Se preocupar com o meio ambiente é algo essencial, mas, hoje, precisamos falar ainda mais sobre isso. Existem várias reportagens que afirmam que até 2023 o planeta vai acabar devido às inúmeras relações negativas com o meio ambiente. Por isso, uma das formas de cuidar melhor dele é criando um sistema de fossa ecológica em casa.

Então, para que você possa fazer a sua parte, neste artigo reunimos algumas informações sobre a fossa ecológica. Confira!

Fossa ecológica, o que é

Dentre as formas do reaproveitamento do esgoto, a fossa ecológica é uma delas, sendo um método que você pode fazer em casa e contribuir com a sua parte.

Embora o nome possa parecer estranho, a fossa ecológica nada mais é que um sistema de reaproveitamento de esgoto, no qual trata a água do esgoto e, a partir disso, você pode reaproveitá-la para lavar garagem, molhar as plantas e até utilizá-la como fertilizantes.

O líquido reaproveitado é 99% tratado, mas embora ele seja quase totalmente tratado, não pode ser ingerido, por isso, o ideal é utilizá-lo apenas em atividades como lavar a garagem.

O processo da fossa ecológica é dividida em três caixas d’água conectadas entre si. A primeira caixa serve para coletar resíduos, sendo eles vegetais e animais. Todos esses resíduos coletados são triturados e em seguida misturados na água.

A segunda caixa chamamos de biodigestor, nesta caixa fica toda a matéria orgânica da água que passa por um processo de fermentação anaeróbica.

Por fim, a última caixa é a de saída. Nessa caixa sai o mesmo líquido que entrou, porém tratado.

Fossa ecológica bananeira

Atualmente, existem diferentes maneiras de fazer a fossa ecológica, a primeira delas é a fossa ecológica bananeira que é uma das opções mais conhecidas. Essa opção é dividida em várias camadas. A primeira coberta por pneus, a segunda por brita, a terceira por areia e a quarta pelo solo onde se é plantado as bananeiras. 

A partir disso, a fossa ecológica bananeira recebe esse nome justamente pela plantação das bananeiras em cima da fossa. 

O funcionamento dessa fossa acontece a partir do momento que o esgoto é mandado para a câmara de pneus e ele vai subindo até chegar no solo. Quando chega no solo já foi removido até 90% de toda a matéria orgânica. Dessa forma, o esgoto e a água são utilizados pelas bananeiras e outras plantas, para crescimento e desenvolvimento dos frutos.

Fossa com pneus

A fossa com pneu é um modelo que você consegue fazer reaproveitando o pneu. Para fazê-la, é necessário cavar um buraco no solo para encaixar os pneus. Neste caso, será importante ter ao menos três pneus um em cima do outro, dividindo em três caixas, totalizando 9 pneus.

Após esse processo, será necessário ligar um cano entre os três pneus para que a fossa funcione. E os pneus também deverão ser revertidos por dentro, para garantir que não saia nenhum resíduo. Esse processo pode ser feito com algumas camadas de cimento.

Além disso, esse modelo de fossa é bem interessante pelo reaproveitamento dos pneus.

Veja também: Fossa Séptica: O que é? Como Fazer?

Vantagens e preço

Construir uma fossa em casa possui inúmeras vantagens, dentre elas a sustentabilidade. Conforme havíamos citado, se preocupar com o meio ambiente é algo cada vez mais essencial. Pois precisamos cuidar do planeta para conseguirmos reverter a situação e ter acesso aos nossos recursos.

Então, para conseguir lidar com isso, construir a fossa ecológica em casa vai ajudar a diminuir a poluição, reaproveitar a água do esgoto e ainda auxiliar no desenvolvimento das plantas.

Além disso, uma outra vantagem bem interessante da fossa ecológica é o seu preço. A maioria dos tipos de fossa ecológicas possuem um preço bem baixo, sendo uma de suas excelentes vantagens.Hoje, você consegue comprar um sistema no valor de R$2000 ou fazer um na sua casa com alguns materiais recicláveis por um valor muito mais barato.  

Como fazer uma fossa ecológica

Para fazer uma fossa ecológica você precisa começar definindo qual tipo vai fazer. Afinal, – conforme citamos – hoje, existem vários tipos de fossa ecológica e cada um funciona de um jeito.

Se você optar por fazer a fossa bananeira simples, por exemplo, irá precisar começar cavando um buraco bem fundo na sua área para construí-la. Após esse processo, vai pegar as terras retiradas e colocá-las ao lado para a plantação da bananeira.

No espaço aberto, insira galhos secos e em seguindo de uma camada de palha ou folhas das bananeiras.

Depois, você precisará conectar o cano do esgoto já tratado para o buraco escavado. Dessa forma, a partir do momento que a água do esgoto chegar nos galhos, ele será filtrado e depois vai escorrer para o solo, nutrindo-o e em seguida também nutrindo as bananeiras.

Ficou alguma dúvida referente a fossa ecológica? Caso você ainda tenha dúvidas, deixe ela nos comentários para que possamos te auxiliar!

Escreva um Comentário