Altura da TV: Guia Completo!

Na hora de planejar os ambientes da sua casa, é muito importante pensar com antecedência na altura da TV. Isso poderá afetar a distância dos seus móveis, o tipo de sofá utilizado e até o local onde cada coisa deve ser colocada.

Para saber mais, continue lendo o nosso texto. Nele, você vai descobrir a altura ideal para a sua televisão dependendo do ambiente em que ela for instalada. Além disso, também esclarecemos o porquê de ser tão importante a instalação da TV na altura correta.

Por que é importante saber a altura da TV?

Pensar na altura da TV é um passo essencial para poder aproveitar ao máximo o seu conforto na hora do seu descanso e entretenimento. Isso porque instalar sua televisão em uma altura incorreta pode acabar te deixando com dores no pescoço, ombros e costas.

Além disso, planejar bem a altura pode evitar outros problemas relacionados ao ambiente. Você pode, por exemplo, evitar que existam barreiras físicas fixas, como móveis, entre o espectador e o aparelho.

Planejar antecipadamente a altura onde instalará o aparelho também poderá evitar que ele seja bloqueado por outras pessoas. Em locais de passagem ou de alto movimento, por exemplo, deve ser levado em consideração o tempo de permanência dos usuários e o tipo de utilização do aparelho.

Uma televisão instalada em uma área de entretenimento pode ter uma altura diferente daquela instalada em uma sala de estar.

Abaixo, abordaremos a altura da TV com mais detalhamento de acordo com algumas especificações.

Altura ideal para TV de 55 polegadas

A altura ideal para uma televisão não depende apenas do tamanho dela, como também do tamanho do ambiente e para que esse aparelho será utilizado. Neste texto, mais abaixo, ainda especificaremos a altura das televisões de acordo com áreas específicas, assim como se o usuário a utilizará deitado ou sentado.

Ainda assim, algumas especificações podem sempre ser levadas em consideração. Uma televisão de 55 polegadas, por exemplo, deverá sempre ser instalada em um ambiente razoavelmente grande. Do contrário, poderá provocar desconfortos.

O ideal é que o sofá, cama ou local onde o espectador estará fique entre 2,1 metros e 4,2 metros de distância de onde o aparelho está localizado. Assim, ele poderá desfrutar amplamente de suas funcionalidades.

Isso, no entanto, não se relaciona diretamente à altura, já que outros fatores ainda devem ser levados em consideração. Alguns deles são:

  • O usuário estará sentado ou deitado?
  • Haverá pessoas em pé no ambiente?
  • No caso de uma resposta afirmativa para a questão anterior, eles poderão bloquear a visão do aparelho?
  • O tempo em que os usuários utilizarão a televisão pode ser considerado muito alto? (ex.: é uma sala para entretenimento, uma sala de espera, um quarto?)

Algumas regras podem ser consideradas universais, independente do tamanho ou distância da televisão. E você poderá checá-las nos tópicos a seguir.

Altura da TV em área gourmet

Em uma área gourmet, na maior parte do tempo o foco não estará na sua televisão. É, afinal, um espaço dedicado a outros tipos de entretenimento e confraternização. Essa é uma área onde deve-se considerar, inclusive, o número médio de pessoas envolvidas nos eventos.

Geralmente, na hora de estipular a altura da TV, considera-se a altura dos olhos dos usuários, o tempo de permanência e os bloqueios eventuais que podem existir no cômodo.

Como há a possibilidade de um fluxo maior de pessoas em pé em um ambiente de entretenimento e que a televisão seja considerada um acessório e não foco central, o ideal é que ela esteja posicionada em um local alto. Assim, a visão da tela não será bloqueada quando algumas pessoas estiverem em pé. E como os convidados não estarão o tempo todo focados na televisão, a posição não deve gerar desconforto.

Altura da TV no quarto (para assistir deitado)

Já no quarto, as regras de altura da TV podem variar um pouco de acordo com a posição em que ela estará, da altura da cama e a possível distância do usuário.

Assim como na área gourmet, a televisão no quarto é geralmente instalada em locais mais altos. Porém, o motivo para isso é diferente: quando deitados, a nossa linha de visão é um pouco mais elevada. Portanto, para que não haja nenhum tipo de bloqueio e exista conforto na hora de assistir, o aparelho deve ser instalado em locais mais altos.

No entanto, essa altura depende muito da altura da sua cama. Camas de pallet, por exemplo, têm uma altura muito diferente de camas box.

O ideal é que o usuário meça a altura em que seu olhar estará mais confortável de acordo com o tipo de cama usado. Deve-se também levar em consideração se o usuário usará a televisão ao lado ou na frente da cama, uma vez que isto também pode afetar o nível do olhar.

Altura da TV na sala (para assistir sentado)

Novamente, é importante considerar a média de altura dos usuários mais comuns na hora de planejar a altura da TV. Isto é, embora exista um cálculo-base considerando a estatura média, se os indivíduos mais assíduos forem mais altos ou mais baixos que a média, adaptações deverão ser feitas.

Considera-se então que, a medir pela base (parte inferior do televisor), o aparelho deve estar a cerca de 0,65 cm do chão. Esta é, inclusive, a altura média de móveis para televisão.

A altura padrão é calculada considerando a estatura média e que se esteja utilizando um sofá comum. Os tipos de móveis utilizados pode fazer toda a diferença, uma vez que isso modificará a altura dos olhos dos usuários.

Portanto, o ideal é sempre fazer uma medição base de acordo com o seu ambiente e a altura do olhar de quem utilizará o aparelho. A altura média é considerada apenas para um ambiente, postura e estatura padrão. E, é claro, todos esses cálculos podem variar bastante de acordo com a realidade de cada usuário.

Lembre-se, no entanto, que o tamanho do ambiente também deve ser compatível com o tamanho do televisor para o seu conforto. Televisões muito grandes podem não ter o efeito desejado em ambientes muito pequenos, assim como televisores pequenos não serão suficientes para ambientes considerados grandes. Determinar a altura nessas duas situações hipotéticas também pode ser um desafio ainda maior.

Considerações finais

Sabendo disso tudo, não esqueça de planejar com cuidado a altura da TV. Assim, você poderá garantir o seu conforto na hora do entretenimento, além de evitar dores indesejadas.

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.