As sapateiras são móveis utilizados para guardar e organizar os sapatos. Geralmente o uso das sapateiras costumam ser mais comum por mulheres, uma vez que elas tendem a comprar mais sapatos do que homens e não conseguem organizar apenas no guarda roupa.

No entanto, comprar este móvel muita das vezes é algo inacessível para algumas pessoas, por isso, muitos optam por montar a sua própria sapateira de maneira simples e prática. O interessante disso é que existem várias formas de como fazer uma sapateira, além de você ter a possibilidade de colocar a sua personalidade nela.

Portanto, neste artigo iremos te mostrar o passo a passo de como montar uma e alguns modelos com dicas para você se inspirar. Então, confira o artigo completo abaixo para aprender como fazer!

Sapateira de pallet

O primeiro modelo de sapateira que você pode fazer em casa é um dos mais comuns atualmente. Isso acontece, porque a utilização do pallet no ambiente é algo bem simples de fazer, além das inúmeras possibilidades de você apostar no seu uso.

Para montar uma sapateira com o uso do pallet, você pode apostar em utilizar ele pregado na parede e ir pendurando os sapatos. Outra alternativa, é acrescentar os caixotes que também funcionam muito bem e ir posicionando os seus sapatos.

Existem várias possibilidades de você apostar nessa alternativa. Sendo assim, o segredo é você ir procurando mais modelos de sapateira de pallet, para então se inspirar e apostar na sua casa.

Pequeno suporte de chão

O próximo modelo de sapateira que existe são os com um suporte de chão. Esta alternativa você consegue comprar pronta, mas também dá para você mesmo fazer. Os suportes baixos de chão costumam ser mais baratos que as outras opções. Isso acontece, uma vez que ele é uma alternativa menor, por isso o preço também baixa.

Geralmente, a utilização deste tipo de sapateira serve para manter a casa organizada. Quando uma pessoa chega em casa cansada, é comum deixarem o sapato esparramado em qualquer lugar. Já com o uso desta sapateira, a ideia é ir colocando os sapatos nela, até depois colocá-los no seu devido lugar. Isso facilita totalmente o processo de organização da casa, além de também ficar bonito.

Sapateira com tubos de PVC

A utilização dos tubos de PVC são feitas para ficar na parte estrutural da casa, no qual nem conseguimos visualizar no nosso dia a dia. Embora esta seja a sua principal utilidade, esses canos também podem ser úteis para criar objetos funcionais e decorativos, propriamente como as sapateiras.

A ideia da sapateira com os tubos de PVC é colar vários um em cima do outro criando uma espécie de colmeia. Depois que secar, você irá pintar da cor que preferir e fixar na parede. A partir disso, basta ir posicionando os sapatos dentro dos tubos.

Esta alternativa fica muito bonita na parede, mas quanto melhor for o acabamento dela mais bonito fica. Então, é interessante também que você pinte a parte interior dos tubos e procure colocar um papel de parede na parede que ele ficará posicionado.

A escolha do cano precisa de atenção se tratando do seu tamanho. É importante que você procure um tubo grande, para que os sapatos caiba dentro dele.

Modelo de sapateira de chão com caixote

A sapateira de chão com caixote é outra opção que também dá para você apostar. A ideia é que você pegue um caixote de feira, lixe, pinte e coloque pés nele para apoiar no chão. Se você quiser abusar da criatividade e deixar mais legal, da também para colocar uma almofada em cima do caixote. Assim, você traz um acabamento mais bonito para ele.

Na hora de pensar qual cor você vai pintá-lo, se atente as cores que estão presentes no seu ambiente. É muito importante que você utilize cores que complementares da sua decoração, para que todas as cores do ambiente combinem entre si e forme uma decoração bonita e agradável.

Sapateira de caixa de papelão

Outro tipo de sapateira que você também consegue fazer é utilizando as caixas de papelão. O papelão é um tipo de material que você consegue reutilizar ele de diversas formas, e uma delas é na criação de uma sapateira.

A ideia é que você corte as tampas, pinte e cole um no outro até criar uma estante grande de sapateira. Já para aqueles que procuram uma ideia mais criativa, há também a possibilidade de transformar o papelão em formato de triângulo, seguindo a mesma ideia da sapateira com PVC. Esta ideia também fica linda e você pode pintar ou decorar da maneira que achar melhor.

Modelo de sapateira de cano

A utilização dos canos permitem que nós utilizamos ele para diversas situações, além da sua principal função. Dentre os objetos que conseguimos criar com ele, um que podemos destacar é a sapateira.

