Parede Listrada: Horizontal, Vertical, Sala e Quarto. +99 Fotos!

Utilizar papel de parede na decoração é algo que muda totalmente a casa! Afinal, você sai um pouco daquela parede sem graça e coloca vida nela com desenhos ou formas. Além disso, uma outra forma interessante de você fazer isso é criando desenhos e brincando com a tinta. Isso também ajuda a deixar a parede ainda mais bonita e interessante.

Entretanto, uma das coisas bem comum na parede são as listas, sendo algo que você consegue tanto fazer com a tinta, quanto comprar um papel de parede.

O interessante da parede listrada é que embora ela seja um tipo de estampa, ela se encaixa facilmente em inúmeros tipos de decoração. Afinal, ela não possui tanta informação então ainda sim não fica algo exagerado.

Bom, se você está pensando em fazer uma parede listrada na sua casa, mas não sabe por onde começar, estou aqui para te ajudar. Neste artigo, separei dicas incríveis para você fazer uma parede listrada linda na sua casa.

Além disso, também separei alguns modelos no qual da para você fazer na sua casa, para que você possa se inspirar e fazer. Portanto, confira abaixo o artigo completo!

 

Decoração com parede listrada sala

Todo ambiente da para fazer uma decoração com a parede listrada e a primeira opção que separei é a  parede listrada na sala. A sala é um ambiente que merece mais atenção do que os outros cômodos. Isso porque ela é o ambiente no qual costumamos receber visitas e relaxar. Por isso, a decoração da sala precisa estar perfeita para receber convidados especiais.

No caso da parede listrada na sala, o interessante é você destacar apenas uma parede e deixar as outas em uma cor mais suave. Então por exemplo, na parede que fica encostado o sofá – sendo a parede principal – você coloca esse modelo de decoração. Já nas outras, você pode utilizar um tom suave, que também está presente nas listras.

O legal desse tipo de decoração, é que as listras podem ser colocadas de diversas formas. Mas você precisa estar atento, pois dependendo de como você colocar, ela irá passar uma sensação para o ambiente.

Então por exemplo, se você colocar várias listras finas, a parede irá chamar mais atenção. Caso o contrário, ela ficará bem mais suave. Sendo assim, procure está totalmente atento a isso também.

Parede listrada quarto feminino

A utilização das listras nos quartos femininos é uma opção muito procurada. Porque traz uma certa delicadeza no espaço, sem contar que fica lindo na decoração.

Para quem gosta de uma decoração retrô, a utilização das listras no quarto feminino também é bem vinda. Você pode colocar um tom pastel, e colocar listras largas em apenas uma parede. Depois para ficar mais bonito, os móveis brancos com mais detalhe – como no caso das penteadeiras tradicionais – podem ser adicionados para completar a decoração do quarto.

Se você deseja colocar as listras em todas as paredes isso também é possível. Mas nesse caso, a atenção deve ser redobrada para não ficar algo muito exagerado.  No entanto, a minha sugestão é que você opte por listras mais largas e com cores suaves. Para que assim as paredes não fique com muita informação e acabe destruindo a decoração do local.

Modelo de parede listrada azul e branco

As paredes listradas de azul e branco são muito comuns em quarto de bebê. Primeiro porque o azul é muito utilizado nesse ambiente e as listras também costumam ser presentes, assim completando a decoração.

Se você tem criança em casa, essa é uma sugestão bem legal para você apostar no quarto. Nesse caso, seria ideal deixar as paredes com um azul bem claro, e uma com listras em horizontal mais grossas.

Embora esse tipo de parede listrada seja mais comum em quarto de bebê, ela também pode ser utilizada em outros ambientes também. Mas como o azul passa uma sensação de conforto e tranquilidade, o ideal é você utilizar ele no banheiro ou no quarto. Que são ambientes que combinaria mais com a parede listrada azul e branco.

Parede listrada rosa

As listras rosas não poderia faltar nos modelos que separamos. Ela também fica bonita na decoração, e pode ser utilizada de diversas formas. Geralmente esse tipo de decoração é mais comum também em quartos de bebês ou crianças. Mas também é bem vindo em outros cômodos, sabendo utilizar.

Como o rosa é uma for viva e chamativa, a sua utilização é ideal em ambientes mais alegres e descontraídos. Então você pode optar por colocar a parede listrada rosa na varanda por exemplo. Além de ficar bonito na decoração, o rosa é cor complementar do verde, assim combinando completamente com as plantas.

Outro lugar que você também pode colocar o rosa é em uma parede da cozinha. Fica legal se você colocar em uma parede cuja a bancada esteja encostada. E assim deixando o espaço para que toda a família prepare o almoço, por exemplo.

 

Parede listrada cinza

Recentemente a cor cinza tem ganhado destaque na decoração, principalmente no estilo contemporâneo. O que acontece é que cada cor também é destaque em um determinado estilo. No caso da decoração moderna, o cinza, preto e branco se destacam. Por isso, as pessoas tem optado tanto por ele.

