Estilo Vitoriano: Arquitetura, Características, Decoração!

Advertisements

Para quem se encanta com a decoração da época de reis e rainhas saiba que tem jeito de fazer em casa. Afinal, existe a decoração vitoriana que surgiu justamente nessa época e ainda sim é bastante utilizada.

Porém, o problema é que muitas pessoas possuem um certo receio em colocar esse estilo na decoração. Isso acontece porque não é algo tão comum e muita das vezes não sabemos como decorar.

Entretanto, se você adora essa decoração, você não só pode como deve colocar ela na sua casa. E para te ajudar neste processo, resolvi trazer um guia completo sobre a decoração vitoriana. Desse modo, você poderá conhecer um pouco mais sobre ela, se inspirar e fazer! Confira!

 

O que é estilo vitoriana?

Bom, antes de te mostrar como fazer na sua casa é muito importante que você entenda o que é esse estilo. Afinal, não adianta você querer fazer algo sendo que você não possui conhecimento sobre tal coisa. Então para te ajudar melhor, resolvi te explicar o que é este estilo.

O estilo vitoriana se iniciou no século XIX na Inglaterra, quando a Rainha Vitória concedeu uma nova decoração, que mostrasse luxo, poder e riqueza.

Nesta época a burguesia estava em um processo de desenvolvimento de decorações e moda, já que estava em um período de Revolução Industrial. Então, mudar a decoração encaixou como uma luva para Rainha Vitória, uma vez que ela soube aproveitar essa situação.

E já quanto ao nome desse estilo, ele surgiu justamente como uma homenagem a Rainha. Desse modo, não é atoa que o estilo se chama vitoriana.

 

Quais são suas principais características?

Como havia citado a ideia do estilo vitoriana é mostrar luxo e poder. Então, para que isso aconteça nada mais justo do que utilizar as coisas de forma exagerada, mostrando total riqueza no local.

Desse modo, a principal característica desse estilo é o excesso da utilização de objetos, móveis e outros elementos que compõem o ambiente.

Uma outra coisa que podemos destacar é a presença marcante da arquitetura no local. Antigamente tudo tinha muito mais detalhe, seja em molduras de quadro, bordas em objetos ou até em volta de portas e janela, sendo algo totalmente diferente do que é atualmente.

Desse modo, a presença de textura nos objetos, móveis e parede também foi algo bastante comum neste período. Já que além de ser algo que era uma tendência naquela época, também ajudava a enfatizar essa ideia de riqueza.

A presença dos lustres era algo bastante presente nesse tipo de decoração. Então era comum você ver grandes lustres com materiais caros deixando o ambiente ainda mais luxuoso.

E quanto as cores, era muito utilizado tons de cobre, vermelho, marrom e principalmente o dourado. Afinal, o dourado é uma cor que simboliza muito a riqueza então, nada mais justo do que utiliza-lo em excesso na decoração.

Veja também: O que é Estilo Hygge? Como Decorar?
Veja também: Casa Colonial: Veja Diversas Fotos e Ideias!

Qual a diferença do estilo vitoriana antigo e atual?

Os anos foram se passando e é claro que o estilo vitoriana foi modificado com o tempo. Afinal, os objetos e móveis atuais são completamente diferente daquela época, sendo eles com materiais mais resistentes e modernos.

Então, embora ainda sim esse estilo seja presente nas decorações, há algumas coisas que você percebe uma modificação.

Um bom exemplo disso é a presença das cores, antigamente o que destacava era o dourado e tons mais escuros. Já hoje, as pessoas buscam cores mais leves e suaves, como por exemplo o branco e o cinza.

Em relação a presença dos detalhes nos objetos, como hoje não encontramos tanto esse tipo de design, as pessoas focam nela no espelho. Então, você pode observar que a maioria da decoração vitoriana atuais tem um grande espelho com uma moldura bem mais trabalhada.

A presença do veludo é algo bastante comum também. Isso acontece porque o veludo é um tipo de material que de certa forma também mostra luxuosidade e conforto. Portanto, já na decoração atual podemos notar facilmente a utilização desse material.

 

 

Como fazer?

Agora que você já entendeu o que é o estilo vitoriana, vou te mostrar como você pode fazer ela em casa de forma que não fique algo tão antigo, mas que ainda sim tenha a presença desse estilo. Então veja como você pode fazer na sua casa:

 

Utilize lustre

A primeira coisa que devemos destacar, no qual não pode faltar na sua decoração é um lustre. Como havia citado, uma das principais características do estilo vitoriana era justamente a presença do lustre. Embora ele fique no teto, isso é algo que além de chamar bastante atenção, deixa o ambiente muito mais luxuoso.

