Cozinha Pequena: Planejada e Simples

Ter uma cozinha grande se tornou quase um requisito básico para qualquer pessoa. Visto que que a cozinha é um ambiente no qual além de prepararmos a nossa comida, costumamos reuni com as pessoas que amamos. À vista disso é comum as pessoas quererem que esse ambiente fique bem bonito, aconchegante e grande.

Porém, atualmente é muito comum as pessoas morarem em apartamentos ou casas pequenas. Sendo assim a cozinha acaba não tendo um tamanho tão agradável para a maioria das pessoas, tornando-se isso um grande incomodo.

Apesar disso, mesmo que você não tenha um espaço tão grande na sua casa, ainda sim é possível fazer uma linda decoração na sua cozinha. Então você pode escolher um estilo bem legal para fazer na sua casa e seguir algumas dicas de organização para que isso dê certo.

Diante disso, neste artigo resolvi separar algumas dicas para cozinha pequena. Dessa vez reuni alguns estilos de cozinha, sendo elas pequenas e algumas dicas para você fazer em casa. Portanto, se você quer aprender como fazer uma linda cozinha pequena, veja abaixo algumas dicas!

 

Estilos de cozinha

Hoje encontramos vários estilos de decorações que você pode fazer na sua cozinha. Porém, mesmo que alguns sejam bastante conhecidos, em contrapartida há outros que ainda falta um certo conhecimento.

Então para começar, reuni alguns estilos de cozinha para que você possa se inspirar e assim fazer na sua casa! Veja abaixo!

 

Industrial

O estilo industrial é um modelo que tem ficado cada vez mais utilizado pelas pessoas. Afinal, ele sai totalmente dos padrões de decoração e ainda fica bem bonito no ambiente. No caso da cozinha pequena, ainda sim você consegue fazer essa decoração sem complicações.

Mas para isso é importante que você selecione os principais elementos da cozinha industrial e tenha bastante atenção no posicionamento dos móveis.

Então, basicamente os principais elementos desse tipo de decoração é o cimento queimado, a fiação por fora e até os pendentes. Desse modo, se você conseguir reuni esses elementos na sua decoração, tenho certeza que ela ficará bem bonita e agradável.

 

Retrô

A decoração retrô é algo que fica lindo também, inclusive na cozinha! Mas caso você queira adotar esse tipo de decoração no seu ambiente, saiba que a atenção deve ser dobrada! Já que esse estilo costuma ter muitas estampas, cores e elementos.

Então como estamos falando de uma cozinha retrô, você tem que ter atenção para não deixar algo muito exagerado e conseguir colocar todos os elementos sem complicações. Logo, se você conseguir ter bastante atenção quanto a isso, tenho certeza que conseguirá fazer uma decoração excelente!

 

Minimalista

O próximo estilo de decoração é o minimalista, sendo um dos mais simples para você fazer na sua cozinha. Então a ideia desse estilo de decoração é você fazer algo bem simples, utilizando as cores preto e branco e sem colocar muitos itens.

Desse modo, apostar nesse estilo de decoração é a sua melhor opção, já que por você ter uma cozinha pequena e esse estilo não exigir tantos itens, você facilmente conseguirá economizar espaço deixando o ambiente ainda melhor.

Portanto, caso você queria fazer essas decorações na cozinha, procure deixar as coisas sempre organizadas para que fique bem bonito visualmente também. Além disso, não esqueça da utilização de cores mais neutras e de poucos elementos na composição da sua cozinha pequena.

 

Rústica

Para quem gosta de natureza, elementos naturais e trabalhos manuais, vai adorar esse estilo de decoração. Isso acontece porque a cozinha rústica, nada mais é do que você utilizar as coisas mais desgastadas, usando materiais naturais, plantas e muito mais.

Então no caso de uma cozinha pequena, sugiro que você utilize prateleiras com plantas e coloque o máximo de itens suspensos. Isso irá ajudar a economizar espaço para que você possa abusar um pouco mais nos outros elementos na decoração.

Além disso, quanto ao armário seria interessante você procurar um modelo de móveis antigos. Assim você consegue um modelo bem rústico, ajudando a enfatizar a sua decoração.

Portanto, caso você goste desse estilo lembre-se que o interessante é você utilizar objetos que sejam completamente opostos a uma cozinha moderna.

 

Contemporânea

E por falar em cozinha contemporânea, você também consegue fazer uma bem linda no seu espaço. Então neste caso a presença do preto, branco e cinza é algo que também se destaca. Pois isso deixa o seu ambiente bastante com essa pegada moderna, além de que fica fácil de decorar.

À vista disso, procure colocar todos os móveis completamente preto e alguns elementos em prata. Isso vai deixar a sua cozinha sofisticada também.

Além disso, os eletrodomésticos é algo muito importante neste caso. Visto que quanto mais elementos modernos você colocar no seu ambiente melhor. Então a minha sugestão é que você opte por eletrodomésticos pratas. Pois eles irão deixar a sua decoração ainda mais interessante.

Algumas pessoas costumam colocar uma televisão na cozinha, sendo algo bastante bem-vindo nesse tipo de decoração. No entanto, você deve está se perguntando como colocar uma televisão em um ambiente tão pequeno. Mas utilizar as paredes é algo essencial.

