Quando as pessoas procuram mudar a casa, pensam em móveis, cores e por último as cortinas. Porém, por mais que não pareça, a cortina que você vai colocar na sua casa faz toda diferença! Isso acontece porque além de ela ocupar uma boa parte da sua parede – dependendo do tamanho da sua janela – ela também precisa complementar a decoração. Afinal, não adianta você fazer uma decoração linda na sua casa se a cortina não combina com ela.

Entretanto, na hora de escolher a cortina que você deseja colocar, pode surgir algumas dúvidas de qual modelo escolher. Afinal, as pessoas procuram uma cortina que seja moderna, funcional e bonita. Desse modo, uma boa opção de cortina para a sua casa é a cortina romana!

Pois além dela ser linda e moderna, ela também é funcional e complementa a decoração da sua casa. Portanto, nesse artigo separei algumas dicas e informações incríveis para você conhecer e utilizar essa cortina na sua decoração.

 

Características

A cortina romana lembra um pouco o modelo das persianas. Porque o seu tipo de modelo é bastante parecido com ela, já que para você fechar e abrir você irá puxar uma corda e assim ela irá encolher. Entretanto, quando a cortina está aberta, acima fica um gominho de aproximadamente 30cm, mas isso pode depender de acordo com cada tamanho.

Entretanto, por essa familiaridade com as cortinas persianas, em alguns lugares você pode encontrar ela por persiana romana.

O interessante da cortina romana é que ela possui uma variedade de materiais. Desse modo você tem uma variação de materiais de acordo com a sua necessidade. Já que você encontra cortinas com materiais mais finos e transparentes, decorativos e os funcionais que são as cortinas blackout feitas para utilizarem em quartos.

Então com essa tamanha variedade da para você utilizar a cortina romana em qualquer modelo de janela e cômodo da sua casa. Afinal, você tem muitas opções para utilizar.

Um outro lugar que é facilmente encontrado a cortina romana é em escritórios. Isso acontece porque a cortina romana também passa uma ideia de modernidade e negócios. Então facilmente você encontra esse modelo de cortina nas salas de reuniões por exemplo. O que acaba ficando bem bonito no lugar.

Além disso, este modelo de cortina também é livre para vários tamanhos de casas. Porque para as mais apertadas, infelizmente colocar uma cortina grande nem sempre é sua melhor opção. Isso acontece porque esse tipo de cortina acaba ocupando um certo espaço e atrapalhando a funcionalidade de móveis que possam estar perto.

Porém, já com a cortina romana isso é diferente. Porque ela é prática e não ocupa muito espaço. Então facilmente você pode colocar em casas ou apartamentos grandes e pequenos.

 

Quanto custa?

Algumas pessoas possuem dúvidas sobre o preço da cortina romana. Já que por ela ser um modelo mais moderno, muitas pessoas acabam desistindo da ideia de colocar ela em casa antes mesmo de saber o verdadeiro preço.

Entretanto, o preço dessa cortina é algo que pode variar muito. Pois além dela ter uma infinidade de tipos, isso também depende do tamanho. Mas para que você possa ter uma ideia, você encontra cortina romana por R$150,00 e R$200,00 o metro quadrado. Então, isso dependerá do tamanho que você quer e o material dela.

 

Romana x rolô

Algumas pessoas costumam ter dúvidas sobre a cortina romana e a rolô, devido esses modelos deles serem parecidos. Porém, existe uma diferença entre essas duas cortinas que podem ser facilmente identificadas.

A primeira diferença entre as duas é que a rolô como o próprio nome já diz, ela funciona como um rolo. Porque quando você vai abrir ela, ela vai se enrolando até que você abra ela totalmente.

Já no caso da cortina romana ela vai se dobrando. Então essa diferença pode ser facilmente identificada uma vez que você abre ela.

Além disso, a cortina romana é composta por tiras, então quando ela está fechada, você consegue ver essas tiras. Logo, em contrapartida, no caso da cortina rolô ela é totalmente reta. Não existe nenhuma divisão entre ela, então podemos observar mais uma diferença facilmente identificada.

 

Modelos

Atualmente você encontra alguns tipos de cortina romana para a sua casa. Entretanto, podemos destacar os três modelos principais que são a translucida, semi-opaca e opaca. Portanto, veja como funciona cada tipo para que você possa entender melhor.

 

Translucida

No caso da translucida ela é mais transparente e leve. Então para ambientes que necessitam de mais luminosidade esse é o modelo ideal. Afinal, com ela ainda sim passa a luz que você precisa no seu ambiente.

 

Semi-opaca

No caso da semi-opaca, ela é ainda passa um pouquinho de luminosidade quando é adicionada. Porém, você não consegue visualizar após ela ser colocada. Isso acontece porque ela não é tão transparente quanto a outra. Dessa forma, quando você procura algo não tão transparente e nem muito opaco, essa é a melhor opção. Já que ela tem um pouco das duas situações.

Opaca

E por fim, a cortina opaca é a qual as pessoas utilizam geralmente em dormitório, pois são as cortinas que fornecem um efeito blackout. Então, esse tipo de cortina não foi projetada para que passe a luz, sendo assim, é a melhor opção para que você consiga dormir bem.

Portanto, se você procura uma para ambiente mais fechado e com pouca luminosidade, essa é a sua melhor opção.

Como decorar

Na hora de utilizar a sua cortina romana na decoração, pode surgir várias dúvidas. Afinal, o interessante dela é que ela sirva não só como algo funcional, mas que também complemente a sua decoração.

Então o primeiro passo para você utilizar a cortina romana na decoração, é escolhendo a onde você vai colocar ela. Se é na sala, quarto ou em mais de um cômodo. Então de acordo com cada ambiente a um tipo de modelo específico que fica mais interessante. Desse modo, veja como você pode fazer para cada tipo de cômodo:

 

Sala

No caso da sala é interessante você usar uma cortina romana grande. Para que assim dê uma sensação de aconchego e elegância. Em relação ao modelo, você pode escolher um que não reflita tanta luz, como por exemplo, a cortina romana blackout.

Mesmo que geralmente ela seja mais utilizada nos quartos, também é uma boa opção para a sala. Porque é um ambiente que as pessoas costumam assistir filme por exemplo. Dessa forma, ter uma cortina que não passe luz é uma ótima alternativa para dar uma sensação de cinema.

Além disso, esteja muito atento ao tipo de decoração que você tem na sala. Pois é importante que você saiba mesclar a cor da cortina e a decoração. Para que assim você consiga fazer com que isso se complemente na decoração.

Uma outra sugestão para a cortina romana na sala é utilizar uma cortina motorizada. Mesmo que dessa forma saia um pouco mais caro, fica bem bonito e elegante na sua sala. E assim quando você tiver assistindo um filme por exemplo, e queira fechar, basta você utilizar um controle para isso. Além de que traz mais conforto.

 

Quarto

No caso do quarto é algo bastante parecido com as salas. O mais importante é que você escolha um modelo blackout para que você possa dormir bem sem acordar com a claridade.

Além disso, sugiro que você procure um modelo bem neutro, para que assim fique mais aconchegante. Afinal, estamos falando de um cômodo mais íntimo então o interessante é dar essa sensação de comodidade.

E é claro, no caso do quarto também ressalto a sugestão de usar uma cortina motorizada. Para que você não tenha o trabalho de fechar a cortina sempre que for ir dormir. Então é bem interessante ter um controle do lado da cabeceira da cama.

 

Cozinha

Já para a cozinha a atenção deve ser redobrada. Isso acontece porque a cozinha é um ambiente que puxa gordura para a cortina. Então não procure uma cortina muito cara e pesada. O interessante é que ela seja mais simples e transfira luz para dentro do ambiente.

Para este cômodo vale falar também sobre a lavagem da cortina. Já que como ela filtra a gordura, você precisará ter um cuidado especial com ela. Então sugiro que você a leve em uma lavanderia especializada a cada um ou dois meses. Para que assim você mantenha ela sempre limpa.

 

Lavanderia e banheiro

Para as lavanderias e banheiro, é muito importante que você procure uma cortina romana que transpareça o sol, pois essa área necessita de luminosidade. Além disso, é importante que essa cortina também não seja tão transparente para quem está de fora, principalmente no caso do banheiro.

Afinal, é importante que você tenha um espaço mais privado, por isso esteja atento quanto a esses dois requisitos.

 

Home Office

Se você tem um home office utilizar a cortina romana é uma excelente alternativa. Afinal, como tinha dito acima, essa cortina combina bem com ambientes de escritório. Portanto, sugiro que você procure uma cortina romana leve, que transpareça o sol e com tons cleans. Para que também fique um ambiente leve e confortável.

 

Fotos de ideias de cortina romana

E por fim, para que você tenha ideias para colocar na sua casa, separei várias imagens incríveis de ideias para você colocar em casa! Veja!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja outros artigos de cortina e persianas:

Write A Comment