Embora as listras não sejam tão bem vindas na decoração moderna, da também para você fazer um modelo de decoração utilizando ela com o cinza. Uma opção é colocar na parede da sala. Você pode utilizar um tom de cinza mais claro com branco, para deixar o espaço suave, sem trazer a sensação de exagero.

 

Listra horizontal

O primeiro modelo de parede listrada são as horizontais. Este modelo costuma ser bastante presente nas decorações, principalmente nas cores preto e branco.

Como havia citado, embora as listras serem um tipo de estampa, elas se encaixam perfeitamente no ambiente. E em específico as listras horizontais, você consegue fazer uma combinação perfeita na sua decoração.

Além disso, você também pode escolher como deseja utilizar a espessura das linhas na sua casa. Muitas pessoas gostam de optar pelas listras mais grossas em modelos horizontais. Mas uma opção excelente é coloca-las em diferentes espessuras, alterando em cores cinza claro, escuro e preto. Isso traz uma sensação de contemporaneidade para o ambiente incrível.

 

Listra vertical

A lista vertical também costuma ser mais comum entre os tipos de paredes listradas. Entretanto, este tipo de decoração fica ainda mais bonito em uma única parede em quartos. Fazendo com que a parede dê uma sensação de amplitude incrível, assim parecendo que o quarto é maior.

Então este tipo de listra é bastante bem-vindo em quartos pequenos. Afinal, com essa função você pode utiliza-la como uma peça coringa no seu ambiente. Isso porque, a ideia de colocar as listras verticais, principalmente em uma parede só, ajuda a ampliar o espaço.

E dependendo de como você colocar, pode passar a sensação de uma parede mais moderna ou de algo mais vintage.

Na dúvida, você pode procurar alguns modelos de decorações com listras verticais e comparar qual se adequa melhor ao que você deseja. Você pode optar por exemplo por colocar as listras mais juntinhas, de diferentes espessuras ou mais larga. Por isso, o ideal é analisar alguns modelos para você imaginar como ficará na sua casa

 

Listra larga

O legal da listra é que você consegue fazer ela de várias formas. Entretanto, além dos modelos tradicionais com a parede listrada padronizada, você também pode fazer ela um pouco mais larda, ficando ainda mais interessante no ambiente.

Além disso, essa técnica é uma maneira legal de não deixar o ambiente muito pesado e com muita informação. Afinal, quanto menor for a listra, mais pesado ficará o ambiente. Portanto, para quem procura algo mais suave vale apostar neste tipo de modelo.

 

Listra em quartos clássicos

As listras em tons pastéis é algo que costuma está bastante presente em quartos retrô. Afinal, além das próprias listras já passarem essa sensação de algo mais antigo, as cores pasteis também ajudam a enfatizar essa decoração.

Dessa forma, se você possui uma decoração retrô na sua casa é interessante apostar nessa opção. Além disso, procure colocar as listras em vertical mais largas, para que fique ainda mais bonito no ambiente.

 

Listra coloridas

As paredes listradas coloridas é uma opção excelente para dar alegria ao ambiente. Afinal, a mistura das cores traz essa sensação de algo mais divertido e alegre o que é ótimo para o seu cômodo.

Além disso, a parede listrada colorida é bastante adequada para quartos de crianças, já que ajuda a enfatizar a decoração do ambiente. Portanto, se você tem criança em casa e não sabe como decorar o quarto, a parede listrada colorida pode ser uma opção excelente para você apostar.

 

Listra diagonal

Para quem procura uma composição mais moderna pode apostar na listra diagonal. Afinal, ela sai desse padrão de listra horizontal e vertical, fazendo com que a decoração fique ainda mais moderna.

Além disso, você também pode aproveitar para criar um desenho um pouco diferente dos tradicionais. Ou seja, ao invés de você apostar nas listras em diagonal de ponta a ponta, poderá colocar ela apenas no centro ou nas laterais da parede. Isso deixará o ambiente ainda mais moderno e assim você poderá brincar com a decoração.

 

Listra montando composições

Como havia citado acima, o interessante da composição das listras é você sair um pouco do padrão que encontramos. Entretanto, atualmente isso tem ficado ainda mais presente nas decorações, afinal, muitos design e arquitetos estão procurando inovar em suas decorações.

Portanto, você também pode fazer o mesmo em casa sem nenhum segredo. Basta você espalhar as listras na parede formando um desenho ou algum símbolo que você gosta. Assim, sua casa também ficará moderna o que torna o ambiente ainda mais interessante.

 

Listra no centro

A parede listrada com a listra no centro foi algo bastante comum na decoração das casas americanas. Ainda sim ela costuma está presente nesse tipo de decoração e é algo bastante interessante para você apostar.

