Marmoglass: O que é? Preço?

Se você está construindo ou reformando, prestes a entrar na etapa de escolher materiais para as bancadas da cozinha e lavatórios, já deve ter se deparado com a opção de Marmoglass. Nunca ouviu falar? Pois saiba que o Marmoglass é uma das maiores inovações em materiais de revestimento e uma tendência em decoração já faz algum tempo.

De origem Chinesa, o Marmoglass é um material industrializado e sintético, desenvolvido em laboratório a partir de uma estrutura cristalizada de pó de mármore e vidro, sob condições de alta temperatura.

Extremamente resistente ao calor, ácidos e alcalinos; além de ter fácil manutenção; não absorver água ou poluentes e ser inalterável à ação do tempo; o Marmoglass pode ser usado em diversas colocações residenciais e comerciais diferentes (bancadas, lavatórios e pisos), sem restrições de uso, e nos mais diversos ambientes, internos e externos, inclusive em locais de alto tráfego, como aeroportos, hotéis, escritórios, e muito outros.

Portanto, com características notáveis e tantas vantagens de uso, fica quase impossível não querer utilizá-lo em sua obra. Sendo assim, continue lendo esse artigo abaixo para descobrir tudo sobre o Marmoglass e suas infinitas possibilidades de uso. Confira!

O que é Marmoglass?

O Marmoglass é um material sintétido produzido a partir de cristais de vidro e pó de mármore.
O Marmoglass é um material sintétido produzido a partir de cristais de vidro e pó de mármore.

O Marmoglass é um tipo de pedra, só que inorgânica e sintética. Ou seja, não natural. Portanto, é feito de forma industrial. Apesar de se assemelhar muito à pedras naturais por sua leveza, é produzido a partir de um processo de microcristalização de minerais puros e brutos por meio de sedimentação dupla de cristais de vidro e aditivos de pó de mármore, sob condições de alta temperatura.

O resultado é um material de textura homogênea, alta densidade, resistência e durabilidade com permanentes funções químicas, capaz de resistir à ação de ácidos e alcalinos, inclusive quando exposto à sujeira, chuva, sol, vento e poluição.

Pode ser encontrado em três versões, white, bege e composite, em chapa ou ladrilho, e ainda ser capaz de proporcionar um acabamento extremamente liso, brilhante, com efeitos de reflexão difundida e de extrema beleza e sofisticação.

Propriedades do Marmoglass

Além de ser um material bastante sólido, resistente e durável, sua superfície é fina e de cor uniforme. Mas dentre todas as suas características já descritas, a sua baixa porosidade e absorção de umidade é a maior de todas.

Isso o torna um material capaz de não reter líquidos, que não mancha, resistente às condições climáticas mais adversas, inclusive se for exposto ao sol, chuva, vento ou poluição e ainda permanecer inalterável à ação do tempo.

Marmoglass e Nanoglass

O Nanoglass possui um branco mais puro que o Marmoglass.
O Nanoglass possui um branco mais puro que o Marmoglass.

Muita gente confunde Marmoglass com Nanoglass, achando que são o mesmo material. Porém, apesar dos nomes e composição semelhantes, ambos feitos a partir de resina e cristais de vidro, eles possuem suas diferenças.

O Nanoglass é produzido a partir da Nanotecnologia, um processo de construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos, que permite uma fusão mais homogênea, equilibrada e constante entre os cristais de vidro e os outros materiais aglutinantes.

Nesse processo é possível retirar bolhas de ar do material tornando-o mais uniforme, homogêneo e com a possibilidade de acabamentos mais finos e rebuscados, como a meia esquadria Seria. Basicamente, o Nanoglass é uma evolução do Marmoglass.

A cor e a textura de ambos é praticamente a mesma, porém o Nanoglass só é encontrado na cor branca, e bem mais puro e homogêneo que o branco do Marmoglass (que em comparação possui manchinhas). Mas a diferença de cor é apenas notada quando colocado um ao lado do outro.

O Marmoglass é mais indicado para pisos ou projetos que não exigem acabamentos refinados, devido a pequenas bolhas de ar que se formam durante a sua fabricação, que dificultam o acabamento e diminuem a resistência do material, podendo lascar, uma vez que usa-se uma película de vidro para o seu acabamento.

Já o Nanoglass é muito procurado para bancadas, lavatórios, áreas gourmet, churrasqueiras, escadas e até como revestimento de paredes e pisos. Porém, tem o preço mais elevado, que varia entre R$900,00 e R$1700,00 o m².

E o Silestone?

Diferente do Nanoglass e do Marmoglass, o Silestone é outro composto sintético, porém desenvolvido a partir do Quartzo, resina de poliéster e pigmento, tão duro e resistente quanto os outros dois. Ele possui um melhor acabamento, pois não lasca ao cortar.

Vantagens de uso do Marmoglass

O marmoglass possui muitas vantagen devido a sua resistência e durabilidade.
O marmoglass possui muitas vantagen devido a sua resistência e durabilidade.

Existem inúmeras vantagens de uso para o Marmoglass. Veja as principais a seguir:

  • Versátil: por ter alta resistência e durabilidade, o material pode ser usado em diferentes aplicações (bancadas, lavatórios, pisos, etc), tanto externas ou internas e de alto tráfego.
  • Resistente à riscos: sua composição dura e resistente no acabamento faz dele um material mais difícil de riscar ou marcar.
  • Baixa absorção: sua superfície lisa de baixa porosidade, o torna altamente recomendado para superfícies úmidas, pois não absorve água e sujeira, por isso não mancha.
  • Fácil manutenção: sua superfície uniforme facilita a limpeza, basta um pano úmido para deixar o revestimento limpo e brilhante.
  • Não mancha: por não ser poroso e não absorver líquidos, o material dificilmente irá manchar.
  • Resistente à quebra: dificilmente quebra comparado a outros materiais, devido a homogeneidade de fusão de materiais durante o processo de fabricação.
  • Econômico e acessível: comparado a pedras naturais (mármore e granito), seu preço é mais acessível, além de não haver restrições de uso e ter maior resistência.
  • Maior disponibilidade: por ser sintético, não depende da natureza, não tem problema com escassez de recursos ou indisponibilidade no mercado.
  • Brilho intenso: ao contrário das pedras naturais, o marmoglass é translúcido, mais homogêneo, e portanto possui mais brilho por conta do seu acabamento de película de vidro.
  • Variedade de cores: por ser uma pedra sintética, o marmoglass não se restringe às cores encontradas na natureza. Podendo ser encontrado em uma infinidade de cores.

Cores disponíveis e manutenção

O Marmoglass tem várias cores diferentes disponíveis para uma aparência mais contemporânea e criativa ao projeto.
O Marmoglass tem várias cores diferentes disponíveis para uma aparência mais contemporânea e criativa ao projeto.

Como dissemos acima, uma das vantagens do material sintético, é a sua disponibilidade de cores. Pois, como não depende das formaçÕes rochosas na natureza, possui um acabamento mais homogêneo e uma maior variedade de cores.

Sendo assim, é possível encontrar Marmoglass nas mais diversas cores, como branco, preto, vermelho, laranja, amarelo, bege ou cinza.

Outra vantagem em relação aos minerais naturais, como o granito e o mármore, é a não existir variação de resistência entre as diferentes cores do material. Isso dá uma maior versatilidade de uso. No mercado brasileiro, as cores mais procuradas são o branco, o bege e o preto.

Outra vantagem do Marmoglass é a sua manutenção fácil e simples. Para limpar, basta aplicar produtos à base de pH neutro, como água e detergente com um pano úmido, evitando os produtos abrasivos, para não danificar ou riscar o material.

Leia mais: Fotos de Mansões Modernas! Dentro e Fora!

Como utilizar o Marmoglass

Por ser muito versátil, o Marmoglass pode ser utilizado em diversas aplicações como bancadas de cozinhas, lavabos, lavatórios, tampão de mesas, revestimento de pisos, fachadas, tanto para a decoração interna e externa, de estabelecimentos comerciais ou construções residenciais.
Veja as opções abaixo:

Marmoglass na cozinha

O Marmoglass na cozinha promove maior versatilidade de cores e fácil manutenção.
O Marmoglass na cozinha promove maior versatilidade de cores e fácil manutenção.

Para uma aparência mais moderna e contemporânea, a decoração da cozinha assume um visual mais “brilhante” e clean quando usado nas bancadas, ilhas e até revestindo os armários. O resultado é bastante elegante e sofisticado, sem a preocupação com a umidade e manchas de gordura.

Marmoglass na sala

Na sala o marmoglass pode ser utilizado como tampão de mesa para uma maior sofisticação no ambiente.
Na sala o marmoglass pode ser utilizado como tampão de mesa para uma maior sofisticação no ambiente.

O Marmoglass pode ser utilizado nos tampos de mesa de jantar ou de centro, ou até em bancadas de escritório para facilitar não só a limpeza, mas para dar uma aparência e destaque mais autoral e brilhante.

Marmoglass no banheiro

Marmoglass no banheiro facilita a limpeza e oferece mais iluminação.
Marmoglass no banheiro facilita a limpeza e oferece mais iluminação.

O marmoglass pode ser utilizado nos banheiros também, já que não há preocupação com a absorção de água. Além de facilitar a limpeza, dá uma aparência mais limpa, iluminada, leve e contemporânea. Podendo ser usado, na pia, bancada, lavatórios e até no box.

Marmoglass no piso

O Marmoglass no piso oferece brilho extremo, leveza, sensação de amplitude e iluminação.
O Marmoglass no piso oferece brilho extremo, leveza, sensação de amplitude e iluminação.

Como é altamente resistente e durável, aguentando a pressão de agentes poluentes, além da chuva, vento, sol, até de ambientes onde o tráfego é maior, o Marmoglass pode ser utilizado como revestimento de pisos, tanto em áreas externas como internas para facilitar a limpeza e promover mais brilho e homogeneidade.

Leia mais: Tipos de Porcelanato: Sala, Cozinha, Banheiro

Agora que você já sabe tudo sobre o marmoglass, vai poder escolher a melhor opção para o seu projeto! Com tantas opções de cores e utilidades, o problema será escolher aquela que mais se adequa ao seu gosto e cômodo escolhido. Volte para nos contar como ficou!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.