Anda pensando em usar o garden seat na sua decoração? Pois saiba que a opção pode ser interessante para diferentes cômodos. Tanto se você adquirir o objeto, quanto se optar pelo estilo “faça você mesmo”.

Um garden seat nada mais é do que um “banco de jardim”. Ele também é conhecido como tamborete ou banqueta e tem origem chinesa.

O objeto pode ser usado em vários espaços e ter diversas funções. Além de ser uma peça decorativa, ele pode, por exemplo, servir como um banco ou um apoio para vasos de plantas ou outros objetos.

Antes, esse tipo de banqueta era usada apenas nos jardins, por isso o seu nome. No entanto, logo perceberam que o seu visual e as suas funcionalidades poderiam se encaixar em qualquer espaço da casa.

Então, o garden seat foi pro interior dos imóveis e se tornou peça-chave em qualquer decoração mais minimalista ou moderna.

Características importantes do garden seat

O visual mais tradicional do garden seat é o formato de barril, com a banqueta feita de cerâmica. No entanto, existem várias opções no mercado, feitas de outros materiais e formatos. Por exemplo: há a versão de madeira, acrílico e fibras naturais. Alguns ainda são feitos de metal, que têm toque mais frio.

Sem contar que o visual desse tipo de banqueta não se limita ao aspecto de barril. Na verdade, hoje já existem opções que imitam animais ou outros formatos, o que torna a peça ainda mais decorativa em qualquer ambiente.

Tanta versatilidade e ainda permite que o garden seat seja utilizado sozinho ou com várias peças juntas. Tudo depende do objetivo do móvel e do visual que ele vai agregar ao espaço.

Como este objeto normalmente é pequeno, ele pode ser facilmente inserido debaixo de outros móveis. Como uma mesa ou um aparador. Então, ele se torna uma peça que pode ou não se destacar no ambiente, conforme desejado pelo usuário.

O garden seat pode ser usado, inclusive, em decorações de festas, como casamentos. Um uso comum é tê-lo com visual metalizado e combinado com as flores da decoração da mesa do casamento. Mas tudo requer equilíbrio, tanto para decoração de casa contra, quanto para festas e outros eventos.

garden seat na decoracao

Abaixo, nós falamos mais sobre esse pequeno móvel e apresentamos seu modo de fazer. Continue lendo!

Qual garden seat utilizar?

Existem vários formatos e materiais que podem compor um garden seat. Só que alguns deles são mais atrativos para um tipo de decoração. Então, é importante escolher o tipo ideal para combinar com a sua decoração e os objetivos que você deseja para o espaço.

Garden seat de madeira

Esse tipo de “banco de jardim” é ideal para uma decoração mais rústica. Ele pode ser combinado com outros elementos de madeira e cores mais claras. Isso trará um aspecto mais minimalista.

Garden seat de porcelana

O garden seat de porcelana é ideal para uma decoração mais clássica, romântica. Neste caso, é interessante investir em cores mais claras ou rosadas, combinando com outros aspectos românticos no espaço. Como flores, papéis de parede mais delicados e outros.

garden seat

Garden seat de acrílico

Em espaços mais modernos, é esperado a banqueta tenha um aspecto diferente, mais urbano e jovial. Então, invista em bancos feitos de acrílico ou plástico, de várias cores ou mesmo transparente.

Garden seat de metal

Se o seu objetivo é uma decoração contemporânea, o garden seat ideal será de metal. Ele pode ser tanto de metal da cor cinza ou então de cores mais voltadas para o bronze ou ouro. Tudo vai depender do objetivo da sua decoração e o restante dos objetos que o espaço possui.

Garden seat de fibras naturais

Se a sua decoração remete à natureza, à sensação de bem-estar permanente, os bancos feitos de fibras naturais são os mais interessantes. Além do visual bonito, eles terão exatamente o necessário para trazer a natureza para dentro de casa.

Bancos envoltos em cordas têm o mesmo resultado para a decoração. Assim como um banco “vazado”, apenas com sua parte de cima inteiriça. Essa opção também é interessante para decorações mais modernas.

