A decoração de uma casa é um dos pontos fortes dos ambientes. Embora esse tipo de gasto seja alto na maioria das vezes, é possível gastar menos e ter decorações mais simples. Além disso, para quem prefere estilos mais simplórios não há porque não decorar dessa forma. A sala de estar simples é um exemplo dessa preferência que deve ser explorada em diversos momentos.

Para decorar um ambiente de forma simples, é preciso ter equilíbrio entre a quantidade de objetos, a qualidade da decoração e, principalmente, o orçamento disponível. Uma decoração simples exige na maioria das vezes muita criatividade e reaproveitamento de objetos que já existem. Além disso, a decoração simples quase sempre usa mistura de estilos para compor uma única decoração. Essa mistura, no entanto, é feita de forma muito sútil e nada proposital. Ela deve ser feita espontaneamente com a junção de objetos disponíveis.

Se você está com um baixo orçamento ou ainda quer ter uma sala de estar simples, leia este post até o final para saber como explorar esse tipo de decoração. Aqui você encontrará tudo que precisa saber para decorar a sua sala com elementos simples, reutilizados e baratos. Confira todas as nossas dicas a seguir e mais de 98 fotos para se inspirar:

Sala de estar simples colorida

Para começar, o primeiro modelo de sala de estar simples que separamos é a colorida. Esta alternativa fica linda no espaço, mas é importante que você tenha atenção com as cores que irá colocar para que não fique muito exagerado.

Existe uma regra na decoração que chamamos de 60/30/10, esta regra se resume em 60% da decoração de uma cor, 30% de outra e 10% de mais uma. Esta regra te auxilia a escolher as cores ideias para o seu quarto sem que fique algo exagerado.

Sendo assim, caso você queira fazer a sua sala de estar colorida, escolha uma cor para ficar em destaque e as outras para apenas alguns detalhes na decoração.

Sala de estar simples tradicional

A sala de estar tradicional, geralmente é aquela que possui um sofá largo na sala, utilizando tons terrosos na decoração e um painel de TV. Se você gosta deste estilo de decoração, esta é uma alternativa que pode apostar também. A grande vantagem deste modelo, é o fato dele ser mais fácil de você encontrar opções para se inspirar.

Além disso, -conforme citamos- a paleta de cor ideal para a sala de estar tradicional é com tons terroros. Então, o ideal é que você opte por um sofá terroso, o painel da TV na mesma tonalidade e alguns detalhes na decoração. Quanto às paredes e os pisos, seria interessante apostar no branco, já que você não terá qualquer dificuldade na decoração.

Sala de estar com escrivaninha

Quem trabalha em casa ou necessita de um espaço para estudo, sabe da necessidade de ter uma escrivaninha. Afinal, assim você consegue se concentrar melhor nos seus afazeres e poder realizar o processo da melhor forma possível.

Uma ótima maneira de adicionar uma escrivaninha em casa – se você não tiver um home office – é na sala. Neste caso, você pode aproveitar o espaço vago no ambiente para fazer a sua escrivaninha.

Além disso, é interessante destacarmos que, não necessariamente é necessário comprar uma mesa para isso, você pode simplesmente comprar uma madeira branca e fixar na parede.

Papel de parede na sala de estar

O uso do papel de parede na sala de estar é uma ótima maneira de deixar a decoração mais bonita e agradável. Hoje, existem uma infinidade de papéis de parede que ficam lindos no ambiente.

Na hora de escolher, a dica é que você avalie qual é o estilo de decoração do espaço, para escolher um papel de parede que combine com a decoração.

Por exemplo, se você tiver uma sala de estar industrial, busque por um papel de parede de tijolos ou que imita o cimento queimado.

Outro ponto importante que você não pode deixar de avaliar é a cor do papel de parede. Lembre-se que ele precisa seguir a mesma cor do restante da decoração da sala.

Sala de estar com plantas na decoração

Nos últimos anos, o uso das plantas na decoração se tornou algo bem comum. Para quem tem dúvida da sua utilização em ambientes internos, existem diversas espécies de plantas que se adequam totalmente em ambientes fechados.

A partir disso, outro modelo de sala de estar simples é a sala com plantas. Neste caso, você pode optar por colocar um coqueiro, uma espada de são jorge, ou algumas suculentas espalhadas pelo espaço.

Uma sugestão, é que você procure algumas referências de salas com plantas, pois assim, você terá algumas ideias de como colocar as plantas na sala e criar uma linda decoração.

Parede preta na sala de estar

O uso do preto no ambiente tem se tornado algo cada vez mais comum. Isso acontece porque o preto cria um visual de exclusividade e sofisticação no ambiente. Além disso, esta cor se adequar muito bem em decorações industriais. Afinal, neste estilo de decoração é comum nos deparamos com o preto, cinza e o branco no ambiente.

Se você for fazer a parede preta na sua casa, tenha atenção em qual das paredes você irá realizar este processo. O ideal é que a parede preta seja contrária da emfrente a janela. Isso porque se você deixar a parede em frente da janela branca, isso irá iluminar o espaço, caso o contrário, o ambiente ficará muito escuro.

Sala de estar com tons de cinza

Apostar no cinza na sala de estar é uma outra maneira bem legal de você decorá-la. O uso do cinza é fácil de utilizar, já que é uma cor bem neutra e que combina com outras inúmeras opções.

Hoje, existem várias formas de você apostar no cinza no ambiente, podendo estar nas paredes, objetos ou móveis. Como o cinza é uma cor bem universal, hoje, encontramos com total facilidade móveis cinzas, assim, ficando mais prático de você criar uma composição na sua sala.

Além disso, se você quiser trazer uma decoração mais moderna para o espaço, poderá pensar em formas mais criativas da utilização do cinza. A parede de cimento queimado, por exemplo, é um tipo de textura que cria um visual incrível no espaço e que tem como principal cor, o cinza. Sendo assim, utilize a sua criatividade na hora de decorar.

Sala de estar pequena

Atualmente, é muito comum nos deparamos com sala de estar pequena, principalmente quando compramos apartamentos prontos. Embora isso possa parecer um ponto bem negativo, existem várias formas de você criar uma sala incrível, mas com pouco espaço.

Na hora de compor o ambiente, a dica é que você opte por móveis pequenos e funcionais. Por exemplo, o sofá cama pequeno, fica lindo na sala de estar e é totalmente funcional, já que você pode utilizá-lo como cama, e ao puxá-lo torna o sofá mais aconchegante.

Além dessa possibilidade, existem outras inúmeras ideias de móveis e objetos pequenos e funcionais. Procure utilizar as paredes também, para que você consiga deixar um amplo espaço de circulação.

Sofá de pallet na sala de estar

Se tem uma maneira de economizar e ainda apostar em uma decoração incrível, é criando um sofá de pallet na sala. O sofá de pallet nada mais é do que você pegar um pallet e transformá-lo em um sofá. Existem várias maneiras de fazer isso, além da possibilidade de customizá-lo e deixá-lo mais próximo ao estilo da sua sala.

A grande vantagem em apostar no sofá de pallet, é que além dele ser bem econômico, deixa a sala de estar muito mais aconchegante. Isso acontece porque o sofá de pallet é um tipo de móvel feito totalmente à mão, além de ele trazer uma sensação de conforto.

Sala com letreiro de led

Utilizar o letreiro de led na decoração é uma alternativa muito procurada ultimamente, já que cria um visual moderno na sala. Hoje, existem uma infinidade de tipos de letreiros que você pode utilizar com várias opções de frases. Dessa forma, você pode colocar o letreiro acima do sofá ou em outro canto do ambiente.

Além disso, o legal da utilização do letreiro é que ele deixa a sala muito mais divertida e aconchegante. E para aqueles que adoram fazer festas em casa, o letreiro também cria um visual incrível em festas, principalmente no período da noite.

Tapete grande em sala de estar

Colocar um tapete na sala é algo que também funciona bem, pois além dele completar a decoração do local, deixa a sala mais agradável.

