Cozinha com Ilha! Ideias e Fotos!

A cozinha com ilha é um modelo para quem deseja ter um espaço maior para preparar as refeições além de praticidade no ambiente. Este estilo de arquitetura é ideal para aqueles que têm um amplo espaço de circulação, já que ela ocupa uma boa parte da cozinha.

O modelo de cozinha com ilha é muito comum na arquitetura americana, mas pode ser aplicado em casas no Brasil também. Este modelo constitui do uso da bancada no centro da cozinha, propriamente como um pedaço de terra no meio do mar, o que conhecemos como ilha.

Apostar neste modelo de decoração faz com que a casa fique mais bonita, contemporânea e luxuosa. Afinal, só o uso da bancada no centro já traz essa ideia, mas com a utilização de alguns elementos fica ainda melhor.

Portanto, neste artigo separamos alguns modelos de cozinha com ilha para você conhecer e apostar. Assim, ficará mais fácil de você se inspirar nas ideias e fazer uma decoração incrível na sua casa.

Ilha estreita banquetas

O modelo de cozinha com ilha central com banquetas é uma das opções mais comuns. Como a ilha é uma bancada extensa que fica no centro da cozinha, a utilização das banquetas muita das vezes faz parte dela.

Um modelo de ilha com banqueta torna-se bastante propício para deixar o lugar mais acolhedor. Enquanto alguém prepara a comida na bancada central, os convidados podem se sentar nas banquetas para acompanhar a preparação e deixar o ambiente mais agradável.

Existem diferentes maneiras de decorar a ilha com banquetas, pois além da variedade de opções, você pode colocar duas ou várias dependendo do tamanho da bancada. Essa possibilidade te permite também ousar e decorar utilizando banquetas de acordo com escolha do estilo de decoração que vai compor o seu espaço.

Cozinha com ilha central com gavetões

A utilização da ilha com gavetões é essencial para aqueles que possuem muitos utensílios em casa e não sabem como guardar. Então você pode optar por acrescentar gavetões na banqueta para conseguir organizar utensílios e ainda deixá-la mais moderna.

Para ficar ainda mais fácil de manter a cozinha organizada peça para fazer gavetas funcionais que tenham os espaços necessários para organizar aquilo que você tem em casa.

Outra alternativa também é ao invés de realizar grandes gavetas, incluir apenas armários, que também funcionam bem e ficam lindos na decoração. No momento da escolha, verifique os designs de gavetas e armários que tenham a ver com o estilo da sua casa.

Cooktop na bancada da ilha

O próximo modelo de cozinha com ilha é com a utilização do cooktop na bancada. O uso do cooktop na ilha é ideal para aqueles que gostam de um amplo espaço para conseguirem cozinhar e preparar as suas refeições. A bancada extensa traz essa facilidade, além de existir a possibilidade de se movimentar em volta de toda a ilha.

Na hora de definir o modelo da ilha na cozinha procure escolher uma pedra que tenha a mesma cor, senão próxima da do cooktop, dessa forma o resultado ficará melhor. Caso você queira complementar, você pode inserir alguns objetos decorativos sobre a bancada para decorá-la.

Ilha na cozinha com diferentes nichos

É muito comum encontramos o uso dos nichos em armários, principalmente nos quartos e salas. Mas os nichos podem ser incrementados na cozinha também, incluindo na bancada central.

Para deixar uma decoração moderna, você pode acrescentar fitas de led no “teto” dos nichos para destacá-los e criar uma decoração mais bonita. Dentro dele, opte por um objeto decorativo ideal para este ambiente, ou até mesmo algum utensílio que seja lindo e você queira destacar.

Cozinha com ilha minimalista

O estilo minimalista trata-se da ideia da utilização de poucos itens na decoração, sendo apenas o necessário. Além disso, este estilo utiliza o branco, preto e cinza como cores principais, deixando o ambiente clean.

No caso da cozinha com ilha minimalista, deixe a parede, teto e os móveis em branco já que seguem exatamente a linha do estilo de decoração. No piso, fica a sugestão da escolha do piso de madeira, ou o porcelanato em um tom de beage mais claro para complementar.

O modelo de cozinha com ilha minimalista não deixa os utensílios tão expostos como em outros estilos de decorações. Então busque apostar em armários com um design mais simples e deixar todos os utensílios guardados. Assim, o ambiente fica bem limpo e com uma decoração linda e simples.

Modelo de cozinha com ilha com coifa em cima

A coifa é um item essencial em uma cozinha para mantê-la limpa e agradável. Entretanto, além de ser um item funcional, você pode utilizar ela também como um objeto decorativo, principalmente se tratando de uma cozinha com ilha no centro.

As ilhas com o uso da cofia acima da bancada ficam lindas e criam um ótimo visual no ambiente. Mas é importante destacarmos que existem vários modelos de coifas que você pode implementar no seu ambiente e por isso você precisa escolher uma que também tenha a ver com a sua decoração.

Além disso, embora a coifa tenha uma grande importância na decoração da cozinha não se esqueça dos outros elementos que compõem o espaço. A paleta de cor escolhida, a iluminação e os objetos escolhidos, são tão importantes para manter o espaço bonito e moderno.

Cozinha contemporânea com ilha

Para quem gosta de uma decoração moderna, da para apostar nessa alternativa com a ilha no centro. Neste caso você pode escolher fazer uma bancada com um design moderno, utilizar o inox e o granito preto no centro também. Esses elementos são bastante presentes nas decorações contemporâneas, por isso é uma opção interessante para você investir.

Quanto aos outros elementos do ambiente, procure escolher o preto e o cinza como cores principais neles, pois fazem parte da paleta de cor de uma decoração contemporânea. Além disso, lembre-se que neste estilo de decoração quanto menos é mais, então evite utilizar móveis com muitos detalhes no design ou vários objetos na decoração.

Cozinha com ilha industrial

A decoração industrial é caracterizada pela utilização de elementos que são comuns nesse estilo de ambiente. Sendo assim, você pode optar por apostar na cozinha com ilha seguindo uma ideia industrial também.

Neste caso utilize a parede de tijolinhos na bancada ou em uma das paredes para caracterizar o espaço. A utilização dos ferros também são comuns e bem-vindos neste estilo de decoração, então você pode acrescentá-lo em alguns lugares.

Por fim, utilize alguns pendentes pretos sobre a bancada que irão caracterizar mais a ideia deste estilo de decoração.

Modelo de ilha central móvel

Se você quer uma cozinha prática ou tem o costume de mudar a decoração do espaço constantemente, a ilha central móvel é uma alternativa ótima. Diferente dos outros modelos no qual a bancada é fixa, nesse você utiliza uma bancada de madeira com rodinhas para que ela possa se locomover.

Este modelo te permite ter um amplo espaço de circulação, principalmente em casos de dias de festas. Afinal, quando você for receber amigos e familiares poderá tirar a ilha do centro para abrir o espaço na cozinha fazendo com que todos se sintam confortáveis.

Entretanto, a utilização da ilha móvel também exige alguns cuidados. Pois se você colocar ela no centro e escorar, pode acabar se machucando assim como qualquer outra pessoa. Por isso é importante ter alguns cuidados com a sua utilização.

 

Cozinha colorida com ilha

A cozinha colorida com ilha é uma maneira ótima de fazer uma decoração divertida e alegre no ambiente. Porém, quando decidimos incluir um tom mais quente ou chamativo no espaço, é necessário um pouco mais de atenção, para garantir que não fique exagerado e que as cores escolhidas combinam entre si.

A nossa sugestão para definir a paleta de cores que você vai utilizar é conferir o círculo cromático. Através dele você consegue ter uma noção das cores que são complementares e daquelas que combinam.

Além disso, se você ainda tiver muitas dúvidas de como apostar neste estilo de decoração, você pode optar por contratar uma arquiteta ou um design de interiores para te ajudar. Por mais que você tenha que realizar um investimento a mais, conseguirá ter uma decoração incrível na sua casa.

Cozinha com ilha com pia

Utilizar uma pia na ilha central é outra forma interessante de você decorar a sua casa. Muita das vezes as pessoas optam por colocar o cooktop no centro ao invés da ilha, mas essa é uma alternativa que funciona também.

Na hora de definir qual pia você vai apostar, pense em uma que combine com a pedra da bancada assim como no caso do cooktop.

É importante também que você evite deixar vários utensílios sobre a pia central, pois isso irá poluir a decoração.

Sendo assim, opte pelo estilo minimalista, deixando uma bancada sem muitos detalhes e uma pia mais luxuosa na cozinha com ilha.

Projeto de ilha na cozinha com granito

Para finalizar este artigo, o último modelo de cozinha com ilha que separamos é a ilha na cozinha com granito. A utilização do granito é muito comum nas casas, principalmente se tratando da cozinha, por ser uma pedra linda e que faz toda diferença na decoração.

No entanto, hoje existem diferentes tipos de granitos que você pode apostar na sua cozinha. Por isso é tão importante ter atenção na sua escolha, já que cada tipo traz uma sensação diferente ao ambiente.

Caso você queira uma cozinha que seja moderna e minimalista, você pode apostar no granito preto que é tão tradicional. Este granito cria um efeito lindo na decoração e ele pode ser inserido na bancada da ilha, na pia e até em alguns detalhes do ambiente.

Não se esqueça de se atentar as outras cores do espaço para que combine com a cor do granito escolhido.

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais