Decoração com Caixotes: Banheiro, Cozinha, Jardim

Advertisements

A decoração com caixotes tem sido cada vez mais explorada dentro das casas e até mesmo em comércios. Isso porque esse material permite uma grande variedade de artesanatos e confecções que vão muito além dos itens decorativos. Um grande exemplo disso são os móveis de caixotes de feira, que além de lindos, proporcionam funcionalidade para os ambientes.

Mas em relação a decoração com caixotes, é possível explorar esse item de diferentes formas, podendo ser em prateleiras, estantes, organizadores, entre outras opções. Agora para combiná-lo com a decoração de um ambiente, é preciso pensar no estilo decorativo do ambiente e do acabamento desejado nesse caixote.

Decorações mais rústicas ficam lindas com confecções de pouco acabamento. Já as confecções mais clássicas, modernas ou vintage, ficam lindas com acabamentos de maior qualidade. Em todos os casos, é importante que o caixote combine com o ambiente de forma integral. Caso você não se preocupe com essa combinação a decoração com caixotes poderá simplesmente estragar toda a harmonia do ambiente.

Se você adora esse item, mas não sabe como combiná-lo em um determinado espaço na sua casa, confira a seguir o nosso guia completo sobre o assunto. Aqui você encontrará tudo que precisa saber para confeccionar lindos móveis de caixotes, itens decorativos e quais são os melhores acabamentos para cada estilo de decoração. Confira tudo isso a seguir e muitas fotos para se inspirar:

 

Decoração da casa com caixotes

A decoração de uma casa fica ainda mais bonita e charmosa com itens de caixotes. Nesse tipo de decoração com caixotes, é possível incluir cores, desenhos, texturas, entre muitas outras características que farão a decoração ainda mais bonita. Além disso, essa decoração com caixotes pode ganhar um foco funcional para que além de bonita, ela tenha utilidade dentro de um ambiente.

 

Quarto do casal

No quarto do casal, a decoração com caixotes pode ser feita de diversas formas interessantes. Uma dessas formas pode até mesmo proporcionar uma melhor otimização de espaço no quarto. Em vez de utilizar um guarda-roupa, aposte em vários caixotes para montar um lindo conjunto de prateleiras e nichos. Dentro de cada nicho você poderá empilhar as roupas por ordens de peça, cores e tamanhos.

Outra opção é utilizar esse mesmo conceito dentro do closet. Se você já tem um espaço para o closet, mas ainda não tem móveis, prateleiras e cabideiros para esse espaço, use caixotes de feira. Além de muito funcional, esses caixotes irão agregar muita qualidade para a decoração desse ambiente.

Além dessas duas funcionalidades, você ainda pode montar uma pequena estante com três ou quatro caixotes empilhados em um cantinho do quarto. Junte nesse pequeno espaço uma poltrona e você terá um ótimo lugar para organizar e ler livros.

Já o acabamento desses itens deve ser feito de acordo com a decoração do quarto. Se o quarto tiver um aspecto moderno, aposte em tintas coloridas ou ainda em caixotes revestidos com papel adesivo na cor preta ou branca. Esse acabamento fica muito semelhante ao efeito laca em móveis.

 

Quarto infantil

No quarto das crianças, aposte em cores alegres para compor o ambiente. Além disso, os caixotes devem proporcionar a funcionalidade de organizar os brinquedos e os itens pessoais das crianças. Para os livros, aposte em caixotes empilhados como se fosse uma pequena estante.

Os brinquedos ficam muito bem organizados em caixotes ao pé da cama ou em qualquer cantinho disponível. Eles podem ser organizados dentro dos caixotes como se fosse um tipo de baú. É possível ainda confeccionar uma tampa para o caixote em madeira ou em qualquer material resistente.

Como item decorativo, os caixotes no quarto infantil ficam ótimos nas paredes como se fossem nichos. Nesses nichos, é possível colocar brinquedos e enfeites decorativos que deixarão o quarto ainda mais bonito. Dependendo do tipo de caixote e da resistência desse item, você ainda poderá confeccionar um banco para que a criança possa se sentar na hora de colocar os calçados.

 

Cozinha com caixotes

A decoração com caixotes é uma ótima ideia decorativa para a cozinha. Isso porque o aspecto mais rústico desse tipo de decoração fica ótimo em ambientes como a cozinha de uma casa. Nesse espaço, a decoração com caixotes pode assumir diversas funcionalidades, sendo a principal delas a organização.

Se você não possui muitos armários e não deseja gastar fortunas com móveis planejados, aposte em caixotes fixados nas paredes para facilitar a organização de panelas, pratos, copos, entre outros objetos. Na despensa da cozinha, a dica é a mesma. A organização na parede é a melhor forma de otimizar o espaço disponível e ainda proporcionar beleza para o ambiente.

Quando colocados perto do fogão, os caixotes podem abrigar temperos e utensílios que são de constante manuseio na hora do preparo dos alimentos. Dessa forma, você ainda consegue ter tudo que precisa sempre a mão através de uma solução bonita para a sua cozinha.

Dependendo de onde esses caixotes sejam colocados, é necessário que o material receba um acabamento especial. Por exemplo, se o caixote de madeira ficar próximo ao fogão ou a pia da cozinha, é necessário impermeabilizá-lo para que a duração do item seja maior. Nesse caso, você poderá impermeabilizá-lo de diversas formas, podendo ser através de papel adesivo, verniz, tinta acrílica, tinta esmaltada, e até mesmo com a instalação de vidro na parte inferior do caixote.

Já o estilo decorativo deve seguir a mesma linha da cozinha. Para cozinhas mais rústicas, aposte em acabamentos com mais imperfeições e variações entre as peças de caixotes. Além disso, aposte em tons de madeira com pouco brilho. Mas se a decoração da sua cozinha for mais clássica, aposte em um acabamento mais delicado e “perfeitinho”. Decorações deste tipo ficam lindas com acabamentos em tons claros, podendo ser feita em tecido, papel adesivo ou mesmo tinta.

 

Sala de estar e de jantar

As salas da casa também ficam lindas com a decoração de caixotes. Nesses ambientes, você pode explorar as estruturas em formato de estante com esse item. Além disso, a sala de estar, por exemplo, pode receber diversos móveis confeccionados em caixotes como o rack e até mesmo a mesa de centro. Já na sala de jantar, é possível confeccionar um lindo aparador em caixotes ou mesmo mesinhas de canto para colocar lindas luminárias.

Se a ideia é manter uma linda biblioteca, aposte em caixotes empilhados em sua sala de estar. Essa estante de caixotes pode ser colocada em uma parede pequena que não tenha tanta funcionalidade para a sala. Dessa forma, você otimiza espaço e ainda proporciona um acabamento bonito para a parede.

A escolha dos elementos decorativos ficam por conta da decoração do ambiente. Na sala de estar, aposte em plantas e tons de madeira para decorar os caixotes. Se a sua sala de jantar tiver um aspecto mais rústico ou industrial, aposte em uma linda adega de vinhos confeccionada em caixotes de madeira envernizados.

 

Jardim com organizadores

No jardim, a decoração com caixotes é muito bem-vinda para organizar itens de jardinagem ou mesmo proporcionar um acabamento mais completo para as plantas. Nesse caso, você pode utilizar os caixotes para colocar vários vasos de plantas dentro. Dessa forma, você consegue esconder aqueles vasos de plantas que não são tão bonitos e ainda deixa a decoração do jardim mais bonita.

Mas lembre-se, caso os caixotes fiquem expostos ao sol e a chuva, será necessário impermeabilizá-los com algum material protetor. A escolha do material deve ser feita de acordo com os critérios pensados para o seu jardim.

Se o seu jardim ficar em uma varanda, como ocorre em apartamentos, aposte em organizadores de revistas feitos com caixotes. Além disso, você pode empilhar dois caixotes em alguns cantos da varanda para colocar lindos vasos de plantas.

 

Decoração de festas com caixotes

Por ser tão versátil, os caixotes são utilizados até mesmo nas festas para decorar e organizar itens importantes. Nesse tipo de decoração com caixotes é importante que os caixotes proporcionem beleza e sejam adequados ao tema da festa. Confira a seguir alguns exemplos e formas de utilizar caixotes na decoração de festas:

Casamento: em um casamento, aposte em caixotes para formar lindas estantes. Nessas estantes você pode colocar docinhos, fotos, lembrancinhas e vários itens decorativos fofos e criativos. Os caixotes também podem ser utilizados em baixo de arranjo de flores como se fossem mesinhas de madeira.

A principal preocupação nesse caso deve ser em relação ao estilo decorativo deste item. Para não errar, aposte em acabamentos com conceitos rústicos. Esse estilo decorativo fica lindo com fitas, laços, flores, fotos e muitos outros itens decorativos de uma festa de casamento.

Aniversário: a decoração de aniversários fica ainda mais linda e organizada com caixotes. Nesse tipo de festa, você pode explorar nichos nas paredes e pequenas estantes para organizar e decorar a festa. O ideal é que o estilo do caixote combine com o tema da festa. Se for infantil, aposte em cores vibrantes. Mas se a festa for mais delicada, aposte em dourado, prata, cores neutras e claras.

 

Como fazer móveis de caixotes

Para decorar a sua casa ou festa com lindos móveis de caixotes, você precisará de caixotes, lixa, parafusos, furadeira e o acabamento pretendido. Confira a seguir um passo a passo muito simples de como fazer uma estante de caixotes:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.