Jardim embaixo da escada

A escada é muito mais que um algo funcional em uma casa, já que dependendo do modelo que você escolher, ela pode se tornar um excelente item decorativo. Porém, depois que as pessoas passam por esse processo de montar a escada em casa, percebem que depois que ficou pronto ainda falta alguma coisa. Sendo isso, o espaço vago embaixo da escada.

Montar uma escada em casa é muito mais do que selecionar um espaço e fazer ela, o espaço embaixo também faz parte. Então, é essencial que você monte uma decoração bem interessante para este passo.

Entretanto, uma excelente opção para você fazer isso na sua casa é optar pelo jardim embaixo da escada. Sendo isso algo lindo na decoração e que também trás bastante harmonia para o ambiente.

Embora isso pareça bastante simples, montar um jardim não é tão fácil como aparenta. Afinal, além de você ter que selecionar plantas adequadas para aquele local, é necessário fazer com que isso se torne um lindo item decorativo.

À vista disso, pensando nas pessoas que desejam fazer um jardim embaixo da escada, trouxe um post completo para te ajudar nesse processo. Além de você conferir alguns modelos bem interessantes, vou te mostrar como fazer um em casa sem nenhuma complicação. Veja o post completo abaixo:

O primeiro passo para conseguirmos fazer um jardim embaixo da escada é selecionar qual modelo queremos. Então para te ajudar, separei os principais modelos de jardim embaixo da escada. Assim ficará mais fácil de você se inspirar e aplicar isso na sua decoração. Portanto, veja as principais dicas abaixo!

Jardim com pedras brancas

A primeira opção para você fazer em sua casa é o jardim com pedras brancas. Este modelo costuma ser bem comum na maioria das decorações, já que essas pedras ficam simplesmente incríveis e é bem simples de você fazer.

Então neste caso, o segredo é você selecionar algumas plantas que ficariam bem legais no ambiente e abusar nas pedras. Além disso, podemos destacar que existem inúmeros tipos de pedras para você colocar no seu jardim. Portanto, sugiro que você conheça alguns modelos para certificar qual combina mais com sua decoração.

Outra coisa interessante para destacarmos nesse modelo de decoração é a utilização de um led no jardim embaixo da escada. Isso é algo que deixa o espaço simplesmente incrível e da para você usar sem complicações. Então neste caso você pode tanto utilizar o led verde ou até uma luz amarela enfatizando algum espaço.

Jardim com água

O próximo modelo de jardim embaixo da escada é o com água. Já neste modelo, você não tem tanto a presença das plantas e ao invés disso, uma grande quantidade de água no jardim. Embora as plantas não sejam tão o destaque nesse tipo de decoração, é necessário que ainda sim você as coloque no jardim, afinal, se não esse espaço não faria sentido.

Então neste caso a escolha da planta tem que ser feita com bastante cautela. Pois você tem que encontrar uma espécie que adote este contato com a água, se não o seu jardim não irá durar absolutamente nada.

Além disso, uma outra sugestão bastante interessante para este modelo de jardim é apostar na cascata. Isso é algo que fica simplesmente lindo na decoração e trás bastante tranquilidade para o ambiente.

Afinal, você terá um contato maior com a natureza. Portanto, para quem gosta, é interessante apostar nesse modelo também.

Escada Simples

A próxima opção é o jardim embaixo da escada mais simples, sendo esse ideal para quem quer colocar algumas plantas em casa, mas sem exagerar muito. Neste caso é interessante você apostar em alguns itens que ajudam a compor o ambiente. Pois como não estamos colocando tantas plantas no ambiente é interessante colocar outras coisas para completar a decoração.

Por exemplo, as pedras no jardim é algo bem bonito e que não deixa ele muito exagerado. Mas neste caso, sugiro que você coloque as pedras em tons terrosos, pois isso irá ajudar a deixar a decoração bem mais simples.

Além disso, ao invés de você colocar o as plantas enterradas, você pode optar por colocar apenas alguns vasos de plantas em baixo da escada. Isso é algo que também deixa o jardim bem bonito, mas de uma forma mais simples.

Com muitas plantas

Já em contrapartida, para as pessoas que adoram plantas, pode optar por fazer um jardim mais completo. Já neste caso, é essencial que você coloque plantas em todo o espaço disponível, então sugiro que você enterre elas no espaço, ao invés de adicionar só os vasos.

Além disso, nesse modelo seria legal se você também colocasse as luzes de led como citei acima. Pois a presença dessas luzes, da uma incrementada no jardim, então isso vai fazer com que as suas plantas ganhem um destaque maior.

Tropical

Para quem gosta de plantas mais coloridas é bem interessante apostar no modelo tropical. Já neste caso, sugiro que você compre inúmeras espécies de plantas, principalmente aquelas que dão flores. Assim o seu jardim embaixo da escada ficará bem mais colorido e agradável visualmente.

Outra coisa importante para destacarmos é que neste modelo de jardim é importante que você tenha bastante cautela na escolha das plantas. Pois mesmo que fique bonito essa mistura de espécie, dependendo de quais espécies você escolher isso pode não ficar tão agradável. Portanto, se possível procure algumas dicas com uma jardineira, para que assim você tenha uma orientação maior na escolha da planta.

Selva

O próximo modelo de jardim embaixo da escada é a selva. Nessa opção a ideia é que o espalho imite bem uma selva, então é interessante utilizar várias espécies de plantas, mas com plantas maiores. Ou seja, colocar um coqueiro nesse espaço seria uma opção excelente, já que a ideia é que fique algo bem parecido com isso mesmo.

As plantas trepadeiras é uma outra opção bem legal para você colocar. Afinal, com elas você pode fazer um efeito bastante interessante na parede do espaço. Isso irá deixar o ambiente mais cheio de plantas.

Além disso, seria interessante você também utilizar a água nesse tipo de jardim embaixo de escada. Isso acontece porque é comum também encontrarmos, rios, cachoeiras e lagos em selvas. Logo, você pode colocar uma pequena parte com água e depois abusar na composição das plantas.

Portanto, a minha sugestão é que você comece a pesquisar imagens de selva mesmo para se inspirar. Assim ficará mais fácil de você montar esse modelo na sua casa.

Com plantas artificiais

E por fim, o último modelo de jardim embaixo da escada é o com plantas artificiais. Já neste caso, esse á uma opção agradável para quem quer colocar alguns pontos verdes na casa, mas não tem tanta paciência para criar uma rotina de cuidados com as plantas.

Então neste caso, apostar nas plantas artificiais é uma maneira bem legal de fazer uma decoração agradável para não ter que ficar cuidando sempre do jardim.

Além disso, caso você queira optar por esse tipo de jardim embaixo da escada, sugiro que você tente fazer com que ele fique o mais natural possível. Afinal, atualmente você encontra tanto plantas que são muito artificiais, quanto umas mais naturais. Desse modo, sugiro que você opte por uma versão mais natural.

Como fazer

Ter um jardim em casa é o desejo de muitas pessoas, porém montar ele é um processo que necessita um pouco mais de esforço. Pois além de você ter que ter todo um trabalho em selecionar bem as plantas é necessário bastante cuidado para que fique bem bonito.

Então para as pessoas que não tem tanta experiencia com plantas, trouxe algumas dicas bem interessantes para você fazer em sua casa. Dessa forma, tenho certeza que você irá criar um jardim embaixo da escada lindo, sem nenhuma dificuldade. Portanto, veja como fazer:

Tire medida do local

O primeiro passo para montar um jardim em casa é tirar medida do local. Afinal, não adianta você querer montar uma coisa, sem saber quanto de espaço você tem disponível.

Portanto, comece tirando as medidas do espaço embaixo da escada, para que assim você saiba exatamente o quanto você tem disponível para montar sua decoração.

Anote os principais itens para o jardim

Montar um jardim não se trata apenas de colocar plantas, claro que elas são algo essencial para sua composição, mas existem outros itens que ajudam a compor o espaço deixando ainda mais agradável.

Então no caso do jardim, há inúmeras coisas que você pode colocar para que fique algo mais legal. Por exemplo, você pode por led, pedras, cascata, itens decorativos e muito mais. Portanto, sugiro que você anote alguns elementos que você queira colocar no seu jardim, para que assim possa fazer uma linda composição.

Escolha as plantas

A escolha das plantas é algo que precisamos ter muita atenção. Isso é importante porque não são todas as plantas que se adequam a um ambiente dentro de casa. Logo, é essencial que você procure uma espécie que você tem certeza que servem para este espaço.

Para te ajudar nesse processo, separei algumas plantas bem legais que ficam perfeitamente bem dentro de casa. Portanto, veja as principais espécies:

  • Peperômia
  • Samambaia;
  • Lança de São-Jorge;
  • Suculentas;
  • Cactos;

Estipule um valor

O próximo passo para fazer o jardim em casa é estipular um valor. Isso é importante porque também nos preocupamos em passar para os leitores do Total Construção dicas que sejam acessíveis para todos. Então procure estipular um valor para fazer esse jardim. Dessa forma você poderá utilizar ele como base para os próximos passos.

Além disso, uma outra sugestão é você fazer orçamento em vários lugares diferentes. À vista disso, você irá conseguir fazer uma compra bem barata, que esteja dentro do valor estipulado.

Coloque a mão na massa

E por fim, o último passo é colocar a mão na massa. Caso você queira montar um jardim ao invés de deixar ele só nos vasos, sugiro que você compre algumas outras coisas importantes. Tais como adubagem, fertilizante e uma terra apropriada. Assim você poderá montar um local apropriado para as suas plantas e consequentemente elas irão durar por muito mais tempo.

Dicas para cuidar das plantas

Antes de finalizarmos, para que esse post fique ainda mais completo, separei algumas dicas bem legais para você cuidar do seu jardim embaixo da escada. Portanto, veja as dicas abaixo, para que assim o seu jardim dure por muito mais tempo e as suas plantas estejam sempre lindas. Veja:

Conheça a espécie

Conhecer a espécie que você tem em casa é um passo muito importante. Pois cada planta tem uma maneira diferente de cuidar, consequentemente, é importante que você saiba a maneira de cada uma. Dessa forma, ficará mais fácil de você cuidar das suas plantas adequadamente e fazer com que o seu jardim esteja sempre bonito.

Crie uma frequência de rega

A próxima dica é criar uma frequência de rega. Mas como citei acima, cada planta tem uma necessidade. Então a minha sugestão é que você crie um cronograma bem divertido.

Ou seja, você pode colocar o nome de cada planta e quais dias você terá que molhar elas. Assim, na dúvida você pode está consultando esse cronograma e tendo certeza que as suas plantas estão saudáveis.

Utilize fertilizante

Utilizar fertilizante é algo que você faz raramente, pois se você colocar muito isso pode acabar prejudicando as plantas. Então neste caso, é importante que você procure saber mais sobre a sua planta para utilizar nas datas adequadas. Mas essa será uma maneira bem legal de fazer a sua planta crescer mais e ficar saudável.

Retire as partes mortas

E por fim, não se esqueça de está sempre retirando as partes mortas. Infelizmente não da para acertar todas as vezes. Desse modo, uma vez ou outra pode acontecer de morrer algumas partes das plantas. Então quando isso acontecer, procure está sempre retirando essas partes para que sua planta possa crescer de forma mais saudável.

Portanto se você seguir essas dicas acima tenho certeza que terá um jardim embaixo da escada lindo, com as plantas sempre muito bem agradáveis, deixando assim o seu ambiente mais tranquilo.

 

 

 

 

  

 

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais