Mesa de jantar de cavaletes: vantagens e desvantagens

O cavalete é uma peça já muito conhecida pela marcenaria e construção civil. Só que agora ela tem se tornado também um item decorativo muito utilizado em projetos de interiores.

Não é incomum ver escrivaninha, aparador ou mesa de jantar sendo feira com pés cavalete. E, de acordo com a criatividade dos projetistas, muitos outros itens podem ser montados seguindo o mesmo sistema.

No passado, uma mesa cavalete até poderia ser considerada um móvel improvisado. Mas, os designers e arquitetos provaram, através de suas ideias, que ela pode ser usada em diversas situações.

Foto: Casa Aberta

E não demorou a que fosse adaptada a outros materiais e tampos diferentes – além da madeira -, e se tornasse uma forma estilosa de montar um espaço de jantar. Veja, a seguir, algumas dicas para se inspirar!

Foto: Silvia Bahia

Vantagens e desvantagens da mesa de jantar com pés cavaletes

Móveis feitos sob encomenda, personalizados ou planejados, costumam ser mais caro. Pois os cavaletes surgem na decoração de interiores como uma alternativa mais inovadora, econômica e, por vezes, até sustentável.

Trata-se de um suporte em tripé usado como base para mesas novas, em estilo clássico ou descolado; ou, então, para mesas resgatadas de lugares improváveis, transformadas com muito bom humor.

Foto: WT Studio

Geralmente, os cavaletes são peças bem simples e leves. Fora que também são muito bonitos, versáteis e práticos, podendo ser utilizados de várias formas e nos mais diversos ambientes.

Na maioria das vezes, uma mesa de jantar montada com este modelo de pé tem um visual descontraído. Mas, não há um padrão certo. O tipo de suporte e de tampo vai diferir de acordo com as necessidades, o gosto e o estilo do proprietário.

Foto: Bianca Monteiro

Materiais alternativos para a  mesa de jantar com pés cavaletes

Mesas cavaletes utilizadas em ateliers, oficinas e canteiros de obras, são quase sempre feitas em madeira. Só que os modelos encontrados em lojas de artigos de decoração são mais sofisticados.

Foto: Ryasi madeira design

Alguns têm pés em inox e tampo feito em vidro. Há também os que são feitos com tábuas reaproveitadas, com cimento e outras opções ainda mais ousadas. Toda casa fashionista tem que ter uma peça assim!

Foto: Mauricio Arruda

“Os tampos de vidro deixam a composição mais leve e descontraída, além de colocar o cavalete em evidência, atraindo olhares.”

“A cor em elementos como cavaletes trazem personalidade e deixam o ambiente único. Como é uma peça simples, pode ser repintada depois de um período para inovar o espaço.”

– designer de interiores Laura Santos, em reportagem de Bonde.

Foto: Bruno Sgrillo Arquitetura

Desvantagens das mesas de jantar com pés cavaletes

Mesas de jantar montadas com pés cavalete podem ser visualmente muito atraentes, estilizadas e até coloridas, deixando os ambientes de aparência moderna e atual. Porém, elas apresentam também algumas desvantagens.

A principal delas é quanto a sua estabilidade. Para que o conjunto fique de pé serão necessários, no mínimo, dois suportes – e dependendo do tamanho da superfície, podem ser ainda mais.

Foto: Casacor Brasília 17

Isso tudo quer dizer que o espaço vago para as cadeiras pode ser consideravelmente reduzido. Ou seja, uma mesa cavalete servirá para um número de assentos bem menor se comparada à uma mesa de mesmo tamanho, mas pés convencionais.

Ainda vale lembrar que se a superfície for feita de vidro, o móvel não poderá suportará muita carga. E, nesse caso, até o material dos pés cavaletes deve ser melhor avaliado.

Como utilizar uma mesa com pés cavaletes na sala de jantar

Como dito anteriormente, o material dos cavaletes e do tampo da mesa de jantar devem ser escolhidos de acordo com o uso que se dará para o móvel.

Veja também: Sala de jantar pequena com espelho: +102 Fotos e Ideias!

Mas, também, eles devem se adequar ao estilo do ambiente, o restante da decoração. Assim, todo o cenário ficará mais harmônico, com certa unidade, sem que um detalhe se sobressaia indevidamente ao outro. Deixe os ornamentos ser o chamariz!

Foto: Tetriz Arquitetura e Interiores e Gisele Taranto

Obviamente, os tampos em vidro deixam qualquer cenário mais leve. E os pés metálicos combinam bem com decorações mais sóbrias. Agora, nada se compara a madeira.

Ela transmite um ar de aconchego e modernidade como nenhum outro material. Pode ser usada na cor crua. Mas, quando ganha uma camada de tinta ou de laca colorida deixa o espaço jovem, alegre e divertido.

Foto: Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Uma mesa com pés cavaletes pode combinar com sua área de jantar? Esse tipo de peça pode ser o toque de estilo que você buscava para a decoração. Que tal experimentar?

Esta dicas de decoração com mesas de cavalete foram criadas pela equipe Viva Decora.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.