sustentabilidade na construção civil

Sustentabilidade na Construção Civil – Quais as suas Vantagens?

A grande quantidade de resíduos e entulhos gerados por obras, o desperdício de materiais produzidos através de atividades nocivas de extração das matérias primas de grande impacto ambiental, o consumo exacerbado de energia e escassez de água, são alguns dos fatores que levaram a população a uma maior consciência sustentável com relação à construção civil e sua sustentabilidade, além de se tratar de um dos principais desafios da Engenharia Civil.

Venha entender um pouco mais através deste artigo sobre o que é uma construção sustentável, e o papel da sustentabilidade na construção civil!

Afinal, o que é uma Construção Sustentável?

O que é uma construção sustentável

Uma construção sustentável é um sistema de diretrizes que viabiliza um modelo de construção criado para que as intervenções no meio ambiente sejam feitas sem o esgotamento de recursos naturais, a fim de preservá-los para beneficiar as gerações futuras.

Para tanto, o objetivo da construção sustentável deve ser buscar aproveitar ao máximo os recursos naturais disponíveis no local (iluminação natural), racionalizar a energia (com a energia renovável), prover sistemas e tecnologias que reduzam o consumo de água (reuso, aproveitamento da água de chuva), contemplar áreas para coleta seletiva de lixo (reciclagem) e criar ambientes saudáveis, utilizando tecnologias sustentáveis e inteligentes para regular ventilação, acústica e temperatura, entre muitas outras práticas que veremos mais a seguir.

Qual o Papel da Sustentabilidade na Construção Civil?

Sustentabilidade na construção civil

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o setor da construção civil tem um papel bastante importante para se atingir os objetivos globais do desenvolvimento sustentável.

Isso porque, além dos impactos relacionados ao consumo de matérias primas e energia, 50% dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas são provenientes da construção, além dos resíduos líquidos e gasosos.

Anúncios

Sendo assim, o papel da sustentabilidade na construção civil tem como objetivo principal minimizar os impactos ambientais provocados pela construção a fim de preservar o ambiente para beneficiar gerações futuras, através de práticas sustentáveis em todos os âmbitos.

Portanto, ter a consciência de preservação da natureza e do meio onde vive não é apenas um diferencial competitivo para as construtoras, mas uma exigência cada vez maior por parte de todas as empresas do ramo e da população que interage com essas mudanças.

Vantagens da Sustentabilidade na Construção Civil

A redução de custos é uma das vantagens da sustentabilidade na construção.
A redução de custos é uma das vantagens da sustentabilidade na construção.

Ao abranger as práticas do consumo consciente de matérias primas, reaproveitamento de resíduos e minimização de desperdícios, o conceito de sustentabilidade na construção civil, traz uma série de vantagens.

Uma das principais vantagens em dar atenção especial aos aspectos sociais e ambientais envolvido na obra, é também o fato de que a busca pelo sustentável pode garantir uma maior viabilidade econômica.

O ponto de vista aqui é simples; reutilizar materiais, explorar recursos naturais e encontrar novas formas de geração de energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente, mas também beneficiam os processos economicamente os tornando viáveis.

Sendo assim, seguem os principais benefícios da sustentabilidade na construção civil:

  • Redução de gastos pela otimização dos processos;
  • Incentivos fiscais dados por governos municipais (como é o caso do IPTU verde), que induzem e fomentam as boas práticas por meio da legislação urbanística e código de edificações e convênios com as concessionárias dos serviços públicos de água, esgotos e energia;
  • Mais conforto aos proprietários através de medidas arquitetônicas sustentáveis relacionadas ao controle térmico, de luz, ventilação entre outros;
  • Maior apelo e conforto visual pelos mesmos fatores;
  • Melhor argumento de vendas por ser cada dia mais valorizado o conceito de sustentabilidade.

OBS: E se você não faz ideia do que é o IPTU Verde, basta acessar o link e dar uma conferida!

Principais Práticas de Sustentabilidade na Construção Civil

Construção verde

A boa notícia é que a busca pelas tecnologias sustentáveis está cada vez mais comuns, tornando-as mais eficientes e baratas, proporcionando uma grande influência positiva no meio ambiente.

