Persiana para quarto infantil: +102 fotos e ideias!

As cortinas e persianas são ótimas formas de controlar a entrada de luz em um ambiente. Além disso, elas são capazes de proteger um ambiente de olhares curiosos e ainda harmonizam com a decoração. Para o quarto das crianças, há a opção de cortinas e ainda da persiana para quarto infantil.

Independente da escolha, é importante que a cortina ou persiana apresente segurança. Além disso, a instalação desse objeto deve ser feita corretamente para que ele não venha a cair, principalmente se a escolha for uma persiana.

Para te ajudar a escolher a persiana de quarto infantil perfeita, nós preparamos um guia completo com todas as informações que você precisa saber. Aqui você encontrará modelos para quartos femininos, masculinos, juvenil e até mesmo para quartos de bebê. Confira a seguir o nosso guia sobre persiana para quarto infantil e mais de 102 fotos para se inspirar:

 

Persianas para quarto

Independente do modelo, da cor, e do material de sua escolhia, a persiana ou cortina tem sempre o mesmo objetivo: proporcionar privacidade e controlar a entrada de luz em um ambiente. Sendo assim, a escolha de um desses itens para o quarto deve ser acompanhada principalmente desses dois fatores.

Mas não apenas isso, a persiana perfeita deve oferecer movimento, versatilidade e beleza para o ambiente. A cortina, por exemplo, é ótima para proporcionar uma visão parcial da área externa. Ela também auxilia no controle da luminosidade do ambiente e agrega beleza para qualquer ambiente.

Já a persiana proporciona pouca percepção da área externa, exceto quando está aberta. O controle de luz exercido pela persiana é ainda mais eficiente, assim como a privacidade oferecida por esse objeto. Em relação a decoração, as persianas de quarto proporcionam um aspecto clean para o ambiente.

 

Tamanho ideal para quarto infantil

A cortina ou persiana de quarto infantil deve ter o tamanho necessário para cobrir a abertura da janela proporcionando privacidade e controle de luz para o ambiente. Caso a sua escolha para o quarto seja a persiana, é importante tomar alguns cuidados em relação as medidas.

O ideal, é que a persiana tenha 10 cm de sobra em cada lateral. Essa medida considerada “padrão” pode ser maior ou menor dependendo das necessidades do quarto. No entanto, ao considerar essa diferença de sobra, é seguro afirmar que a persiana proporcionará toda a sua funcionalidade sem deixar nada a desejar.

 

Persiana infantil personalizada

Os modelos de persiana para quarto infantil devem atender principalmente ao público dessa idade. Além dos aspectos essenciais relacionados a funcionalidade da persiana, esse objeto pode ter a “cara” do quarto das crianças. Nesse caso, é indispensável procurar por uma persiana infantil personalizada.

Sempre que um item é personalizado, temos a vantagem de dizer que ele é exclusivo e único. Além disso, a personalização muitas vezes agrega beleza e qualidade para a decoração de um ambiente. Em se tratando de um quarto infantil, a persiana pode ter aspectos decorativos presentes no próprio quarto. Há infinitas opções para tornar uma persiana infantil totalmente personalizada. Confira a seguir algumas ideias de persiana para quarto infantil personalizada:

 

Personalização com nome

Uma ótima forma de personalizar qualquer objeto é acrescentar um nome nele. No caso da persiana para quarto infantil, é possível acrescentar o nome da criança na persiana de uma forma decorativa. Caso a sua escolha seja personalizar com o nome da criança, escolha uma caligrafia que combine com a decoração do quarto.

Se for um quarto ao estilo clássico ou vintage, uma ótima opção é escolher uma caligrafia elegante com linhas finas. A cor desse nome deve contrastar com a cor da persiana. As melhores opções são as persianas claras com nomes em rosa ou azul.

 

Personalização com desenhos

Além do nome, você ainda poderá acrescentar desenhos na persiana infantil. A maioria das personalizações desse tipo carregam personagens conhecidos do universo infantil. Mas essa não é a única forma de personalizar uma persiana com desenhos.

A escolha do desenho deve sempre agradar a criança e harmonizar com a decoração do quarto. Um exemplo de personalização com desenho que criar uma harmonia com o quarto é utilizar desenhos presentes no quarto na personalização da persiana. Por exemplo, se o quarto possui o tema de navios, você poderá acrescentar pequenos navios na persiana. Mas é importante tomar cuidado com os excessos para que o quarto não fique “brega”.

 

Cortinas para quarto infantil feminino

O quarto infantil feminino é sempre carregado de elementos delicados. Sendo assim, ao acrescentar uma cortina nesse ambiente é importante não deixar que esse aspecto seja comprometido. Aliás, as cortinas e as persianas para quartos femininos proporcionam um aspecto de leveza e delicadeza por si só. Mas contar com elementos como florais, cores e tecidos, faz toda a diferença para a decoração do quarto infantil feminino.

