Orquídeas Brancas: Significado, Como Cuidar e Utilizar na Decoração

As orquídeas são plantas muito apreciadas mundo afora devido à extraordinária beleza e delicadeza de suas flores. As orquídeas brancas, por sua vez, é uma das mais populares e desejadas, por conta da sua sofisticação simplista.

Pode parecer contraditório, mas a sua sofisticação está na simplicidade da sua cor. Mesmo na cor branca, ela é capaz de trazer um novo ar aos ambientes com a sua presença majestosa. Sozinhas ou combinadas de outras cores, as orquídeas brancas são unanimidade quanto à sua facilidade em se adequar à qualquer que seja o ambiente.

Na natureza, existem várias espécies de orquídeas brancas, cada uma com seus cuidados específicos de acordo com suas necessidades. Mas você sabia que a orquídea branca também tem um significado?

De todas as possíveis cores, as orquídeas brancas em especial, possuem significados singelos que as tornam uma das flores mais utilizadas comercialmente em casamentos e ambientes de decoração, seja pela sua moderna sofisticação, característica do ambiente, gosto pessoal ou pelo destaque que é capaz de dar ao que for necessário.

Quer entender um pouco mais sobre o significado das orquídeas brancas e o fascínio que elas exercem sobre a maioria das pessoas? Então continue lendo o artigo abaixo!

Significado e das Orquídeas Brancas

As orquídeas brancas representam a pureza, tranqulidade e amor puro.
As orquídeas brancas representam a pureza, tranqulidade e amor puro.

A orquídea branca é uma das opções mais tradicionais para decorar festas, residências e estabelecimentos comerciais (públicos), devido a sua presença sofisticada e marcante. Mas mais que isso, a cor branca remete à ambientes calmos, solitários ou de espera.

Ela também costuma ser muito usada em buquês de noiva. Por ser branca, a sua versatilidade é o que chama atenção, não apenas por combinar com tudo, mas por transmitir paz, acima de tudo.

Normalmente, a cor branca transmite inocência, pureza, virgindade, lealdade, amor puro e eternidade, além de paz, espiritualidade e tranquilidade. Não é à toa que seja utilizada em buquês de noiva, decoração de casamentos e recepções, por estarem tão vinculadas a ideia de pureza e ao amor incondicional. Além disso, são perfeitas para serem presenteadas quando a intenção é expressar o amor verdadeiro e duradouro.

Como cuidar de Orquídeas Brancas

As orquídeas brancas necessitam dos mesmos cuidados que qualquer planta da mesma espécie.
As orquídeas brancas necessitam dos mesmos cuidados que qualquer planta da mesma espécie.

O cuidado que as orquídeas brancas necessita é o mesmo que de todas as outras espécie e possíveis cores. Não é o fato de ser branca que fará a diferença no seu cultivo. Sendo assim, as orquídeas brancas são flores igualmente sensíveis e exigem cuidados especiais para se desenvolver e viver por mais tempo.

Os principais cuidados serão com a quantidade de água para não “afogar” as raízes, e evitar que apodreçam, prejudicando a sua floração. Assim como a uma quantidade de luz suficiente e uma adubação essencial para o seu crescimento e manutenção da planta.

Portanto, luz, água em quantidade moderada, adubo adequado eventualmente e cuidados especiais ao fim de cada florada são alguns deles. Para o substrato, no caso dos vasos, prefira as fibras de coco, musgo ou carvão; sendo que o vaso ideal é o de barro.

Saber como regar orquídeas é fundamental para mantê-las saudáveis: a água não pode ser em excesso, tampouco deixar de regar dificultando a absorção dos nutrientes necessários. A dica é ficar de olho na umidade do substrato. Se estiver seco, regue; se ainda estiver úmido, espere mais uns dias pra regar.

Preste atenção também na coloração das folhas e da raiz, que devem estar com tonalidade verde, indicando uma boa hidratação. Folhas amareladas e enrugadas são sinais de água em excesso!

A quantidade de luminosidade também é essencial para elas, sendo o ideal a meia-sombra ao sol do início da manhã ou do final da tarde. Outra dica importante é procurar deixá-las próximas a janelas, em ambientes arejados que permitam a ventilação e circulação de ar.

Como utilizar orquídeas brancas nos ambientes

Não há restrições quanto à decoração de ambinetes com orquídeas brancas.
Não há restrições quanto à decoração de ambinetes com orquídeas brancas.

Não há restrição quanto a decoração ou distribuição pelo ambiente com orquídeas brancas. O principal será o seu bom gosto e a finalidade da utilização, sempre mantendo o foco nos cuidados com a planta para que o ambiente fique decorado por mais tempo.

Os principais locais de cultivo seriam os halls de entrada e salas de estar, para dar um clima mais intimista e aconchegante, cheio de harmonia e tranquilidade. Até o banheiro, desde que a umidade não seja excessiva e tenha uma ventilação adequada.

