A decoração moderna é um estilo bastante comum, mas para aqueles que adoram uma decoração com uma pegada mais antiga, a decoração vitoriana é uma ótima opção. Esse modelo de decoração está sendo bastante procurado, principalmente se tratando da cozinha vitoriana. Afinal, ela fica simplesmente incrível quando bem elaborada!

Para quem ainda não conhece esse estilo, a decoração vitoriana nada mais é que um modelo mais antigo que surgiu no século XIX quando era governado pela rainha Vitória. Devido o processo de desenvolvimento da burguesia, principalmente na decoração, a rainha Vitória solicitou uma mudança, que mostrasse bastante luxo e riqueza.

A partir do seu pedido a decoração vitoriana surgiu, trazendo elementos decorativos exagerados com muito glamour. Mesmo com o exagero dos elementos a decoração ficou bastante bonita e até hoje é bastante procurada.

Se você se interessou por esse modelo de decoração e quer apostar na sua cozinha esse post irá te ajudar com isso. Abaixo separamos alguns modelos de decoração de cozinha vitoriana e dicas para você apostar na sua casa! Portanto, confira o post completo abaixo!

 

Cozinha vitoriana com lustres!

Falar sobre a decoração vitoriana e não citar os lustres é quase uma ofensa! Na decoração vitoriana o que não pode faltar são elementos com muitos detalhes, e os lustres são um excelente exemplo disso.

A presença deles na decoração era muito comum no século XIX, principalmente nas cozinhas. Mesmo que hoje algumas decorações não apostam nos lustres, você ainda encontra vários modelos modernos e incríveis que você pode apostar na sua casa.

Na imagem acima por exemplo, o lustre com tons dourados incrementou completamente a decoração! O tom de dourado já passa por si só um toque de riqueza o que deixou ainda mais característico o tipo de decoração.

Além disso, os detalhes de vidro em formato de gotas também deixaram um toque de riqueza e glamour na decoração da cozinha vitoriana. Sendo assim, um ótimo exemplo de decoração para você apostar!

 

Móveis com acabamentos

Na decoração vitoriana a presença de móveis com vários detalhes e acabamentos também era bastante comum. Não só na decoração das casas, mas observado a arquitetura das casas e espaços antigos, é notável a presença de vários detalhes nos móveis, nas paredes e nas molduras de quadros.

Por isso, apostar em móveis que ofereçam um bom acabamento na cozinha é uma alternativa muito boa. Já que isso trará essa pegada do estilo vitoriano para a cozinha, deixando-a mais interessante.

Hoje em dia, a maioria dos móveis que encontramos no mercado não possuem tantos detalhes assim. Mas você pode procurar em lojas de relíquias, ou revenda de móveis antigos. E para ficar ainda mais legal, uma sugestão é você repaginar o móvel trazendo uma mistura de moderno com a vitoriana.

Nos móveis da foto acima, é possível perceber um acabamento na bancada da cozinha vitoriana. Além deles possuírem uma fundura trazendo um acabamento, na lateral, possui um pilar com vários detalhes.

Além disso, nessa mesma imagem conseguimos observar todo um exagero nos acabamentos na estrutura da cozinha também. No teto, você percebe como ele está totalmente elaborado junto com o lustre.

 

Detalhes dourados

Hoje em dia, a decoração preta tem se tornado comum principalmente pelo crescimento no estilo de decoração minimalista, que preza as cores preta e branca. Mas uma ótima opção com um significado totalmente ao contrário é o preto com os detalhes dourados.

A cor dourada traz uma sensação de riqueza e luxo, por isso é tão comum na decoração de uma cozinha vitoriana. Quando ela é utilizada com o preto, essa ideia de luxuosidade fica ainda maior, sem contar que cria uma contraposição incrível com as cores.

Nos armários acima, você percebe um destaque nas maçanetas douradas e nos demais detalhes do móvel. Essa mistura das duas cores fica linda no ambiente e traz total sensação de riqueza. Por isso, para quem deseja misturar um pouco a decoração atual com a vitoriana, vale apostar no dourado com o preto.

 

Rose Gold na decoração

Ainda com essa ideia de uma mistura do moderno com a decoração antiga, utilizar elementos em tom rose gold é uma boa opção. A cor rose gold nada mais é que um tom dourado misturado com rosa. Os utensílios de cozinha nessa tonalidade têm se tornado uma tendência e ficam simplesmente incríveis na decoração.

No caso da cozinha vitoriana, o grande segredo é você utilizar muitos utensílios esparramados pela cozinha. Lembre-se que quanto mais elementos melhores no caso dessa decoração. Já que a ideia é mostrar o luxo no ambiente.

Uma alternativa, é você usar um armário aberto ou os vidros transparentes. Assim você pode utilizar vários utensílios rose gold deixando-os a mostra. Isso passará uma ideia de que a cozinha possui muito elementos, assim trazendo a luxuosidade.

No caso da pia na foto acima, você vê vários utensílios nessa tonalidade sobre ela. Mesmo que ela seja uma pia mais moderna, a quantidade de utensílios exposta traz essa pegada de uma cozinha vitoriana para a decoração. Mas o ideal é você utilizar outros elementos vitorianos para que possa transmitir o estilo.

 

Mesa extensa na cozinha vitoriana

Quando falamos da cozinha, podemos nos deparar com três situações. A primeira é a cozinha com a mesa de jantar, a segunda é a cozinha americana junto com a sala de estar e por fim a cozinha sem mesa de jantar.

Analisando essas situações, em alguns casos pode acontecer da mesa de jantar estar junto com a cozinha e nesse caso não podemos deixar de citar a presença da mesa.

Na decoração vitoriana quanto mais extensa for a mesa melhor e isso pode ser representado perfeitamente na imagem acima. A ideia de uma mesa extensa mostra que é um lugar de luxo, com bastantes lugares para uma comida farta.

Além disso, em casos como esse é importante utilizar outros detalhes que tragam a decoração vitoriana para o ambiente. Como por exemplo o espelho-como na imagem acima – uma vez que ajuda a trazer amplitude para o local parecendo maior.

Outra opção é a mesa sempre montada, com muitos copos e pratos sobre ela justamente remetendo a ideia de um banquete. Além disso, outros detalhes, como quadros com molduras detalhadas, lustres e velas.

O importante disso tudo, é que você deixe a mesa sempre cheia e os detalhes em volta na cozinha vitoriana ajude a compor e completar a decoração. Assim deixando ela mais interessante.

 

Madeira natural na cozinha

Antigamente não se era comum utilizar móveis brancos, pretos ou até coloridos. Os móveis das casas eram sempre com madeira natural com um ótimo acabamento e com uma boa camada de verniz.

Apostar nesse modelo de móvel na cozinha vitoriana é o passo certo para esse tipo de decoração. Ainda assim esses móveis são muito bonitos e você pode fazer uma boa composição com eles na sua cozinha!

Se você tiver espaço em casa, uma sugestão é utilizar os balcões no centro como na imagem acima. Logo, você pode optar também por colocar lustres acima do móvel deixando ainda mais com uma pegada vitoriana.

E é claro não se esqueça de optar por móveis que tenham bastante detalhes como no caso da imagem acima.  É possível notar o acabamento dos móveis e essa mistura das formas arredondadas nele também, deixando mais bonito na decoração.

 

Luz amarela na cozinha

A escolha do tipo de luz que você vai utilizar na decoração faz toda diferença, já que enquanto a luz branca traz uma sensação de um espaço mais sério a amarela traz aconchego. E é claro que na cozinha vitoriana o aconchego também deve está lado a lado na decoração.

Além disso, se você opta pela luz amarela ao invés da branca na decoração, o tom de amarelo também ajuda a trazer uma luxuosidade no ambiente. Isso acontece porque o amarelo está na mesma cartela de cor do dourado, assim remete a riqueza.

Sendo assim, é bastante indicado que você utilize a luz amarela na sua cozinha para que você possa caracterizar ainda mais o ambiente.

 

Misture o mármore com a madeira

E por fim, para que você possa montar uma cozinha vitoriana incrível uma dica é misturar o mármore com a madeira. Embora o granito seja um tipo de material que traz uma sensação de luxo, o granito não é presente nesse tipo de decoração, mas sim o mármore.

Além disso, a mistura desse material com a madeira natural é bem presente na decoração vitoriana mais contemporânea deixando o espaço totalmente agradável.

O legal de utilizar o mármore no balcão por exemplo, é que ele também ajuda a equilibrar o ambiente quando é utilizado com a madeira. Na imagem acima, da para perceber como a madeira tem um tom de marrom escuro o que acaba escurecendo o ambiente. Porém, com a bancada em mármore, isso ajuda a suavizar a composição das cores e deixar o ambiente mais tranquilo.

Além disso, é importante destacarmos que como a cozinha vitoriana já tem por si só a característica do exagero dos objetos e móveis, é sempre bom utilizar tons mais suaves. Para que assim a cozinha não fique tão sobrecarregada.

 

Fotos de cozinha vitoriana para se inspirar!

Se você quer mais ideia de cozinha vitoriana não se preocupe! Abaixo separei mais alguns modelos incríveis para você ter várias ideias! Confira!    

Write A Comment