O modelo ideal de cortina ou persiana para quarto infantil feminino dependerá muito da decoração adotada para o ambiente. Quartos com decoração clássica e vintage, combinam com cortinas longas, grossas, com mais de uma peça sobrepondo tons diferentes. Já os quartos femininos com aspecto clean e moderno, ficam lindos com persianas lisas, brancas e com poucos elementos.

 

Escolha da cor

O rosa não deve ser a única opção de cor para um quarto infantil feminino. Embora a combinação de cores próximas ao rosa seja mais utilizada em quartos femininos, é possível ousar com cores diferentes. No caso da cortina e da persiana para quarto, é interessante utilizar cores neutras para equilibrar com a decoração do quarto.

Uma ótima cor de persiana para quarto é o branco, que transmite tranquilidade, leveza e delicadeza para o quarto infantil. Caso você queira algo mais ousado, aposte em cores que combinem com a decoração do quarto. Por exemplo, um quarto com cores rosa e roxo, pode receber uma cortina com tons semelhantes as duas cores.

 

Cortina para quarto infantil masculino

A cortina ou persiana do quarto infantil masculino deve manter o equilíbrio do quarto através de tons, texturas e formatos. Ao utilizar objetos como esses para criar privacidade ou ainda controlar a luminosidade do quarto, é importante se atentar para aspectos importantes como o tamanho e a largura da cortina.

Esses aspectos devem ser pensados antes de escolher a cortina ou persiana para o quarto. Por exemplo, se a criança adorar se pendurar em cortina, não é recomendado utilizar cortinas ou persianas longas. Nesse caso, ideal é cobrir apenas a abertura da janela para evitar acidentes. Mas caso isso não seja um problema e a decoração do quarto fique completa com uma cortina mais longo, é possível apostar nessa peça para compor o quarto masculino.

 

Escolha da cor

A cor da persiana ou da cortina do quarto infantil masculino, deverá estar de acordo com todos os elementos do quarto. Comumente, os quartos infantis masculinos carregam as cores azul, verde e branco na decoração. Nesse caso, é possível ousar utilizando tons de marrom, nude e branco para fugir um pouco da “clássica cor de menino”.

Mas se o seu objetivo é utilizar essas cores, aposte em tons próximos, mas ao mesmo tempo que crie contraste com a decoração do quarto. Por exemplo, em um quarto azul claro, você poderá apostar em uma cortina com um tom azul mais escuro.

 

Persiana para quarto juvenil

O quarto juvenil é um ambiente cercado por elementos personalizados e únicos para o proprietário daquele espaço. Considerando esse fato, é importante que a escolha da persiana passe primeiramente pela opinião deste jovem. Ao escolher uma persiana para um quarto juvenil é importante que o item não tenha aspectos infantis, mas que ao mesmo tempo proporcione leveza e modernidade para o ambiente.

 

Modelos para quarto

Em relação aos modelos que podem ser utilizados em um quarto juvenil, há diversas opções interessantes. Os modelos de persianas mais comuns são divididos em:

  • Rolô;
  • Romana;
  • Painel;
  • Double vision;
  • Celular.

Dentre esses modelos, há diversas opções de materiais diferentes, formatos e modalidades de abertura, podendo ser na vertical ou a horizontal. O melhor modelo para um quarto juvenil é aquele que combina com a decoração do quarto.

 

Persiana para quarto de bebê

O quarto do bebê é o ambiente mais delicado de uma casa. Sendo assim, a escolha da persiana deve ser equilibrada entre a delicadeza e a modernidade. Para um ambiente totalmente clean, é indicado persianas brancas do tipo tradicional. Mas caso o quarto tenha um aspecto mais clássico, a persiana romana é uma ótima opção.

No geral, a escolha de uma cortina ou persiana para quarto de bebê deve ter o mesmo conceito aplicado em todos os quartos. O modelo deve harmonizar com a decoração do quarto, ser seguro para o bebê e ainda proporcionar a quebra de luz para garantir a qualidade de sono no ambiente.

 

Persiana romana

O modelo de persiana romana é excelente para todo tipo de quarto, inclusive de bebê. Esse modelo tem como característica linhas horizontais finas onde é dobrado cada parte da persiana para abri-la. Por ser bastante simples, ela combina com a maioria das decorações de quarto de bebê.

 

Cortinas para quarto infantil com blecaute

Tanto a cortina quanto a persiana para quarto infantil, devem proporcionar a quebra de luz no ambiente. No caso do quarto do bebê, é fundamental utilizar um blecaute. Caso a quebra de luz não seja tão importante para o ambiente, é possível combinar a cortina com tecidos mais finos para que a luz entre no ambiente.

Aliás, essa é uma ótima dica para utilizar o blecaute. As cortinas e persianas com blecaute devem conter tecidos leves em sobreposição para manter a leveza, o movimento e a harmonia do ambiente.

 

Veja também

Antique rocking horse in bay window with stained glass

Luxaflex

Single windows

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.