Então você pode colocar ela suspensa ou fazer um armário planejado. Por exemplo, você cria um encaixe perfeito no armário, de forma que ainda sim você consiga utilizar ele. Isso sem dúvidas deixará a sua cozinha bem legal e moderna.

 

Tradicional

O próximo modelo é da cozinha tradicional, já este é aquele que possui conjuntos de móveis mais básicos sem muita decoração. Mas ainda sim é interessante você pelo menos ter atenção na composição das cores e dos elementos.

Pois mesmo que a cozinha pequena tradicional não seja exatamente uma decoração bem específica, é importante que você faça algo bem bonito e elaborado.

Portanto, caso você esteja pensando em algo não muito temático, vale apostar nesse tipo de decoração. Mas não se esqueça de está atento com os detalhes para que fique algo bem interessante.

 

Cool

Hoje em dia as pessoas tão começando a tomar um pouco de coragem de ousar um pouco mais na decoração. Ou seja, sair daqueles padrões de cozinha e colocar cor e muita alegria no ambiente. Então podemos afirmar que esse tipo de decoração é o cool, no qual muita das vezes as pessoas nem conhece por esse nome.

No entanto como havia citado, a cozinha cool tem ficado cada vez mais popular entre as pessoas. E o legal desse estilo é que essa é a chance de você utilizar as cores primárias na decoração sem medo! Então por exemplo, você pode colocar uma parede azul, um elemento amarelo ou até vermelho.

Além disso, outros tipos de elementos que fica bem interessante nesse modelo de cozinha, é as plantas e os quadros de giz. A presença da natureza no ambiente deixa ele muito mais divertido e alegre. E em relação ao quadro de giz essa é uma maneira muito criativa de você criar uma interação no ambiente.

Portanto, você pode optar por esse tipo de decoração, usando a sua criatividade e fazendo com que ela fique o mais legal possível na sua cozinha pequena.

 

Como aproveitar o espaço

Conseguir aproveitar o espaço da cozinha pequena é muito mais que um desafio. Afinal, esse é um ambiente que tem bastante circulação e tem grandes eletrodomésticos e móveis. Dessa maneira, algumas pessoas costumam ter bastante dúvidas sobre a utilização desse espaço.

Então pensando nisso, separei algumas dicas excelente para você conseguir criar uma cozinha linda mesmo com um espaço bem pequeno. Confira as dicas abaixo!

 

Tire as medidas do ambiente

O primeiro passo para você conseguir fazer uma linda decoração em uma cozinha pequena é tirar as medidas do ambiente. Isso é muito importante porque será exatamente com essas medidas que você utilizará como base para compor sua cozinha.

Então comece anotando detalhe por detalhe, logo, ficará bem mais fácil de você conseguir aproveitar mais o espaço do seu ambiente.

 

Faça uma planta

Embora algumas pessoas realmente acreditam que para fazer uma planta você tem que ser de fato um arquiteto, estou aqui para te mostrar que não. Quando digo para fazer uma planta é algo bem simples que você usará como um esboço para ver como posicionará os seus móveis.

Então para isso, você precisará desenhar o modelo da sua cozinha e ir colocando e testando onde ficará cada móvel e eletrodoméstico.

Além disso, como havia citado acima a planta não é nada profissional é apenas um esboço para te ajudar. Mas caso você queira algo um pouco mais detalhado, nada te impede de utilizar as medidas para anotar na planta. Entretanto, caso você opte por isso, a medida dos móveis também será importante.

 

Aproveite as paredes

Uma dica excelente para você aproveitar qualquer espaço pequeno é utilizando as paredes. As vezes parece que as pessoas esquecem de algo que pode ser sem dúvidas utilizado e que não ocupa nada no seu espaço.

Então comece a colocar armários suspensos, prateleiras, micro-ondas e o que for necessário nas paredes. Assim você irá aumentar o espaço de circulação na sua cozinha, deixando-a ainda mais confortável e agradável.

 

Se organize

Organizar um ambiente é um passo primordial para conseguir ampliar o espaço disponível dele. Algumas pessoas podem não concordar com isso, mas quando você coloca tudo no seu devido lugar, organizado e etiquetado, automaticamente aparece espaços que você nem sabia que existia.

Dessa forma, procure está sempre organizando as suas coisas. Você pode colocar grãos, temperos ou outros alimentos em potes para organizar e encontrar uma maneira bem interessante de organizar os utensílios também. Assim você conseguirá ocupar menos espaço na sua cozinha o que será ainda melhor para o seu ambiente.

 

Se livre de utensílios que você não utiliza

E por fim, não se esqueça de se livrar dos utensílios que você não usa. É muito comum as pessoas comprarem vasilhas, colheres ou até panelas porque estava na promoção por exemplo. Ou comprar conjuntos de coisas por ser mais barato ou porque acham que vão utilizar.

Porém, a verdade é que a maioria dessas coisas acabam ocupando muito espaço no ambiente, e assim tornando a cozinha ainda menor. Portanto, pegue um dia da sua semana e comece a se livrar de tudo aquilo que ocupa muito espaço na sua cozinha. Assim você terá mais espaço disponível e no final a sua cozinha não ficará tão pequena assim.

 

Imagens para você se inspirar!

 

 

 

Veja outros artigos sobre cozinha:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.