Quando uma pessoa vai projetar uma cozinha, é necessário levar alguns detalhes em consideração, incluindo o formato dela. No entanto, existem várias maneiras de você estruturar o formato da cozinha, mas dentre as opções disponíveis, uma que você pode escolher é a cozinha em U.

Este modelo de cozinha é mais comum em ambiente que tem amplo espaço, já que ele acaba ocupando uma boa parte do ambiente. Além disso, embora já estejamos nos referindo a um modelo de decoração, a cozinha em U possibilita que você projete ela de diferentes materiais, assim tornando mais interessante.

Por isso, para quem gosta deste modelo de decoração e quer apostar, não se preocupe, neste artigo separei algumas maneiras de você decorar e montar uma cozinha em U, além de dicas e sugestões para decoração. Vamos conferir?

 

Cozinha em U com janela em cima da pia

Para começarmos, o primeiro modelo de cozinha em U que separei para você conhecer é a com janela. Neste modelo de cozinha a janela fica em cima da pia, criando um visual ótimo para o espaço. Além disso, ele traz ventilação para o ambiente, assim tornando o espaço mais fresco e aconchegante.

Neste modelo de cozinha em U planejada, necessário ser feita com bastante atenção a escolha do tipo de janela. Esse passo é necessário, pois embora a janela seja um objeto funcional, ela também se destaca quando pensamos em um ambiente decorado. Por isso, você precisa escolher uma janela que tenha a ver com o estilo de decoração.

Uma sugestão, é optar pelo modelo de janela tradicional de correr. Se você deseja uma opção mais barata você pode optar pela de alumínio que também funciona muito bem. Mas para aqueles que querem um pouco mais de luxo e sofisticação, a janela de inox fica bonita na cozinha, além de ter mais durabilidade.

 

Cozinha em u com bancada

O modelo de cozinha em U recebe esse nome uma vez que a organização dos armários de cozinha e balcões tem o formato de U. Entretanto, a cozinha com U também traz a possibilidade de você fazer uma linda bancada, neste caso, é necessário utilizar as duas partes da estrutura na parede e outra solta para criar a bancada.

Além disso, como a cozinha em formato de U tende a ser mais ampla, é importante também destacar que consequentemente a bancada será extensa. Então, já pense na quantidade de banquetas que você irá precisar, para compor a cozinha em U.

 

Cozinha em U com mesa

Atualmente conseguimos identificar diferentes tipos de cozinhas, e uma delas é a cozinha em U com a mesa. Muita das vezes as pessoas preferem separar o ambiente para o preparo da comida com o ambiente para as refeições. Mas para aqueles que querem deixar tudo em um mesmo ambiente, da para realizar a inclusão da mesa.

Se você deseja optar por essa alternativa, a primeira coisa que precisamos destacar é o tamanho do ambiente. Como citamos algumas vezes, a cozinha em U necessita de um espaço maior, com a inclusão da mesa é necessário ser ainda maior. Por isso, é fundamental que o seu espaço seja bem grande, para que haja o espaço de circulação confortável.

Além disso, não se esqueça de escolher uma mesa que combine com as bancadas e o armário da cozinha. Mesmo que você queira fazer uma divisão de ambiente, é importante que os elementos conversem entre si, para que a sua cozinha fique harmônica. Então você pode escolher o mesmo modelo de móvel ou combinar as cores.

 

Cozinha em U com ilha

A ilha na cozinha se caracteriza pela presença de um móvel no centro do espaço. Não é atoa que este modelo de cozinha recebe esse nome, já que as ilhas ficam no centro de lugares.

Neste modelo de cozinha segue o mesmo esquema da cozinha com inclusão da mesa. A ilha também ocupa muito espaço assim exigindo que o seu ambiente seja amplo. Outro detalhe importante, é se manter atento na distribuição dos móveis para que fique tudo muito bem organizado e estruturado.

Além disso, neste exemplo a cozinha precisa ficar organizada na ponta do U. Pois como este modelo já ocupa todo o espaço da cozinha, você precisa incrementar ela na única parte vazia. Mas tente manter uma boa distância entre os balcões que compõem ela, para que não fique algo muito exagerado.

 

Cozinha em U com plantas

Atualmente, a inclusão de plantas em apartamentos se tornou uma tendência, uma vez que as pessoas perceberam que é possível utilizar as plantas dentro de ambientes fechados também.

Embora vemos as plantas mais nas salas, nos quartos e na varanda, dá para você incluir ela na cozinha também. Inclusive, as plantas na cozinha traz mais natureza para o local e deixa ela muito mais aconchegante.

Hoje existem várias plantas que você pode colocar na sua cozinha em U planejada, inclusive de diferentes partes. Mas como nos referimos a uma cozinha planejada, na hora de pedir para criar os móveis você pode já pensar em um espaço para a inclusão das plantas, que por sua vez, também fica muito bonito.

Outra sugestão para você trazer as plantas para a cozinha é criar uma mini horta. Hoje a utilização de alimentos orgânicos também tem ganhado destaque, já que as pessoas finalmente estão percebendo a importância do consumo de alimentos orgânicos.

Desse modo, você pode plantar alguns temperos ou alimentos mais simples de cultivo. A hora vertical funciona muito bem na cozinha, principalmente neste formato.

 

Modelo de cozinha em U colorida

Para finalizar, o último modelo de cozinha em U que separei é o colorido. Embora a decoração minimalista e industrial tenha ganhado destaque, que por sua vez, utiliza cores neutras, utilizar tons chamativos tem se destacado também. Isso acontece, pois as pessoas estão cada vez se sentindo mais a vontade de trazer cores para dentro da casa.

Um exemplo da utilização de cores mais vivas é a escolha das principais cores da Pantone esse ano. Foi destacado a Tangerine que é um tom alaranjado incrível e o Aloe Vera, que já é um verde.

Por isso, para quem gosta de ficar na tendência, fica a sugestão de utilizar uma dessas cores na decoração. Ambas ficam bonitas e há várias maneiras de você incrementar ela na cozinha em U.

 

Dicas para decorar a cozinha

Agora que você já conheceu alguns objetos de cozinha, já dá para apostar na decoração do espaço, sendo uma das partes mais divertidas! Para isso, você precisa já ter em mente o estilo de decoração que você deseja apostar. Existem vários modelos incríveis e com ele definido você já consegue montar uma linda decoração.

Portanto, depois que você tiver o estilo definido, veja abaixo algumas dicas extras para você decorar sua cozinha em U planejada:

Tenha atenção nas cores

A primeira dica é você se manter atento às cores da cozinha. Muita das vezes pensamos apenas em pintar a parede de uma determinada a cor, mas não enxergamos como a tinta já faz toda diferença na decoração, além das suas inúmeras maneiras de utilizar.

Há várias formas de você pintar a sua cozinha, seja pintando todas as paredes de uma cor, destacando alguma, fazendo meia parede ou criando um design com a tinta. A forma como você vai utilizar as cores precisa ter a ver com o estilo de decoração que você escolheu, não se esqueça disso.

Além disso, na hora de escolher a sua paleta de cores, não se esqueça de incluir cores complementares. Isso faz com que a sua cozinha fique harmônica e mais bonita.

Utilize objetos decorativos

Hoje em dia encontramos centenas de objetos decorativos que dá para você utilizar, e o legal disso, é que essa possibilidade permite que você deixe o espaço muito mais bonito. Na decoração da cozinha, você pode optar por utilizar livros de receitas, quadros e outros objetos que fique legal. O importante é você utilizar a sua personalidade e criatividade.

Quando você comprar os objetos tenha atenção para não exagerar. Afinal, objetos decorativos em excesso não fica legal. Além disso, o ideal é que você encontra objetos que conversem entre si, assim, a cozinha fica mais bonita.

Aposte na iluminação

A iluminação do ambiente é outra coisa que faz toda diferença, e é por isso, que você precisa se atentar a ela também. Você pode optar por utilizar pendentes com luz branca para que fique mais bonito. Outra forma é utilizar os trilhos de spot deixando a sua cozinha contemporânea.

Além disso, a iluminação não está apenas na luz principal do ambiente, uma vez que há maneiras de você incrementar ela de diversas formas. Uma alternativa, por exemplo, é utilizar luminárias em alguns pontos da cozinha. Outra sugestão, é optar por fitas de led acima da bancada, iluminando a parte de realizar a preparação da comida e decorando mais o ambiente.

Utilize objetos de cozinhas como decoração

Para finalizar, a última dica para você decorar a sua cozinha em U planejada é incrementando os objetos de cozinha como itens decorativos. Da para utilizar as xícaras como objeto de decoração, as colheres, panelas e outros.

O legal é você fazer com que os itens da sua cozinham sejam não só algo funcional, mas também traga mais personalizada e decoração para o cômodo.

Write A Comment