Cortina para Janela de Cozinha: +99 Fotos e Ideias!

A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa, porque é exatamente nela que reunimos com a família para saborearmos e prepararmos a comida. No entanto, a cortina para a janela da cozinha precisa ter total atenção na escolha, já que por ser um espaço que preparamos as refeições elas acabam se danificando com mais facilidade, principalmente as que ficam em cima da pia.

Além disso, na hora de escolher uma cortina é fundamental se atentar ao material e propriamente a sua estética. Isso é importante, pois a cortina acaba chamando total atenção para o ambiente, por isso é tão importante nos mantermos atentos com a sua escolha.

Por isso, neste artigo separamos alguns modelos de cortinas para janela da cozinha para você se inspirar, além de dicas para você apostar na sua casa. Confira!

Modelo de cortina branca

O primeiro modelo de cortina que separamos é a branca, no qual costuma ser bem comum neste ambiente. Embora o branco costuma aparecer a sujeira com mais facilidade, ele acaba sendo comum, por ser uma cor clara que traz luminosidade para o ambiente.

Além disso, o uso da cortina branca na janela da cozinha, nem sempre pode se manter tão suja quanto imaginamos. Isso acontece porque o que mais conta é o tecido que você irá utilizar. Existem tecidos que não absorvem a sujeira com tanta facilidade e são ideais para este cômodo. Portanto, procure sempre verificar as opções de tecidos na hora da sua escolha.

Outro fator interessante na utilização do uso da cortina branca, é que como citamos, a cozinha necessita de uma iluminação melhor. Desta forma, uso do branco da cortina transmite a luz da janela melhor e deixa o espaço mais claro para o preparo das refeições.

Persiana na janela da cozinha

A cortina persiana costuma ser um modelo mais comum em ambientes corporativos, nos quartos e home office. Isso porque ela ajuda a caracterizar esses espaços e o modelo é funciona bem quanto a luminosidade desses locais.

Entretanto, a sua utilização também funciona bem na cozinha e pode ser utilizada sem medo. Na hora de comprar, é importante destacarmos também que existem vários modelos de persianas para você comprar, por isso é tão importante se atentar também as opções do mercado.

Existem persianas que possuem tiras mais curtas, enquanto algumas mais longas. No caso da cozinha, o ideal é utilizar as tradicionais com tiras mais curtas.

Quanto a sua cor, você pode escolher uma persiana neutra como o cinza, por exemplo. Esta cor funciona muito bem na cozinha e fica linda na janela em cima da pia.

Cortina romana na cozinha

Outro modelo de cortina  para a cozinha é a romana, que tem como principal característica a sobreposição das tiras, ou seja, uma em cima da outra. Ela se parece bastante com a cortina persiana por ter um design próximo. Mas ao invés dela abrir como a persiana, ela se encolhe toda para cima até que fique a janela aberta.

Esta cortina pode ser utilizada na cozinha por conseguir abrir totalmente e levar a luminosidade para o ambiente. Por isso, ela é uma opção rentável para colocar na janela em cima da pia, já que é justamente o espaço que as pessoas preparam as suas refeições.

Assim como a persiana existem várias cores da cortina romana para você escolher. Mas dentre elas, você pode utilizar a cor branca devido os benefícios que ela possui, conforme havíamos citados.

Porém, é válido destacar que você deverá ter certos cuidados com a limpeza do local. Para que assim, você evite que ela se suje com tanta facilidade, mantendo um cronograma de limpeza.

Cortinas em várias janelas em cima da pia

Dentre os modelos de janelas que existem, um deles é o que possui várias janelas em cima da pia, no qual costumam ser entre 3 ou quatro janelas mais estreitas. Para quem utiliza este modelo de janela em casa, apostar em várias cortinas é uma ótima opção. Você pode comprar o mesmo modelo de cortina, mas posicionar uma em cada janela criando um lindo visual.

Neste caso, o ideal é que você opte por comprar uma cortina de tecido leve, principalmente de uma cor clara. As cortinas de tecido costumam sujar com mais facilidade, mas em compensação, você pode lavar elas quando for necessário.

Então caso você opte nesta alternativa, busque comprar o dobro de cortinas para que quando você precisar lavá-las, você terá outra para colocar no lugar. Além disso, você pode comprar dois tipos diferentes para ir alternando quando tirar uma.

Cortina na janela da pia transparente

O uso da cortina transparente na cozinha é bem comum, a transparência cria um visual lindo principalmente no final do dia. Além disso, como este modelo é transparente a luminosidade que traz para o espaço é ótima. Permitindo que você consiga cozinhar até com a cortina fechada.

Na hora de escolher a cortina transparente é importante destacarmos que existem vários tecidos também. Além das que possuem um tecido mais fino, trazendo a transparência para o espaço, há também as de renda, que criam um visual delicado e retrô no ambiente, sendo uma ótima opção para quem quer criar um espaço mais aconchegante.

Janela em cima da pia da cozinha com cortina xadrez

A cortina xadrez na cozinha traz bastante uma ideia de casa no interior, casa de vó e sensação de aconchego. Por isso, para quem gosta de ambientes assim, colocar ela na janela funciona muito bem e dá para você criar uma decoração incrível com ela.

Uma ótima ideia para complementar a decoração, é que você crie uma horta vertical na parede ao lado da janela próxima a cortina. Isso irá ajudar a complementar o estilo da decoração.

Além disso, você também pode utilizar o xadrez em outros itens na cozinha. Por exemplo, no pano de prato pendurado no fogão, no forro de mesa e nos potes de alimentos. O importante é que você se atente a cor do xadrez para que tudo fique combinando.

 

Dicas de cuidados com a cortina na janela da cozinha!

A cozinha é um ambiente que suja com muita facilidade, por isso, precisamos ter alguns cuidados com a cortina da janela, principalmente por ela ficar em cima da pia, que é um espaço que utilizamos para lavar utensílios e até preparar refeições.

O que acontece é que poucas pessoas tem todo esse cuidado com a cortina. Mas a verdade é que todo elemento de um cômodo precisa de atenção e com a cortina isso não é diferente.

Por isso, para finalizarmos este artigo, separamos abaixo alguns cuidados que você precisa ter com a sua cortina para garantir que ela fique sempre em bom estado. Vamos conferir?

Utilize uma coifa para evitar que a gordura acumule na cortina

A primeira dica para manter a sua cortina em bom estado é investir em um modelo de coifa ou exaustor. Esses aparelhos são ótimos para retirar um pouco da gordura no momento que estamos preparando alguma refeição. Assim, ajuda a proteger vários elementos no espaço.

Além disso, dependendo do modelo de cortina que você tem, muitas delas acabam puxando a gordura do ambiente. Sendo assim, a coifa irá auxiliar neste processo e evitar que ela suje com tanta facilidade.

Limpe os trilhos

Quando pensamos nos cuidados com as cortinas, as pessoas já pensam em especificamente ela, mas o trilho também faz parte da cortina. Por isso, é importante que você procure tirá-la eventualmente para limpar os trilhos.

Isso é necessário, pois os seus trilhos acumulam muita sujeira, então quando você limpa, consegue deslizar ela com mais facilidade e até protegê-la.

Lave-as em um lugar especializado

Lavar as cortinas é algo que você deve fazer também, mas é claro que esse cuidado acontece eventualmente, quando necessário. Na hora de lavá-la sugerimos que você evite realizar este procedimento em casa e procure um local especializado. Os lugares próprio para isso irão trazer um resultado melhor e não danificar a sua cortina.

Quando você for escolher um local apropriado,procure também buscar algumas indicações e avaliar a empresa. Assim, você irá evitar dores de cabeça e garantir que a sua cortina volte em bom estado.

Tire o pó da cortina

Assim como é importante tirar o pó dos trilhos, a cortina também não é diferente, principalmente pelo fato de ela encher de pó todos os dias. Então, para evitar que ela fique muito suja e se danifique com mais facilidade, procure sempre tirar o pó dela uma vez na semana.

Para isso, basta você balançar a cortina ou utilizar um aspirador de pó. O processo não tem muito segredo e assim você garante que ela fique sempre bonita.

Procure ter mais de uma

Por fim, a última dica de cuidados com a cortina da cozinha é procurar ter no mínimo duas na sua casa. É sempre bom que você troque a cortina eventualmente, para que assim ela consiga durar por mais tempo.

Uma sugestão, é que você opte por cortinas de estampa ou cores diferentes, porque assim, poderá até mudar a decoração da sua casa quando enjoar.

99 fotos de cortinas para janela que vão te inspirar

Chegou a hora de conferir algumas fotos que vão te inspirar. Fizemos uma seleção com vários modelos e aplicações. Escolha a sua preferida e adote essa ideia criativa na sua casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou de todas as dicas? Então não perca tempo e adote essa ideia na sua casa. Com uma cortina para janela você terá uma forma prática e elegante de evitar o excesso de luz solar. Escolha o material que melhor atende suas necessidades e a cor que mais se encaixa no seu estilo de decoração e arrase!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais