônicos, a fachada dos prédios é lisa, “dura”, sem movimento. Já na Arquitetura Barroca, utilizou-se muito da ideia de movimento, dentro e fora dos prédios.

Para isso, as fachadas das estruturas eram convexas ou côncavas. Ou seja, em vez de lisas, elas eram curvadas para dentro ou para fora. Esse visual reforçava a ideia de movimento das construções.

arquitetura barroca

Sensação de infinitude

Principalmente dentro dos prédios, há uma ideia de amplitude, de infinitude dos espaços. Isso deve-se especialmente às estruturas curvadas desse estilo arquitetônico. Assim como aos tetos altos e decorados, muito comuns nas igrejas católicas.

Murais no teto

Como citado antes, as igrejas, principais representantes do barroco, têm seus tetos amplamente decorados. São murais e pinturas nos tetos, além de ornamentos em madeira, em ouro e mais.

Minas Gerais, por exemplo, é um polo da Arquitetura Barroca no Brasil. E as estruturas se destacam muito pelos visuais representados no teto, com representações bíblicas e dos feitos de santos católicos.

Uso da iluminação

Por fim, é preciso destacar o incrível uso da iluminação e das sombras que a Arquitetura Barroca faz. Por meio do posicionamento da construção, e mesmo das janelas, os arquitetos conseguiram criar a sensação de mistério.

Por isso, é comum que o interior das igrejas seja mais imerso em sombras. A sensação de mistério reforçava, e ainda reforça para os fiéis, a grandiosidade de Deus perante os homens.

Como construir com características da Arquitetura Barroca?

Sem dúvida, um dos principais arquitetos barrocos brasileiros foi Aleijadinho, autor da construção e ornamentação de várias igrejas do século 18.

Mas ele não foi, de forma alguma, o único representante deste tipo de arquitetura no Brasil. É possível citar, ainda, mestres como Jesuíno do Monte Carmelo e Agostinho de Jesus.

Lá fora, os nomes mais conhecidos também são muitos. Começando pelo italiano Carlo Maderno, responsável pela Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Também houve Borromini, responsável pela construção da Igreja de San Carlo alle Quattro Fontane, em Roma. Assim como Gian Lorenzo Bernini (Igreja oval de Sant’Andrea al Quirinale, em Roma) e Carlo Fontana (Basílica de Santa Maria, em Trastevere).

Todos eles servem hoje como inspiração para muitos arquitetos. Afinal, pode ser uma boa construir com características barrocas. Sem dúvida, o resultado será imponente e bastante bonito.

Abaixo, listamos algumas dicas para você que deseja construir com base no estilo barroco. Use dessa inspiração para estabelecer seu próximo projeto!

Sensação de movimento da estrutura

É muito comum que um imóvel tenha a fachada reta, lisa, sem curvas ou movimentos. Mas s o seu objetivo for se inspirar no visual barroco, isso precisará ser diferente.

Nossa dica é que, como nas igrejas, você invista em uma fachada côncava ou convexa. Dependendo do tamanho do imóvel, toda ela poderá ser assim, pois trará uma sensação de movimento amplo.

Mas essas estruturas podem aparecer também apenas como detalhes. Ou seja, em vez de estruturar toda a fachada com movimento, você pode escolher apenas uma parte dela para tal. Quem sabe um dos lados, ou então na parte de cima do imóvel?

As igrejas também costumam possuir finas colunas na sua fachada. Você pode utilizar disso na sua construção inspirada na estrutura barroca. Basta instalar essas colunas na própria estrutura da casa, ou como detalhes nas varandas ou janelas.

barroco são petesburgo

Formas ovais

Utilizar de formas ovais é outro modo de utilizar de influências barrocas na sua arquitetura. Então, procure utilizar janelas e estruturas que remetam a esse formato. Pode ser por todo o imóvel, ou então em apenas partes destacadas deles.

Por exemplo: para não exagerar no visual oval, você pode optar por misturar janelas ovais a outras grandes e retangulares. Pode também descrever detalhes em volta da sua varanda ou porta de entrada, com o formato curvo esperado.

Outra dica para o uso dessa caraterística é investir em detalhes em arabesco. O arabesco é um ornamento que entrecruza linhas, ramagens, flores etc.. Seu uso é muito comum nas fachadas de igrejas barrocas.

No seu imóvel, ele pode ser utilizado para decorar diferentes pontos. Como ao redor das janelas, como detalhe do seu telhado embutido, nos portões, pinturas, cerâmica e mais.