Então, procure escolher um lustre grande e de preferência com detalhes que pelo menos simule um cristal. Assim o seu ambiente já terá uma das principais características desse estilo.

Além disso, você pode colocar algumas lâmpadas ou pendentes espalhados pela casa também. Não necessariamente você precisa apenas do lustre no ambiente. Então utilize a sua criatividade e procure alguma iluminaria que lembre este estilo.

 

Use molduras no espelho

A presença da arquitetura no estilo vitoriana era algo muito forte. Isso acontece porque naquela época era muito utilizado os detalhes nas molduras, quadros e objetos. Então é bastante interessante você procurar utilizar a presença desses detalhes também na sua decoração.

Embora hoje nós não encontramos tanto a presença dessa arquitetura, você pode pelo menos procurar um espelho que possua esse detalhe. Então, aconselho que você vá em lojas que vendem objetos retrô, pois com certeza você vai encontrar.

Portanto, procure colocar um grande espelho no ambiente com a moldura presente. Isso irá enfatizar essa decoração e ficará bem bonita no seu ambiente.

 

Dê preferência para sofás e poltronas veludas

O veludo é um tipo de tecido que foi comercializado desde o século XIV. Entretanto, embora a utilização dele não seja tão presente no século XIX, hoje ele se tornou um aliado neste tipo de decoração. Desse modo, é bastante interessante você utilizar ele também, principalmente em sofás de veludo.

Entretanto, é importante destacarmos que esse tipo de material é um pouco mais caro que os outros tipos. Então, você pode procurar pessoas que estão revendendo sofás ou economizar em outros itens da sua decoração para que não fique algo muito caro.

Portanto, procure utilizar esse sofá na sua decoração, além disso você também pode usar várias almofadas no sofá, já que naquela época objetos em excesso era uma das principais características.

 

Tenha atenção com a escolha das cores

Antigamente a principais cores utilizada no estilo vitoriana era o cobre, dourado, vermelho e marrom. Porém, a presença dessas cores não é tão presente nessa decoração atual, então é importante que você decida em utilizar as cores presentes naquela época e ter algo mais próxima a essa decoração ou fazer algumas modificações para que fique algo moderno.

Mas caso você decida utilizar algo mais moderno, você pode usar o branco na parede e os móveis em tons de cinza. Isso irá deixar o ambiente bem sofisticado e elegante. Além disso, nas paredes você pode pedir para utilizar o gesso na divisão de paredes. Desse modo, você colocará mais detalhes em sua decoração, deixando o ambiente ainda mais bonito.

 

Quadros e objetos de paredes são bem-vindos

A pintura era algo muito mais valorizada no século XIX, então consequentemente a utilização dos quadros na decoração também era algo bastante comum. Desse modo, utilizar quadro ou outros objetos na parede é algo essência. Já que isso irá enfatizar o estilo vitoriano e ficará bem bonito.

A minha sugestão para você utilizar os quadros, mas de uma forma mais moderna, é fazer uma linda parede de quadros. Então neste caso você pode ousar na quantidade de quadros, já que o exagero é nosso aliado nesse tipo de decoração.

Quanto as molduras, seria interessante você variar na escolha. Então sugiro que você coloque algumas molduras mais simples – como as que encontramos atualmente – e outras mais detalhadas como naquela época.

 

Coloque objeto retrô

Embora esteja te mostrando como fazer um estilo vitoriana na sua casa, também acrescei algumas dicas para que não fique algo muito antigo. Mas se você colocar todos os elementos atuais isso vai acabar perdendo o foco desse estilo e consequentemente você não estará mais utilizando-o na sua decoração.

Então, seria interessante também você procurar alguns objetos retrô. Seja um criado com o um design mais antigo, uma cadeira mais antiga ou até mesmo um pequeno objeto para colocar na sua estante.

Este passo é bastante importante, para que assim você não perca o foco desse estilo de decoração e ainda sim fique bem bonito.

 

Utilize o tapete em seu ambiente

E por fim, o último elemento que não pode faltar na sua decoração é o tapete. A presença do tapete principalmente na sala ajuda a dar uma sensação de riqueza, principalmente se for um tapete grande e peludo.

Desse modo, seria bastante interessante você comprar um lindo tapete para colocar no centro da sua sala. Assim ela ficará luxuosa e muito mais bonita visualmente.

 

Inspirações

Bom, antes de finalizarmos separei algumas ideias do decorações no estilo vitoriana. Para que assim, você possa se inspirar e fazer na sua linda casa. Confira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.