A ideia dessa listra é que ela divida a parede em duas composições, traçando uma linha ao centro fazendo essa divisão. Entretanto, você não necessariamente precisa fazer apenas uma listra.

Você pode perfeitamente criar um design com ela, acrescentar mais listras, formas e cores. Isso tudo sairá dos padrões e deixará a decoração ainda mais interessante. Portanto, não deixe de soltar a sua criatividade e ousar na sua decoração.

 

Listra de diferentes espessuras

Já a parede listrada com diferentes espessuras é algo que também saí do tradicional o que fica bem interessante. Entretanto, para a composição desse design há um pouco mais de trabalho. Afinal, você precisa trabalhar com alguns tamanhos diferentes na sua decoração.

Além disso, este tipo de parede listrada fica bem interessante para utilizar na sala. Afinal, é algo que também da uma diferenciada, deixando o espaço principal da casa com uma decoração mais atraente.

Portanto, para quem está com a sala sem graça e não sabe a onde apostar, essa pode ser a opção que você tanto precisa.

 

Listra formando desenho

E por fim, não podemos esquecer de falar da parede listrada formando alguns desenhos. Embora estejamos falando de apenas uma linha, ainda sim da para você compor ela trazendo um diferencial para o seu ambiente, tornando-o ainda mais interessante.

Além disso, o legal dessa forma é que você não precisa saber técnicas de desenho para montar. Então a minha sugestão é que você utilize o molde de algum desenho que você goste e faça listra deixando a parede bem diferente e atraente.

 

 

 

Como utilizar na decoração

Ter uma parede listrada pode parecer algo desafiador. Isso acontece porque a parede listrada é algo um pouco complicado de incluir na decoração. Afinal, se tratando de estampa a sua atenção deve ser redobrada.

Portanto, para te ajudar neste processo separei algumas dicas incríveis para você fazer na sua casa agora! Então pegue um caderno para começar a notar as dicas abaixo!

 

Evite misturar estampas

A primeira dica para utilizar a parede listrada na sua casa é ter bastante cuidado com as estampas. Por exemplo, se uma das suas paredes é listrada, tenha cuidado com os elementos que você vai utilizar no resto do ambiente para não misturar.

Então procure evitar colocar almofadas com estampas e qualquer outro elemento em sua composição. Além disso, como citei acima, vale ressaltar que se você quer algo mais suave é só não colocar tantas listras na composição. Quanto mais grossa for ela, mais clean ficará o seu ambiente e assim será mais fácil de compor.

 

Defina o estilo

Definir qual é o estilo da sua decoração é algo essencial para dar certo. Afinal, não adianta você ter um ambiente sem nenhum estilo definido e querer colocar uma parede listrada só porque você acha bonito.

Então por exemplo, se você possui uma decoração mais moderna, pense se esse tipo de parede ficaria realmente bonito e qual modelo seguir. Se você tem uma decoração rústica, será que a parede listrada ficaria agradável?

Portanto, definir bem qual é o estilo de decoração presente na sua casa é algo que não pode faltar na hora de utilizar as listras.

 

Utilize as listras ao seu favor

E por fim, não se esqueça de utilizar as listras ao seu favor. O legal dela é que ela consegue da uma sensação incrível de amplitude para o seu ambiente. Então para quem possui um comado pequeno, vale bastante apena apostar nesta composição.

Entretanto, é importante que você tenha cuidado também com a forma de como os seus móveis estarão posicionados. Afinal, quando mais espaço de circulação você tiver disponível no seu ambiente, mais isso ajudará parecer que o seu quarto é maior.

Portanto, não se esqueça de utilizar essa vantagem incrível que a parede listrada possui.

 

Como fazer

Se você está pensando em fazer a parede listrada, mas não sabe pode onde começar, calma que vou te ajudar neste processo. Mas a verdade é que isso é um passo bem simples de fazer no qual não te dará nenhuma complicação.

Portanto, veja como você pode fazer na sua casa:

 

Materiais

Primeiramente é importante definirmos quais serão os materiais necessários para este processo. Então, veja o que você vai precisar:

 

  • Fita crepe;
  • Tinta da sua cor de preferência;
  • Pincel.

 

Passo a passo

Como você pode observar, você não precisa de quase nada para fazer essa decoração, o que torna ainda mais interessante.

Então o segredo é você utilizar a fita crepe para delimitar as listras, assim ela ficará bem reta e evitará que fique algo torto. Além disso, pare estes processos você pode utilizar um lápis e uma trena. Assim poderá delimitar o lugar que a fita irá passar, evitando erros na hora de passar a fita.

Caso você queria utilizar mais de uma cor para pintar a parede, será necessário pintar de uma cor e esperar secar. Logo, depois que a parede estiver totalmente seca, você poderá delimitar o espaço com a tinta e assim passar a cor que deseja.

 

Inspirações

Bom, agora que você já aprendeu fazer, reuni algumas imagens incríveis para você se inspirar e fazer em casa. Confira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.