Lareiras de Canto: Lenha, Modernas, Rústicas. +129 Fotos!

Advertisements

As lareiras de canto são uma ótima opção para quem quer incluir esse item em um ambiente com pouco espaço disponível. Além disso, esse tipo de lareira também pode ser disposta em ambientes maiores, agregando charme e muita sofisticação para um ambiente.

Elas podem ser colocadas em diversos lugares: sala de jantar, sala de estar, sala de tv, quartos, entre outras possibilidades. Além de funcional, as lareiras de canto agregam muita beleza para um ambiente, pois são vistas como itens decorativos.

Já a sua funcionalidade é incontestável. Para quem mora em lugares frios, não há nada melhor do que ter uma lareira quentinha dentro de casa. A sala de estar com lareira é o ambiente perfeito para receber amigos e familiares. Os momentos vividos dentro desses ambientes são sempre cercados de muito conforto e calor.

Um grande destaque das lareiras de canto é que elas proporcionam um olhar diferente para o ambiente. As partes de um cômodo que menos se destacam são sempre os cantos. Já com as lareiras de canto esses pequenos espaços ganham um novo charme e entram totalmente para a decoração.

Considerando todos esses aspectos incríveis, nós criamos um guia completo sobre lareiras de canto. Neste post você encontrará informações sobre os ambientes com lareiras de canto, quais são os modelos mais comuns, os tipos de lareiras que existem, entre outras informações. Ao final, você ainda poderá desfrutar de mais de 129 fotos para se inspirar.

 

Tipos de lareiras de canto

Atualmente, há três tipos de lareiras de canto mais comuns, eles são: lareira a lenha, a gás e eletrônica. Cada um desses tipos de lareira possui suas características que devem ser consideradas na hora de projetar uma lareira de canto. Além do aspecto decorativo, é importante pensar na funcionalidade e na forma como a lareira será disposta no ambiente. Confira a seguir um resumo sobre as principais características de cada tipo de lareira:

 

Lareira a lenha

As lareiras de canto a lenha podem ser confeccionadas em diversos materiais, sendo que os mais comuns são metal e alvenaria. Nesse tipo de lareiro é possível combinar os aspectos mais tradicionais desse item a diversos tipos de decoração.

O calor gerado por essas lareiras provém da queima da madeira, que é o tipo mais tradicional de gerar calor através de uma lareira. Sendo assim, o maior destaque desse tipo de lareira é justamente o aspecto rústico da lenha de madeira, as chamas flamejantes, e até mesmo as características sensoriais como cheiro, som e calor que ela proporciona.

No entanto, esse tipo de lareira está entre os mais perigosos. Embora casos de incêndios causados por lareiras não seja tão comum, é importante considerar essa possibilidade. Isso porque esse tipo de lareira produz faíscas, podendo causar a queima de itens próximos a lareira. Por essa razão, o indicado é utilizar pisos frios e objetos não inflamáveis próximo a lareira. Todas essas medidas ajudam a prevenir um incêndio.

 

Lareira a gás

O tipo a gás de lareiras de canto é sem dúvida o modelo intermediário entre os tipos a lenha e eletrônica. Isso porque a lareira a gás não produz fuligem, o que impossibilita a ocorrência de incêndios. No entanto, ela ainda possui chamas, gerando sensações parecidas com as lareiras tradicionais.

Mas nem por isso esse é o tipo de lareira mais seguro que existe. Isso porque o gás oferece o risco de vazar e consequentemente causar incêndios ou até mesmo explosões. Mas isso é pouco provável, por isso, esse tipo de lareira está no intermediário em relação a segurança.

Sobre a estética da lareira, o tipo a gás pode ser confeccionado em alvenaria, metal, mármore, entre outros diversos materiais. Sendo assim, a lareira a gás também se adapta aos mais variados ambientes, oferecendo um lindo aspecto estético e decorativo para salas e quartos.

 

Lareira eletrônica

Por não produzir nenhum tipo de chama ou fuligem, as lareiras de canto do tipo eletrônica são os modelos que mais proporcionam segurança. Sendo assim, elas podem ser instaladas em pisos de madeira, tapetes, e outros objetos inflamáveis.

No entanto, a sua funcionalidade como lareira é um pouco diferente dos tipos a gás ou a lenha. Ela é aquecida de forma eletrônica, o que anula totalmente as sensações de cheiro e som. Já na parte estética, a lareira oferece uma chama eletrônica com imagens em 3D que se assemelham a queima produzida pela madeira.

As lareiras de canto eletrônicas também oferecem uma ótima vantagem em relação a todos os modelos de lareira, que é a praticidade. Por serem eletrônicas, o acendimento da lareira é instantâneo, sem precisar de matéria-prima inflamável ou de muito tempo para fazer a lareira funcionar.

 

Salas com lareiras de canto

Como já mencionamos, as salas são ótimos ambientes para receber lareiras, sejam elas centrais ou de canto. Na sala de estar ou de TV, a lareira ganha uma grande funcionalidade, em vista do tempo que a família passa dentro desses ambientes.

A sala de jantar, por sua vez, não é um ambiente onde as pessoas costumam ficar várias horas por dia. No entanto, ter uma lareira de canto na sala de jantar poderá agregar muita sofisticação para o ambiente.

 

Modelos de lareiras de canto

Independente do local escolhido para colocar a sua linda lareira, é importante considerar aspectos estéticos e funcionais para a instalação. Por exemplo, lareiras a lenha são mais indicadas para ambientes frios. Já o tipo de lareira eletrônica pode ser colocado em qualquer ambiente, até mesmo sobre o chão de madeira. Confira a seguir alguns modelos decorativos de lareiras de canto:

 

Lareira de metal

Neste modelo de lareira, o metal é o principal item da composição. Por ser feita desse material, esse modelo de lareira comporta tanto a forma tradicional quanto a eletrônica. O que vale nesse caso é o aspecto estético, que combina com decorações rústicas e modernas.

No entanto, para incluir esse item na decoração é importante avaliar o modelo de lareira de metal escolhido. Há modelos modernos que se adaptam a ambientes contemporâneos, modernos e cleans. Enquanto isso, há modelos mais robustos que ficam lindos com ambientes rústicos.

 

Modelos mais modernos

As lareiras de canto modernas são sofisticadas e muito usuais. A maioria dos modelos mais modernos que existem, carregam traços mais funcionais para a queima. Nesse caso é comum observar a funcionalidade do tipo eletrônica ou ainda do tipo ecológica.

Isso porque o aspecto moderno vai além da estética. A funcionalidade também é um ponto importante para destacar um item como moderno. Nesses modelos é possível encontrar traços nada convencionais de lareiras comuns. Já os materiais mais utilizados são vidros, alvenaria e muito concreto queimado.

TV em cima da lareira

Para ganhar ainda mais espaço em uma sala, porque não colocar a TV em cima da lareira? Essa opção linda e muito funcional de otimizar espaço, faz com que a lareira deixe de ser um mero item decorativo em um ambiente. Isso porque a lareira pode fazer o papel de rack para a sala, ganhando ainda mais funcionalidade.

Nesse caso, é importante adequar o modelo da lareira a decoração do ambiente. Como ela servirá de base para a tv ou para itens eletrônicos, é importante que a lareira tenha uma base reta. Outro ponto importante é tomar cuidado com as lareiras a gás ou a lenha para que o fogo não fique próximo a fios.

 

Lareira de ferro

Dentre os metais mais utilizados para a fabricação de lareiras de canto está o ferro. Esse modelo bastante tradicional, carrega elementos antigos que valorizam a estética da lareira. O ferro suporta diversos tipos de queima, sendo assim, a lareira de ferro pode ser a lenha, a gás ou ainda eletrônica. Há modelos de lareira de ferro que carregam aspectos antigos e também modelos com características modernas.

A escolha do modelo ideal deverá estar de acordo com a decoração do ambiente. Dentre os modelos de lareiras de canto de ferro, há opções lindas para otimizar espaço e proporcionar sofisticação para o ambiente.

 

Modelos de lareira rústica

A lareira por si só já apresenta características rústicas. Isso porque as lareiras são itens bastante antigos, por isso, carregam elementos como madeira e ferro, dois traços marcantes do rústico.

Além disso, a própria chama da lareira já se assemelha a uma era antiga. Sendo assim, esse item se adapta perfeitamente em decorações rústicas. Para que o item fique ainda mais completo, é importante garantir que a lareira seja de madeira, ferro ou outro material que lembre a decoração rústica.

 

Como fazer lareira de canto

Hoje em dia é possível encontrar diversos modelos de lareiras de canto baratas e muito fáceis de serem instaladas. O preço médio de uma lareira de canto simples varia de R$ 600 a R$ 1.500. No entanto, é possível reduzir esses custos caso você tenha habilidades para construir a sua própria lareira de canto.

Mas saiba que construir uma lareira de canto não é nada fácil. É importante ter conhecimento técnico sobre alvenaria para construir uma lareira do zero. Sendo assim, o mais recomendado é que você contrate mão de obra especializada.

Por outro lado, há alguns modelos mais simples de lareiras que podem ser feitos até mesmo com materiais reciclados. Na internet você poderá encontrar diversos tutoriais de como fazer lareiras simples.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.