A cozinha rústica é um estilo de decoração cada vez mais comum e optado pelas pessoas. Este estilo de decoração deixa a casa aconchegante já que ele utiliza elementos naturais no espaço. Esta é uma alternativa ótima para quem gosta mais de um estilo de campo e natureza, além de sair por um preço mais barato que outros estilos de decorações.

Para quem deseja apostar na cozinha rústica em casa precisa saber que é um estilo específico e precisa de atenção na escolha dos elementos. Mas embora possa parecer um pouco complicado de decorar, criar um espaço rústico não é tão difícil, basta prestar atenção na escolha das cores, textura e elementos que você vai inserir no espaço.

Neste artigo, separamos alguns modelos de cozinha rústica para você se inspirar e apostar na sua cozinha. Além disso, trouxemos dicas para que fique mais fácil de você mesmo criar este estilo de decoração na cozinha. Vamos conferir?

Cozinha rústica com armários de madeira

O primeiro modelo de cozinha rústica que separei é a opção com um conjunto de armários de madeira. A utilização da madeira na decoração rústica é o elementos que mais ganha destaque. Este estilo de decoração, tem como principal propósito trazer elementos naturais para dentro de casa, por isso, o uso da madeira é tão presente.

Além disso, os móveis da cozinha de madeira também precisam ter atenção em um detalhe especial. A madeira precisa remeter justamente a textura de uma, ao invés de um acabamento industrializado que já estamos acostumados. Por isso, quanto mais natural for os móveis presentes na cozinha, melhor será.

Modelo de cozinha rústica em formato de ilha

A cozinha em formato de ilha consiste no modelo que fica uma bancada no centro dela. A cozinha de ilha funciona apenas em cozinhas que tenham um amplo espaço de circulação, isso porque o móvel no centro ocupa muito espaço por si só.

No caso da cozinha rústica neste formato, a escolha da bancada com acabamento em madeira natural funciona muito bem. Os tons terrosos na decoração também estão presentes, principalmente se tratando do acabamento da bancada.

Outra coisa que pode estar presente neste modelo de cozinha é um lustre rústico no centro acima da bancada. Embora o lustre caracteriza mais luxo, existem as opções rústicas que também ficam bonitas neste modelo, por isso, é uma alternativa que você também pode escolher.

Cozinha rústica colorida

A cozinha rústica colorida é uma opção linda que você também pode apostar. Os móveis coloridos rústicos trazem mais cor para o espaço, mas o ideal, é utilizar os móveis com um acabamento mais desgastado que também faz parte deste modelo de decoração.

A paleta de tons terrosos são presentes neste estilo também, sendo assim, você pode escolher um laranja em tom pastel na parede, por exemplo, para deixar o espaço mais colorido. Embora esta seja uma cor que faz parte dos tons de terra ela não é tão neutra.

Outra cor que você também pode apostar para inserir nas paredes é o verde escuro. Cada cor remete a um significado no ambiente e no caso do verde, ele lembra natureza que é justamente o que este estilo de decoração traz. Portanto, fica a critério a utilização desta cor na parede também.

Plantas na cozinha rústica

A utilização das plantas no ambiente é outra coisa que também tem ganhado destaque nos últimos meses. Cada vez mais as pessoas estão optando por inserir as plantas dentro de casa, já que existem várias espécies de plantas que se adaptam muito bem ao ambiente fechado.

No entanto, a utilização das plantas no modelo de decoração rústico é uma alternativa ótima também, e você pode inserir elas em diferentes alturas para criar um visual harmônico e mais bonito.

A horta vertical é uma outra maneira de você colocar plantas na cozinha, neste caso como algo também funcional. Além desta horta ficar linda na decoração, você pode plantar o que quiser e utilizar as ervas depois. O ato de plantar faz bem para a saúde e possui outros benefícios que podem acrescentar na sua vida.

Azul em destaque na cozinha rústica

O próximo modelo de cozinha rústica que separamos é com a utilização do azul escuro em destaque. O azul é uma cor que funciona muito bem no ambiente porque ele é um tom frio, ficando assim mais fácil de você decorar.

Os armários em azul escuro, por exemplo, podem ser utilizados na cozinha rústica principalmente se for uma opção mais desgastada. O piso e o teto em madeira iriam ajudar a da um destaque para o estilo de decoração e realizar uma composição linda com a utilização do azul escuro.

A parede ficaria ótima com o uso de um papel de parede mais rústico, ou propriamente com a utilização do azul.

Cozinha rústica moderna

A decoração rústica e a moderna são estilos específicos e se tratando de um ambiente rústico, ele traz uma ideia maior de um espaço natural sem a utilização de aparelhos industrializados.

Embora eles remetem sentidos diferentes para um espaço, para quem gosta das duas alternativas e não sabe qual escolher, é possível  mesclar.

Neste caso, uma ótima opção é utilizar uma parede cinza que traga uma ideia de modernidade, um armário em um tom cinza escuro, mas com um bancada com as banquetas em madeira natural.

Você pode optar também por utilizar utensílios em madeira para trazer este estilo de decoração para o espaço.

Tons de caramelo na cozinha rústica

Os tons de caramelo na decoração não é algo que costumamos observar com muita frequência, mas esta cor fica ótima no espaço e você pode apostar na sua cozinha rústica.

A colocação das cores em um ambiente precisam está seguindo uma paleta de cor, com a utilização de uma única cor em mais de um elemento para que ela se destaque no espaço.

No caso do uso do caramelo na cozinha rústica, esta cor fica linda em apenas uma parede da cozinha como destaque e da para você incrementar outros objetos nesse tom para compor a decoração.

A utilização das cadeiras em amarelo na cozinha também fica lindo. Você pode optar por utilizar uma bancada com um mármore, junto com banquetas em caramelo, por exemplo.

Cozinha rústica com madeiras claras e escuras

 

Geralmente o uso da madeira na decoração tende a utilizar apenas um único tom. Mas mesclar os tons de madeira também é uma alternativa bem-vinda no espaço, permitindo que você brinque um pouco com a paleta de cores escolhidas.

Neste caso, você pode utilizar os armários suspensos com uma cor e os embaixo com outra. Os diferentes tons podem ser utilizados em cores mais claras e outras escuras, assim, criando um contraste na cozinha.

Pendentes com luz amarela na cozinha

A luz amarela e a luz branca são muito mais do que apenas um tipo de cor para a iluminação, cada uma delas traz um tipo de sensação no espaço e no caso da decoração rústica, a luz amarela é uma alternativa melhor.

O que acontece é que a utilização deste tipo de luz, traz uma sensação de aconchego e conforto. Embora a cozinha seja um ambiente que as pessoas utilizam para realizar as suas atividades habituais, o uso da luz amarela pode sim ser bem-vinda.

Uma possibilidade é que você coloque três luminárias pendentes rústicas acima da bancada da cozinha. Isso cria um visual bonito e torna principalmente o espaço para refeição mais confortável.

Modelo de cozinha branca

Embora a cozinha rústica tenha como cor principal os tons terrosos, o branco é uma cor que você pode utilizar como destaque neste estilo de decoração. O que destaca um determinado estilo em um ambiente, não é apenas a escolha da paleta de cor dele, mas sim um conjunto de elementos que também são importantes para a decoração.

O branco pode está presente na parede e na utilização dos móveis, deixando assim o espaço mais clean e aberto. Entretanto, para trazer um toque de rústico na cozinha, uma alternativa é optar pelo seu uso nos móveis, escolhendo um de madeira que seja um pouco mais desgastado.

As banquetas e os utensílios deste ambiente também podem ser em uma madeira mais natural. Quanto ao piso, ele em madeira fica ótimo para auxiliar no destaque deste estilo.

Cozinha rústica pequena

Alguns estilos de decoração exigem um certo espaço para compor, como no caso do estilo vitoriano que tem o uso de vários objetos luxuosos que são tão importantes na composição do espaço.

Já no caso da cozinha rústica, é possível você utilizar este estilo de decoração sem ser um ambiente grande, o segredo é optar por móveis e objetos pendentes para aumentar a circulação.

Além disso, uma ótima forma de decorar um ambiente pequeno é destacando uma parede e utilizando o branco no restante. O branco na parede de frente a janela ajuda a espalhar a claridade para o espaço e trazer uma ideia de amplitude. Quanto ao destaque de uma cor em uma parede, isso também cria uma falsa sensação que o espaço é maior.

Opte por colocar uma mesa rústica rente a parede para que ela não ocupe tanto o espaço da cozinha. Coloque os móveis encostados também e aproveite as paredes para pendurar elementos.

Modelo de cozinha rústica com pedra

Por fim, o último modelo de cozinha rústica que separei é a alternativa com a utilização das pedras. As pedras em um espaço traz uma ideia de antiguidade e de casa no campo, o que é ótimo para este estilo de decoração.

Existem várias formas de você incrementar as pedras na sua cozinha, trazendo essa sensação que citamos e deixar a sua decoração rústica mais legal. Uma opção é criando uma parede de pedra, deixando apenas uma destacada e o restante da cor que preferir.

Ou você pode optar também por fazer uma bancada de pedra que também cria um visual legal.

Write A Comment