95 Modelos de Cortinas de Crochê e Passo a Passo

Peças feitas em crochê, muitas vezes, parecem pequenas obras de arte. A técnica, cheia de pontos e detalhes, cria resultados minimalistas que agradam muita gente. Tanto em roupas, quanto na decoração de casa. Por isso, hoje queremos te inspirar a utilizar as cortinas de crochê!

O crochê é uma técnica considerada milenar, que se popularizou principalmente de 1800. Nessa época, uma mulher europeia divulgou suas técnicas de crochê publicando um livro, e assim a arte se espalhou.

O nome “crochê” vem do dialeto nórdico e significa gancho. Isso se refere à agulha especial da técnica, que possui um pequeno bico na ponta, permitindo puxar os pontos do artesanato.

Para aderir a peças do tipo na decoração, você pode adquiri-las de artesãos locais ou em lojas de artesanato da sua cidade. Como é bastante simples, muita gente produz o crochê e o vende, valorizando essa cultura.

Por outro lado, se você prefere colocar a mão na massa e produzir suas próprias peças, saiba que é fácil começar. O investimento é bastante pequeno, sendo necessários apenas materiais como uma agulha para crochê, tesoura, isqueiro e linha ou barbante. Tesoura e isqueiro vão servir para o arremate das cortinas já produzidas.

Aprender a fazer esse artesanato também pode ser simples. Na internet, existem diversos tutoriais. Logo de início, você deve aprender os pontos principais – correntinha, baixíssimo, ponto alto duplo e alto triplo. Depois, é só colocar a mão na massa!

Cortina de crochê para quarto

O primeiro cômodo em que você pode aderir às cortinas de crochê é o quarto. Perfeitas para a janela do ambiente, as peças oferecem um diferencial na decoração, prezando pelo detalhe dos pontos.

Acima de qualquer coisa, as peças de crochê são delicadas. Elas também trazem como característica principal pequenos “buraquinhos”, que ficam presentes entre um ponto e outro. As duas características tornam esse ipo de cortina pouco eficaz contra a luz, uma vez que a luminosidade facilmente trespassa o tecido.

Por isso, então, caso o objetivo seja decorar e escurecer o quarto ao mesmo tempo, a cortina de crochê não será suficiente. Assim, é interessante associar a peça a um blecaute, que quando necessário vai bloquear a passagem de luz. Uma cortina blecaute é produzida com tecido mais espesso, e tem alto poder de escurecimento do cômodo.

Leia também:

Cortinas de crochê para cozinha

Na cozinha, a questão da luminosidade não costuma realmente ser um problema. Dessa forma, colocar cortinas de crochê no cômodo é ótima opção para a decoração do espaço. Procure sempre combinar a peça com alguma cor predominante no ambiente, como o azul.

A cortina branca também costuma ser bastante delicada. Porém, dependendo do posicionamento da janela, essa cor pode logo escurecer. Assim, prefira utilizar peça branca apenas se janela e fogão estiverem em lados opostos. Esse cuidado vai evitar que a fumaça produzida na hora de cozinhar suje a cortina.

Além de na janela, uma cortina na cozinha pode aparecer sob a pia. Quando não há armário nesse local, é comum que a área sob a pia fique descoberta. Utilizando, então, uma cortina, cria-se um espaço para acondicionamento de objetos de forma mais organizada, uma vez que eles não ficarão visíveis.

Cortina de crochê para cozinha em barbante

O tipo de crochê mais comum é produzido com linha específica, mais fina. No entanto, o uso de barbante está cada vez mais em alta, e pode igualmente ser incrível opção para cortina da cozinha.

O barbante é um fio mais grosso. O crochê realizado com esse material tende a parecer mais bruto e pesado. Por isso, ele é muito utilizado em objetos de decoração como tapetes. O trabalho da rendeira que utiliza esse fio também rende mais, pois o artesanato é mais rápido.

Leia também:

Cortina de crochê para porta

Outra possibilidade de uso das cortinas de crochê é para a separação de cômodos. Instalada nas portas da casa, a peça oferece certa privacidade no ambiente, assim como a sensação de aconchego. É possível utilizar peça inteira, que cubra todo o vão, ou então uma que faça apenas metade do espaço entre o chão e o pé direito do imóvel. Acessórios com “franjas”, ou seja, fios “soltos”, dão charme ainda mais especial ao local

Conheça o melhor e mais barato curso de crochê

Cortina de crochê com flores

Dentre todas as formas e desenhos possíveis de serem feitos com o crochê, o preferido no mercado são as flores. Flores formadas por diversos pontos, que dão beleza extra à cortina inteira e servem como detalhe à peça. Ou então flores produzidas separadamente, e depois ligadas, formando uma peça maior. Essa segunda opção costuma destacar mais o desenho. Se a flor ainda é feita com várias cores de fios de linha, o efeito é ainda mais atraente, pois destaca bastante a forma.

Se a escolha for pelo uso de flores, é importante balancear a decoração. Flores muito coloridas e desenhadas podem carregar um ambiente que também já seja muito colorido. Por isso, é importante inseri-las em locais com cores mais sóbrias. Outra alternativa é inserir apenas algumas formas coloridas em uma cortina branca. Nesse caso, a flor se destaca, e dá charme especial ao que seria mais clean.

 

Leia também:

Cortina de crochê para banheiro

A cortina de crochê para banheiro pode conter todas as características citadas até agora: franja, cor, flores, pontos especiais. Porém, como ela vai ser posicionada na janela do box, é importante ter cuidado com sua medição. Se comprida demais, a peça pode acabar por ser molhada durante o banho. Isso vai desgastá-la mais rapidamente, assim como pode criar um aspecto sujo do material. Logo, limite o tamanho da cortina de acordo com o tamanho da janela, sempre evitando que ela encoste na parede do banheiro.

Cuidados para utilizar

Como uma peça de crochê possui imensa riqueza de detalhes – são inúmeros pontos numa mesma cortina! – é interessante tomar cuidado na combinação com a decoração. Se o ambiente já possuir detalhes, “informações”, demais, o uso de cortinas de crochê podem torná-lo carregado visualmente.

Além disso, uma peça desse tipo não costuma combinar com decorações muito modernas. O ideal é associá-las a peças mais clássicas, ou a uma disposição retrô de móveis. O estilo rústico da decoração também combina com esse tipo de peça.

Cortinas de crochê com gráficos

Para fazer peças de crochê, o mais indicado é utilizar um gráfico. Um gráfico é um modelo para o artesanato, que pode ser encontrado na internet com diferentes formas e desenhos.

São dois os tipos de gráficos existentes: o linear e o circular. O primeiro é executado com idas e voltas, indicando a direção do passo a passo para o artesanato. Já o circular deve ser feito no sentido anti-horário.

O gráfico é composto por uma série de linhas e “rabiscos”, códigos que indicam pontos específicos para formar aquela peça. Procure um passo a passo da peça que você deseja produzir, e finalizá-la será fácil, fácil!

Cortinas crochê barbante Barroco

Um dos barbantes mais indicados para realizar seu crochê é o da marca Barroco. O material é 100% algodão e costuma oferecer ótimos resultados. Seu toque é macio e a peça ganha em durabilidade.

Cortina de crochê como fazer?

Nós te ajudamos! Procuramos no Youtube os melhores vídeos para você aprender fazer cortinas de crochê!

Você quer conhecer o melhor curso e mais barato curso de crochê?  Acesse este link

Fotos de modelos de cortinas de crochê

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

Conheça o melhor e mais barato curso de crochê

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SONY DSC

Conheça o melhor e mais barato curso de crochê

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

kitchen curtains with fruits curtain cute crochet stuff curtain patterns for kitchen curtains cute beautiful crochet stuff with french cafe interior designs

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça o melhor e mais barato curso de crochê

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais