Sabe quando você fez toda a decoração da sua casa e sente que ainda falta alguma coisa? A estante de canto pode ser justamente o que você está precisando. Porque além de ela ser um móvel complementar para a sua decoração, ela possui outras inúmeras vantagens uma vez que é utilizada.

Porém, decidir colocar uma estante de canto não é uma tarefa tão fácil quanto aparenta. Isso acontece porque você precisa conseguir fazer que a sua estante combine com o resto de toda decoração da sua casa. Além de que pode surgir algumas dúvidas na sua utilização.

Portanto, se você está pensando em colocar uma estante de canto na sua casa, calma que vou te ajudar nesse processo. Dessa vez fiz um artigo completo sobre as estantes de canto, para que assim, você possa ter ideias e ver dicas exclusivas para você fazer na sua casa! Veja!

 

O que é a estante de canto e quais suas características?

Antes de te mostrar as ideias da estante de canto precisamos entender o que é e quais são as suas características. Afinal, você precisa conseguir discernir a estante e canto e a comum.

Pois bem, a estante de canto trata-se de uma estante que fica na junção entre uma parede com a outra.

Então a diferença dela para a comum é que a estante comum costuma ser reta, comprimida e ocupar muito espaço no ambiente. Já no caso da estante de canto, ela tem um formato apropriado para se encaixar na junção das paredes. Dessa forma ela ocupa menos espaço no ambiente.

Além disso, diferente dela para uma estante comum, é que é possível utilizar diversos tipos de materiais. Isso acontece porque não necessariamente a estante de canto precisa ser de madeira. Pois você pode fazer ela de gesso, vidro, ferro ou com a própria madeira.

Então o interessante dela é que você consegue montar da maneira que você preferir. Basta fazer prateleiras com um formato propício para a junção das paredes e ir adicionando conforme você desejar.

 

Vantagens

A estante de canto é algo que apresenta inúmeras vantagens. Então o interessante dela é o fato de ser muito mais que um objeto de decoração. Desse modo, a estante de canto é algo bem interessante para você colocar na sua casa.

Entretanto, veja quais são suas principais vantagens:

  • Espaço, afinal, ela fica no canto, além de que é um lugar no qual muitas das vezes não é utilizado;
  • Organização, pois isso te permite organizar pequenas coisas que você não sabe onde colocar;
  • Decoração, já que esse tipo de estante além de ser útil é um lindo objeto decorativo;
  • Baixo custo, pois ela é muito barata o que a torna ainda melhor.

 

 

Modelos e materiais

Ressaltando o que havia explicado, a estante de canto pode ser encontrada em inúmeros tipos de modelos.  Então o interessante o fato de você ter diversas opções para escolher como deseja fazer na sua casa.

Portanto, veja quais são os principais tipos de modelos e materiais dessa estante:

 

Gesso

A primeira opção é a estante de gesso. Para esse caso você vai precisar comprar uma placa de gesso no formato da junção da sua parede. Então, você precisará ir em lugar propício e pedir uma estante de Drywall, para que assim você possa colocar na sua casa.

Caso você decida ter esse modelo da estante de canto, vale ressaltar que apesar do Drywall conseguir suportar peso, você não pode colocar coisas muito pesadas. Afinal, caso o contrário, será necessária uma mão francesa para sustentar e assim nem sempre isso vai ficar muito bonito.

 

Vidro

O próximo modelo de estante de canto são as de vidro. No caso dessa você consegue mandar fazer em uma loja especializada ou comprar em grandes lojas de decoração. Portanto, caso você queira comprar uma estante de vidro, você tem essas duas opções de compra.

 

Madeira

A outra opção de estante de canto que costuma ser a mais comum é a de madeira. O interessante desse modelo é que você o encontra tanto separado, como um modelo junto já com as prateleiras.

Além do mais, a opção de estante de canto de madeira costuma ter um design mais moderno e agradável. Então se você quiser fugir um pouco das estantes clássicas, fica a sugestão da utilização a de madeira.

 

Ferro

Uma outra opção bem interessante são as estantes feitas de ferro. Esse tipo de estante fica muito bacana para quem tem uma decoração mais industrial. Porque a questão do uso do ferro, segue esse mesmo padrão de decoração.

Dessa forma, uma boa sugestão para esse tipo de decoração é utilizar a estante de canto de ferro.