Na hora de escolher qual tapete você vai utilizar, avalie o estilo de decoração do local e as cores presentes. Este passo é necessário, porque a cor escolhida precisa fazer sentido com as demais do local. Além disso, você pode optar também por utilizar um tapete estampado ou liso. Se a sua decoração estiver mais básica, o uso de um tapete estampado se adequa muito. Mas caso seja ao contrário, sugerimos o tapete liso para não ficar com uma decoração exagerada no local.

Quadros na sala de estar

Outro item que ajuda a completar a decoração do espaço e tem uma infinidade de opções são os quadros. O legal do uso dos quadros é que você tem várias possibilidades de utilizá-lo. Por exemplo, a parede com vários quadros fica linda e você pode adicionar quadros de diferentes tamanhos que você mais gosta.

Já para quem gosta de um ambiente mais minimalista, o uso dos quadros quadros em apenas uma parede também funcionam muito bem. Nesta etapa é importante seguir a mesma dica que sugerimos para o tapete, avaliando a decoração do local e a presença das cores.

Mesa de centro na sala de estar simples

Por fim, o último modelo de sala de estar que separamos é com a mesa de centro. Assim, como os outros objetos que citamos, hoje, existem uma tamanha variedade de mesas que você pode colocar na sala.

O legal do seu uso, é que além da mesa, é possível utilizar objetos decorativos acima dela que auxiliam na decoração.

Na hora de escolher, utilize uma mesa que tenha mais ou menos a altura do assento do seu sofá. Afinal, mesas de centro pequenas de mais não ficam muito bonitas na decoração.

E quanto ao modelo e a cor, a nossa sugestão é usar uma mesa mais simples e neutra, para ter mais facilidade no uso de outros objetos decorativos.

Como decorar a sala de estar simples com artesanato

Mas se você não quer gastar dinheiro com itens decorativos, móveis e até mesmo acabamentos, faça lindos artesanatos para compor a sala de estar simples. Se você domina alguma técnica de artesanato que pode ser utilizada na decoração da sala, aposte nesse conhecimento. Agora, se você não conhece nenhum tipo de artesanato nunca é tarde para começar e quem sabe até ganhar gosto por alguma técnica.

 

Caixotes de madeira

Assim como o pallet, os caixotes de madeira são excelentes para decorar um ambiente sem gastar muito. Eles podem ser utilizados para diversas finalidades, como, por exemplo: prateleiras, estantes, mesa de centro, porta revista, entre outras opções. O interessante nesse tipo de artesanato é que o caixote de madeira proporciona diversas opções para decorar uma sala de estar simples.

Nesse tipo de artesanato, é importante lixar, pintar ou revestir a peça para adequar a decoração da sala. Na internet você encontra várias opções de decoração para reutilizar esse material em uma sala de estar simples.

 

Peças de crochê

A técnica de crochê é excelente para decorar almofadas da sala de estar. Através da técnica é possível decorar as capas de almofadas de uma forma simples e muito barata. Mas para isso, você precisará entender um pouco da técnica. Se você possui um conhecimento básico, confeccionar as suas próprias peças de crochê será muito mais fácil. Mas se você ainda não conhece nada da técnica, é preciso investir um tempo para conhecê-la.

Com essa técnica também é possível fazer caminhos de mesa de crochê, que podem ser utilizados para decorar a mesa de centro ou ainda algum móvel de destaque da sala de estar. O rack, as mesinhas de canto ou ainda as prateleiras podem receber esse lindo artesanato que irá agregar muita beleza e personalidade para o ambiente.

Por fim, independente da técnica que você utilizar ou da escolha da decoração, o importante é se reinventar e ser muito criativo. A criatividade é a melhor forma de decorar um ambiente de forma muito simples. Sendo assim, aposte em decorações personalizadas para decorar a sua sala de estar simples.

Fotos para se inspirar!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Living room with Modern and Simple Interior Design

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

simple living room ideas

 

 

 

 

simple living room ideas for small spaces

 

 

 

 

 

 

for your extraordary living room decorating ideas in india simple designs dia for your s dian terior design simple living room decorating

 

 

 

 

 

Escreva um Comentário