Curso de Orçamento de Obras Online com Certificado

Já pensou em fazer um curso de orçamento de obras online? O orçamento é um passo muito importante para um projeto. Porém, frequentemente, é um tema não abordado adequadamente em outros cursos que buscam foco em outras áreas das obras. E é claro que, com a correria do dia a dia, às vezes pode ser difícil se deslocar até algum lugar para fazer um curso novo.

Entretanto, pensando nisso, muitas empresas especializadas já têm seu próprio curso de orçamento de obras online. Assim você pode aperfeiçoar seus conhecimentos sem sequer precisar sair de casa.

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre esses cursos, o que eles abordam e apresentar algumas opções para a sua comodidade. Continue a leitura para saber mais.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CURSO

Orçamento de obras: o que é essencial saber?

Antes de começar qualquer obra, para que ela seja bem-sucedida, é imprescindível a elaboração de um bom orçamento. Porém, essa tarefa pode ser um pouco complicada.

Muitas obras que não saem do papel como primeiro foram visionadas, sofrem justamente com um planejamento orçamentário que não foi bem executado. Mas se o orçamento for bem feito, o resultado pode ser justamente o contrário: a economia.

Um curso de orçamento de obras online pode te ajudar a aprender como executar todos os passos sem cair nas armadilhas de um orçamento mal realizado. Por isso, é sempre importante considerar um novo aprendizado. Entre outras coisas, ao se matricular em um curso de orçamento de obras online, você aprenderá a trabalhar com alguns dos conceitos abaixo.

Estimativa de custos

Baseando-se em outras obras de magnitude semelhante, um dos primeiros passos é trabalhar com uma estimativa de custos.

Se você não executou nenhuma obra semelhante anteriormente, não se preocupe. É possível ter uma ideia de valores ao consultar o Custo Unitário Básico (CUB), criado justamente para auxiliar nessas estimativas. Para tanto, basta acessar o site do CUB e preencher o formulário de busca de acordo com a região da construção desejada.

Esta foi uma forma que o SINDUSCON (Sindicato das Indústrias da Construção Civil) encontrou de fazer um parâmetro dos custos de cada região. Ele é atualizado mensalmente e, portanto, é constantemente corrigido. Se você desejar consultar o CUB mais recente, poderá acessá-lo no quinto dia útil do mês.

No entanto, este passo deve servir apenas como base. Cada obra tem seus custos próprios com detalhes que devem ser levados em consideração em passos futuros. Ao consultar o CUB, você não terá os custos relativos ao tipo específico de pedra que foi solicitada para o uso em uma determinada área, por exemplo. Detalhes como estes são incluídos apenas muito mais adiante.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CURSO

 

Orçamentos: preliminar e analítico

Com uma ideia da base de valores, você poderá então prosseguir para lidar com orçamentos mais detalhados. Você começará a analisar questões mais concretas. É o momento de lidar com questões como espessura das lajes para ter uma ideia mais precisa de diversos custos envolvidos, como o cálculo do concreto.

Com o passo anterior concluído, pode-se precisar melhor os serviços que serão necessários, os prazos e ter uma ideia mais concreta dos materiais necessários.

Você também começa a considerar diversos tipos de gastos. Inclusive aqueles que não têm relação direta com a obra, mas que também devem ser calculados e bem discriminados. Assim, você não terá nenhum tipo de prejuízo ao entregar a obra.

E há ainda quem garanta que mesmo com tudo bem calculado, é sempre bom considerar um valor a mais para lidar com gastos imprevistos.

Se houver algum problema com a rede de esgoto na hora de instalar a caixa de gordura, por exemplo, você não pode sair no prejuízo. Ter um valor a parte para lidar com alguns problemas pode fazer toda a diferença nos seus lucros.

BDI ou LDI

BDI (Bonificação e Despesas Indiretas) ou LDI (Lucros e Despesas Indiretas) são utilizados quando a obra não é pessoal. Ou seja, quando se está prestando um serviço e pretende-se lucrar com ele.

Em um curso de orçamento de obras online, você aprenderá como calcular corretamente o BDI. E apenas assim poderá realmente apresentar um preço relativo à construção executada ao seu cliente.

Afinal, o orçamento deve ser apresentado de forma a cobrir as despesas de um projeto e trazer algum lucro a quem o executa.

Softwares facilitadores

Um curso de orçamento de obras online poderá ainda ensinar a lidar com softwares específicos. Alguns podem ser baixados gratuitamente pela internet e servem para facilitar os cálculos desde que, é claro, você tenha coletado informações precisas.

Outros ainda optam por ensinar como montar e utilizar planilhas em programas como o Excel ou as Planilhas do Google. No entanto, assim como com os programas específicos, é importante que as informações coletadas estejam corretas e sejam completas.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CURSO

Cursos de orçamento de obras online com certificados

Agora que você sabe mais ou menos como funciona um curso de orçamento de obras online, chegou a hora de se preparar melhor!

Separamos alguns cursos que podem te ajudar a aperfeiçoar sua habilidade orçamentária. Anote bem as dicas e pesquise cuidadosamente para saber qual se aplica melhor às suas necessidades!

Engenheiro de Custos

O site Engenheiro de Custos oferece um curso em 20 módulos. Nele, você aprenderá as diferenças de preço e custo, a mexer melhor com as planilhas e trabalhará inclusive com um estudo de caso. Para saber mais sobre ele, basta clicar aqui.

Unieducar

A Unieducar oferece um curso gratuito de orçamento e gestão de obras. Se você desejar acompanhamento de um tutor e um curso mais amplo e detalhado, também pode optar por um pacote mais completo.

AEA Educação continuada

Especialista em cursos voltados a arquitetos, urbanistas e profissionais da construção civil, a AEA oferece um curso de orçamento de obras online ou presencial. O conteúdo é exatamente o mesmo, já que as aulas são transmitidas ao vivo. Basta o aluno escolher seu dia de preferência e estar online!

Considerações finais

Conhecer as suas dificuldades na hora de elaborar um orçamento é o primeiro passo para escolher o tipo de curso que melhor se adequa ao que você necessita. Talvez seja, também, o mais importante.

Por isso, conheça bem seus pontos fortes e procure um curso de orçamento de obras online que ajude a melhorar aqueles que não são tão bem trabalhados.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais