Aniversários precisam ser celebrados com alegria, afinal é mais um dia de vida que temos a agradecer. As crianças são as que mais se divertem nesta data e, muitas vezes, não abrem mão de comemorar com uma festa de aniversário. Felizmente, foi-se o tempo que era preciso gastar “rios de dinheiro” para fazer uma festa perfeita. Hoje é possível planejar uma decoração de festa infantil bem criativa, mesmo com um orçamento modesto.

Toda festa requer planejamento e a decoração deve fazer parte desse processo também, principalmente no caso de uma festa infantil. Isso porque, normalmente, as crianças já tem na cabeça um tema de preferência e inúmeras expectativas.

Portanto, além do tradicional bolo com docinhos, sucos e refrigerantes, reunir alguns amiguinhos na sua casa, no parque ou em um salão de festas, vai exigir um pouco mais de esforço se você quiser garantir a diversão da molecada.

Mas não se preocupe, embora as festas infantis estejam cada dia mais elaboradas e fugindo do tradicional, ainda é possível organizar uma linda festa com muito itens inovadores, mesas cheias de charme, brincadeiras e uma decoração divertida, basta usar a sua criatividade para se manter dentro de um orçamento baixo.

Quer saber como montar uma festinha super bacana com uma decoração infantil simples, bonita e barata? Então, veja as nossas dicas abaixo de como planejar e decorar a festinha dos seus filhos gastando bem pouco.

Confira!

Como planejar uma festa infantil?

decoracao de festa infantil: mesa do bolo no jardim
A decoração de festa infantil pode ficar mais barata quando feita em casa.

Há muitas formas de organizar uma festa infantil super animada e com uma decoração impecável. Mas para planejar uma festa, primeiro é preciso definir a data e o horário, pois nem sempre é possível comemorar no dia exato em que a criança nasceu.

Definido isso, o mais importante agora é escolher o local da festa. Isso porque se o objetivo for gastar pouco, é o local que vai definir praticamente o grosso do seu orçamento.

Normalmente, fazer a festa em casa é mais barato, pois você não gasta com locação de espaço e pode economizar bastante na decoração.

Em geral, os espaços de festa são muito amplos e exigem bastante decoração para “preencher o espaço”. Além disso, esses salões costumam incluir vários outros serviços além da decoração. O salão de festas no prédio ou no condomínio, provavelmente vai exigir também uma decoração maior, embora a taxa de locação seja menor.

Outra opção seria um espaço aberto, como no parque ou jardim, mas neste caso é bom avaliar bastante, pois você pode ter que gastar com estrutura (cobertura, mesas, cadeiras, coolers, banheiros, etc.), caso o local não ofereça o mínimo.

Sendo assim, uma festa em casa é sempre uma boa saída para driblar os gatos, no caso do orçamento menor. Você pode limitar a quantidade de convidados, decorar apenas um espaço do bolo, optando pelo jardim, o quintal, a garagem ou uma sala.

Aliás, a recepção em casa é muito mais intimista e acolhedora, além de poder aproveitar muito da estrutura e objetos que já tem em casa.

Agora é só distribuir o convite de aniversário e começar a se organizar para a criar a sua decoração de festa infantil.

Importante: Para economizar nos convites, opte por aplicativos de design, como o Canva, para criar convites virtuais incríveis. O app possui inúmeros templates prontos, fáceis e simples de editar para você usar da forma como desejar. Se quiser imprimir, pode salvar o arquivo e imprimir em casa ou na gráfica.

Dicas para decoração de festa infantil simples e barata

A decoração de festa infantil é o que dá a graça e o tom da festa. É o efeito “pózinho mágico” que tanto encanta a criançada. Quem é que nunca sonhou com uma festa só sua, no tema escolhido e com a decoração toda combinando?

Lógico que o que vai garantir a diversão serão os convidados, mas a decoração de festa infantil faz parte de toda essa magia encantadora.

Os detalhes são muito importantes e podem fazer toda a diferença no resultado final, mas isso não significa que você vai ter que gastar muito com isso. Mesmo que seja uma festa menor, para pouco convidados, é possível caprichar em uma decoração linda e super criativa para que a data seja inesquecível.

Para isso, veja as dicas que separamos abaixo:

1. Evite personagens e personalizações

decoracao de festa infantil: com tema de frutas
Uma decoração de festa infantil pautada em tema genérico pode ser uma solução econômica, linda e super criativa.

Para gastar pouco na decoração de festa infantil, a dica é evitar as festas temáticas com personagens específicos. Isso porque produtos licenciados, que tenham a marca de famosos, costumam custar bem mais caro que um produto sem licença.