Ao aderir a essas práticas, você estará contribuindo para a conservação do ambiente, e ainda diminuirá os custos a longo prazo. No caso de uma empresa, elevará bastante a sua imagem corporativa perante o mercado. Confira abaixo as melhores práticas de sustentabilidade na construção civil:

1 – Adote o “Green Building”

O conceito de “Green Building” ou edifício verde define-se por um espaço que utiliza bem os processos de sustentabilidade na construção civil desde a sua concepção, construção e operação, gerando benefícios para a economia e saúde, além de melhorar a qualidade de vida. Outro fator que pode se aproveitar bastante do IPTU verde.

Neste tipo de projeto, os custos dos materiais utilizados, como o tijolo ecológico, são mais baratos, uma vez que a sua produção é diferente dos demais materiais convencionais. O impacto no ambiente e para as comunidades no seu entorno também é mínimo, e a economia de recursos (água e energia elétrica) é bem maior.

2 – Gerencie resíduos de forma eficiente

Para diminuir os impactos gerados por uma obra a fim de contribuir com a sustentabilidade na construção civil, a gestão eficiente de resíduos é fundamental. Sendo assim, ela deve abranger todas as etapa de construção – do início ao fim – promovendo locais para a sua triagem e facilitação da reciclagem.

Afinal, os canteiros de obras são responsáveis por uma boa parcela de lixo acumulados, que devem ser armazenados em locais que facilitam a separação para depois serem levados aos locais apropriados de despejo.

Esse processo é fundamental para a sustentabilidade na construção civil, pois quando bem executado, permite o reaproveitamento, reduz os custos de coleta e garante a reciclagem.

3 – Invista em novas tecnologias

Anúncios

Investir em novas tecnologias podem auxiliar na otimização de tempo no gerenciamento do canteiro de obras e das etapas de uma obra. Os softwares, por exemplo, podem contribuir bastante para a sustentabilidade na construção civil ao reduzir o número de papéis, bem como o custo final das edificações.

Existem diversos softwares para smartphones e tablets que auxiliam na elaboração de projetos e no acompanhamento das obras, ajudando a calcular a quantidade de materiais, tempo de construção, etc.

4 – Obtenha certificação dentro das normas reguladoras

Algumas empresas optam por aderir a um padrão de excelência que pode ser atestado pela máxima qualidade de suas atividades, através de diferentes processos de certificação, que avaliam o seu desempenho com base em normas específicas para cada setor.

Com relação às construtoras, existe a certificação LEED da Greenbuilding Council Institute, reconhecida internacionalmente, o qual configura um projeto de lei que exige requisitos de sustentabilidade na construção civil, avaliados perante Implantação Sustentável, Eficiência Hídrica, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Conforto Ambiental, Inovação e Projeto, além de Crédito Regional. No Brasil, a certificação pode ser obtida pela GBC Brasil – Green Building Council do Brasil.

A norma de desempenho ABNT NBR 15575 também é bastante relevante no mercado da construção civil nacional, pois remete a pontos fundamentais como as características geomorfológicas do lugar, as condições de agressividade ao ambiente, a necessidade de interações com construções próximas para a diminuição de impactos, o controle de resíduos, o uso de recursos, entre outros.

5 – Evite consumir energia em excesso

Uma forma simples de garantir a sustentabilidade na construção civil é utilizando recursos para iluminação, ventilação e aquecimento naturais na fase de planejamento, através de avaliações da incidência de sol e de vento no local (as ditas energias renováveis), os melhores meios de transparecer a luz durante o dia ou circular o vento nos espaços e aproveitando ao máximo a eficiência energética.

Ao planejar áreas que funcionam com iluminação natural é possível minimizar o uso da iluminação artificial. O isolamento térmico adequado também irá evitar perdas de calor no inverno e ganhos de calor no verão, podendo manter uma temperatura constante no interior da edificação, diminuindo e até evitando o uso de aparelhos elétricos para equilibrar a temperatura. Já a ventilação adequada evita que a umidade do ar interfira no conforto dos moradores, na necessidade de manutenção e obras futuras e na saúde.

6 – Utilize materiais de baixo impacto ambiental

Os materiais de construção de baixo impacto ambiental poupam recursos naturais e são mais duráveis. Embora o custo dessa prática possa ser um pouco maior a princípio, a longo prazo acabam exigindo menor manutenção.

Deve-se também evitar o uso de materiais químicos prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente. O ideal é que sejam produtos à base de água ou 100% sólidos, para não emitirem gases nem odores quando em contato com o oxigênio.