Só lembre-se de não exagerar. Arabescos remetem facilmente a séculos passados. Se você utilizá-los em demasiado, seu imóvel vai parecer mais antigo do que realmente é.

Sensação de infinitude

Sempre que possível, você deverá investir em formas de ampliar os espaços visualmente. Começando pela fachada do imóvel: se ela fizer parecer que a construção é maior do que parece, imponente, ainda melhor.

Mas isso também vale para o interior dos espaços. Você poderá usar, por exemplo, de tetos curvos e abobadados.

Trabalhar com pés direitos duplos é outra solução, já que ter o teto mais alto garante a sensação de infinitude do ambiente. Exatamente o que você procura quando se inspira na arquitetura barroca para construir. Qualquer que seja o objetivo daquele ambiente, residencial ou comercial.

Uso da iluminação e sombra

Para a iluminação do espaço, você pode se inspirar no trabalho de luz e sombras da arquitetura barroca. Neste caso, é importante começar dando destaque à luz natural dentro de casa. Você poderá instalar grandes janelas e permitir que a luminosidade do sol acesse o espaço na maior parte do dia.

Mas essa luminosidade precisa vir associada ao trabalho das sombras, como citado. Então, invista também em grandes cortinas, que vão deixar o ambiente mais escuro quando desejado.

Essa parte está mais ligada ao momento de decoração do espaço, mas será importante pensá-la logo de cara. Assim, você conseguirá imaginar o resultado do seu imóvel antes mesmo da sua finalização. Algo importante para ter a certeza de que aquela construção é mesmo o que você deseja.

Para o jogo de luz e sombras, você também pode optar por pequenas janelas na parte superior das paredes. Especialmente na cozinha e em espaços na sala de estar. As janelas vão deixar apenas um pouco de luz, criando formas de escuridão em partes do dia.

E então, gostou da ideia de construir com características da Arquitetura Barroca? Mesmo que esse visual faça parte principalmente de igrejas católicas, ele pode ser, sim, adaptado a construções menores.

Por que não construir sua casa com aspectos barrocos? Mesmo na decoração dos ambientes, essa influência pode gerar a sensação de grandiosidade. Principalmente, as características do barroco são variadas, e você pode escolher uma ou várias delas para a sua construção.

A dica é não exageras nas referências, ou você pode acabar construindo algo saído diretamente do século 18.

Na hora de construir, você também pode se inspirar em outros tipos de arquitetura. Conheça mais sobre elas clicando no link.

Estilo barroco na decoração do imóvel

Outro modo de aproveitar da Arquitetura Barroca nas suas construções é aproveitar desse visual na decoração do imóvel. São vários os elementos característicos desse estilo arquitetônico, e eles podem criar um espaço único e personalizado.

Com esse estilo, você pode utilizar:

  • Móveis de madeira ou mármore, com pernas e bordas curvas e, se possível, com arabescos;
  • Espelhos circulares ou ovais, com moldura esculpida em madeira ou com metal de cor “envelhecida”;
  • Paredes pintadas com desenhos, detalhes delicados e que combinem com a mobília do espaço. Você também pode usar papéis de parede para este fim;
  • Lustres, grandes e que remetam a histórias de princesa da Disney, como a Bela e a Fera. É preciso escolher aqueles que ofereçam brilho ao espaço, se destacando perante os demais itens do ambiente;
  • Tecidos com tramas elaboradas;
  • Uso de cores como o dourado e tons pastéis, indo do bege até o salmão;
  • Detalhes dourados nas paredes e até no teto; e
  • Cortinas de tecidos pesados e elegantes, remetendo a clássicos europeus da literatura.

Claro, para ter um espaço de estilo barroco, você não precisa utilizar de todos esses elementos na decoração. Até porque, isso poderia ter um efeito contrário a um belo visual ni espaço.

Ainda assim, será importante combinar várias dessas características. Isso vai tornar mais simples o reconhecimento do estilo no qual você se inspirou.

Lembre-se de pesquisar por referências. Visualizando fotos de outras construções, você terá mais facilidade de aplicar o que deseja no seu imóvel.

Quer mais sugestões de decoração para tornar sua casa ainda mais atraente? Acompanhe nossos textos sobre o assunto! Nosso blog está cheio de conteúdos e fotos para te inspirar. Clique aqui e confira várias ideias para decorar.

Escreva um Comentário