O modelo de sapateira de cano é outra alternativa prática que você consegue fazer. A sapateira de cano utiliza vários tubos pequenos que vão se intercalando, até que eles consigam criar prateleiras para posicionarmos os sapatos.

Além disso, na sua criação você também tem a liberdade de fazer quantos nichos ou prateleiras você quiser. Se quiser, pode acrescentar outros materiais como a madeira, para criar um suporte para os sapatos. A dica é você usar a sua criatividade na hora de decorar e criar algo que se adeque a sua necessidade.

Sapateira tradicional de madeira

Por fim, o último modelo de sapateira que separei é a tradicional de madeira. Atualmente você consegue encontrar este tipo de sapateira à venda, sendo ideal para quem não quer colocar a mão na massa. Porém, se o seu objetivo for outro, é possível construir facilmente uma sapateira de madeira sem muita dificuldade.

Para isso, tudo que você precisa é de alguns pedaços de tábuas, mais o material que você vai utilizar para fixar. Hoje tem as opções das colas de silicones que possuem uma resistência maior, o uso dos pregos, parafusos ou a cola de madeira.

Entretanto, a cola de madeira também funciona, mas ela não é tão resistente. Então, se você quer uma resistência maior, sugiro que passe a cola de madeira e depois utilize os pregos para fixar.

O processo de decoração deste tipo de sapateira também funciona da mesma forma que os demais. Basta você comprar uma lixa para garantir que ela fique com um bom acabamento, utilizar uma tinta em spray da cor que mais gosta e utilizar um verniz para finalizar,

Como fazer uma sapateira

Agora que você já conferiu alguns modelos de sapateira já está mais do que na hora de colocar a mão na massa. Mas como destacamos, existem vários modelos de sapateira que você pode fazer em casa. Então, separamos o passo a passo da sapateira de madeira que é a mais tradicional para você aprender.

Caso você queira realizar outro modelo, o procedimento dos modelos são parecidos e na dúvida você pode procurar tutoriais no YouTube no qual você encontra também.

1- Anote as medidas e a quantidade de tábuas

O primeiro passo de como fazer uma sapateira é anotar as medidas que você vai utilizar para fazer ela. A medida da sapateira não é universal, isso porque o tamanho vai depender do espaço que você tem disponível na sua casa.

Então, comece verificando o local onde você vai posicioná-la quando tiver pronta e tire as medidas de acordo com o espaço disponível. Depois que conseguir tirar a medida de altura, largura e profundidade, você irá diminuir 15cm do espaço, que será o tamanho das suas tábuas.

Para a sua criação, você precisa ter duas tábuas para lateral, que será as medidas da altura, duas em cima, que serão as medidas do comprimento e cerca de 4 madeiras para as prateleiras, que terão as medidas da profundidade e comprimento.

Sugestão de medidas:

  • Para as prateleiras: 30cm x 60cm;
  • Para a altura: 120cm x 30cm
  • Para a base e teto: 30cm x 60cm.

Então, providencie as madeiras de acordo com as medidas da sua casa.

2º Lixe as madeiras e monte a estrutura

Assim que as madeiras forem providenciadas você vai precisar lixar todas para garantir um bom acabamento. Assim que estiverem lixadas, cole as partes utilizando pregos e cola de madeira para ter uma resistência maior.

3º Parafuse o pé da sapateira

A sua sapateira precisa ter um pé para apoiá-la, então você vai parafusar ele na base dela. Existem várias opções que você pode comprar, mas a sugestão é comprar quatro pés de rodas para que você possa tirar do lugar quando quiser com mais facilidade.

4º Pinte a sapateira

Assim que você montar já poderá começar a pintura. O ideal é pintar antes para evitar que a madeira se suje de cola quando você estiver montando a estrutura. Neste passo você pode utilizar a tinta em spray que desejar.

5º Finalize com verniz

Por fim, passe ao menos uma camada de verniz para que a sapateira tenha um bom acabamento. O verniz será o responsável por trazer mais brilho na sua sapateira e garantir que ela fique mais bonita.

Bônus: Fundo da sapateira

O fundo da sua sapateira não é obrigatório, mas caso você queira apostar nessa alternativa é válido também. Para isso, você vai precisar de uma chapa de MDF de acordo com o tamanho da sua sapateira e parafusá-la. O processo é simples e dará mais resistência ao móvel.

Write A Comment