Há várias formas de trabalhar um tema, apenas com cores, itens e formas, que remetam aos personagens, sem precisar usar usá-los. Outra opção é apostar em temas sem personagens relacionados, como praia, frutas, circo, futebol, animais, arco-íris, etc.

Pelo mesmo motivo, evite personalizar tudo quanto é objeto com o nome da criança, isso só vai adicionar mais custo à decoração, sendo que a grande maioria de itens personalizáveis vão para o lixo.

Se fizer questão disso, opte por apenas ter o nome da criança em um painel atrá do bolo, nas bandeirolas ou com letras em cima da mesa do bolo – isso você pode aproveitar para decorar o quarto dela depois.

2. Balões de gás

decoracao de festa infantil com balões de coração
A decoracao de festa infantil fica ainda mais especial com balões de formatos diferentes.

Decoração de festa infantil sem balões não tem graça, pois eles são marca registrada de toda festa de aniversário e não custam caro. Portanto, eles são indispensáveis e garantem a o visual alegre da festa.

Claro que existem diversas maneiras de inseri-los na sua decoração, mas isso vai depender da sua criatividade e orçamento disponível. Por exemplo, existem profissionais que vão ao local e cobram pela quantidade de bolas e decoração, levando todo o material necessário.

Mas você mesma pode comprar os balões e até alugar um cilindro de gás hélio, se quiser balões que flutuando no ar. As possibilidades de decoração são infinitas: arcos desconstruídos em volta da mesa, formato de flores, um dentro do outro, presos à cadeira da mesa de convidados ou soltos pelo teto.

Hoje em dia é possível encontrar até balões com diversos formatos e texturas diferentes como metálicos, com bolinhas brancas, em formato de coração, letras e números, podendo ser misturar vários estilos combinando com as cores da festa.

A vantagem é que os balões enchem de cor o ambiente e preenchem bem o espaço, além de determinar o local da festa, como quando usadas atrás do bolo (painel) ou no caminho para o salão ou entrada.

3. Painéis coloridos

decoracao de festa infantil com pompom de papel de painél
os pompons coloridos de papel podem ser ótimas ideias de decoração de festa infantil.

Uma das maiores dúvidas de decoração de festa infantil é com relação aos painéis utilizados atrás da mesa do bolo. Eles servem para compor o cenário da mesa e servem também de fundo para as tradicionais fotos do aniversariante na hora de cantar parabéns.

Há também muitas formas de resolver isso na decoração, mas muitas vezes vai depender do estado da parede de fundo. Aqui você teria algumas opções: já escolher o local da mesa do bolo pensando na parede de fundo (em bom estado) ou escolher um painel que possa esconder essa parede.

Caso a parede de fundo esteja em bom estado, você tem várias opções e pode até usar o mínimo de decoração, se quiser. Você mesmo pode confeccionar o painel da festa, com balões, papel crepom, tecido, cordão de bandeirolas, pallets e o que mais desejar.

Se no caso a parede de trás do bolo não puder ser utilizada, opte por um fundo de plantas ou coloque um biombo, estes podem até ser alugados. Existem biombos para encaixar balões, pergolados para prender flores e ramos e até araras que você pode usar para pendurar cordões de luzinhas, tecido, etc.

4. Papelaria

decoracao de festa infantil: papelaria
A decoração de festa infantil pode contar com uma papelaria para decorar.

Os papéis coloridos podem ser um ótimo investimento para confeccionar decorações incríveis, desde painéis, cartazes, silhuetas, letras e até cordão de bandeirolas. Se você tiver habilidade, eles também podem se transformar em dobraduras, esculturas e até enfeites de mesa.

Existem vários tipos de papéis disponíveis para estas finalidades (papel cartão, cartolina, kraft, scrapbook, colorplus, espelho, etc.), que podem ser recortados ou usados em conjunto para criar enfeites e cenários.

Além de ser um material fácil de encontrar, tem um custo baixo e pode fazer toda a diferença na decoração de festa infantil.

Além dos papéis, você pode coordenar tudo com copos, pratos, canudinhos e talheres coloridos e descartáveis. Hoje em dia até as bandejas de docinhos e pratos decorativos estão mais coloridos e coordenados com a decoração.

Eles podem servir para colocar os docinhos e guloseimas na mesa do bolo, ajudando a preencher a mesa e enfeitar.

5. Mesa do bolo

decoracao de festa infantil: mesa do bolo
A mesa do bolo deve ser caprichada para a decoracao de festa infantil ser especial.

A mesa do bolo é uma das coisas mais importantes na decoração de festa infantil, afinal não existe aniversário sem parabéns e sem bolo. Mas a mesa do bolo comporta também os docinhos, guloseimas, alguns enfeites e até as lembrancinhas.

Dependendo do tampo de mesa, você não precisa nem de toalha, basta um caminho de mesa ou nem isso. Tudo o que for colocado em cima da mesa vai servir de decoração. Para ajudar, você pode utilizar vasos de flores também.

Se quiser utilizar toalha, ela pode ser de papel crepom ou TNT, que é fácil de usar, simples e barato. Como este é o centro das atenções, capriche nos elementos que irão compor a mesa. Para economizar, o ideal é apostar em elementos comestíveis, que podem ser até levados como lembrancinhas.

Aposte em cupcakes e docinhos decorados, tubinhos transparentes com confeitos coloridos, cake pops, marshmallows, pirulitos ou biscoitos decorados para deixar tudo mais divertido.

6. Bolo

decoracao de festa infantil: bolo
O bolo é um dos protagonistas na decoração de festa infantil.

Depois da mesa do bolo, não podíamos esquecer dele, claro: o bolo! Tem gente que não abre mão de um bolo maravilhoso e hoje podemos encontrar verdadeiros artistas na arte de confeccionar bolos simplesmente maravilhosos.

No entanto, além de lindos eles também são caríssimos. Portanto, se a ideia é economizar na decoração de festa infantil, o bolo não pode ficar de fora. Mas isso não significa que você não possa encontrar uma maneira de baratear esse custo.

Se você faz questão de um bolo temático, pode optar por bolos “fakes”, que fazem o papel decorativo na mesa e no parabéns, não sendo comestíveis. Assim, você pode ter um bolo só para cortar mais simples, sem modelagem.

Outra opção é decorar uma caixa bem bonita e colocar bolos embrulhadas em cima ou dentro dela – fica criativo e super prático, porque dessa forma você nem precisará de pratinhos e garfinhos.

Ou, se você não fizer questão do bolo modelado, pode optar por um bolo mais simples, decorado com velhinhas e mini bandeirolas. Já se você não abre mão da modelagem, invista no bolo como centro das atenções, afinal, você já tem economizado no restante da decoração.

7. Mesa de convidados

decoracao de festa infantil: centro de mesa de convidados
A mesa de convidados pode fazer parte da decoração de festa infantil com centros de mesa feitos com materiais recicláveis.

As mesas de convidados também exigem decoração e mesmo fazendo a festa em casa, talvez você tenha que espalhar algumas mesas extras pela casa para alguns convidados, mesmo que poucos.

Para isso, você vai precisar colocar algo como centros de mesa para decorar. Uma boa ideia para economizar é usar materiais recicláveis na decoração, como potes de vidro, garrafinhas e latinhas decoradas com fitas e flores.

Se não for usar mesas de convidados, então nem precisa se preocupar com isso. Uma alternativa é juntar mesinhas pequenas em uma longa fileira, arrumando para o lanchinho comunitário das crianças. Aí, é só decorar com pratinhos, copinhos e talheres coloridos, um balão de gás amarrado na cadeira de cada um e, pronto!

Veja também: Como Fazer Flor de Papel Crepom: Tutorial e Vídeos!

8. Mesa de guloseimas

decoracao de festa infantil: mesa de guloseimas
A mesa de guloseimas pode fazer parte da decoração de festa infantil.

A mesa de guloseimas não é uma das coisas mais importantes na festa, mas também pode fazer a diferença na decoração de festa infantil. Ela serve de apoio para a mesa de bolo e pode também ajudar a preencher o espaço.

Ela pode ser simplesmente uma aparador e acondicionar as lembrancinhas, ou pode ser uma mesa se apoio cheia de guloseimas para matar a vontade da criançada que não aguenta esperar pelo parabéns para atacar a mesa do bolo.

De qualquer forma, fica linda e a criançada adora, o colorido das guloseimas deixa a festa mais colorida e você preenche mais um espaço na decoração da festa.

9. Lembrancinhas

decoracao de festa infantil: lembrancinhas comestíveis
As lembrancinhas quando são funcionais podem ajudar a economizar na decoração de festa infantil.

As lembrancinhas também não precisam ser nenhum dor de cabeça e muito menos um enorme investimento. Elas podem seguir o mesmo conceito dos centros de mesa, sendo feitas com materiais recicláveis.

O mais importante é ter alguma funcionalidade, senão melhor nem oferecer. Uma boa ideia é investir em balas, cupcakes e guloseimas, as mesmas que estiverem enfeitando a mesa. Evite coisas que não tem serventia ou que ficarão jogadas em um canto qualquer, é bobagem e dinheiro desperdiçado.

10. Cordão de luzes coloridas

decoracao de festa infantil: cordão de luzes coloridas
O cordão de luzes coloridas pode fazer a diferença na decoração de festa infantil.