Garden seat de tecido

Esse tipo de banqueta não é muito comum, mas pode ser uma opção caso você queira utilizar o estilo do garden seat com visual mais aconchegante. Porém, muito provavelmente você precisará produzir seu próprio banco. Afinal, é difícil encontrar peças desse tipo para vender no mercado .

Onde usar um garden seat para decoração?

garden seat na decoracao

Sem dúvida, um garden city pode ser ideal para qualquer espaço da casa ou da sua empresa. Você só vai precisar pensar na sua combinação com o restante da decoração e os objetos que você tem no ambiente.

O móvel pode servir tanto como um criado-mudo, quanto como um banco, um objeto decorativo, um apoio para outros itens e mais.

A seguir, listamos algumas sugestões de como utilizar nesse móvel nos seus ambientes. Acompanhe!

Garden seat na sala de estar

Nesse espaço, é comum que o seat seja utilizado com um banco extra ou uma peça para apoio de outros objetos de decoração. Como um arranjo de flores, luminárias e aé mesmo para o telefone fixo da casa.

Você também pode usar o garden seat como uma mesa de centro ou então como apoio lateral do sofá. Ele pode servir, por exemplo, para que você apoie seu copo enquanto faz um pequeno lanche na sala.

Para evitar que o banco fique no meio da sala, atrapalhando o tráfego das pessoas, você pode optar por colocá-lo por debaixo do aparador, de uma mesa ou em algum canto. Tudo vai depender do objetivo que você der para ele e o visual do objeto.

Muitas vezes, será mais interessante que a banqueta fique bem destacada, pois foi isso vai agregar à decoração do seu ambiente.

Mas não esqueça que é essencial combiná-lo com o restante dos objetos no espaço. Se ele destoar, terá um efeito contrário do desejado.

O “banco de jardim” na cozinha

Na cozinha, é mais comum que o objeto sirva como um banco extra. Especialmente quando há uma mesa, bancada ou aparador para que as pessoas utilizem durante as refeições.

Fora isso, o garden seat não será muito interessante como uma peça de decoração. Isso porque, ele vai acabar ficando no meio do caminho. Poderá também causar um visual mais cheio do que o esperado para uma cozinha.

Banqueta no quarto

garden seat

No quarto, a banqueta pode substituir o criado-mudo, servindo como apoio para um abajur ou seus objetos pessoais. Como celular, um livro ou o que você achar necessário colocar próximo à cama.

Outros uso do objeto no espaço é como um banco para calçar os sapatos ou descansar um pouco em um assento que não seja a própria cama. Ele pode substituir, por exemplo, os puffs que são muito comuns nos quartos.

Como uma opção na varanda ou terraço

Você usa a sua varanda ou terraço para conversas informais e momentos aconchegante com a sua família amigos? Se sim, o “banco de jardim” pode servir como apoio para objetos e como assentos para estes momentos. Ou mesmo como apoio para petiscos e bebidas dos seus convidados.

Se você instalar um sofá ou outros bancos nos ambientes, lembre-se de combiná-los com o garden seat. Assim, você dará harmonia ao espaço e uma bela decoração. Mesmo que ele esteja na parte externa da na sua casa, ele será atrativo para qualquer um que visitá-lo.

Garden seat no quintal ou jardim

Como citamos antes, originalmente esse tipo de banqueta era utilizado no jardim e nos quintais das casas. Então, nada mais justo que ele também seja utilizado nesse espaço hoje.

De novo, o objeto pode servir como apoio para os seus objetos. Até mesmo em área de piscina, ele pode servir para colocar os seus óculos de sol ou as toalhas de banho.

No jardim ou quintal, ele pode servir como um assento para o seu momento de conexão com a natureza e para aproveitar um pouco da luz do sol.

Passo a passo para fazer um garden seat para decoração

garden seat

Em média, um garden seat custa cerca de R$ 200,00. Claro, esse custo varia de acordo com a loja da compra e a cidade em que você está localizado. Então, vale a pena pesquisar bastante antes de adquirir aquele que realmente se encaixa na sua decoração.

Mas, se você não está disposto a gastar tanto, pode optar por banquetas do tipo “faça você mesmo”. Essa também é uma alternativa quando você prefere objetos personalizados ou tem um estilo bem pessoal de decoração.

“Colocar a mão na massa” pode se tornar um hobby, ou mesmo uma nova forma de renda para você. Mas você precisará tomar cuidado com a escolha dos seus materiais. Dependendo do estilo de banqueta escolhido, eles podem ser super trabalhosos, ou mesmo caros de manusear.

Acompanhe nossas dicas para fazer seu garden seat e dar um up na sua decoração.

Defina a base do seu garden seat

O primeiro passo para produzir seu próprio garden seat para decoração é definir qual será a sua base. Você vai precisar de um material resistente e que permita, por exemplo, que você se sente sobre ele. Afinal, gardens seats muitas vezes são utilizados como banco, mesmo que não tenham sido planejados inicialmente pra isso.

É uma boa opção utilizar de um balde ou uma lata de tinta vazia. Você também pode usar uma base de madeira ou metal, ou mesmo de cerâmica, caso você tenha aptidão para este tipo de artesanato.

Planeje onde e como ele será utilizado

O passo seguinte será definir onde e como você vai utilizar a sua banqueta. Isso porque, você vai precisar basear a sua decoração no estilo de uso do objeto.

Para colocar o garden seat como criado-mudo, por exemplo, você precisa pensar num estilo que combine com a decoração do seu quarto. O mesmo vale para cozinha, para a sala de estar etc.

Sem contar que, se o objetivo for, especificamente, utilizá-lo como banco, você vai precisar de um material ainda mais resistente. Como dito antes, é importante que esse material seja sempre resistente. Mas, se seu objetivo é exatamente ter um novo banco, este aspecto será ainda mais importante, merecendo atenção extra.

Escolha sua decoração

Com a base e objetivo da sua banqueta definidos, será hora de você escolher o modo de decorá-lo. São várias as possibilidades, e aelhor escolha vai depender dos objetos que existem no ambiente e das suas preferências.

Aplique o tecido

Como citamos antes, existe a possibilidade de aplicar tecido em volta do na banqueta. Neste caso, é interessante optar por versões mais colorridas ou mesmo no estilo patchwork. Isso vai dar um aspecto mais atrativo ao seu espaço e exatamente a sensação de “faça você mesmo” que o tecido proporciona.

Mas também é possível que você escolha um pouco mais elegante. Se for esse o objetivo, prefira tons sóbrios, como cinza ou preto, e invista em texturas.

Use das cordas

É comum ver no mercado banquetas com cordas em todo o seu redor. Esse visual é atrativo, principalmente, para quem gosta do aspecto da natureza dentro de casa ou de um visual mais despojado e leve.

Mas esse resultado vai depender da cor das cordas que você utilizar. A corda comum, bege, vai remeter à natureza; a corda preta, vai ser mais elegante; cordas coloridas vão trazer um ar mais jovial ao espaço.

Pinte com a cor desejada

Outra opção bastante simples é utilizar a tinta para decorar o seu garden seat. Neste caso, escolha cores que vão combinar com o restante da sua decoração.

Você pode, inclusive, misturar cores, criar desenhos ou mesmo texturas sobre a banqueta. O importante é deixar a criatividade livre para que o resultado seja mais a sua cara.

Durante a pintura, lembre-se de proteger tudo que há ao redor do seu banco. Isso vai evitar que respingos manchem outros móveis, o chão, as paredes e mais superfícies. Coloque lonas sobre eles, para evitar qualquer incômodo depois.

Não se esqueça que o garden seat pode ter diferentes funções. Então, mesmo que você adquira ou faça um com determinado objetivo, ele poderá ser utilizado de outras formas depois. Uma vantagem e tanto deste tipo de móvel.

Abaixo, separamos vários exemplos de garden seat para você. Acompanhe as fotos!

garden seat
garden seat
garden seat
garden seat
garden seat
garden seat
garden seat
garden seat
garden seat

Você já tem esse tipo de objeto em casa? Como pretende utilizá-lo? Vai comprar os seus, ou colocar a “mão na massa”? Conte para a gente nos comentários deste post!

Escreva um Comentário