7 – Incentive a mobilidade sustentável

Incentivar a mobilidade não deve ser limitado apenas à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou possibilitar essa adaptação posteriormente, mas também incentivar meios de mobilidade sustentáveis, como o uso da bicicleta como meio de transporte.

Um incentivo seria facilitar o acesso desses transportes e vagas por meio de bicicletários, e a construção de vestiários com duchas, para permitir a higienização de funcionários antes do expediente. A medida contribui principalmente para a redução da poluição e do trânsito.

8 – Aposte nas cores para economizar

Você sabia que existem cores de tintas que ajudam a economizar?

As cores escuras podem absorver até 98% do calor emitido pelos raios solares, enquanto que as cores claras absorvem somente 20%. Segundo a Agência Fapesp, isso pode gerar uma grande redução no consumo de energia elétrica ao tentar refrigerar o ambiente.

9 – Utilize um sistema de reuso de água

A reutilização de água é uma solução econômica mais simples que se imagina e contribui demais para a sustentabilidade na construção civil, pois diminui consideravelmente o volume de água jogado nas vias públicas, prevenindo enchentes.

E infelizmente isto é uma necessidade por conta da crise hídrica, principalmente nas grandes capitais do país. Assim, no caso de águas e esgoto, prever a coleta e utilização de águas pluviais, utilização de dispositivos economizadores de água, reuso, tratamento adequado de esgoto no local e, quando possível, o uso de banheiro seco deve ser visto como formas de contribuição para a sustentabilidade na construção civil.

Materiais sustentáveis disponíveis

Muitos materiais possuem impacto direto e negativo na natureza, que causam muitos problemas a longo prazo, sem falar que os recursos naturais estão cada dia mais escassos.

Por isso, utilizar materiais sustentáveis está cada vez mais essencial para a sustentabilidade na construção civil. Veja as principais opções hoje disponíveis no mercado:

Tijolos de lã

Uma das novidades em termos de sustentabilidade na construção civil, é o tijolo de lã, que não é tóxico e muito usado em locais com fontes abundantes. Basta adicionar a lã e um polímero natural de algas misturados à argila do tijolo. Ele é 37% mais resistente que os que tijolos comuns e ainda seca muito mais rápido reduzindo a necessidade de aquecimento, além de ser um bom isolante térmico.

Coberturas verdes

O telhado verde como cobertura vegetal de grama e outras plantas, facilita a drenagem da água da chuva e fornece isolamento acústico e térmico. É possível também utilizar a área como jardim suspenso e combater as ilhas de calor, ao absorverem os gases emitidos por agentes poluentes, melhorando a qualidade do ar.

Materiais pré-moldados

Os materiais de concreto pré-moldado são naturalmente sustentáveis e facilita muito o processo de construção. A sua utilização possibilita projetar designs integrados e otimizar os desperdícios com outros materiais. Você diminui a quantidade de matéria-prima para construir, libera menos toxinas e reduz lixo. Além disso, eles podem ser reutilizados, absorvem o CO2.

Painéis solares

Anúncios

As placas de aquecimento solar (também chamadas de painéis fotovoltaicos) para manter a eletricidade da casa são capazes de captar energia solar suficiente para transformá-la em energia elétrica e suprir completamente as necessidades da casa, e o custo operacional para a instalação é totalmente válido quando você põe o custo benefício em balança. Isso faz com que o seu consumo de energia torne-se muito mais barato e sustentável, a melhor maneira de aproveitar ao máximo a eficiência energética é através de uma energia renovável.

Conclusões

Muitas simples ações, como o uso de tintas sem solvente e materiais menos agressivos, redução de desperdícios com água e energia, o uso mais consciente do ar condicionado, a utilização de energia solar, podem fazer uma grande diferença para o impacto ambiental, além de ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

Analisar as coisas pelo ponto de vista dos consumidores é essencial, os quais estão cada vez mais enxergando a sustentabilidade na construção civil como um fator essencial para as relações com o ambiente. Mas as vantagens com a adoção das práticas de sustentabilidade na construção civil não são apenas comerciais.

Anúncios

Qualquer um que optar por meios mais sustentáveis, seja o consumidor final, construtora, profissional ou empresa, o comportamento irá afetar positivamente a todos, refletindo uma maior responsabilidade perante a sociedade e o meio ambiente.

Deixe umas resposta nos comentários abaixo nós dizendo o que achou deste artigo, e claro, quaisquer dúvidas basta perguntar!