Os cordões de luzes coloridas são capazes de iluminar qualquer decoração de festa infantil, literalmente. Eles podem dar um toque muito especial, quando usados na mesa do bolo, ao redor dela ou como painel de fundo.

Existem também agora os letreiros de luzes com letras ou palavras. Mas você pode usar também pisca-piscas (aquelas de árvore de Natal) ou os cordões com motivos decorativos e lanternas japonesas.

Forminhas de doces podem ser usadas com o cordão pisca-pisca, uma opcão ainda mais barata. Ficam lindas na frente da mesa do bolo!

11. Varal de Bandeirolas

decoracao de festa infantil: cordão de bandeirolas
O cordão de bandeirolas pode ser feito de várias maneiras para ajudar na decoração de festa infantil.

As bandeirolas chegaram com tudo e fazem o maior sucesso na decoração de festa infantil desde sempre. Só que agora, além do tradicional nome do aniversariante e a frase “Parabéns”, é possível encontrar bandeirolas decoradas no tema da festa, de papel, tecido e até MDF.

Você pode utilizá-las atrás da mesa do bolo como painel, ou na frente da mesa do bolo, como moldura. Ficam lindas quando combinadas também aos cordões de luzes coloridas.

12. Animação e brincadeiras

decoracao de festa infantil mesa de brincadeiras
Você pode economizar na decoração de festa infantil criando uma mesa de crafts para as crianças.

Dependendo da idade do aniversariante, animadores e brincadeiras não podem faltar para que as crianças fiquem entretidas durante a festa, e para que os pais também possam tambem aproveitar um pouquinho a festa.

No caso de ter que contratar animação, isso acaba adicionando um certo custo no orçamento da festa. Para economizar, o ideal é investir em áreas criadas para brincadeiras , espalhando brinquedos de montar, mesas com folhas em branco e giz para colorir, jogos de tabuleiros, entre outras ideias.

Leia mais: Temas Festa de 1 Ano Masculina: Ideias +Fotos!(Abre numa nova aba do navegador)

Ideias e inspirações de decoração de festa infantil

Agora que você já tem todas as dicas de decoração de festa infantil para criar a sua, que tal se inspirar com algumas ideias e imagens que separamos abaixo? Elas ilustram muitas das dicas dadas acima e você vai poder ver com os próprios olhos como é possível fazer uma festa linda, sem precisar gastar tanto com decoração.

Veja abaixo:

Decoração de festa infantil de borboletas.
Decoração de festa infantil de borboletas.
Decoração de festa infantil com docinhos decorados.
Decoração de festa infantil simples e delicada.
Decoração de festa infantil simples e delicada.
Decoração de festa infantil utilizando poucos personagens.
Decoração de festa infantil utilizando poucos personagens.
Decoração de festa infantil no tema dinossauro.
Decoração de festa infantil no tema dinossauro.
Decoração de festa infantil no tema cor de rosa ou bailarina.
Decoração de festa infantil no tema cor de rosa ou bailarina.
Decoração de festa infantil no tema safari.
Decoração de festa infantil no tema safari.
Decoração de festa infantil no tema circo.
Decoração de festa infantil no tema circo.
Decoração de festa infantil com cordões de papel.
Decoração de festa infantil com cordões de papel.
Decoração de festa infantil com lanternas de papel.
Decoração de festa infantil com lanternas de papel.
Decoração de festa infantil simples e bacana.
Decoração de festa infantil simples e bacana.
Decoração de festa infantil no tema surf.
Decoração de festa infantil no tema surf.
Decoração de festa infantil no tema circo super colorido.
Decoração de festa infantil no tema circo super colorido.
Decoração de festa infantil com mesa de guloseimas.
Decoração de festa infantil com mesa de guloseimas.
Decoração de festa infantil no tema YouTube.
Decoração de festa infantil no tema YouTube.
Decoração de festa infantil usando painéis e bandeirolas de papel.
Decoração de festa infantil usando painéis e bandeirolas de papel.
Decoração de festa infantil com tema bombeiro.
Decoração de festa infantil com tema bombeiro.
Decoração de festa infantil com tema unicórnio bem simples.
Decoração de festa infantil com tema unicórnio bem simples.
Decoração de festa infantil no tema de circo.
Decoração de festa infantil no tema de circo.
Decoração de festa infantil com balão em formato de número.
Decoração de festa infantil com balão em formato de número.
Decoração de festa infantil completa e colorida.
decoração de festa infantil minimalista e elegante
Decoração de festa infantil minimalista e elegante

Pronto! Viu como existem milhares de opções para a decoração de festa infantil? O melhor é que muitas delas não custam muito e você pode fazer você mesma, ficando com todas as glórias e elogios com o sucesso da festa. O aniversariante agradece!

Escreva um Comentário