Ela pode também ser usada em salas de escritório ou em locais que precisam destacar o foco e a concentração, já que sua cor transmite tranquilidade, diminui a ansiedade e favorece a produtividade.

Assim, elas são ótimas para tranquilizar um ambiente marcado por intensidade, podendo quebrar a rigidez e harmonizar o clima em uma sala de espera ou em uma biblioteca, por exemplo.

A sua representatividade tem o poder de mudar o funcionamento de uma empresa ou aproximar pessoas em escritórios particulares, alterando o clima, compondo melhor o espaço ou ocupando lacunas. Tudo isso por conta da sua sutileza delicada de sua cor.

As orquídeas brancas também favorecem as decorações de festa pelo toque refinado e simples, porém belo e exuberante. Elas também funcionam bem com outras plantas na decoração, por quebrar um pouco as cores vibrantes e harmonizar todo o conjunto.

Outras situações que combinam muito com orquídeas brancas são os casamentos, os jantares românticos, eventos sociais, recepções de formatura ou de aniversários, especialmente se forem durante o dia ou focadas em luzes e decoração de cores claras. Por fim, as festas de Ano Novo! Nada melhor que apostar na delicadeza das orquídeas brancas como a Phalaenopsis para celebrar a chegada do um novo ano.

Exemplos de Espécies de Orquídeas Brancas

São muitas as espécies de orquídeas brancas, mas vamos listar algumas abaixo para que você fique inspirada e escolha a que mais lhe agrada.

1 – Orquídea Phalaenopsis Amabilis

Espécie de Orquideas Brancas: orquidea phalaenopsis amabilis.
Espécie de Orquideas Brancas: orquidea phalaenopsis amabilis.

A mais popular das espécies de orquídeas brancas, também conhecida por “orquídea borboleta”, a orquídea Phalaenopsis é uma das mais vendidas no varejo por durar até 90 dias na florada. Elas precisam de proteção ao sol pleno e são mais indicadas para quem mora em apartamento. (Leia mais em Como cuidar de Orquídeas em Apartamento)

2 – Orquídea Rodriguezia Venusta

Espécie de Orquideas Brancas: orquidea rodriguezia venusta.
Espécie de Orquideas Brancas: orquidea rodriguezia venusta.

Conhecida popularmente como “buquê de noiva”, é uma micro-orquídea brasileira famosa pelo tamanho e manchas nas pétalas, muito apreciada pelos seus cachos de flores brancas. É de fácil cultivo, ocupa pouco espaço, mas demanda 60% de sombra e exige adubação ou reposição de nutrientes após a florada, comum no outono ou inverno.

3 – Orquídea Cattleya Haw Yuan Angel

Espécie de Orquideas Brancas: orquidea cattleya haw yuan angel.
Espécie de Orquideas Brancas: orquidea cattleya haw yuan angel.

De fácil cultivo em vaso pequeno, dando até quatro flores por haste, com tamanho de 4 cm, que duram uma média de 25 dias, ou seja, são ótimo investimento para decorar a casa.

4 – Orquídea Cattleya Julio Conceição

Espécie de Orquideas Brancas: orquidea cattleya Júlio Conceição.
Espécie de Orquideas Brancas: orquidea cattleya Júlio Conceição.

É a primeira híbrida branca feita no Brasil, com nome em homenagem ao criador do Jardim Botânico de Santos. Ela dá muitas flores e tem fácil cultivo em substrato bem arejado.

5 – Orquídea Brassocattleya Pastoral Innocence

Espécie de Orquideas Brancas: orquidea brassocattleya pastoral innocence.
Espécie de Orquideas Brancas: orquidea brassocattleya pastoral innocence.

Este é outro tipo híbrido de orquídea, criado em 1961, muito apreciado até hoje para buquês de noivas pelas flores brancas e grandes.

6 – Orquídea Coelogyne Flaccida

Espécie de Orquideas Brancas: orquidea coelogyne flaccida.
Espécie de Orquideas Brancas: orquidea coelogyne flaccida.

Esta espécie é asiática, mas muito popular no Brasil pelo fácil cultivo e crescimento rápido. Apresenta muitos cachos florais brancos de cheiro forte que pode incomodar em ambientes muito pequenos.

7 – Orquídea Coelogyne Cristata

Espécie de Orquideas Brancas: orquídea coelogyne-cristata.
Espécie de Orquideas Brancas: orquídea coelogyne-cristata.

Orquídea de cultivo fácil, desde que em regiões com temperaturas amenas, com flores que nascem no inverno e no início da primavera. Prefere substratos velhos e úmidos como pau apodrecendo.

8 – Orquídea Bulbophyllum Medusa

Espécie de orquídeas brancas: bulbophyllum-medusa
Espécie de orquídeas brancas: bulbophyllum-medusa

Esta é uma espécie exótica pelos seus “cabelos” longos e delicioso perfume cítrico, porém encontrada apenas em exposições.

Agora que você já sabe tudo sobre as orquídeas brancas, que tal começar o seu cultivo para decorar os seus ambiente! Depois volte para nos contar como ficou!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais