O uso da lareira externa em ambientes abertos, funciona muito bem em regiões mais frias sendo utilizada para esquentar. Mas além dessa funcionalidade, a lareira externa também pode ser utilizada como um item de decoração, trazendo mais aconchego para o espaço.

Atualmente, existem vários modelos de lareiras que podem ser inseridos em casa, com diferentes possibilidades de colocá-la na decoração.

Dessa forma, se você está pensando em utilizar esse item na sua casa,  é importante que avaliar algumas opções para escolher aquela que mais se adequa a sua situação. Então, para te ajudar nesse processo, separamos alguns modelos incríveis para você se inspirar e mais algumas dicas para auxiliar no uso da lareira. Vamos conferir?

Lareira externa com sofá em volta

O primeiro modelo de lareira externa que separamos, é a lareira com algum tipo de sofá em volta. Essa opção costuma ser a mais comum, porque o sofá em volta cria um ambiente bem confortável para as pessoas sentarem, conversarem e relaxarem.

Se você optar por esse modelo, é interessante que utilizar outros elementos, além do sofá, para compor a decoração. Por exemplo, o uso das almofadas deixa o ambiente mais aconchegante e agradável.

Além disso, outra sugestão, é colocar apoiadores no sofá para que as pessoas possam apoiar copos ou outros itens. Esses detalhes fazem total diferença não só na decoração, como também traz mais praticidade ao ambiente.

Modelo de lareira externa moderna

A lareira moderna é uma ótima alternativa para quem gosta de decorações contemporâneas. Hoje, existem alguns modelos de lareira moderna muito legais e podem ser inseridas tranquilamente na sua área externa.

Entretanto, assim como a situação citada no tópico anterior, é fundamental que você utilize outros elementos que complementam o ambiente. Neste caso, se você está utilizando uma lareira moderna, os outros elementos do espaço precisam seguir esse mesmo estilo de decoração para se manterem alinhados. 

Por exemplo, um sofá moderno, com almofadas com estampas contemporâneas e assim por diante.

Portanto, sempre que você for realizar a composição de um espaço, não se esqueça que o estilo escolhido deve permanecer nos demais itens da decoração.

Lareira externa em círculo

Existem vários tipos de vasos que você pode escolher para fazer a sua lareira externa, dentre eles o vaso de círculo. Esse modelo de vaso é bem estiloso e cria uma decoração bonita na área. Além disso, você  tem variedade na escolha do material do vaso, podendo ser de tijolos, ferro ou o que mais te agradar.

Na hora de escolher o material, o ideal é avaliar se o material escolhido faz sentido com o estilo de decoração do ambiente. Por exemplo, a lareira de tijolos combina muito bem com decorações mais rústicas, já a de ferro faz mais sentido com decorações modernas e industriais. Desse modo, não se esqueça de levar isso em consideração também.

Modelo de lareira externa com tijolos em volta

Por falar na lareira externa com tijolos em volta, não poderíamos deixar de citar esse modelo. A lareira com tijolos em volta é uma opção clássica, se tornando muito comum quando pensamos neste item.

A lareira dentro de casa, por exemplo, muita das vezes é feita de tijolos, porém, encostada na parede e quadrada. Já a lareira externa, ela fica no chão, geralmente no centro entre sofás ou cadeiras.

Se você optar por esse modelo de lareira, é válido destacar que ele combina mais com a decoração rústica, conforme havíamos citado. Mas é claro que a lareira externa com tijolos pode ser utilizada em outros tipos de decorações. O importante é que você avalie todos os elementos que irão compor o espaço, pois eles também fazem parte.

Veja também: 99 Modelos de Pergolados em Áreas Externas

Área externa com lareira em volta da piscina

O próximo modelo de lareira que separamos é o que fica ao lado da piscina. Embora muitas pessoas acreditam que não é possível deixar uma lareira próxima, ela cria um visual muito bonito durante a noite, servindo mais como um objeto decorativo do que propriamente a sua utilidade para esquentar no frio.

Utilizar mais de uma lareira em volta também é algo que funciona muito bem e deixa o ambiente mais aconchegante e harmônico. Dessa forma, você pode optar por colocar mais de uma lareira, porém menores, durante à noite.

Lareira externo em gramado 

Outro modelo de lareira externa que você pode utilizar na sua área é inseri-la no gramado da sua casa. Essa alternativa é bem interessante para fazer luau com os seus amigos e familiares, dessa forma, podendo aproveitar os feriados e finais de semana sem precisar sair de casa.

No caso desta alternativa, não se esqueça de escolher um vaso ou alguma estrutura para colocar a sua lareira na grama. Afinal, embora ela esteja localizada acima da grama, não pode ficar em contato direto com ela para não incendiar o local.

Área com lareira externa retangular

A lareira em formato retangular é um outro tipo que você pode utilizar.  A grande vantagem desse tipo de lareira é que ela se adequa bem para várias pessoas, já que é possível que mais de uma pessoa fiquem sentadas em volta dela se esquentando do frio.

Além disso, este modelo de lareira traz total modernidade para o ambiente, se adequando aos espaços contemporâneos. 

Lareira quadrada na área

Além do modelo retangular e redondo, existe a lareira quadrada que é bem comum. Esse modelo de lareira funciona em decorações contemporâneas, mas é claro que, não necessariamente precisa ser somente neste estilo de decoração, pode se adequar em outras situações também.

Se você deseja utilizar este modelo de lareira, avalie qual o tipo de material irá utilizar para criá-la. Uma sugestão, é criar a lareira com tijolos e realizar um acabamento com cimento queimado. Desse modo, a lareira ficará com um visual incrível, deixando a sua decoração ainda mais bonita.

Suporte preto em lareira externa

Além das possibilidades de vaso e tijolos que citei para a lareira externa, você pode optar por utilizar um suporte preto para a lareira. A vantagem da sua utilização, é que o suporte preto combina com praticamente todos os estilos de decoração. Afinal, esta cor combina com tudo, por isso, se adapta há inúmeras situações.

Além disso, seria interessante que você utilizasse outros itens decorativos próximos a lareira para deixar a decoração mais bonita e agradável. 

Dicas de decoração e cuidados com lareira externa

Acima citamos alguns modelos de lareira externas para você se inspirar. Agora, para te auxiliar ainda mais, iremos te mostrar algumas dicas de decorações para a área e alguns cuidados que você precisa ter com a lareira externa. Vamos ver?

Cria um ambiente confortável

Para começar, a nossa primeira dica é que você crie um ambiente confortável ao redor da lareira externa, para completar a decoração e deixar a sua área mais aconchegante. Hoje, existem diversas formas de você realizar esse processo, permitindo que você desenvolva um espaço que combine com o restante da decoração.

As dicas para criar esse ambiente – como já havíamos citado – é utilizar almofadas, sofás, cadeiras ou até mesmo puffs em volta da lareira. Além disso, colocar alguns varais de pisca-piscas na área também funciona e deixa o espaço mais bonito durante à noite. 

Portanto, a dica é que você utilize a sua criatividade e coloque a sua personalidade no ambiente.

Atenção com os elementos que irão compor o espaço

Utilizar alguns elementos na decoração é um passo importante, mas não basta você comprar alguns objetos porque achou bonito e colocar. É importante que você sempre visualize os objetos com os demais que pretende colocar, pois todos precisam estar combinando entre si e seguindo o mesmo estilo de decoração.

Outro cuidado que é necessário levar em consideração é quanto às cores dos objetos. Procure definir uma paleta de cor com pelo menos três cores. A partir disso, na hora de comprar os itens que irão compor o espaço, escolher apenas itens que fazem parte das cores escolhidas.

Defina um estilo de decoração

Definir um estilo de decoração é algo que você deve fazer em todos os ambientes, incluindo na área onde ficará instalado a lareira externa. Esse passo torna-se necessário, uma vez que, ao definir um estilo de decoração, você mantém os elementos seguindo esse estilo, incluindo a lareira.

Por exemplo, se você optar por uma decoração rústica, irá escolher uma lareira com um acabamento rústico e utilizar outros elementos que seguem esse mesmo padrão. Desse modo, ao finalizar a decoração do local, todos os itens estarão combinando e a sua decoração ficará muito mais bonita e agradável.

Cuidados com o local onde irá ficar

Por fim, a última dica que separamos é ter atenção com o local onde a lareira externa ficará posicionada. Em um dos exemplos que mostramos acima, destacamos que a lareira precisa estar em um local onde não tem perigo de causar acidentes.

Por isso, o ideal é que você coloque a lareira dentro de um recipiente capaz de isolá-la e proteger possibilidades de acidente. 

O uso da lareira acima da grama, por exemplo, precisa de total atenção. Ela não pode ficar em contato direto com a grama, mas sim, sobre algum recipiente capaz de isolar. Sendo assim, não se esqueça de ter atenção com esses fatores.

Write A Comment