Ter um sofá de pallet é algo que está sendo cada vez mais utilizado e desejado entre as pessoas. Isso acontece porque o sofá de pallet possui inúmeros benefícios em sua utilização, além de ficar lindo na decoração.

Entretanto, quando uma pessoa decidi colocar o sofá de pallet na decoração é comum surgir várias dúvidas sobre isso. Afinal, este é um sofá que o próprio proprietário da casa irá fazer.

Então pensando nisso, neste artigo resolvi separar algumas informações importantes sobre o sofá de pallet. Incluindo os modelos para você se inspirar, as vantagens na sua utilização e é claro, o passo a passo para você fazer em casa. Portanto, se você quer aprender um pouco mais sobre isso confira o post abaixo!

 

Vantagens

Primeiramente resolvi separar as principais vantagens do sofá de pallet. Afinal, uma vez que isso fica mais claro, você consegue analisar se quer ou não o utilizas. Portanto, veja quais são as principais vantagens do uso do sofá de pallet:

 

Econômico

A primeira vantagem – no qual acredito que não é mais uma novidade – é que ele é econômico. Afinal, podemos comparar com um sofá comum, no qual encontramos por aproximadamente R$1000,00. Já o sofá de pallet ele é algo totalmente reciclável no qual você mesmo faz. Dessa forma, ele sai muito mais barato que os sofás comuns.

Além disso, muita das vezes é possível conseguir pallets gratuitamente. Então se você conseguir terá um valor mais baixo e ainda sim com uma sala bem bonita e aconchegante.

 

É uma tendência

Como havia citado acima, o sofá de pallet é uma tendência. Isso é bastante interessante para quem quer ter algo mais moderno em casa fugindo dos modelos clássicos. Então se você procura montar a sua decoração com itens que estão em alta, sem dúvidas o sofá de pallet é algo que não pode faltar.

 

Fácil de fazer

A próxima vantagem do sofá de pallet é que ele é bem simples de fazer. Dessa forma, você não precisa ter talentos com trabalhos manuais, já que não há nenhuma complicação no seu procedimento.

Além disso, caso você tenha qualquer dificuldade, você pode pedir ajuda a alguém próximo para te ajudar a fazer o seu sofá de pallet.

 

Modelos

Agora que você já conferiu as principais vantagens do sofá de pallet, resolvi separar quais são os principais modelos para você fazer em casa. Portanto, se você está sem ideia de como fazer, veja alguns modelos abaixo para você se inspirar!

 

Sofá de pallet de canto

O primeiro modelo de sofá de pallet é o de canto. Neste caso, ele pode sair um pouco mais caro que os demais, já que você precisará de mais materiais para fazer ele. Entretanto, o legal desse tipo de sofá é que ele é bastante espaçoso o que torna ainda mais interessante.

Então ele é uma opção excelente para quem adora receber amigos ou procura um sofá confortável e aconchegante.

 

Sofá de pallet com três acentos

O próximo modelo é o sofá de pallet de três acentos. Nesse caso ele é um pouco menor que o sofá de canto, mas não deixa de ser bem espaçoso. Afinal, ele tem espaço para três pessoas ou mais.

Essa opção costuma ser a mais comum para as pessoas que adotam esse modelo de sofá. Já que ele é bem simples de fazer, sai barato e fica lindo no ambiente. Portanto, para quem gosta de algo mais tradicional pode escolher essa opção.

 

Sofá de pallet com um acento

O sofá de pallet com um acento é interessante utilizar como uma poltrona. Então neste caso ficaria interessante colocar um sofá maior – como o de três acentos – e depois colocar do lado de apenas um. Assim, dará aquela ideia de que os sofás estão se completando, aumentará mais um lugar para seus convidados e ficará lindo na decoração.

Embora o sofá de apenas um acento seja menor, ele tende a ser mais complicado que os demais. Isso acontece porque muitas pessoas costumam pegar quatro pallet e um colchão e assim fazer apenas um sofá grande.

Já no caso do de apenas um, você terá um certo trabalho com a marcenaria e procurar um estofamento menor para ele. Desse modo, se você quer fazer esse modelo esteja consistente de que ele pode ser um pouco mais trabalhoso.

 

Sofá de pallet de dois acentos

O sofá de pallet de dois acentos também costuma ser bastante comum. Este é recomendado para salas pequenas e casa que possuem poucos moradores. Além disso, se você não tem muito dinheiro para investir em algo melhor e mais confortável, você pode optar por esse sofá. Já que ele é econômico e não deixa de ficar lindo na decoração.

Portanto, se você possui um ambiente pequeno, vale apena apostar no sofá de pallet com apenas dois acentos.

 

Sofá de pallet em forma de U

O próximo modelo é bastante parecido com o sofá de canto. Isso acontece porque ele se encontra no canto de duas paredes, mas ele fecha o espaço formando um U. Este modelo é interessante para salas maiores ou espaços no qual as pessoas recebem muitas visitas. Afinal, com este sofá você consegue aconchegar no mínimo nove pessoas!

Além disso, para quem procura uma opção mais aconchegante essa é uma excelente opção. Já que por ser mais espaçoso, você terá um espaço livre para deitar e se aconchegar.

 

Sofá de pallet com encosto

A maioria dos sofás de pallet costumam ser sem encosto. Afinal, além de ainda sim fica bonito visualmente e é mais fácil de fazer. Porém, algumas pessoas gostam de optar por colocar um encosto no sofá. Neste caso você terá um pouco de trabalho, mas deixa o sofá de pallet um charme.

Portanto, se você quiser colocar o encosto no seu sofá, também é algo bastante bem-vindo neste modelo.

 

Sofá de pallet cru

Muitas pessoas costumam pintar o pallet com alguma cor presente na sua decoração. Porém, em contrapartida, outras pessoas gostam de utilizar a cor natural do pallet, deixando-o totalmente cru.

Este modelo é uma opção maravilhosa para quem possui uma decoração rústica. Já que essa decoração preza muito a madeira mais desgastada e natural. Então se você tem esse tipo de decoração essa é uma maneira excelente para você utilizar.

 

Sofá de pallet com led

E por fim, não podemos esquecer de destacar o sofá de pallet com led. Este modelo é bem simples de fazer e fica muito bonito principalmente a noite. Neste caso, você pode optar por colocar um led em baixo ou atrás do sofá. Então ele ficará com uma luz bem bonita deixando o ambiente ainda mais aconchegante.

 

Como fazer?

Acredito que vocês já estejam ansiosos esperando o passo a passo de como fazer um sofá de pallet. Portanto, veja abaixo como fazer na sua casa sem nenhuma complicação. Confira!

 

Materiais

Bom, primeiramente resolvi separar os materiais necessários para fazer um sofá de pallet mais tradicional. Ou seja, o que possui três assentos, já que é o mais comum. Entretanto, dependendo de qual modelo você for fazer os materiais podem aumentar ou diminuir. Dessa forma, você vai modificando de acordo com a sua necessidade.

Portanto, veja quais são os materiais necessários:

  • 4 pallets;
  • Uma lixa;
  • Pincel;
  • Tinta da sua preferência;
  • Um colchão
  • 3 almofadas grandes;
  • 6 almofadas pequenas;
  • Pés (opcional);
  • Um lençol para o colchão.

 

Passo a passo

O primeiro passo para fazer o sofá é preparar os pallets para receber a tinta. Para isso você vai utilizar a lixa para lixar todo o pallet. Isso fará com que saia a parte mais grossa e feia dele, deixando ainda mais agradável.

Depois que você lixar você irá pintar ele. Geralmente será necessário passar três mãos de tinta para que fique agradável. Entretanto, o pallet irá demorar cerca de quatro dias para secar totalmente.

Então depois que eles estiverem prontos, você pode optar por colocar um pé nos que ficarão em baixo. Mas isso é algo opcional, já que servirá para ficar mais bonito e para não ficar arrastando no chão.

E por fim, é hora de começar a montar. Essa é a parte mais legal do sofá de pallet, já que agora você só precisará posiciona-los e acrescentar almofadas.

Então para isso, você precisará colocar dois pallets no chão e um em cima de cada um. Isso fará com que ele fique um pouco mais alto e mais agradável visualmente. Depois, basta você colocar o colchão, as almofadas de encosto e as pequenas para completar a decoração. Assim o seu sofá de pallet estará pronto.

Entretanto, caso você queira dar uma incrementada na decoração, poderá colocar um abajur no pallet, led, livros, revistas e até plantas. O importante é que você utilize a sua criatividade e deixe o seu sofá de pallet do jeito que você tanto espera.

 

Ideias e inspiração

É incrível como os trabalhos manuais ficam bonitos na decoração sem nenhuma complicação. Além disso, os trabalhos manuais também servem como uma verdadeira terapia, afinal, nada melhor do que colocar a mão na massa e depois ver o seu trabalho pronto.

Entretanto, antes de finalizarmos separei mais algumas imagens lindas de sofá pallets. Para que assim você possa se inspirar e fazer o seu modelo agora! Confira!

 

 

 

 

Classy Furniture Pallet Sofa Livingroom Image Ieyusdu Ideas – Office Furniture

 

 

25 pallet sofa design ideas to recycle your unused pallets – Furniture Ideas

Veja também

Living room with pallet sofa and wooden crate with books on brick wall – 3D Rendering

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 Comments

Escreva um Comentário