Nenhuma construção pode ser feita sem a ajuda de uma equipe de profissionais devidamente capacitados, e entre eles é que se encontra o encarregado de obras.

As funções em um canteiro de obras vão além de apenas Engenheiro e pedreiro, sendo que há outras funções que também são bastante importantes. Aqui neste artigo iremos focar exclusivamente no encarregado de obras. Nós iremos elucidar a importância deste profissional em uma obra, qual a função ele desempenhe e o que você precisa saber caso queira se tornar um encarregado de obras.

Pronto para aprender? Pois então vamos lá!

O encarregado de obras

O encarregado de obras trata-se daquele profissional que possui uma enorme experiência com obras e com a construção civil no geral. Ele deve conhecer toda a sequência de tarefas que irão ser realizadas no canteiro de obras, como também as melhores condições de trabalho para que estas tarefas possam ser executadas com sucesso.

Sejam casas, prédios, condomínios, estabelecimentos comerciais ou outros, não importa o tamanho de sua obra, contar com este profissional é indispensável. É ele quem irá supervisionar sua obra desde o início até a etapa de entrega para o cliente, fazendo parte da equipe de trabalho em todas as fazes do projeto.

“Então é a mesma coisa que um mestre de obras?”

Apesar de serem funções parecidas, não se trata da mesma coisa. O encarregado de obras é o líder das equipes, ou seja, é ele quem irá colocar em prática todas as metas que o mestre de obras definiu, de modo que tudo possa ser cumprido no prazo determinado. É ele quem irá acompanhar todos os demais profissionais na obra, assegurando que eles estão fazendo tudo conforme previsto em projeto. É bastante comum que em determinadas obras o encarregado e o mestre de obras sejam funções executadas pelo mesmo profissional, mesmo que teoricamente se tratem de funções distintas.

Abaixo vamos focar nas principais funções e competências que este profissional deve se atentar.

As funções de um encarregado de obras

funções do encarregado de obras

Imprevistos sempre ocorrem, não importa o quão rigoroso seu planejamento de obras seja, eles ainda assim irão ocorrer. E o que isso tem a ver com nosso tema? Que a rotina desempenhada pelo encarregado de obras no canteiro de obras não é algo pré-estabelecido, tendo em vista que ele irá desempenhar seu trabalho de acordo com serviços e solicitações que se mostrarem mais importantes naquele momento atual.

Uma vez que o encarregado de obras é solicitado a todo momento, como se toda e qualquer atividade fosse a mais importante de todas, há alguns conhecimentos prévios que ele deve possuir, tanto na área de construção civil quanto com relação a controle de qualidade. Uma tarefa má administrada aumenta riscos de retrabalho e consequentemente de atrasos no cronograma da obra.

Vamos então dar uma conferida nas competências que este profissional deve possuir:

Saber gerir pessoas

Uma das principais (se não a principal) função desempenhada é a de liderar uma equipe liderada por diversos profissionais. Ao todo são pedreiros, serventes, eletricistas, carpinteiros, e vários outros que compõem a equipe presente no canteiro de obras.

Ou seja, possuir habilidades tais como gestão de pessoas é indispensável para um encarregado de obras, pois todo mundo sabe o quão complicado pode ser lidar com pessoal.

Monitorar os resultados

Cronograma de obras em mãos, é dever do encarregado monitorar todos os resultados do canteiro de obras. Como uma construção é composta de várias etapas, sempre que uma delas for finalizada deverá haver uma avaliação técnica por parte do encarregado de obras, de modo a atestar sua qualidade e definir o inicio da próxima etapa.

O encarregado é o primeiro a avaliar a qualidade e cumprimento de uma determinada tarefa do cronograma de obras.

Fiscalização de pessoal

A fiscalização de pessoal dentro do canteiro de obras, de modo a garantir a maneira com que determinadas tarefas estão sendo geridas, bem como se o tempo gasto em cada uma delas bate com o que é previsto no cronograma é parte do trabalho de um encarregado de obras.

Logística no canteiro de obras

Quem faz o que, distribuição de atividades por demanda de trabalho, bem como a maneira com que os materiais são fornecidos são todas funções do encarregado de obras.

Se comunicar com seus superiores

É ele o encarregado pela comunicação direta entre o escritório e o que realmente acontece no canteiro de obras. Ele é como se fosse um porta-voz, responsável por comunicar aos seus chefes o andamento de cada etapa do projeto, relatando falhas, falta de insumos, atrasos, etc.

Demais funções

Todas as funções citadas acima são primordiais, mas claro que não são todas as necessárias que um encarregado deve possuir. Nessa lista de funções nós também podemos citar outras tais como:

  • Definir o nível de cintamentos, piso acabado e outros;
  • Saber realizar a leitura de um projeto de modo a identificar altura de peitorais, dimensões de esquadrias, tipo de revestimento nos pisos, conferência de projetos de armação, detalhes de balcões e bancadas, leitura e identificação de elevações e cortes, dentre outros;
  • Conhecimento e cumprimento das normas de segurança do trabalho;
  • Dentre outras competências que lhe são úteis dentro de um canteiro de obras.

Segurança do Trabalho Vs Encarregado de Obras

Já que citamos acima o cumprimento das normas de segurança do trabalho, vamos focar um pouquinho neste ponto aqui.

Os acidentes de trabalho existem, e dificilmente deixarão de ser uma realidade no ramo da construção civil. Para que o número de acidentes no canteiro de obras possa reduzir, é importante que determinadas medidas preventivas de segurança do trabalho sejam seguidas a risca.

Uma das principais medidas é a utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de todos os que atuam no ramo da construção civil (tais como capacetes, calçados específicos, dentre outros). E claro, torna-se função do encarregado de obras vistoriar sua equipe com relação ao uso adequado do EPI. A não utilização do EPI é coisa série, e pode render até mesmo multas e embargo para a obra!

Como posso me tornar um encarregado de obras?

Você até consegue diversos cursos específicos no mercado que lhe ensinam um pouco mais sobre as competências que um encarregado de obras deve possuir, mas a verdade é que não existe realmente um diploma que vá te destacar no mercado.

A maioria dos profissionais que atuam como encarregado de obras se apegam na experiência ganha justamente trabalhando em canteiro de obras. Muitos iniciam como pedreiros e continuam buscando experiência a tal nível que acabam por serem “promovidos” de cargo. Acredite, não é raro de encontrar um encarregado de obras que possui mais experiência em obra do que um Engenheiro!

Então, se você deseja seguir esta função, o melhor a fazer é buscar experiência em obras, o máximo que você conseguir!

Agora, se tratando do salário recebido por este profissional, há alguns fatores envolvidos, tais como o tamanho da obra em questão, a localização/cidade desta obra, o tamanho da construtora, o nível de experiência/qualificação do profissional, dentre outros. Porém, realizando uma média comparativa, o salário de um encarregado de obras no Brasil gira em torno de R$ 1.500,00 a R$ 4.500,00.

Conclusão

Bom, agora você já tem uma boa noção de qual é a função desempenhada por um encarregado de obras, não é mesmo? Nós exemplificamos bem acima todas as competências que este profissional deve ter e aplicar em um canteiro de obras, mas claro, caso ainda tenham restado dúvidas sobre o assunto, então é só perguntar nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder!

E claro, caso tenha gostado do conteúdo e conseguido retirar suas dúvidas sobre o assunto, não deixe então de compartilhar com seus amigos e conhecidos. Afinal de contas, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no percurso!

Escreva um Comentário