 

Suspensas

Existem três formas bem interessantes de você utilizar essa estante na sua casa, ela suspensa, não suspensa e embutida. Então além da variedade de materiais que você pode usar de estante, você também pode escolher como você deseja que ela fique.

No caso da suspensa, você encontra em casas específicas do material que você deseja ou em grandes lojas de decoração. Geralmente esse tipo de estante costuma ser mais comum do que as outras.

 

Não suspensas

As estantes não suspensas são facilmente encontradas em lojas de móveis e decoração. O interessante dela é que você não precisa pagar alguém para instalar ela na sua casa. Porque basta você comprar ela e colocar no lugar que deseja.

 

Embutidas

E por fim, não podemos esquecer das estantes embutidas. Algumas pessoas acham que não é possível utilizar uma estante de canto embutida, justamente por está na divisão de paredes. Porém, da para fazer só que o custo é um pouco mais caro. Então vai de você pensar se essa é ou não uma boa opção.

 

Preço e onde comprar

O valor e o lugar de compra da estante vão depender muito do modelo que você deseja. Mas para você ter uma certa noção, uma estante pronta você encontra por uma média de R$200,00. Caso você queira uma estante suspensa, você pode comprar as prateleiras separas por aproximadamente R$20,00. Então no total você consegue fazer uma estante por Rs100,00.

Já em relação ao lugar que você vai comprar, poderá tanto comprar em lojas grandes de decoração ou em lugares que vendem os materiais necessários separadamente – como no caso do gesso e do vidro. Portanto, você tem várias opões de lugares para você comprar.

 

Como decorar

Decorar estante é um processo bem gostoso, porque você pode reuni suas melhores lembranças e fazer com que ela seja não só um objeto de decoração, mas sim um espaço coberto de boas memórias.

Então veja algumas dicas que reuni de maneiras de você decorá-la de acordo com cada cômodo:

 

Sala

A sala é um espaço no qual costumamos receber muitas visitas, então seria interessante você colocar objetos já pensando nisso. Então por exemplo, coloque um porta-retrato com alguma foto especial para o visitante ver, um vinho, livros, revistas ou plantas.

Isso vai deixar a estante justamente como um espaço para a sua visita observar.

 

Quarto

Já no quarto, esse é um lugar especial. Já que é o seu canto íntimo então nessa parte você pode preencher a estante com lembranças. Seja colocando um mimo que você ganhou, porta-retratos, uma caixa com ingressos da sua banda preferida ou seu livro favorito.

O interessante é que o seu quarto seja composto por momentos especiais e coisas no qual você realmente gosta e identifica. Para que assim ele fique ainda mais a sua cara e aconchegante.

 

Banheiro

Mesmo que algumas pessoas acham que não da para colocar estante de canto no banheiro, na verdade você consegue fazer isso e inclusive é uma ótima opção. Já que os banheiros costumam ser pequenos e a estante de canto não ocupa tanto espaço.

Desse modo, o interessante é você colocar revistas, plantas e cheirinhos. Assim o seu banheiro vai ficar bem bonito e se tornará um ambiente bem decorado também.

Além disso, vale ressaltar que o interessante das estantes de canto para banheiro são as de vidro. Pois é um material interessante para ficar em um ambiente úmido e fica mais bonito nesse espaço.

 

Home office

No caso do home office você tem inúmeras opções de objetos para colocar. Entretanto, geralmente as pessoas costumam colocar muitos livros o que também é uma ótima opção. Mas o mais interessante é você conseguir variar nos objetos de forma que eles se completem.

Seja colocando um porta lápis, uma máquina de escrever decorativa ou outro objeto que você acha interessante colocar.

 

Área

Parece um pouco estanho colocar uma estante na área. Porém, a verdade é que muita das vezes as pessoas não dão tanta importância para a decoração desse ambiente, mas ele também faz parte da casa.

Então uma sugestão, é você criar um espaço contraído na área da sua casa. Coloque uma estante de canto com algumas revistas e objetos decorativos. E ao lado, sugiro que você coloque uma rede, cadeira de balanço ou algum móvel para que você possa sempre se sentar e aproveitar o ambiente.

 

Fotos da estante de canto para inspiração

Bom, agora para que você possa ter mais ideias para fazer na sua casa, veja algumas ideias de estantes que separei para você se inspirar!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Write A Comment